Agente de turismo e viagens

Agente de turismo e viagens

O agente de turismo e viagens é a pessoa que faz o contato direto com o cliente quando esse está procurando um destino para viajar. Ele tem a missão de prestar informações sobre as viagens e roteiros turísticos e fazer as reservas de hotel, emissões de passagens e cuidar para que a viagem do cliente seja a mais tranquila possível antes, durante e depois da viagem.

Muitas vezes o agente de viagens que trabalha dentro das agências de viagens é conhecido por outros nomes como operador de viagem, atendente de viagem, atendente de agência e assim por diante, porém no final, o exercício da profissão é o mesmo: agente de viagem.

Não necessariamente o agentes de viagem precisa trabalhar em uma agência de viagens para exercer sua função. Ele pode ser uma pessoa autônoma, montando pacotes turísticos por conta própria e fornecendo os melhores preços e tarifas para seus clientes de acordo com a sua experiência na função.

Me lembro de um amigo que trabalhou muitos anos em agência de viagens em Blumenau e depois com todo o conhecimento adquirido começou a operar por conta própria para alguns clientes que conheciam o trabalho dele e sabiam que ele fazia sempre boas programações de viagem.

O fato é que quanto mais qualificado for o agente de turismo, mais fácil ele vai conseguir acordo com seus fornecedores e mais opções terá para fornecer seus serviços. Mais destinos, mais hotéis, mais passeios, mais cruzeiros, enfim, melhor ficará a viagem para o turista.

Para atingir esse patamar, agente precisa ter especialização na área de turismo, participando de cursos, feiras, eventos e palestras, além de ser formado, pós-graduado ou até mesmo mestrado em turismo.

Agente de turismo e viagens
Agente de turismo e viagens

Quando chamar um agente de turismo?

Eu particularmente gosto de utilizar os serviços do agente de viagem para viagens mais longas e para países até então pouco explorados pelos brasileiros. Por exemplo, se eu fosse fazer uma viagem para a Turquia ou para o Egito, eu consultaria antes um agente de viagens de agência para buscar maiores informações sobre o país.

Porém esse é o meu caso que já tenho algumas experiências de viagem pelo Brasil e pelo mundo e contato com vários blogs de viagem.

Para quem não tem experiência nenhuma em viagens, eu recomendo consultar um agente turístico de viagens para fornecer dicas e experiências de viagem de qualquer destino do mundo, afinal o agente de viagem traz experiências não vividas somente por ele, mas também por outras pessoas que fizeram a mesma viagem que você está planejando e que foram orientadas anteriormente pelo próprio agente.

Como eu consigo um agente de turismo?

Minha primeira sugestão para encontrar um bom agente de turismo é através da recomendação de alguém que você conhece e que viaja bastante.

Se você não tem ninguém conhecido assim, a sugestão é buscar um agente de turismo através de uma agência de turismo, como a CVC, por exemplo, que é a maior operadora de viagens do Brasil e que consegue bons descontos pelo grande volume de vendas.

Finalizando

O agente de viagens pode ser um grande facilitador em viagens mais complicadas ou para pessoas inexperientes em viagem. Não deixe de consultar um agente de viagens na sua próxima viagem se você se enquadrar nessas duas situações.

Curiosidade: o dia do agente de viagens é comemorado no dia 24 de abril.

E você, está procurando um agente de viagens e turismo? Já viajou através de algum agente? Tem recomendação de agentes para indicar aos leitores do blog?

Abraço e até o próximo post!

Curtiu? Dê seu joinha pra gente!

Sua viagem começa aqui!

Reserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opção de cancelamento gratuito e sem pagamento antecipado!

Precisa alugar um carro? Na RentCars a cobrança é feita em reais, sem IOF e em até 12x sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.

Se quiser viajar para o paraíso, o Zarpo tem os melhores pacotes de viagem.

E não esqueça do seguro viagem. Na Real seguro viagem o pagamento pode ser em até 6x sem juros no cartão ou com desconto de 5% no boleto.

Ao reservar com um parceiro através dos nossos links recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem. Obrigado! =)

Publicado por

Thiago Cesar Busarello

Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.

37 comentários em “Agente de turismo e viagens”

  1. A moda dita que as férias devem ser aproveitadas em períodos curtos e dentro do nosso belo Portugal, são assim conhecidas as escapadinhas de um dia, por nano férias. Onde num fim-de-semana podemos aproveitar ao máximo, num bom hotel ficando assim umas férias bem em conta.

  2. É verdade Meio Aereo..
    Em breve pretendo colocar um post sobre como a pessoa pode se especializar em cursos e treinamentos para ser um agente de viagens..
    Abraço..

  3. Sabe que ultimamente eu tenho preferido fazer minhas pesquisas e buscas por viagens e pacotes sozinha.

    Tá tudo tão moderno que as agencias online não perdem em nada pros agentes sabia?

    Além do mais, pra gente que vive na correria, não tem coisa melhor do que fazer tudo sem sair de casa, ou do escritório e a qualquer hora né…

  4. Olá Duda..
    Está tudo moderno mesmo e facilita a consulta on-line em sites especializados quando for negociar com os agentes e agências por preço melhor ou algum serviço diferencial..
    Para isso esses sites ajudam e muito..
    Aqui tenho uma lista de sites de compras de viagens que podem ser consultados antes de conversar com um agente de viagens..
    Abraço..

  5. Seja nosso parceiro!
    Ofereça aos seus clientes descontos em hospedagens, cruzeiros, aluguel de automóveis, entradas em parques temáticos etc.
    Obrigado

  6. Olá gente, seu mais novo agente de turismo chegou para você que quer nessas férias viajar e curtir todos os dias em um lugar maravilhoso com um conforto que você pediu a Deus. Então não precisa procurar mais por que você achou seu agente e uma agência de viagem que lhe dará conforto e segurança e um atendimento maravilhoso. Chega de passar todas as férias na casa de parentes. Venha passar em um clima agradável e caliente. Então corra e nos procure: Voa Mundo Turismo.

  7. oie…eu queria fazer faculdade de turismo e fotografia…qual é sua opinião??
    gostaria de montar uma agencia de turismo e fotografia!!
    mas tenho mede de me arrepender depois sabe!

    1. Olá Jhenys, desculpe a demora em responder. Minha opinião é que você só deve fazer uma faculdade de turismo se pretende trabalhar na área.

      Trabalhar com turismo é muito bacana e tem vários prós e contras como qualquer profissão.

      Sugiro você ler esse nosso artigo que explora um pouco mais a profissão turismo para você pensar em qual dos cargos você pretende trabalhar após a conclusão do curso.

      Para a montagem da agência, sugiro você ler esse artigo e procurar informações mais técnicas com o Sebrae mais próximo de você. Lá eles vão conseguir passar dados atualizados do mercado e dar as orientações passo-a-passo de tudo o que é necessário para abrir uma agência de viagens.

      Espero ter ajudado. Abraço!

  8. Sou formada há 6 meses em turismo e comecei a atuar como guia. Viajei muito e conheci locais maravilhosos e com preços muito baratos. Se alguém se interessar…

  9. Como poderia me tornar agente de viagens? Eu sou técnica de turismo e entretenimento, formada já, mas não sei se é necessário algum cadastro para se tornar profissional autonomo…

    1. Olá Rebeca, desculpe a demora em responder. Se você pretende se profissionalizar de forma independente, precisa estar registrada na prefeitura da sua cidade como autônomo para exercer a profissão.

      Se quiser deixar o serviço ainda mais profissional, sugiro a criação de um MEI, que é a abertura de uma empresa para o micro empreendedor individual.

      Também é necessário você se cadastrar no Cadastur como agente de viagem para que o Ministério do Turismo possa reconhecer você como profissional da área.

      Ainda sugiro você entrar em contato com o SEBRAE da sua cidade para que eles possam passar informações mais técnicas do setor de turismo e orientações base para quem está começando a trabalhar como agente.

      Espero ter ajudado! Abraço!

  10. Oi, quero fazer faculdade de turismo, mas gostaria de pedir algumas opiniões.
    Alguém aconselha, uma faculdade boa? preciso muito de ajuda.

    1. Olá Elaine, tudo bom? Desculpe a demora em responder. Os melhores cursos de faculdade de turismo com certeza ainda são os lecionados nas faculdades federais. Porém a dificuldade de entrar em escolas federais é grande devido a enorme concorrência.

      Eu recomendo você pesquisar por uma boa faculdade através da nota de avaliação do ENADE. A última avaliação do ENADE divulgada foi de 2014 e publicada no Diário Oficial da União neste link.

      A Folha de São Paulo também disponibilizou um ranking em 2015 sobre as melhores universidades que pode ajudar na escolha da melhor escola, neste link.

      Mais especificamente sobre os cursos de turismo de faculdade, eu sugiro você acessar esse link para a reportagem do Guia Estudante Abril que traz a sugestão de 21 cursos da área. Porém o ranking é de 2011 e não encontrei ranking mais atualizado.

      Espero ter ajudado! Abraço!

  11. Como faço pra me tornar uma agente de viagens? Sempre vendo passagens para uma conhecida minha, só que a venda vai para ela e não pra mim. Então queria eu mesma vender. Sou de Fortaleza.

    1. Olá Nadia, atualizei o artigo com novas informações e respondi alguns comentários que podem ajudar a responder sua dúvida. Dê uma lida nesse material e qualquer coisa só deixar um novo comentário aqui no blog. Abraço!

  12. Estou entrando para o turismo, cursando no Senac. Mais tarde informarei sobre a qualidade do curso. Se alguém desejar ingressar as informações estão no site do Senac.

    1. Olá Paloma, claro, com certeza. Os trabalhos em cruzeiros geralmente são bem operacionais, como de garçom, camareira e recreador. Com maior conhecimento no atendimento a turistas e no entendimento de como funciona o mercado de turismo, fica mais fácil você participar de processos de seleção para trabalhar em cruzeiros, não só nas vagas operacionais. Abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *