Brasil

O Brasil é o maior país da América do Sul e o quinto maior do mundo em área territorial. Tem uma economia mista com vários recursos naturais, entre outros produtos, sendo considerada a maior economia da America Latina. Um país com muitas riquezas e com grande diversidade cultural, devido a forte imigração.

No Brasil se encontram morros, montanhas, planícies, planaltos, cerrados, praias, florestas, rios, animais selvagens, recursos naturais e muito mais. Não é à toa que recebe turistas internacionais e nacionais todos os anos, que buscam principalmente conhecer esses atrativos naturais, com muito sol e praia, ecoturismo, turismo de aventura, turismo religioso e também conhecer os diversos pontos históricos e culturais que os estados têm a oferecer.

Para ficar mais fácil classificar o turismo no Brasil, separamos abaixo as características e principais destinos de cada uma das regiões do Brasil: Sul, Sudeste, Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

Onde ficar Brasil
Onde ficar Brasil

Turismo no Sul do Brasil

O Sul do Brasil é formado pelos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná, no qual tem tradições principalmente de origem europeia que é de onde vieram os principais colonizadores das cidades desses estados. Muitas das cidades foram fundadas por alemães e italianos formando uma forte cultura com muita dança, música e festas típicas, um exemplo dessa tradição é a Oktoberfest a maior festa alemã brasileira que é realizada na cidade de Blumenau.

A região Sul é considerada a mais fria do país, onde caem geadas e você inclusive pode curtir a neve quando as temperaturas ficarem abaixo de zero. É o caso das cidades de São Joaquim, Urubici e Urupema. Outra cidade que o frio toma conta no inverno é Gramado, época muito boa para se aquecer nas lareiras dos hotéis tomando um delicioso vinho. Gramado também é famosa no Natal, onde a cidade se transforma com luzes e enfeites natalinos por toda parte com o evento Natal Luz de Gramado.

As praias do Sul também são muito procuradas pelos turistas, principalmente no verão, quando a temperatura está mais quente. Os principais destinos de praias do Sul são Florianópolis, Bombinhas, Balneário Camboriú, Torres, Ilha do Mel, entre tantos outros. Vale informar que as praias do Sul são mais geladas que as praias de outras regiões do país, mas que compensam pelas paisagens.

Um destino que também é bastante procurado pelos turistas é o Parque Nacional do Iguaçu, onde se encontram as Cataratas do Iguaçu, uma das mais lindas e impressionantes paisagens do mundo.

Na culinária se destaca a polenta com galinha e o marreco com repolho roxo em Santa Catarina; o chimarrão e o churrasco no Rio Grande do Sul e o entrevero de pinhão e o barreado no Paraná.

Uma região repleta de belezas naturais, culturas e tradições, impossível não se encantar.

Florianópolis
Florianópolis

Turismo no Sudeste do Brasil

O Sudeste do Brasil é uma região com diferentes particularidades, formada pelos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, sendo essa região considerada a mais desenvolvida economicamente do país e também a mais populosa.

O Rio de Janeiro que é procurado por milhões de turistas no Carnaval, também recebe turistas nas famosas praias do Rio de Janeiro, como Copacabana e Ipanema. Porém o estado do Rio também tem outras lindas praias, como em Angra dos Reis, Búzios e Paraty. Além disso, o estado do Rio de Janeiro tem alguns dos pontos turísticos mais famosos do mundo, como o Cristo Redentor, o Pão de Açúcar e o Maracanã.

O estado de São Paulo é bastante procurado pelo turismo de negócios, sendo considerado o maior centro financeiro do país devido ao grande número de empresas e multinacionais, além de grandes eventos que acontecem em hotéis e centros de convenções. O estado de SP também possui um grande número de museus, teatros, avenidas, praças, bares, restaurantes, baladas e diversos pontos turísticos interessantes para serem visitados.

Já o estado de Minas Gerais é um estado repleto de história, gastronomia e belezas naturais. As cidades históricas mais importantes são Ouro Preto, Diamantina e Tiradentes, com ruas estreitas, igrejas e monumentos antigos fazem os turistas viajar ao passado e viverem novas experiências.

O estado do Espírito Santo por sua vez atrai cada vez mais turistas, com lindas praias e atrações naturais de tirar o fôlego que impressionam com tanta beleza, com muitas trilhas, lagoas, ilhas e cachoeiras, sendo ideal para quem gosta de ecoturismo.

Cristo Redentor - Rio de Janeiro
Cristo Redentor – Rio de Janeiro

Turismo no Norte do Brasil

A região Norte do Brasil é considerada a mais extensa região territorial entre as cinco regiões do Brasil. É formada pelos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.

Uma região de clima quente e úmido ao mesmo tempo grande diversidade ecológica e cultural, sendo também conhecida pelos grandiosos rios e a natureza devido à Floresta Amazônica.

O estado do Amazonas é um dos maiores estados em território do Brasil, sendo que grande parte desse estado é ocupado pela água ou por reservas florestais. É um estado cada vez mais procurado pelos turistas devido às suas belezas naturais, animais, pesca, ecoturismo e também pelo encontro das águas do Rio Negro com o Rio Solimões que são um espetáculo à parte.

O estado do Tocantins é considerado o mais novo estado do Brasil e possui diversos pontos turísticos, a grande maioria voltada para a natureza. Os pontos mais visitados são: o Jalapão, Bico do Papagaio, Ilha do Bananal, Vale dos Grandes Rios, entre outros.

O Norte é uma região rica em recursos naturais, cultura, tradições e danças típicas como o carimbó, ciranda e marujada. Na culinária os pratos ganham principalmente influência indígena, sendo os pratos principais: pirarucu, tacacá, açaí e pato no tucupi.

Aniversário de Belém 2013 - 397 anos
Belém – PA

Turismo no Nordeste do Brasil

O Nordeste do Brasil é a terceira maior região do Brasil e a que possui o maior número de estados, Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe.

Essa região é conhecida por ter temperaturas quentes na maior parte do ano, principalmente nas cidades litorâneas, que possuem uma boa infraestrutura turística, com grandes hotéis, restaurantes, bares, pontos turísticos, aeroportos, entre outros, tudo para melhor receber os turistas.

As capitais nordestinas de Fortaleza, Maceió, Salvador, Natal e Recife estão entre as capitais que recebem o maior número de turistas nacionais e internacionais durante o ano, devido às suas lindas praias que se destacam por suas belezas naturais, sendo algumas até conhecidas como Caribe Brasileiro.

Outro lugar que também é bastante procurado pelos turistas é o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, uma grande área formada por dunas, rios, manguezais e lagoas de águas transparentes, paisagens únicas que são um verdadeiro paraíso.

O turismo histórico do Nordeste também merece destaque. Um exemplo é a cidade de Olinda, com praças, museus, centros históricos, igrejas barrocas, entre tantos outros pontos turísticos, além de ser um importante centro cultural para o país.

A região do Nordeste tem uma cultura bem diversificada com artesanatos, músicas, danças, carnaval, festas folclóricas e a comida típica bem variada com sabores fortes como: acarajé, vatapá, moqueca de camarão, baião de dois, buchada de bode, macaxeira, tapioca, carne de sol, magunzá, entre tantas outras delícias que vão conquistar o paladar dos turistas.

Fortaleza - Beach Park
Fortaleza – Beach Park

Turismo no Centro-Oeste do Brasil

A região do Centro-Oeste do Brasil é formada pelos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e pelo Distrito Federal, onde se encontra a capital do país, Brasília, uma cidade moderna que é considerada um importante destino turístico de arquitetura com grandes obras de Oscar Niemeyer, entre outros pontos turísticos.

O clima dessa região, na grande maioria é o tropical, sendo quente e chuvoso em algumas épocas do ano. É a única região do Brasil que não possui litoral. Mesmo assim possui belezas naturais incríveis, como por exemplo, a cidade de Bonito que tem rios de águas cristalinas onde é possível fazer mergulhos e flutuação observando as diversas espécies de peixes. Também tem grutas, cachoeiras, trilhas, balneários, praças e muito mais.

O Pantanal também surpreende turistas do mundo todo, procurado principalmente para prática de pesca esportiva. Um lugar que também possui grandes riquezas naturais em que é possível observar animais selvagens, apreciar as paisagens e ver um pôr-do-sol magnífico.

Outros destinos que também merecem destaque são: Parque Nacional das Emas, Chapada dos Veadeiros e Chapada dos Guimarães, com paredões com formação rochosas, grutas, mirantes, cachoeiras e outras belezas.

A culinária dessa região é um espetáculo à parte: alguns pratos são bem diferentes e outros mais simples, mas todos com suas peculiaridades e temperos saborosos como: galinhada com pequi e guariroba, caldo de piranha, mojica de pintado, caribéu, sopa paraguaia, pacu assado, capivara na caçarola, costela atolada, carne seca com banana, vaca atolada, picadinho com quiabo, entre outros. Uma região de grandiosa beleza, repleta de tradição e cultura. Um paraíso à sua espera.

Lago Azul - Gruta do Lago Azul
Lago Azul – Gruta do Lago Azul

Informações sobre o Brasil

  • Capital: Brasília
  • População: 207,8 milhões de pessoas
  • Localização: América do Sul
  • Moeda: Real
  • Idioma: Português

O que fazer no Brasil

  • Comer um pão de queijo mineiro
  • Beber chopp na Oktoberfest
  • Apreciar os tons de azul do mar do nordeste
  • Ver neve em São Joaquim
  • Apreciar as belezas das Cataratas do Iguaçu
  • Admirar a vista do Cristo Redentor
  • Assistir a um jogo de futebol no Maracanã
  • Andar pela Avenida Paulista
  • Fazer exercícios na beira-mar em Balneário Camboriú
  • Ver o pôr do sol em Bombinhas
  • Tomar chocolate quente em Gramado
  • Conhecer as galés de Maragogi
  • Pescar no Pantanal
  • Fazer flutuação nos rios de Bonito
  • Comer pratos a base de camarão em Fortaleza
  • Entre outros…

Aeroporto do Brasil

  • Aeroporto Internacional de Guarulhos
  • Aeroporto de Congonhas
  • Aeroporto Internacional do Galeão
  • Aeroporto Internacional de Brasília
  • Aeroporto Internacional de Confins
  • Aeroporto Internacional de Viracopos
  • Aeroporto Santos Dumont
  • Aeroporto Internacional Luís E. Magalhães
  • Aeroporto Internacional Salgado Filho
  • Aeroporto Internacional dos Guararapes
  • Entre outros…

Cidades importantes do Brasil

  • Brasília
  • São Paulo
  • Salvador
  • Rio de Janeiro
  • Fortaleza
  • Belo Horizonte
  • Manaus
  • Curitiba
  • Recife
  • Porto Alegre
  • Florianópolis
  • Entre outras…

Artigos sobre o Brasil

Galeria de fotos do Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *