BAIXE GRÁTIS NOSSO KIT DE PLANEJAMENTO DE VIAGEM! CLIQUE AQUI!

Oriente Médio

O Oriente Médio é uma região localizada em parte na África, na Ásia e na Europa. A região, mesmo marcada por tantos conflitos, é a que mais cresce no turismo. Quem vai ao Oriente Médio se encanta com belíssimas paisagens, história impressionante, cidades cosmopolitas, uma incrível gastronomia e uma cultura riquíssima e muito diferente da Ocidental.

Uma dúvida muito comum quando se fala em viajar para o Oriente Médio é sobre a segurança e, felizmente, é seguro sim viajar para o Oriente Médio, porém, é necessário tomar alguns cuidados como pesquisar bastante sobre os costumes e a cultura do destino escolhido, redobrar a atenção com as roupas, e, é claro, evitar os locais em que estão ocorrendo conflitos. As mulheres que estiverem viajando sozinhas devem tomar alguns cuidados extras como recusar convites, presentes e favores de estranhos.

Principais regiões turísticas do Oriente Médio

Arábia Saudita

Conhecer a Arábia Saudita foi por muito tempo um sonho impossível para muitos viajantes. Felizmente, desde janeiro de 2019 o país passou a ser mais aberto ao turismo o que é uma excelente notícia, pois o país tem muito a oferecer, desde paisagens naturais maravilhosas, construções incríveis, uma cultura riquíssima e muito diferente da ocidental, uma gastronomia para lá de saborosa e muito mais.

O turismo na Arábia Saudita foi por muito tempo sinônimo de turismo religioso. Isso porque a cidade de Meca é a cidade mais sagrada do mundo para os muçulmanos. Cerca de 13 milhões de pessoas vão à cidade todos os anos. A cidade de Medina, localizada na região oeste do país, também é uma cidade sagrada para os muçulmanos e um importante destino turístico do país. Há restrições para a entrada de não muçulmanos em ambos os lugares.

A capital da Arábia Saudita, Riad, é uma das maiores, mais modernas e mais importantes cidades do país. Apesar de ser considerada uma cidade bastante moderna, Riad também mantém suas tradições bem vivas. A moderna cidade de Jeddah também vem chamando a atenção dos turistas. Vale a pena visitar o importante centro histórico da cidade.

A Arábia Saudita também possui lindas paisagens naturais, como por exemplo, o Al Ahsa, o maior oásis do mundo. O oásis possui diversos sítios arqueológicos, fazendas de tâmaras, edifícios históricos, canais, nascentes e até mesmo uma grande caverna, a Al Qarah Mountain, em que habitavam os antigos povos da região.

Outras atrações também merecem destaque como o destino de Al-Turaif, o oásis Al-Dir’iyiah, o Museu Ithra e os Souqs, os mercados árabes.

Bahrein

Bahrein é um arquipélago formado por 33 ilhas na região do Golfo Pérsico. O reino ainda não é muito conhecido por viajantes brasileiros, mas tem uma excelente infraestrutura para receber os turistas O pequeno país chama a atenção de seus visitantes devido à modernidade de suas cidades, às suas construções tradicionais às suas lindíssimas paisagens naturais, seus desertos, suas praias de água cristalina, sua cultura riquíssima e muito mais. Um destino realmente encantador e surpreendente!

A capital do país, a cidade de Manama, é a cidade mais importante do país e também um dos destinos turísticos mais visitados do país. Atrações turísticas surpreendentes não faltam na cidade, como o World Trade Center, o cartão-postal mais famoso da cidade que chama a atenção pela sua arquitetura moderna. Você pode visitar o térreo do prédio onde se encontram lojas de grifes famosas e alguns restaurantes.

Não deixe também de conhecer a parte velha da cidade, a Old Manama, onde você poderá visitar antigos vilarejos. Outra atração muito interessante de Manama é a Gold City, local em que você poderá encontrar os mais diversos objetos feitos de ouro. Dica de ouro: pechinche bastante.

Você já pensou em visitar uma fazenda de camelos? Pois saiba que existem diversas fazendas de camelos no Bahrein, sendo a mais famosa dentre elas a Royal Camel Farm, que pertence à família real. Nela, os animais são muito bem tratados, mansos e você poderá tirar várias fotos. As crianças (e os adultos) vão adorar! E a entrada é gratuita.

Bem perto da capital está localizada outra famosa atração do país, o Forte do Bahrein. O forte foi construído no século XVI pelos portugueses e de lá é possível ter uma incrível vista da cidade. Você pode conhecer a atração gratuitamente, mas caso você queira conhecer o museu que está localizado ao lado do forte, é necessário pagar uma entrada. É possível conhecer o forte durante todo o dia, mas devido ao calor escaldante, o mais recomendado é visitar a atração durante o pôr do sol.

Não deixe também de visitar a Amwaj, um conjunto de sete ilhas que foram construídas como presente de casamento para a Princesa Real Amwaj porque o seu pai não havia encontrado nenhuma outra propriedade à sua altura. Neste conjunto de ilhas é onde se encontra o Reduto dos Expatriados, o impressionante palácio construído à beira-mar e também onde se encontram as melhores praias, onde é possível inclusive ficar de biquíni.

Outras atrações que merecem destaque são: a Grande Mesquita, a única do país aberta à visitação a não muçulmanos e a Árvore da Vida, onde reza a lenda que ficava o Jardim do Éden.

Catar

O Catar é um pequeno país localizado a oeste da Arábia Saudita, no Oriente Médio. Até meados do século XX o país era bem pobre, mas felizmente a descoberta de petróleo e gás natural fez com que o país sofresse um grande e acelerado crescimento nas últimas décadas sendo considerado hoje como o país mais rico do mundo.

O país vem também chamando a atenção dos turistas nos últimos anos, pois tem uma infraestrutura invejável, cidades cosmopolitas, paisagens naturais maravilhosas, muita cultura, além disso, ainda foi escolhido para ser a sede da Copa do Mundo de 2022. Estima-se que ao menos 05 milhões de turistas visitem o país nesse período.

A capital do país, Doha, é um dos destinos turísticos mais importantes do país. A cidade impressiona aos seus visitantes por ser uma cidade muito moderna, com edifícios luxuosos, muitas atrações turísticas e também por manter e preservar suas tradições. Uma das principais atrações da cidade, o mercado Souq Waqif, é perfeito para quem deseja comprar uns souvenires e provar dos diferentes aromas e sabores do país. Bem perto do mercado ainda há o forte de Al Zubarah, que já foi considerado patrimônio mundial pela UNESCO.

O magnífico Skyline de Doha, que também é um dos principais cartões-postais da cidade, está localizado no Distrito Financeiro da cidade. Não deixe também de caminhar pela Corniche, o calçadão localizado à beira-mar de onde é possível ter uma vista maravilhosa.

Outras atrações que merecem destaque são: o Museu de Arte Islâmica, a Katara Cultural Village e a famosa ilha artificial, a Pearl-Qatar, que leva esse nome por lembrar um colar de pérolas. Nessa ilha artificial é possível encontrar diversas lojas, shoppings, restaurantes luxuosos e muito mais.

Emirados Árabes Unidos

Os Emirados Árabes Unidos são definitivamente um dos destinos turísticos mais famosos do Oriente Médio e não é para menos. A federação, localizada no Golfo Pérsico, chama a atenção dos visitantes devido às suas belíssimas e modernas construções, suas incríveis paisagens, sua cultura e muito mais. Sem dúvida alguma é um destino surpreendente!

Quando se fala em turismo nos Emirados Árabes, é inevitável pensar logo em Dubai! Seus edifícios modernos e luxuosos, suas paisagens desérticas, sua vida noturna agitada, entre outros fatores fazem com que a cidade seja um dos destinos turísticos mais visitados do mundo.

Vale a pena conhecer o Burj Khalifa, o prédio mais alto do mundo. Além dele, o edifício Burj Al Arab também merece ser visitado. Ele é um dos maiores cartões-postais da cidade. Visite também o Dubai Miracle Garden, um imenso jardim no meio do deserto. Além dele, o Butterfly Garden e o Dubai Desert Conservation Reserve também merecem ser visitados. E se você gosta de compras (ou de apenas passear em shoppings), o Dubai Mall é uma excelente opção para você.

Outro destino turístico muito famoso nos Emirados Árabes é a sua capital, Abu Dhabi. A cidade pode até não ser um destino tão famoso quanto Dubai, mas vem chamando a atenção dos turistas por mesclar o luxo e as inovações tecnológicas pelas quais o país ficou famoso, com as tradições árabes. E o faz muito bem! Exemplos disso são: a maravilhosa mesquita Sheikh Zayed Grand Moosque, o impressionante hotel Emirates Palace, o circuito de Formula 1 de Abu Dhabi, o Ferrari World e o Heritage Village.

Egito

Viajar para o Egito é um sonho para muitas pessoas, afinal, quem nunca sonhou em conhecer as famosas pirâmides, a Esfinge, o Rio Nilo e o Deserto do Saara encantam a muitas pessoas. O país localizado no norte da África é um dos destinos mais visitados do mundo e não é à toa. Suas famosas atrações de grande importância histórica fazem dele um museu a céu aberto. Conhecer o país é definitivamente uma experiência única e engrandecedora!

Um dos destinos mais populares do país é a sua capital, Cairo. É nela que se encontram grande parte de suas atrações mais conhecidas, como a Grande Esfinge e a inigualável Pirâmide de Gizé, considerada como uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo. A cidade ainda possui diversos museus, mas o melhor deles e com certeza o Museu Egípcio, em que se encontra um enorme acervo como peças que pertenceram ao Rei Tutancâmon e até mesmo múmias reais!

Não deixe também de conhecer a cidade de Alexandria, uma importante cidade do país fundada no século III a C por Alexandre, o Grande. A cidade, que também é praticamente um museu a céu aberto, tem grande importância histórica e cultural. Foi nela que surgiu a primeira faculdade de medicina do mundo Infelizmente, a famosa Biblioteca de Alexandria foi incendiada, mas em 2002 uma nova biblioteca foi construída no local.

Outra atração que merece ser conhecida são As Catacumbas de Kom el Shoqafa. Além dela, também vale a pena conhecer a Cidadela de Qaitbay, o Palácio de Montaza e a Coluna de Pompeu.

Jordânia

A Jordânia é um pequeno país do Oriente Médio localizado às margens do Rio Jordão, repleto de belezas naturais estonteantes, monumentos históricos, muita cultura, uma gastronomia excelente, e muito mais. Muitos turistas têm receio de visitar a Jordânia, mas a boa notícia é que o país é bastante seguro.

A Jordânia é um destino muito comum entre turistas que desejam apenas fazer um bate-volta somente para conhecer a famosa cidade de Petra, mas acredite: o país é repleto de atrações e vale a pena reservar um tempo maior para aproveitá-lo bem.

A principal atração turística do país é sem sombra de dúvidas a cidade de Petra. Reserve ao menos dois dias para conhecer essa incrível atração que faz parte das Sete Maravilhas do Mundo e também foi declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

Não deixe também de conhecer o Wadi Rum, o famoso deserto da Jordânia. Suas paisagens são de tirar o fôlego de tão lindas, não é à toa que o deserto já serviu de cenário para diversos filmes. Além disso, também é possível acampar no deserto junto com os beduínos. Você pode encontrar desde acomodações mais simples, até acampamentos que são praticamente hotéis, com direito a boas acomodações, chuveiros e etc.

A capital do país, a cidade de Amã, também é uma excelente cidade para se conhecer. E de lá é possível fazer um bate-volta para outra atração do país: Jerash, uma das cidades romanas mais bem preservadas do mundo.

Outras atrações também merecem destaque como o Mar Morto, o Mar Vermelho, o Castelo de Karak, a cidade de Madaba e, é claro, o Rio Jordão, em que Jesus foi batizado.

Israel

Um dos destinos turísticos mais visitados do Oriente Médio é Israel e não é à toa. O país tem uma enorme variedade de atrações, paisagens naturais maravilhosas, monumentos de grande importância histórica, uma cultura riquíssima, além de ser um importante roteiro para quem está em busca de turismo religioso. O país, apesar de pequeno, é tão repleto de atrações que provavelmente não será possível conhecer todas elas em uma só viagem.

O destino mais famoso do país é sem dúvida nenhuma a cidade de Jerusalém. A cidade, que é sagrada para os cristãos, os judeus e os muçulmanos, é perfeita para quem está interessado em fazer turismo religioso. Não deixe de conhecer a Cidade Velha, a Torre de Davi, a Basílica do Santo Sepulcro, o Monte Sião, o Muro das Lamentações, o Monte das Oliveiras, a Cúpula da Rocha e o Museu do Holocausto. Não perca a oportunidade de andar pelas ruas da cidade e conhecer os mercados e as feiras, que são cheias de cores, aromas e sabores.

A capital do país, Tel Aviv, também é recheada de atrações para todos os gostos! A cidade, localizada na costa do Mediterrâneo, encanta aos seus visitantes por ser uma cidade moderna, com lindas praias, vida noturna agitada, excelente gastronomia e muito mais! Não deixe de conhecer a Old City of Jaffa, a Ponte dos Desejos, curtir uma praia e admirar a arquitetura dos prédios da cidade, que possui a maior concentração de edifícios no estilo Bauhaus do mundo.

Outras atrações de Israel também merecem destaque como a cidade de Belém, a cidade de Jericó, o Mar da Galileia, Nazaré, Tabgha, o Rio Jordão e o Mar Morto.

Líbano

O Líbano é um encantador país do Oriente Médio repleto de paisagens naturais maravilhosas, monumentos históricos, e muita, muita cultura. Muitas pessoas nem consideram a ideia de viajar para o país por medo, mas acredite: o Líbano é um país muito seguro para os turistas, mas, assim como em qualquer outro lugar, é necessário tomar os cuidados básicos com os seus pertences.

A capital do país, Beirute, também é o maior e mais importante destino turístico do país. A cidade de história riquíssima e ares modernos possui inúmeras atrações que prometem agradar a todos os estilos de viajantes. Não deixe de conhecer as antigas casas de banho romanas, o Museu Nacional de Beirute, o Centro de Artes e o Museu Sursock. Também vale a pena visitar a sede do governo, o Palácio do Grande Serralho, a belíssima Mesquita de Al Omari entre muitas outras atrações.

Bem pertinho de Beirute está localizado o santuário mariano de Harissa, um lindo templo católico localizado no alto de uma colina na cidade de Jounieh. Acima do santuário há também uma grande estátua da Virgem Maria, que ficou conhecida como Nossa Senhora do Líbano. Você pode chegar à Harissa de diversas formas: de carro, a pé ou por teleférico. A vista de lá de cima é maravilhosa!

O Líbano ainda possui diversos outros destinos que merecem ser visitados como a antiga cidade de Sidon, a cidade de Byblos, a antiga cidade de Tyre e as Pigeon Rocks, lindas formações rochosas no meio do Mar Meditterrâneo, um dos principais cartões-postais do país.

Turquia

A Turquia é definitivamente um dos destinos mais surpreendentes do Oriente Médio! O país, localizado entre o continente europeu e o asiático, reúne diversas belezas naturais, paisagens incríveis que parecem ter saído de uma pintura, uma cultura riquíssima e uma gastronomia cheia de aromas e sabores. É também um dos países do Oriente Médio que mais investe em turismo e tem uma infraestrutura invejável.

A região turística mais famosa do país é Capadócia. A região impressiona pelas paisagens naturais, com formações rochosas únicas no mundo. A maior cidade da região é Goreme e muitos turistas escolhem se hospedar nela porque facilita bastante na hora de fazer o famoso passeio de balão. Não deixe de assistir ao belíssimo pôr do sol no Vale do Vermelho. Também não deixe de visitar o Vale dos Caçadores, a cidade subterrânea de Ozkonak.

A cidade de Istambul, uma das cidades mais importantes do país, também é um famoso destino turístico recheado de atrações. Uma curiosidade sobre a cidade é que ela é a única cidade do mundo dividida entre dois continentes: Ásia e Europa. Não deixe de conhecer a lindíssima Mesquita Azul, e aproveite para conhecer também o Hipódromo, localizado em frente. Visite também a Hagia Sofia, o Palácio Topkapi, o Parque Gulhane e o Grand Bazaar.

A capital do país, Ankara, também possui diversas atrações bastante interessantes. A cidade, localizada entre a cidade de Istambul e a região da Capadócia, possui uma história muito rica e é repleta de monumentos históricos e sítios arqueológicos. Visite o Mausoléu de Ataturk, a Mesquita de Kocatepe, a cidadela de Ankara e o Templo do Imperador Augusto. A cidade possui diversos e bons museus como o Museu Etnográfico de Ankara e o Museu das Civilizações da Anatólia.

Mesquita de Istambul na Turquia
Mesquita de Istambul na Turquia

QUAL O MELHOR SEGURO DE VIAGEM PARA VOCÊ?










Principais cidades turísticas

Jerusalém

Quando se fala em turismo religioso, é inevitável não pensar em Jerusalém, não é mesmo? A cidade, que é um local sagrado tanto para os cristãos, para os judeus e para os muçulmanos, também é uma das cidades mais importantes para o Oriente Médio e também é repleta de atrações. Um excelente destino turístico até mesmo para quem não é seguidor de nenhuma religião, sem sombra de dúvidas!

Reserve um bom tempo para conhecer a Cidade Antiga. É nela que se encontram alguns dos pontos turísticos mais importantes da cidade, como a Basílica do Santo Sepulcro, o Muro das Lamentações, o Monte do Templo, a Mesquita de Al-Aqsa e o Santuário Islâmico Domo da Rocha.

Percorrer a Via Sacra, o caminho feito por Jesus Cristo antes de morrer na Cruz, é sem dúvida nenhuma uma experiência indescritível para os cristãos. O trajeto, que já foi reformado diversas vezes, é marcado por várias capelas, igrejas ou até mesmo sinalizações nas ruas, é feito por milhares de peregrinos todos os dias e tem início na Fortaleza Antônia e vai até a Basílica do Santo Sepulcro.

Visite também o Muro das Lamentações, um dos locais mais sagrados do mundo para os judeus. O Monte do Templo é outra atração “obrigatória” da cidade, pois abriga importantes edifícios. Não deixe de conhecer também o Monte das Oliveiras, um importante local para os cristãos. Dica: vá ao entardecer e aproveite para ver o pôr do sol.

Outras atrações que merecem destaque são: a Torre de Davi, o Domo da Rocha, o Museu do Holocausto, o Museu de Israel e o Mercado Árabe da Cidade Velha.

Tel Aviv

A capital de Israel, Tel Aviv, é certamente um dos destinos turísticos mais surpreendentes do Oriente Médio. A cidade encanta aos seus visitantes por se tratar de uma cidade bastante moderna, com uma orla impressionante, uma belíssima arquitetura, vida noturna agitada, mas ao mesmo tempo manter suas tradições vivas.

A principal atração turística de Tel Aviv está localizada na parte velha da cidade, a Old Jaffa. Isso porque Jaffa foi uma das cidades mais antigas do mundo e com um importante porto. Aproveite para andar bastante por essa região e observar suas construções e suas lojinhas. Não deixe de conhecer o Jaffa Flea Market.

As praias de Tel Aviv são um capítulo á parte! A cidade possui uma belíssima orla e praias muito bonitas com direito àquela água azul e areia branquinha. Muitas pessoas, inclusive, dizem que a energia do lugar lembra muito à do Rio de Janeiro. E existem praias para os mais diversos públicos, o que é o melhor. As melhores praias são a Gordon Beach, a Alma Beach e a Frishman Beach.

A cidade também possui diversos museus. O Tel Aviv Museum of Art é um dos mais importantes, pois nele estão expostas obras de arte de artistas famosos como Monet, Van Gogh e Picasso. Uma excelente pedida para quem gosta de arte! Também vale a pena visitar o Beth Hatefutsoth, um museu dedicado à história judaica. Aproveite para observar bem a arquitetura dos edifícios da cidade, que é conhecida por ter o maior número de construções em estilo Bauhaus do mundo.

Petra

A cidade de Wadi Musa, localizada na Jordânia, por muito tempo escondeu um destino impressionante, que veio a se tornar uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno e também Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. A antiga cidade de Petra foi esculpida no meio das rochas por povos árabes nômades e chama a atenção por diversos fatores como a grandeza e a engenhosidade de suas construções. No local há até um sistema de irrigação.

Muitas pessoas aproveitam uma viagem para Israel ou para o Egito para dar uma passadinha rápida em Petra. Há até excursões que saem de Tel Aviv. Mas, não é possível aproveitar bem a cidade em apenas algumas horinhas. O recomendado é reservar ao menos dois dias para conhecer bem a cidade, pois assim você verá tudo com mais calma e as principais atrações estarão menos lotadas.

Um dos principais, se não o principal, cartão-postal da Jordânia, é o famoso “O Tesouro” que está localizado em Petra. A atração foi esculpida em pedra há mais de 3000 anos, foi cenário de diversos filmes e séries e tem esse nome porque muitas pessoas acreditam que lá dentro existe um tesouro escondido. Muitas pessoas inclusive pensam que Petra se resume só a essa atração, mas não se engane: há muitas atrações na cidade além de “O Tesouro”.

Não deixe de conhecer o Teatro de arena da cidade, que também foi construído em meio às pedras e o Altar do Sacrifício, de onde é possível ter uma linda vista da cidade. Bem perto de “O Tesouro” está localizada a Rua das Fachadas, onde há algumas casinhas e algumas antigas tumbas construídas em pedra. O Monastério é outro ponto que definitivamente merece ser conhecido! Para conhecê-lo, é necessário fazer uma longa caminhada, mas no final a vista compensa.

Cairo

A cidade do Cairo, capital do Egito e também a maior cidade do continente africano, atrai a milhões de turistas todos os anos interessados em suas muitas atrações. Porém, é importante ressaltar que a cidade possui diversos problemas, como o excesso de barulho, a poluição, a pobreza, fora a infraestrutura para receber o turista deixa a desejar em muitos aspectos, o que é uma pena, pois a cidade possui uma história fantástica e atrações incríveis.

Impossível pensar em uma viagem ao Cairo sem que as imagens das famosas pirâmides não venham à cabeça, não é mesmo? No sítio arqueológico em que se encontram as famosas Pirâmides de Gizé, há três pirâmides: Quéops, Quéfren e Miquerinos, além da icônica Esfinge de Gizé. Elas fazem parte das Sete Maravilhas do Mundo Antigo, sendo elas as únicas que estão de pé até hoje. Vale a pena fazer um tour guiado por elas.

O Museu Egípcio também é outra importante atração é a segunda principal atração turística da cidade. Nele se encontra um enorme acervo com sarcófagos, objetos que pertenceram aos faraós e até mesmo múmias reais. O Bazar Khan al Khalili é outra atração bastante interessante da cidade. Nele você irá encontrar praticamente de tudo desde comida, joias, roupas e até mesmo narguilé.

Outras atrações que merecem destaque são: a Cidadela, a Mesquita do Alabastro, a Mesquita do Sultão Hassan, o Bairro Copta, a Torre do Cairo e a Pirâmide de Saqqara.

Dubai

A cidade de Dubai, a maior cidade dos Emirados Unidos, é um dos destinos turísticos mais famosos do Oriente Médio e impressiona aos seus visitantes devido à modernidade de suas construções, à beleza de suas paisagens naturais, entre muitos outros fatores. A cidade, que virou sinônimo de luxo e riqueza, possui atrações para todos os estilos de viajantes e é difícil encontrar alguém que não tenha se impressionado com tamanha imponência.

Uma das atrações mais famosas da cidade é o Burj Khalifa, o prédio mais alto do mundo. A construção possui 828 metros de altura e no local se encontram diversas lojas, restaurantes, uma mesquita, o elevador mais rápido do mundo e também o mirante mais alto do mundo ao ar livre, que está localizado no 124 andar.

Para entrar no Burj Khalifa, primeiro é necessário entrar em uma outra famosa atração de Dubai: o famoso Dubai Mall. Ele é o maior shopping do mundo e um passeio por ele agradará até mesmo àqueles que não gostam de passear em shoppings. Não deixe também de aproveitar o show de luzes da Fonte de Dubai, um dos maiores cartões-postais da cidade. O melhor horário para ver a atração é durante a noite.

As Palms Islands, as famosas ilhas artificiais de Dubai, são um conjunto de três ilhas em formato de palmeiras: Palm Jumeirah, Palm Jebel Ali e Palm Deira. Dentre elas, a mais visitada é a Palm Jumeirah porque foi a primeira ter sua construção finalizada. Dentro das Palm Islands estão localizados diversos hotéis de luxo, restaurantes, lojas e muito mais.

Outras atrações da cidade que merecem destaque são: Dubai Marina, Mall of The Emirates, a Ski Dubai, o Deserto de Dubai, o complexo de entretenimento Dubai Parks e o Burj Al Arab.

Abu Dhabi

Outra cidade turística muito importante localizada nos Emirados Árabes Unidos é a sua capital, Abu Dhabi. A cidade está investindo pesado no turismo e possui atrações imperdíveis que prometem agradar aos mais variados públicos. Quem vai a Dubai, não pode perder a oportunidade de conhecer Abu Dhabi.

O Palácio dos Emirados, um resort luxuosíssimo, é uma das principais atrações turísticas de Abu Dhabi. O resort possui 14 restaurantes, piscinas, e spas abertos ao público. Outra atração famosa da cidade é o Ferrari World, um parque temático dedicado aos fãs da marca em que é possível dirigir simuladores, comprar alguns itens da marca e muito mais. Até mesmo quem não é fã de Formula 1 vai gostar do passeio.

Você sabia que o icônico Museu do Louvre não é uma exclusividade parisiense? Pois é, os Emirados Árabes Unidos também têm um Louvre para chamar de seu. E fica em Abu Dhabi. O museu possui um imenso acervo de obras de arte de artistas renomados como Claude Monet e ainda possui um grande acervo de arte árabe.

A Yas Island também é um passeio obrigatório na cidade Nela se encontram diversas atrações para lá de interessantes como o autódromo de Abu Dhabi, o Parque Aquático Yas, diversos hotéis, lojas e restaurantes.

Quem gosta de fazer aquele passeio no shopping – e até mesmo quem não gosta – certamente irá gostar de conhecer o Marina Mall, o maior shopping de Abu Dhabi. Nele há uma série de lojas de grifes famosas, cinemas, restaurantes, bares e muito mais. Definitivamente não é um shopping qualquer.

A cidade ainda possui muitas outras atrações que merecem destaque como a Mesquita do Sheikh Zayed, o Capital Gate, a Formula Rossa, o Observatório Deck at 300, entre outros.

Doha

A capital do Catar, Doha, por muito tempo não foi um destino turístico muito famoso. Felizmente, a situação mudou muito nos últimos anos. O país, que foi considerado como o mais rico do mundo, vem investindo pesado em turismo e surpreendendo aos seus visitantes.

Muitos turistas aproveitam quando um voo tem escala em Doha para conhecer um pouco mais sobre a cidade, mas não se engane: a cidade possui muitas atrações e em um único dia não é possível aproveitar tudo de bom que a cidade tem para oferecer.

A cidade possui vários museus e galerias de arte muito interessantes. Os melhores museus da cidade são o Museu de Arte Islâmica, o Museu Nacional do Catar e o Museu Árabe de Arte Moderna. A cidade também é conhecida pela quantidade de eventos culturais e esportivos que sedia. Exemplos disso são o Festival Cultural de Doha e o Grand Prix anual de superbikes. Não é à toa que o Catar foi escolhido para sediar a Copa do Mundo em 2022.

A cidade também oferece diversas atrações para quem gosta de ir às compras. O Souq Waqif, o mercado mais tradicional da cidade é um exemplo claro disso. Além disso, a cidade também possui diversos shoppings, lojas de grifes famosas e muito mais.

Não perca a oportunidade de dar uma volta pela Corniche, a linda avenida repleta de palmeiras que se estende ao longo da orla marítima da cidade. Dela é possível ter uma linda vista da cidade.

Em Doha também há uma belíssima ilha artificial. A Pérola-Catar é muito visitada por possuir diversas marinas, hotéis de luxo, lojas e restaurantes.

Também vale a pena conhecer o Mercado dos Falcões, o Mercado do Ouro, o Al Kool Fort, a Katara Cultural Village e a Grande Mesquita.

Istambul

A cidade de Istambul, a maior e mais importante cidade da Turquia, também é conhecida como a cidade mais bem localizada do mundo. Ela também é a única cidade do mundo localizada entre dois continentes: a Ásia e a Europa. A cidade é repleta de atrações turísticas de cair o queixo, história e cultura riquíssimas, boa gastronomia e muito mais. Um destino turístico encantador e surpreendente!

Uma das atrações turísticas mais famosas de Istambul é a Hagia Sofia, também conhecida como Basílica de Santa Sofia. Apesar do que o nome sugere o local não é um templo católico. A linda basílica pode até ter sido um templo católico por séculos, mas depois foi convertida em uma mesquita e hoje em dia é um museu bastante interessante. Vale a pena conferir.

Logo em frente à Hagia Sofia está localizada outra atração obrigatória de Istambul: a Mesquita Azul. Para visita-la, é necessário estar vestido adequadamente, como qualquer outra mesquita. As mulheres também precisam cobrir a cabeça com um véu.

Perto da Hagia Sofia também está localizada outra importante atração de Istambul: a Cisterna da Basílica. A imensa cisterna foi construída para armazenar água, mas anos depois ela foi desativada e hoje está aberta a visitação.

O Palácio Topkapi, um dos principais símbolos do Império Otomano, foi construído durante o século XV, chama a atenção por conta de sua construção imponente, seus lindos vitrais e seus jardins. O palácio hoje em dia é um museu.

Não deixe também de conhecer o Gran Bazaar, um dos maiores mercados cobertos do mundo. Nele você conseguirá encontrar de tudo: roupas, joias, artesanatos e muito mais. Visite também o Mercado de Especiarias, ou Bazar Egípcio como também é conhecido. Um lugar repleto de cores, aromas e sabores.

Outras atrações também merecem destaque como a Mesquita Suleymaniye, a Mesquita de Ortaoy e a Torre de Gálata.

Como viajar no Oriente Médio

Existem diversas maneiras de se viajar para o Oriente Médio. Saiba mais sobre elas, sobre suas vantagens e desvantagens a seguir:

Passagens aéreas para o Oriente Médio

A principal maneira de viajar para o Oriente Médio é o avião. Impossível determinar com exatidão o preço das passagens, pois isso dependerá de uma série de fatores como o destino escolhido, a época do ano escolhida, se o voo tem escalas, entre outros. Uma boa dica para economizar na hora de comprar as passagens é pesquisar bastante e com antecedência. Não deixe para comprar as passagens em cima da hora. Também é interessante pesquisar por sites que trocam milhas aéreas por passagens.

Aluguel de carro no Oriente Médio

Alugar um carro é uma excelente opção para quem deseja se locomover com mais liberdade dentro de um destino sem ter que depender de táxis, que em alguns lugares podem custar uma fortuna. Alugar um carro é uma boa opção para quem deseja conhecer vários destinos em uma só viagem, as famosas roadtrips, e também para quem deseja fazer umas compras e não quer ficar carregando aquele monte de sacolas.

Porém, nem tudo é um mar de rosas. Alguns lugares do Oriente Médio, como a cidade do Cairo, por exemplo, são conhecidos por possuírem um trânsito bastante caótico, e talvez não compense alugar um carro nestas situações.

Diferente do que muitas pessoas imaginam alugar um carro no Oriente Médio é bastante simples. Você só precisa apresentar o seu Passaporte, sua CNH, sua PID, do seu cartão de crédito internacional, do seu comprovante de seguro impresso e do seu comprovante de reserva também impresso. Menores de 21 anos não podem alugar um carro em Bahrein, no Egito, nos Emirados Árabes, no Líbano e na Turquia. Para alugar um carro na Arábia Saudita, no Catar, em Israel e a Jordânia, a idade mínima é de 25 anos.

Onde ficar no Oriente Médio

O Oriente Médio possui diversas opções de hospedagens, desde luxuosos resorts até hotéis mais simples, hostels e pousadas. Há também a opção de aluguel por temporada, que vem se tornando cada vez mais popular entre os viajantes.

Hotéis no Oriente Médio

Nossas sugestões de hospedagem são:

HaShimi Hotel Jerusalém – Situado no coração da parte antiga de Jerusalém, o hotel possui um terraço com uma excelente vista da cidade, um belo jardim, transfer gratuito para o aeroporto, estacionamento privativo, um bom café da manhã, acomodações com banheiro privativo, Wi-Fi gratuito, TV de tela plana e ar condicionado. O preço médio da diária para um casal é de R$600,00.

Novotel Istanbul Bosphorus Hotel – Localizado no badalado bairro de Karakoy, o hotel oferece aos seus hóspedes Wi-Fi gratuito em todas as áreas, transfer, serviço de quarto, academia, bar, um bom café da manhã, comodidades para hóspedes com mobilidade reduzida e excelentes acomodações com TV de tela plana, ar condicionado e algumas acomodações possuem uma excelente vista para o Estreito de Bósforo. O preço médio da diária para um casal é de R$450,00.

Aluguel por temporada no Oriente Médio

Outra opção que vem se tornando cada vez mais popular entre os viajantes é o aluguel por temporada. Ao escolher essa opção o viajante não terá direito a certos luxos comuns em hotéis, como o café da manhã incluso, por exemplo, mas terá mais liberdade de horários, privacidade, espaço e pode ser uma excelente opção para quem está viajando com amigos.

Gastronomia do Oriente Médio

Uma das maneiras mais gostosas de conhecer um pouco mais sobre a cultura de um país é provando de sua comida. Ter a oportunidade de experimentar os pratos típicos do país que você está conhecendo é uma experiência única, sem sombra de dúvidas. E quando o assunto é a gastronomia do Oriente Médio então, um show a parte!

A gastronomia do Oriente Médio sofreu influências de outros lugares e ingredientes como o trigo, o centeio, a cevada, o arroz, os laticínios e as carnes são bastante consumidos.  Quanto às carnes, as mais consumidas são as carnes de cordeiro e as aves. Carnes bovinas também podem ser encontradas, mas com menos frequência. E você raramente encontrará algum prato a base de carne de porco, pois tanto os muçulmanos quanto os judeus não podem comer.

As frutas secas e as nozes também são bastante apreciadas no Oriente Médio. Os temperos mais comuns são o cardamomo, o açafrão e a menta. As bebidas mais famosas são o café e o chá. O café árabe é bem diferente do brasileiro, mais claro e feito a partir do grão verde. Os chás costumam ser servidos bem doces.

Bebidas alcóolicas não são encontradas com facilidade, pois os muçulmanos não podem consumir álcool. É possível encontrar bebidas alcóolicas em bares, hotéis e em alguns restaurantes, mas o preço é bem salgado.

Não deixe de provar o Pão Pitá, o Hummus, o Tabule, o Babaganoush, os Fattoush, os Enroladinhos de Folha de Uva e a Shawarma. Quanto às sobremesas, as mais famosas são o Knafeh, a Basbousa e o Umm Ali.

Seguro Viagem para o Oriente Médio

Para viajar para o Oriente Médio, não é obrigatório contratar nenhum tipo de seguro de viagem. Entretanto, não é recomendado viajar para lugar nenhum sem antes contratar um bom seguro de viagens, afinal, imprevistos podem acontecer com todo mundo e ninguém gostaria que uma mala extraviada ou uma emergência médica arruinassem a sua viagem dos sonhos. Viaje tranquilo. Contrate um Seguro de Viagem.

FAQ – Perguntas e respostas

Que roupas levar para o Oriente Médio?

Uma dúvida muito comum entre os turistas é sobre as roupas que precisam ser levadas ou evitadas em uma viagem. Na maioria das vezes, é necessário apenas levar em consideração o clima para o qual você está viajando e os lugares que você pretende conhecer. Mas, quando se trata de viajar para o Oriente Médio, também é necessário levar em consideração a cultura deles. Em muitos lugares é considerado ofensivo usar roupas curtas, justas e decotadas. Há de se levar em consideração também o clima. O clima no Oriente Médio costuma ser bastante quente e seco durante o dia, mas em alguns lugares a temperatura cai muito durante a noite. É bom levar um casaco para essas ocasiões. E capriche na hidratação! Boas opções para colocar na mala são: Pantalonas, saias longas, camisetas, vestidos com mangas, calças jeans mais soltinhas e sapatos baixos e confortáveis, afinal você precisará andar bastante. Uma boa dica é levar sempre um lenço na bolsa, caso você precise cobrir os ombros. Se você pretende visitar uma mesquita, você precisará de um traje especial, mas não se preocupe. A maioria das mesquitas costuma alugar esses trajes para as estrangeiras. Os homens também precisam tomar certos cuidados em relação às roupas. Evite usar bermudas, regatas, e camisetas muito coladas no corpo. Calças jeans mais soltinhas, camisetas, camisas e sapatos fechados são boas opções.

Quais os documentos necessários para o Oriente Médio?

Para viajar ao Oriente Médio, o turista precisará apresentar o Passaporte com, no mínimo, seis meses de validade, o visto, Certificado Internacional de Vacinação, PID (caso você vá dirigir) e a passagem de volta. Não deixe de consultar o site da embaixada do país para o qual você pretende viajar.

Quanto custa uma viagem para o Oriente Médio?

É impossível determinar com precisão a quantia que você irá gastar em uma viagem para o Oriente Médio, pois isso dependerá de diversos fatores como o preço das passagens, a época em que você vai viajar a hospedagem, os ingressos para as atrações, os lugares em que você vai comer, entre outros.

Qual moeda levar para o Oriente Médio?

É importante se atentar à moeda utilizada no destino escolhido. O recomendado é levar uma quantia em dólar ou euro e trocar uma parte pela moeda local. Importante levar também o seu cartão de crédito internacional desbloqueado ou o seu cartão pré-pago.

Thiago Cesar Busarello

Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat