7 motivos porque a cidade de Bonito é bonita

Ao falar de Bonito, o mínimo que se espera é que se fale que o lugar é bonito. Então podemos falar: a cidade de Bonito é bonita mesmo. Ainda bem, porque assim não quebra as expectativas de quem busca visitar o lugar somente pelo nome.

Agora o que é importante é falar porque o lugar é bonito. Posso elencar aqui tranquilamente 7 pontos que me chamaram a atenção do lugar quando fiz minha viagem a Bonito e Pantanal:

  1. Belezas naturais
  2. Fauna e flora
  3. Aventura
  4. Amizades
  5. Atendimento acolhedor
  6. Organização e preparo
  7. Confiança

Por que a cidade de Bonito é bonita?

Começando a falar das belezas naturais, existem belezas naturais que você só encontra na região. Um exemplo é que em poucos raios de quilômetros é possível encontrar águas claras e cristalinas, águas azuis e cristalinas e águas verde-esmeralda cristalinas. Cada uma por um motivo especial, porém todas elas por possuírem um ingrediente em comum, o calcário. Tanto que logo que se chega na cidade se recebe a orientação de não beber a água da torneira, porque quem não está acostumado acaba tendo problemas digestivos. Quando fiz a flutuação pude ver exatamente o calcário no fundo dos rios e sua ação para manter as águas límpidas e cristalinas permitindo você observar os peixes e a vegetação no fundo dos rios.

Águas cristalinas - Bonito - MS
Águas cristalinas – Bonito – MS

Falando da fauna e da flora, a quantidade de aves, mamíferos, peixes e árvores da região impressiona. São muitos animais que presenciamos por toda a cidade e não somente nos pontos turísticos. Nas trilhas sempre haviam placas indicando o nome dos pássaros e das árvores, cada um deles com cores e sons diferentes. Foi ótimo ter esse contato com a natureza que renovou as energias na hora. Contamos um pouco mais da variedade de animais que vimos no post sobre Bonito.

Com relação à aventura, em Bonito você é desafiado o tempo inteiro e sempre do lado positivo.  São muitos passeios em águas calmas, águas bravas, cachoeiras, grutas, em locais rasos, em locais altos, perto de animais pequenos, animais médios e animais grandes. Logo no primeiro dia tivemos de remar rio acima por mais de 1 hora na Ilha do Padre, se deixar levar sentado em cima de uma boia, se equilibrar em cima de uma prancha e cair em pequenas quedas de cachoeira. Nos fez sair da zona de conforto totalmente. Não que todos que visitam Bonito precisam fazer isso. Mas para nós que colocamos na programação foi empolgante do início ao fim. É muito bom ter essa provocação. Desperta o espírito aventureiro muitas vezes esquecido dentro de nós. Claro que sempre com equipamentos, guias e a segurança necessária.

Aventura - Bonito - MS
Aventura – Bonito – MS

Um ponto que me chamou a atenção é sobre as amizades feitas por lá. Povo simpático e acolhedor que passava essa energia para os turistas. Logo no primeiro dia fizemos amizades com turistas de Ponta Grossa no Paraná e do Rio de Janeiro. Marcamos passeios à noite juntos, compramos fotos, fomos a restaurantes e trocamos contatos pessoais. Em outro dia conhecemos um casal de São Paulo e foi a mesma situação. A viagem se tornou muito mais bacana por isso, já que sempre contávamos e escutávamos as histórias dos passeios.

O atendimento era pra lá de acolhedor. Estavam sempre dispostos a ajudar e resolver os problemas que surgissem. Além disso, se você quiser, pode conversar tranquilamente com eles sobre qualquer assunto. Isso foi com taxistas, com empregados da pousada, nos pontos turísticos, com os guias, com os atendentes dos pontos turísticos. Sinceramente, tiro o chapéu para a receptividade e acolhimento de Bonito. Teve inclusive uma situação de uma pessoa que era da cidade de Benedito Novo, vizinha a Timbó, e decidiu morar em Bonito. Quando falamos a um taxista que nós somos de Timbó, ele se prontificou de vir conversar com a gente para ver quem somos, se precisávamos de algo e se colocar à disposição. Entrou no espírito da cidade.

Atendimento - Bonito - MS
Atendimento – Bonito – MS

Mais um ponto de louvor para a cidade de Bonito é a organização dos passeios turísticos. Todos eles são controlados por vouchers unificados. Então quando você chega no local, você entrega o voucher que contém preço, horário de saída, horário de passeio, o que levar e o que não levar. Um sistema unificado muito interessante controlado pelas agências e pontos turísticos, como vimos pela H2O Ecoturismo. Evita filas, correrias e aglomero nos pontos turísticos, além de respeitar exatamente o limite de pessoas que aquele passeio permite. Como são belezas naturais, o impacto ao meio ambiente de um turismo desenfreado seria gigante se não fossem os vouchers.

Organização - Bonito - MS
Organização – Bonito – MS

Outro ponto que chamou a atenção da viagem a Bonito e Pantanal é a confiança dada ao turista. Em muitos lugares pedíamos algo para comer ou beber, anotava na comanda e você podia passear por aí. Como os ambientes eram abertos, tranquilamente a pessoa poderia fugir, sumir ou nem pagar. Mesmo assim, a confiança era total. Ninguém ficava em cima de você. É da sua responsabilidade. Você comeu, bebeu, consumiu? Faça sua parte. Que bom seria se todos os lugares fossem assim. Confesso que estranhei muito no começo. Depois adorei e dou os parabéns à população. Não é à toa que o índice de criminalidade lá é baixíssimo. Povo honesto e educado.

Se você viajou para Bonito também e compactua da afirmação que a cidade de Bonito é bonita mesmo, deixe seu recado. Vamos valorizar os destinos turísticos que merecem ser destacados.

Sua viagem começa aqui!

Reserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opção de cancelamento gratuito e sem pagamento antecipado!

Precisa alugar um carro? Na RentCars a cobrança é feita em reais, sem IOF e em até 12x sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.

Se quiser viajar para o paraíso, o Zarpo tem os melhores pacotes de viagem.

E não esqueça do seguro viagem. Na Real seguro viagem o pagamento pode ser em até 6x sem juros no cartão ou com desconto de 5% no boleto.

Ao reservar com um parceiro através dos nossos links recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem. Obrigado! =)

Conteúdo relacionado

Thiago Cesar Busarello

Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.

9 comentários em “7 motivos porque a cidade de Bonito é bonita

  • 02/11/2013 em 01:39

    Muito bom, ainda quero conhecer.

    Resposta
    • 02/11/2013 em 16:05

      Olá Aliance, é um destino muito bacana e que renova as energias por completo. Você não vai se arrepender!

      Resposta
  • 03/11/2013 em 23:08

    Uau….
    Estive em Bonito no período de 20 a 26/10/13….
    Parece que vc está escrevendo sobre a minha viagem, pois foi tudo exatamente assim que aconteceu… Eu estava encantada com tudo que vi e principalmente com o atendimento e organização na cidade, até pensei “tivemos sorte de ser atendidos somente por pessoas educadas e prestativas”.
    No entanto não tive sorte não, acidade é assim e todos são assim por lá!!!!
    Um lugar incrível que pretendo voltar mais vezes!!

    Resposta
    • 05/11/2013 em 22:58

      É verdade Kátia. A cidade presta um atendimento de primeira. Obrigado pelo comentário!

      Resposta
  • Pingback: Porto da Ilha ou Ilha do Padre - Bonito - MS - Começando a aventura

  • 13/09/2015 em 23:16

    É um destino muito bonito mesmo. Nas próximas férias vamos para Bonito 🙂

    Resposta
  • 11/08/2016 em 17:42

    Oi Thiago, seu artigo contém ótimas dicas e gostaria de destacar uma que é menosprezada, mas é muito importante. Os passeios devem ser reservados com bastante antecedência, pois todos tem um número limitado de visitantes por dia.
    Parabéns pelo artigo!

    Resposta
    • 17/08/2016 em 21:53

      É verdade Valentim. Quando estive na viagem a Bonito teve muita gente que voltou para casa sem fazer todos os passeios justamente porque não reservou com antecedência os passeios. Obrigado e volte sempre!

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *