Olá pessoal, no artigo de hoje, vamos falar sobre as alternativas de pagamentos digitais para serem utilizados nas viagens trazendo o relato e experiências de viajantes frequentes.
Fato é que viajar, desde sempre, representa não apenas liberdade, mas também superação, já que são normais acontecerem os famosos perrengues de viagem.
E muitos desses perrengues acontecem com percalços que envolvem o pagamento e a gestão do dinheiro. Eu mesmo já passei por essa situação quando viajei pela primeira vez ao México, em Cancun. Conto em detalhes logo abaixo.
Quem já teve o desprazer de enfrentar casas de câmbio, taxas elevadas, ou cartões bloqueados fora do país, entende o quanto isso pode ser um transtorno durante a viagem.
Nos últimos anos, alternativas digitais apareceram para facilitar a vida dos turistas e trouxemos casos reais de viajantes que confiaram nessas soluções mostrando que a tecnologia é capaz de mudar a maneira como descobrimos o planeta. Confira!
Conteúdo desse artigo:
Problemas comuns com pagamentos internacionais
Para começar trago minha experiência com problemas em pagamentos internacionais, começando pela minha viagem para Cancun.
Antes de chegar em Cancun, havia uma escala de 5 horas no aeroporto da Cidade do México, e então decidi tomar um cafezinho. Solicitei o café em um dos balcões, tomei e na hora de pagar, quem disse que funcionou o cartão de crédito?
Mesmo ele estando habilitado para viagens internacionais, aconteceu alguma situação com o cartão que me impediu de pagar pelo café com o cartão. E como eu estava com a mochila despachada, minha carteira havia ficado dentro da mochila para que eu pudesse pagar em dinheiro.
Fui salvo por uma turista que estava ao meu lado que viu minha situação e pagou pelo meu café. Por sorte foi somente um cafezinho e fiquei super agradecido a ela. A viagem foi em 2008 e na época não existia PIX ou as modernidades de transferências digitais que vamos ver a seguir.
>> Leia também: Conheça as moedas do mundo e seus valores
O uso de carteiras digitais nas viagens
Uma das tecnologias mais recentes que vem servindo de apoio aos viajantes mais frequentes são as carteiras digitais, como PayPal, Google Pay e Apple Pay.
Já não é necessário levar grandes quantias em dinheiro vivo ou depender de cartões físicos para a realização dos pagamentos.
Para além da praticidade, esses sistemas proporcionam uma camada extra de segurança, pois os pagamentos são autenticados digitalmente e frequentemente protegidos por várias etapas de verificação.
Outro ponto positivo é que é uma solução que está sendo cada vez mais aceita pelos estabelecimentos. Em várias partes do mundo, até mesmo pequenos negócios, além de restaurantes e hotéis, começaram a aceitar esse tipo de pagamento.
Para quem viaja, isso se traduz em menos estresse e mais tempo para curtir o local.
>> Leia também: Dicas de casas de câmbio e exchange
Dicas de pagamentos digitais para viajantes experientes!
O uso de criptomoedas em viagem
Simultaneamente, os turistas começaram a utilizar criptomoedas como uma alternativa, cada vez mais dispostos a experimentar novas opções.
Segundo relatos de viajantes, já é possível em diversas regiões do mundo pagar hospedagens, adquirir passagens aéreas e até mesmo reservar passeios usando moedas digitais. É o caso da criptomoeda mais famosa, o Bitcoin (BTC), mas também das altcoins, como Ethereum (ETH), Ripple (XRP), USDC, Tether (USDT).
Isso torna ainda mais fácil a conveniência de seguir indicadores como o grafico bitcoin hoje, que ilustra as variações de preço e permite que você escolha o melhor momento para realizar suas transações durante a viagem.
Além disso, ao utilizarem criptomoedas, os turistas podem evitar taxas de câmbio desfavoráveis e também não precisam se preocupar com custos adicionais que intermediários financeiros poderiam impor.
Essa flexibilidade é particularmente valiosa em lugares onde a moeda local não é estável ou é difícil de obter.
>> Leia também: Aplicativos que despertarão o viajante tecnológico em você
Casos reais de sucesso com pagamentos digitais
Os viajantes que já testaram opções digitais afirmam que não desejam retornar aos métodos tradicionais de pagamentos (moeda em espécie, cheques de viagem, cartões pré-pagos, etc).
A liberdade de realizar pagamentos em várias moedas, a agilidade nas transações e a segurança proporcionada pelas ferramentas digitais revolucionaram, para eles, a forma de viajar.
Já é fato que essas alternativas vão se tornar o novo normal mundial, diminuindo a necessidade de dinheiro em espécie. Vamos ver agora alguns desses relatos:
Pagamentos descomplicados em aeroportos
O Bruno da Silva é um viajante brasileiro que compartilhou que no aeroporto de Milão, na Itália, ele conseguiu pagar suas refeições e produtos apenas com o smartphone.
“Com a carteira digital, não precisei enfrentar filas em casas de câmbio e consegui embarcar sem se preocupar com mais nada.”
Hospedagem com criptomoedas
Outro exemplo vem da Ana Maria Lima que viajou para a Tailândia, na Ásia, e utilizou criptomoedas para reservar a sua estadia em pequenos hostels locais.
“O processo foi rápido, sem necessidade de cartão internacional e com taxas reduzidas.”
Compras de perto mais seguras
Há também o relato do Rodrigo Albuquerque que escolheu opções digitais para evitar o risco de carregar dinheiro em locais movimentados.
“Com aplicativos de pagamento, foi possível adquirir souvenirs e pagar por refeições de maneira simples e segura.”
>> Leia também: Como conseguir um número de telefone local em viagem
As casas de câmbio é quem fazem a troca do câmbio
Benefícios do uso de pagamentos digitais em viagem
A principal vantagem mencionada é a conveniência. Não é mais necessário preocupar-se em trocar dinheiro em diferentes moedas ou carregar grandes somas em espécie.
Além disso, os meios digitais oferecem maior proteção contra roubos e fraudes. Em caso de perda ou roubo do dispositivo, a maioria dos aplicativos pode ser bloqueada de forma remota.
Assim como muitos viajantes também destacam a economia obtida, já que reduzem taxas de câmbio e evitam cobranças adicionais de bancos e operadoras de cartão.
Um dos grandes motivadores dessa economia é a elisão fiscal, quando usamos a economia em impostos a nosso favor, lembrando, é claro, sempre dentro da lei.
>> Leia também: Benefícios da conta digital para quem gosta de viajar
Os desafios dos pagamentos digitais em viagem
Apesar de haver muitas experiências positivas, ainda enfrentamos desafios a serem superados.
Não são todos os lugares que estão equipados para lidar com pagamentos digitais, especialmente em áreas remotas ou onde a tecnologia não é tão avançada.
Além disso, legislações locais ou a falta de familiaridade de alguns estabelecimentos podem dificultar o uso de criptomoedas.
Outra dificuldade mencionada é a necessidade de uma conexão de internet constante. Em áreas de conectividade limitada, o digital pode não operar como desejado, fazendo com que o viajante mantenha opções clássicas como plano B.
>> Leia também: Por que usar uma VPN na sua próxima viagem
Benefícios da conta digital para quem gosta de viajar
Tendências para o futuro das viagens digitais
A tendência é que as opções digitais se tornem cada vez mais populares e acessíveis.
Várias grandes cadeias de hotéis e companhias aéreas já estão aceitando criptomoedas como forma de pagamento.
O mundo do turismo também tem visto o surgimento de startups que criam plataformas para integrar várias soluções digitais em um só lugar, aumentando a praticidade.
Além disso, a inteligência artificial deve contribuir de maneira significativa, auxiliando na personalização de pacotes de viagem, recomendando formas de pagamento e até mesmo antecipando flutuações cambiais a partir de dados de mercado.
Todo esse cenário indica que o futuro das viagens será mais interconectado e descomplicado. E posso dizer que já melhorou muito somente de 2020 para cá (após a pandemia).
Por onde começar?
Minha sugestão para você entrar no mundo digital dos pagamentos internacionais é seguir esses 3 caminhos:
- Abertura de conta internacional
- Cartão de crédito internacional
- Criptomoedas
1. Abertura de conta internacional
Para você realizar as transferências internacionais, se faz mais do que importante ter uma conta internacional, que faz a troca das mais variadas moedas internacionais em segundos, sem sair de casa.
Entre os sites mais famosos para esse tipo de abertura de conta internacional podemos citar Wise, Nomad e Remessa Online. Eu tenho conta nos 3 serviços e sempre avalio a melhor taxa de cada um deles antes do envio das remessas.
O dinheiro depositado fica guardado na sua conta digital e você pode transferir para contas internacionais sem burocracia. Assim como você pode receber transferências internacionais apenas passando os dados da conta digital.
Também fica a dica de criar uma conta no PayPal, que é uma conta digital aceita em vários estabelecimentos internacionais.
2. Cartão de crédito internacional
Esse vale tanto para os bancos tradicionais, como para as contas internacionais, mas a grande dica é a solicitação de um cartão de crédito de uma das contas internacionais que você criou acima.
Isso porque esse cartão vai permitir você pagar na moeda local, sem haver taxa de conversão, ou com uma taxa muito mais reduzida do que a de um banco tradicional.
Sem contar na possibilidade de ganhar cashback ou pontos quanto mais utilizar o cartão de crédito em viagem.
3. Criptomoedas
Outra dica é a criação de uma conta digital em uma das plataformas de investimento em criptomoedas, comprando moedas que fazem paridade ao dólar e então habilitar o cartão de crédito dessas plataformas para pagamentos.
Por exemplo, você pode comprar a moeda USDC em plataformas como a Binance e transferir essa criptomoeda para uso em cartões internacionais que aceitam criptos e então usar este cartão para os pagamentos em viagem.
Com essa técnica, você foge literalmente do IOF aplicado no Brasil e consegue garantir a melhor cotação para as viagens internacionais.
Usar cartão de crédito com cashback pode ser uma forma de economizar na viagem
Finalizando
Como você viu ao longo do texto, as experiências de viajantes que utilizam alternativas digitais com sucesso mostram que estamos diante de uma revolução silenciosa no setor do turismo.
Das carteiras digitais às criptomoedas, essas ferramentas oferecem praticidade, segurança e economia, tornando as jornadas mais agradáveis e livres de complicações.
Embora ainda existam barreiras de aceitação e conectividade, a tendência é que esses desafios sejam superados à medida que a tecnologia se expande.
No futuro próximo, é provável que a maioria dos turistas considere natural usar alternativas digitais em todas as etapas da sua viagem, desde a compra de passagens até a aquisição de lembranças locais.
Agora queremos ouvir a sua opinião! Você já vem utilizando alternativas de pagamentos digitais em viagem? Deixe abaixo o seu comentário! Abraço e até o próximo artigo!