O que você está procurando?

BAIXE GRÁTIS NOSSO KIT DE PLANEJAMENTO DE VIAGEM! CLIQUE AQUI!

Sambódromo – Olimpíadas 2016

Em mais um post da série de artigos que fala sobre as arenas olímpicas onde foram disputados os Jogos Olímpicos 2016, vamos falar do Sambódromo do Rio de Janeiro.

O Sambódromo é o tradicional palco do carnaval carioca e também foi utilizado nas Olimpíadas para as competições de tiro com arco e maratona, aproveitando o espaço da pista de desfiles para montagem da arena de tiro (disputada logo nos primeiros dias de competição) e também as arquibancadas que já estão construídas para servir de palco para os turistas.

Ele foi escolhido por ser um dos grandes cartões postais do Rio de Janeiro e por ser aderente para realizar eventos esportivos que não exigem tanta infraestrutura esportiva.

Largada e chegada da maratona

Assim que acabaram as competições de tiro com arco, o Sambódromo se transformou para receber mais arquibancadas e ser o ponto de largada e ponto de chegada da maratona que é sempre um dos pontos auge das Olimpíadas.

A capacidade preparada foi de 30 mil espectadores acompanhando a maratona para os 600 metros da linha de chegada, com certeza uma grande emoção para os atletas após percorrerem 42 quilômetros de prova, com a pressão para ser o melhor e levar o ouro para casa.

O vencedor da maratona das Olimpíadas do Rio 2016 da categoria masculina foi o atleta Eliud Kipchoge de origem queniana completando a prova em 2 horas, 8 minutos e 44 segundos. Foi ele quem teve a maior emoção de todos.

Já a vencedora da maratona feminina foi a Jemima Sumgong também de origem queniana (hegemonia na prova) que completou em 2 horas, 24 minutos e 04 segundos.

 

Sambódromo - Olimpíadas 2016
Sambódromo – Olimpíadas 2016

Legado do Sambódromo

Após o término dos Jogos Olímpicos, o sambódromo voltou a ser o palco onde desfilam as escolas de samba do Rio de Janeiro. Já falamos mais detalhes sobre o sambódromo sendo utilizado para o carnaval nesse artigo aqui que traz detalhes sobre os melhores lugares para comprar ingresso e assistir as escolas de samba, entre outras informações.

Não existiram grandes legados físicos para o sambódromo, até porque foi utilizado pouco de sua estrutura. O grande legado do sambódromo para o país e para os cariocas ficou no aprendizado e experiência de adaptação do sambódromo para realizar outros eventos diferentes do carnaval em um espaço às vezes subutilizado.

No próximo artigo, você vai poder acompanhar o Centro Olímpico de Hóquei, onde foram disputadas (obviamente) as provas de hóquei nas Olimpíadas.

E você, chegou a acompanhar presencialmente alguma das competições de arco ou da maratona no sambódromo do Rio de Janeiro? Ou chegou a acompanhar somente pela televisão? Deixe abaixo o seu comentário!

Abraço e até o próximo post!

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI!

  • Se quiser viajar para o paraíso, o Zarpo tem os melhores pacotes de viagem em resorts e hotéis de tirar o fôlego.
  • Para encontrar a passagem aérea com o menor preço do mercado, não deixe de consultar o site da MaxMilhas que consulta os preços em várias companhias aéreas!
  • Reserve diárias de hotel no mundo inteiro de maneira prática e segura no Booking.com, com opção de cancelamento grátis e sem precisar pagar antecipadamente!
  • Precisa de aluguel de carro? Na RentCars o pagamento é feito em reais, sem cobrança de IOF parcelado sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.
  • E não esqueça do seguro viagem. Na Seguros Promo você usa o cupom VIDADETURISTA5 e ganha desconto de 5% na compra.
  • Para os passeios, ingressos para tours, shows e entradas em museus você pode contar com a Get Your Guide em vários lugares do mundo.
  • Com o cupom VIDADETURISTA da América Chip você ganha 5% de desconto na compra de um chip internacional para viajar conectado o tempo todo.

Ao fazer uma compra com um parceiro através do blog recebemos uma pequena comissão. Ninguém paga a mais por isso e de quebra ajuda o blog a trazer sempre artigos e novidades atualizadas. Obrigado! =)

Thiago Cesar Busarello

Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *