Baixe Grátis nosso Kit de Planejamento de Viagem! Clique Aqui!

Blogosfera e o Turismo

Enviar no WhatsApp
Copiado!

Hoje vamos falar sobre a blogosfera e o turismo. Quando eu comecei o blog, tinha o objetivo principal de aperfeiçoar o meu conhecimento na área do turismo, pois até então não conhecia quase nada dessa área.

Porém, me lembro que antes de criá-lo procurei na internet sobre blogs de turismo já existentes, para buscar inspiração, onde encontrei poucos e quase nada daqueles que abrangessem informações do turismo em geral.

Mas o mundo gira, as pessoas evoluem, os conceitos vão mudando, paradigmas vão se quebrando e hoje a blogosfera é um dos principais meios de comunicação com as pessoas de uma forma geral, inclusive no mundo do turismo.

Tanto é verdade que o mundo blogueiro está dominando o mundo corporativo, sendo que no ramo do turismo também. Isso tudo vem a fortalecer a internet, os blogs e a informação em geral.

Análise sobre a blogosfera e o turismo

Dessa vez, o PanRotas, um dos mais importantes meios de comunicação do turismo aderiu à blogosfera no endereço http://blog.panrotas.com.br, reunindo vários blogs de personalidades do ramo turístico. O diretor do PanRotas, Artur Luiz Andrade, é quem começou com os posts, para depois sua própria equipe continuar com a atualização do mesmo.

O blog Vida de Turista já postou muitas notícias do mundo do turismo a partir desse canal e fica feliz com essa notícia e deseja sucesso nesse novo canal de comunicação.

Blog PanRotas - A blogosfera e o turismo

Blog PanRotas – A blogosfera e o turismo

Outro site legal e com aval corporativo que considero referência é o da revista Viagem & Turismo da Editora Abril, no qual possui vários blogs no endereço http://viagemeturismo.abril.com.br/blog e com muitos (mas muitos mesmo) posts que falam de algo que envolve nossa área, onde são vários os editores que postam por lá, sendo dividido em várias categorias de blogs, valendo a pena a visita.

Blog Viaje Aqui

Blog Viaje Aqui

Mais um blog importante do turismo que tem apoio empresarial (dessa vez de uma agência de viagens) é o blog da StellaBarros Turismo, com a Patricia Belotti criando os posts. Esse talvez é um dos mais importantes, pois foge de empresas especializadas na área de comunicação do turismo indo para uma agência de viagens, sendo grande exemplo de blogs corporativos.

Blog Stella Barros

Blog Stella Barros

Blogs que envolvem a blogosfera e o turismo

Aproveitando que estamos falando da blogosfera envolvendo assuntos do turismo, não poderia deixar de citar blogs que visito de vez em quando e que estão em meu leitor RSS. Blogs ótimos para ler notícias com conteúdo e obter informações de qualidade com opinião.

Porém para não ser injusto com ninguém aqui neste post e em virtude que as parcerias e o número de blogs aumentaram muito, coloquei todos eles na lista de blogs de turismo que se encontra na parte superior do blog, em uma área exclusiva para blogs parceiros.

Como podemos ver, é a blogosfera criando raízes mais fortes na internet.

Abraços e até o próximo post!

Obs.: Caso você conheça ou tenha também um blog de turismo que não está aqui na lista, deixe seu comentário.

Thiago Cesar Busarello
Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
Pedro Roberto Gitirana de Araujo Guerra disse:

Olá Thiago, como vai?

Espero bem!
Fico muito feliz com sua visita e suas palavras de elogio ao meu blog.
Toda e qualquer iniciativa em turismo é bem recebida e o seu blog é bem interessante.
Tanto que já o incluí na minha lista de blogs parceiros.
Desejo sucesso para você!
Cordialmente,

Rodrigo Purisch disse:

Thiago,

Obrigado pela lembrança do Aquela Passagem.

Acredito que os blogs corporativos de Turismo vieram como uma resposta ao avanço da blogosfera e como uma alternativa para expressar-se com um pouco mais de liberdade (fugindo um pouco da linha editorial do veículo mãe).

O blogs de turismo não corporativos têm se tornado uma referência cada vez mais importante ao consumidor que procura informação de quem conhece ou já utilizou determinado serviço de turismo. Neles se faz a construção conjunta do conhecimento. O consumidor tem se tornado avesso as informações da grande mídia, já que em muitos meios falta isenção na análise dos serviços (muitas reportagens são bancadas pelos própios fornecedores dos serviços) ou são apenas repetidores dos press releases recebidos.

O blog da Stella Barros (gerido pela Patrícia) é um híbrido muito interessante, já consegue dar suporte aos serviços da agência sem se tornar escravo dos serviços prestados pela agência.

Tecnologia e turismo têm tudo a ver, acho que você vai ter bom futuro pela frente! Seja no desenvolvimento de sistemas para micro empresas seja para sites/blogs (meio carente de profissionais).

Um abraço

Anderson Galúcio disse:

Olá Thiago,

Fiquei muito feliz com seu comentário e agradeço pela citação do Blogando Turismo como um blog que você visita.

Parabéns pelo trabalho no Vida de Turista. Com certeza ele é uma referência para nós que estamos nessa blogosfera.

Abraço e até a próxima.

Guta Cunha disse:

Oi Thiago! Tudo bem?
Obrigada por colocar o Vambora! nessa lista de blogs que você recomenda!
E aliás acho ótima a iniciativa de unir mais essa comunidade, com troca de informações, conhecimentos, tecnologias, etc, etc.
Voltarei aqui mais vezes!E continue passando lá no Vambora tb!:-)
bjus

Thiago disse:

Pessoal,
Obrigado pela visita e pelos comentários.
Isso só mostra o quanto os blogueiros estão realmente unidos, independente de qual lugar do Brasil estão falando ou nível social ou qualquer outra diferença cultural que possa existir.
Esse post teve principalmente esse objetivo: de juntar blogueiros do turismo para uma troca de conhecimentos e experiências, além de ajudar os visitantes a encontrar conteúdo de qualidade da nossa área.
Tomara que não pare por aí.
Abraços a todos,
Thiago

Siara Viagens e Turismo disse:

Oi Thiago, gostaria que vc desse uma olhada no site da Siara, uma agência de Turismo incubada no CEFET-CE, o site foi feito por jovens de outra empresa incubada. A Siara faz turismo de maneira diferente, ela trabalha principalmente com o turismo personalizado. O site é muito fácil de acessar e atualizado constantemente, vale a pena dar uma olhada e colocar um link no seu blog!

Thiago disse:

Olá Siara..
Muito boa a idéia de vocês com o turismo personalizado..
Gostei muito dos textos explicativos e do conceito que vocês tentam passar como novo para a agência..
Acredito que vai dar muito certo..
Abraço..

Paloma - BoraPraOutra! disse:

Ola Thiago!
Gostaria de aproveitar para divulgar aqui meu blog http://www.borapraoutra.blogspot.com/ esta no comecinho ainda mas esta sendo elaborado com muito carinho!
Abraços

Thiago disse:

Olá Paloma,
Legal, blog com muitas informações pela Europa e pelo que vi no seu mapa do TripAdvisor, com bastante experiência de viagem para compartilhar com os leitores.
Boa sorte com o blog.
Abraço,
Thiago

Paloma - BoraPraOutra! disse:

Valeu Thiago, adorei sua visita 😉
grande abraço

Pacote Passagem Hotel Carro Seguro Ingressos Chip Mala Ônibus Cruzeiro Câmbio Cartão Financ. Conta Guia Fotógrafo
Mais