Baixe Grátis nosso Kit de Planejamento de Viagem! Clique Aqui!

Cidade do México – México

Enviar no WhatsApp
Copiado!

Nesse post vamos falar sobre a Cidade do México. Conhecida como o coração da América Latina, a Cidade do México é um excelente lugar para se fazer turismo.

É uma cidade histórica que foi construída onde antes havia a Civilização Asteca e que hoje é a capital do México com características muito interessantes de se apreciar.

A cultura por trás da cidade com templos, pirâmides, objetos e a arquitetura da cidade já vale a pena o passeio. Uma semana lá vai passar rapidamente, com todos os dias cheios de atrações e lugares bacanas para se conhecer.

A cidade é possui várias atrações a serem exploradas, além de ser boa opção para compras e ter uma diversidade gastronômica invejável.

Os museus e palácios da cidade chamam a atenção como o Museu Nacional de Antropologia e Palácio das Belas Artes. Sem contar no Bosque de Chapultepec com um belo zoológico, parque Alameda, parque Chapultepec e o zócala com os monumentos dos séculos passados.

Para quem pensa que a Cidade do México só vai ter turismo histórico se engana ao conhecer Zona Rosa e Colônia polanco que são dois dos lugares mais modernos e divertidos da cidade.

Mas planejar a sua viagem é essencial, especialmente pelo trânsito da cidade, que é bem caótico. Até porque 25 milhões de pessoas moram lá, sendo a maior cidade do México, conforme relatado na Wikipédia. Então imagina a loucura do transporte que é durante a semana. O Fusca parece ser o carro mais popular por lá. Por isso, escolha seus destinos pela proximidade e opte pelo metrô, uma boa maneira de ganhar tempo.

O pessoal do México por características próprias é muito animado fazendo muitas festas e na culinária gosta de comidas bem picantes. A gente até imagina pelo que a gente vê na televisão e sabe sobre pimenta, tequila e outras iguarias da terra.

Depois acabei constatando isso na minha viagem a Cancún que fiz em 2009. Passei pela Cidade do México em escala no aeroporto, mas já deu pra ver um pouco do visual da cidade.

No mais, é só preparar a câmera (ou o celular) e se preparar para curtir as belezas da cidade. Serão momentos dos quais você certamente não irá se esquecer…

O que fazer na Cidade do México

A Cidade do México é repleta de pontos turísticos que unem o passado ao presente, a cidade é repleta de cores, alegria e vibração.

Monumentos históricos, parques, shoppings, igrejas e até mesmo pirâmides. A cidade tem tanta diversidade, que é possível ver um prédio de arquitetura moderna ao lado de ruínas da época dos Astecas. Porém, existem alguns lugares que não dá para deixar de conhecer…

Zócalo

O Zócalo é o coração da cidade e o ponto de encontro de turistas do mundo inteiro. Não é um local propriamente dito, mas toda uma região, o centro histórico da cidade.

O ponto central é a Plaza de la Constituizón (a quarta maior do mundo), que é rodeada por atrações para todos os gostos. Museus, palácios, igrejas, em de tudo um pouco.  É no Zócalo que você deve iniciar a sua viagem e entrar no clima da cidade.

E garanto, são tantos os lugares para explorar, que você vai querer passar uns dois ou três dias conhecendo tudo.

O Zócalo é roteiro obrigatório na visita para a Cidade do México

O Zócalo é roteiro obrigatório na visita para a Cidade do México

Palácio Nacional

O Palácio Nacional é um prédio imponente, datado do século VXI que abriga muito mais do que a sede do Poder Executivo do México. A história do local, que já foi palco de importantes acontecimentos históricos, é muito rica e vale a pena conhecer um pouco mais sobre ela durante o tour.

Inúmeras obras de arte e itens que contam a história do país podem ser vistos durante a visita, mas o mais impressionante, sem dúvidas, é o mural do artista local Diego Rivera. A visitação é gratuita.

>> Leia também: Como é o carnaval na Cidade do México

Catedral da Cidade do México

A Catedral da Cidade do México é impressionante. Essa será a sua primeira impressão dessa igreja imponente, situada no coração da Cidade do México, nos arredores da Plaza de la Constituizón.

Foi construída sobre as ruínas de outra igreja, no século XVIII. São necessários 55 metros de largura e 110 de cumprimento para abrigar as 5 naves e 14 capelas.

Uma curiosidade sobre a igreja é que ela está afundando lentamente, devido à fragilidade do solo mexicano.

Museu Nacional de Antropologia

O Museu Nacional de Antropologia é uma das atrações mais procuradas pelos turistas que visitam a cidade, e a razão torna-se evidente durante a visita, que é realmente imperdível. Lá, você não poderá apenas ver objetos das civilizações maia e asteca, mas poderá se sentir vivendo no período pré-hispânico.

O museu é aberto de terça a domingo e o valor da entrada varia bastante, conforme a época do ano. Reserve pelo menos uma manhã ou tarde inteira para a visita.

Biblioteca UNAM

A Biblioteca UNAM (Universidad Nacional Autónoma de México) tem muito a oferecer ao visitante. Já começa pela chegada, onde a arquitetura e os murais pintados por artistas nacionais chamam a atenção.

Reconhecida como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, a cidade universitária pode ser definida como um lindo museu a céu aberto, com uma vasta coleção de obras de arte, especialmente os murais.

Ainda, tem o Museu Universitário de Arte Contemporânea que, além do seu acervo fixo, recebe mostras de artistas do mundo inteiro.

>> Leia também: Como é o réveillon na Cidade do México

Auditório Nacional

O Auditório Nacional, que na verdade é um centro cultural, é um dos exemplos dos contrastes que podem ver vistos na cidade. Além de ter uma arquitetura mais moderna, possui um amplo acervo de esculturas, também modernas, na parte externa.

E não muito longe de sua localização é possível encontrar ruínas astecas. O moderno e o antigo, convivendo na mais perfeita harmonia.

No local são realizados os mais diversos espetáculos. Confira a programação no período da sua estadia, porque vale a pena conferir. Ainda, existem exposições de fotografias e pinturas e uma grande área de alimentação.

Outra atração famosa do local é o Órgão Monumental.

Pirâmides de Teotihuacán

As pirâmides de Teotihuacán é uma cidade pré-asteca localizada há pouco mais de 45 km do centro da Cidade do México. Parece ser algo inacreditável, mas é real. Seus olhos vão demorar um pouco a se acostumar a grandiosidade do local e você vai se sentir, no mínimo, perplexo.

É uma cidade mesmo! Além das famosas Pirâmides do Sol e da Lua, é possível andar pela Avenida dos Mortos e ver cerca de outras 30 pirâmides menores.

Além de poder subir nas pirâmides e ter uma visão de tirar o fôlego lá de cima, você ainda vai poder visitar o Templo de Quetzalpapálotl e o Palácio dos Jaguares.

O local conta com um boa infraestrutura, que inclui lanchonetes, banheiros e lojinhas repletas de lembrancinhas e artesanato local. O ideal é passar o dia inteiro por lá.

Existem várias empresas locais que fazem o passeio, de ônibus ou van.

>> Leia também: Vale a pena passar o réveillon no México?

Museu do Templo Mayor

O Museu do Templo Mayor fica localizado no centro histórico da cidade, é outra atração que permite ao visitante voltar ao passado, por ruínas da civilização asteca e milhares de relíquias que foram encontradas durante escavações realizadas entre os anos de 1978 e 1982.

O ideal é fazer uma visita guiada, que é oferecida gratuitamente pelo museu. Além de caminhar pelo sítio arqueológico, ao final há a visita ao museu propriamente dito, onde é possível ver as famosas pedras Coyolxauhqui e Thaltecuhtli, onde estão representadas as deusas da lua e da terra.

Museu Frida Kahlo

Uma das mais importantes artistas mexicanas, Frida Kahlo é reconhecida no mundo inteiro. O Museu Frida Kahlo fica na casa onde a pintora passou os últimos anos de sua vida e está repleto de obras e de objetos do seu cotidiano.

É muito difícil não se emocionar durante a visita, vendo além dos objetos o local onde ela de fato passou grande parte de sua vida. O ateliê onde muitas de suas obras foram pintadas, os jardins por onde ela gostava de caminhar e até mesmo a cozinha onde ela preparava suas refeições do dia a dia.

Você vai sair de lá conhecendo mais tanto sobre a pessoa Frida do dia a dia quanto sobre a artista de relevância mundial.

>> Leia também: Como é o passeio no parque Xcaret

Palácio das Bellas Artes

Em uma cidade que respira arte e história, são várias as opções de museus. O Palácio Bellas Artes, fundado em 1934, foi o primeiro espaço dedicado às artes na em todo o país.

O acervo original já não está mais no local, mas é possível ver mostras temporárias de pinturas, fotografias, gravuras. Isso sem falar nos murais dos artistas mais renomados do país.

O local também é palco para espetáculos de orquestras, apresentações de danças e peças teatrais.

Aos domingos, a visitação é gratuita para todos.

Castelo de Chapultepec

O Castelo de Chapultepec é uma verdadeira viagem à vida luxuosa da monarquia, já que o local abriga o Museu Nacional de História.

Por meio de obras de artes, mobília e utensílios e objetos da época, o visitante vai ver toda a riqueza da monarquia do final do século XVIII. Quartos, banheiros, grandes salões, tudo está preservado. Sem dúvida vale a visita.

E, ainda, dois brindes: a vista fantástica de toda a Cidade do México e os jardins do Castelo, que são uma atração à parte.

>>> Para se comunicar com as pessoas do Brasil não esqueça do chip internacional

Bosque de Chapultepec

O Bosque de Chapultepec é uma imensa área verde no coração da Cidade do México, cortado pelo Paseo de La Reforma, a Avenida Paulista Mexicana.

Um pouco de contato com a natureza nunca é demais e o bosque vai proporcionar isso a você para quebrar um pouco o ritmo frenético de sua viagem. Reserve uma tarde para curtir os jardins, o lago e, para a criançada, o zoológico. Nos finais de semana, há uma feirinha de comidas e produtos tipicamente mexicanos.

Parque Alameda

O Parque Alameda é uma ampla área verde localizada no coração da cidade, na região do centro histórico. É ideal para aquela pausa para recarregar as energias. Um local de paz e tranquilidade, repleto de jardins, fontes e natureza. Vale a visita.

Centro Histórico e Xochimilco

Um dos mais tradicionais passeios da região e sem dúvida um dos mais divertidos é o Centro Histórico e Xochimilco. Os barquinhos (traineiras) são comparados às gôndolas de Veneza. Só que muitos mais coloridos e animados, com todo o calor humano dos latinos.

Os passeios são contratados diretamente com o dono do barco e o valor vai depender do seu poder de barganha. Se quiser entrar mesmo no clima, pode chamar um Mariachi para cantar especialmente para você.

>> Clique aqui para reservar os passeios na cidade pela internet

Como chegar até a Cidade do México

Para sair do Aeroporto da Cidade do México e chegar ao centro da cidade, é bem tranquilo. A distância não é muito grande, cerca de 10 km. Os táxis não são caros, assim como os motoristas de aplicativo. Aliás, dê preferência à segunda opção.

Para quem não quer gastar muito, há a opção do metrobus, que custa em torno de 5 reais a passagem. O trajeto é um pouco mais demorado, dura cerca de 30 minutos.

Passagem aérea para a Cidade do México

A passagem aérea para a Cidade do México sem dúvida será o seu maior gasto de toda a viagem. Afirmar quanto você vai gastar é praticamente impossível, pois depende da época do ano e de promoções. Mas, o preço geralmente varia entre 2 e 4 mil reais.

É possível economizar se você comprar sua viagem com bastante antecedência ou comprar de sites que fazem troca de passagens com milhas, como o caso da Skyscanner.

>> Clique para consultar preço de passagens aéreas com desconto

Caminho terrestre

Para chegar até a Cidade do México por via terrestre, vai depender de onde você estiver partindo.

De Acapulco demora em torno de 5 horas de viagem. De Monterrey demora em torno de 10 horas de viagem. De Cancún, a distância é de 20 horas de viagem.

Para andar pela cidade, dê preferência ao metrô, por ser mais rápido. O metrobus também é uma alternativa, mas o trânsito acaba tornando o transporte mais lento. À noite, prefira os motoristas de aplicativo.

Aluguel de carro

O trânsito na capital mexicana é muito intenso. Se você pretende ficar apenas por lá, não há a necessidade de alugar carro pois, como dito, o metrô e o metrobus funcionam muito bem.

Alugar um carro em uma cidade com trânsito meio caótico pode representar horas perdidas e muito estresse e o objetivo da sua viagem é relaxar e se divertir.

Se ainda assim a opção for alugar um carro, você pode ver algumas cotações no site da Rentcars.

>> Fazer cotação de aluguel de carro

Onde ficar na Cidade do México

Por ser uma cidade muito grande, o ideal é que você escolha se hospedar próximo a maioria dos pontos turísticos, ou seja, próximo ao Zócalo.

Mas, além do Centro, existem outros bons bairros nas redondezas, como Reforma, Zona Rosa, Condesa, Roma e Polanco. Em um desses, você não perderá tanto tempo no trânsito.

Uma dica que dou para você conhecer melhor os bairros da Cidade do México e sobre a cidade é ler esse nosso artigo que a Izabela Sanches criou contando a sua experiência de morar no México.

Hotéis na Cidade do México

Selecionamos três opções de hotéis, com faixas de preços diferentes e excelentes avaliações pelos clientes, para servir de referência na hora de escolher onde se hospedar.

  • Hotel Castropol: localizado no Centro Histórico, possui excelente localização e permite que você conheça várias atrações sem precisar depender de transporte. Não inclui café da manhã. Valor médio da diária para 2 adultos, R$200,00.
  • Hotel Parque México Petit: Fica no bairro de Condesa, a pouco mais de 4km do centro. Bem localizado, disponibiliza serviços como aluguel de bicicletas e transfer para o aeroporto. Café da manhã incluso. Valor médio da diária R$400,00
  • Camino Real Polanco México: localizado no bairro de mesmo nome, em frente ao Bosque Chapulpetc. Considerado um hotel luxuoso, moderno. As diárias podem ou não incluir café da manhã, a critério do cliente.

Outras opções de hotéis na Cidade do México:

Aluguel de temporada na Cidade do México

Outra opção de hospedagem que vem se tornando cada vez mais frequente na Cidade do México são os apartamentos e lofts por temporada em sites como do Booking.

Sem as regalias de um hotel como café da manhã e serviço de quarto, mas com preços mais acessíveis. Ideal para quem está querendo uma viagem mais barata ou está em um grupo maior.

Uma vantagem é que dá para economizar nas refeições, especialmente café da manhã e jantar, já que você pode ir ao mercado e fazer as suas próprias compras.

Os preços variam muito, mas há opções a partir de R$ 120,00 a diária. A quantidade de hóspedes também ajuda na variação do preço.

>> Clique para consultar opções de aluguel de temporada

Gastronomia da Cidade do México

Se você pensa que comida mexicana é apenas tacos e burritos, está enganado. Sim, esses são pratos famosos e tradicionais por lá, mas há muito mais coisas incríveis a experimentar. Mas cuidado, porque de fato a comida é muito picante.

Cidade do México é bem conhecida pela sua gastronomia de rua. Praticamente em toda esquina há sempre uma barraquinha vendendo especialidades da região. Elas são paradas obrigatórias.

Mas não se preocupe, se você não curte muito comidas picantes, há excelentes opções de restaurantes de gastronomia do mundo inteiro.

Seguro de viagem para a Cidade do México

É obrigatório fazer seguro viagem para visitar o México e a ausência do seguro pode, inclusive, impedir a sua entrada no país.

Você pode contratá-lo juntamente com todo o pacote para a viagem, na sua agência de turismo, ou então em sites como da Seguros Promo que fazem consulta e cotação em várias seguradoras.

>> Confira nosso artigo que traz detalhes sobre o seguro de viagem para o México

Finalizando

Se você ainda tinha dúvidas de que deveria incluir a Cidade do México como destino de viagem, acredito que agora você já tem a resposta.

Aproveite muitas vezes uma viagem de negócios ou então 1 ou 2 dias de uma viagem para Cancun ou Acapulco para conhecer a capital mexicana. Tenho certeza de que você não vai se arrepender.

Um pouco mais da experiência de visitar o México você pode ler sobre o nosso artigo que fala sobre nossa lua de mel em Cancun.

Agora queremos ouvir a sua opinião! Quais dos pontos turísticos acima você gostaria de conhecer na cidade? Tem preferência por algum deles? Deixei abaixo o seu comentário!

Abraço e até o próximo post!

FAQ – Perguntas e respostas

Que roupas levar para a Cidade do México?

O clima na Cidade do México costuma ser agradável. A melhor época do ano para viajar para lá é entre março e junho, quando a temperatura, durante o dia, varia entre 23 e 26 graus. Para qualquer tipo de viagem, o ideal é levar sempre roupas confortáveis, especialmente tênis. Mas é sempre bom ter um casquinho a mão, especialmente para quem mora nas regiões mais quentes do Brasil e não está tão acostumado com o friozinho.

Quais documentos obrigatórios para a Cidade do México?

Não é necessário visto para brasileiros entrarem no México. Entretanto, alguns documentos podem ser solicitados, por isso recomendamos que você tenha todos eles em mãos. - Passaporte (obrigatório) com validade mínima de 6 meses da data do desembarque; - Passagem de volta; - Comprovante de aluguel de carro ou qualquer outra forma de provar que você tem como se deslocar no México; - Comprovante de hospedagem; - Comprovante de meios de subsistência (dinheiro ou cartão de crédito internacional)

Quanto custa uma viagem para a Cidade do México?

Isso é muito relativo, pois como vimos o valor da passagem aérea varia muito. Depende muito também do tipo de hospedagem que você escolher. Mas em relação a alimentação, a média para as três refeições deve ser calculada em média de R$90,00 por dia.

Que moeda levar para a Cidade do México?

Na hora de entrar no país, é essencial que você porte uma quantia razoável de dinheiro em espécie, preferencialmente pesos mexicanos ou dólares americanos, que é bastante aceito por lá.

Thiago Cesar Busarello
Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
Iza Pelo Mundo disse:

Adorei as dicas e o blog.
Acabei de fazer um post no meu blog sobre a cidade do mëxico. Passa lá para dar uma olhada e dar sua opinião.
http://www.izapelomundo.blogspot.com.br/2012/06/o-que-visitar-na-cidade-do-mexico.html
Abs!

Thiago Cesar Busarello disse:

Legal Iza, obrigado pela indicação.

Laura disse:

Hola
Una de los lugares que deben visitar si vienen a la Ciudad de México son las ruinas de Teotihuacán, las cuales están muy cerca de l centro de la Ciudad y son verdaderamente imponentes,

Saludos

Thiago Cesar Busarello disse:

Hola Laura, muchas gracias por su visita. Excelente indicación las ruinas de Teotihuacán. Saludos del Brasil.

Pacote Passagem Hotel Carro Seguro Ingressos Chip Mala Ônibus Cruzeiro Câmbio Cartão Financ. Conta Guia Fotógrafo
Mais