Quando viajamos de férias é muito comum ficar mais de 5 dias fora e isso pode despertar a ação de bandidos que começam a observar que a casa está sem movimento por muito tempo a partir de alguns sinais básicos prejudicando a segurança da casa.
Neste post, vamos abordar alguns itens para manter a segurança da casa antes de viajar que vão de sinais como jornais jogados na frente de casa a luz acesa durante o dia.
Conteúdo desse artigo:
Dicas para a segurança da casa
Existem dicas básicas de segurança que precisamos seguir para manter a casa segura, assim como existem dicas que muitas vezes podem passar despercebidas e que vamos ver abaixo:
- Primeiro você deve cuidar avisando amigos, familiares ou vizinhos de confiança que você ficará fora por um período de dias. Se ele for de muita confiança, você pode até deixar a chave com ele.
- Peça para ele recolher cartas, jornais e revistas da frente da casa. É um sinal muito forte de que a casa está abandonada. Dê uma bonificação antes de sair até para ele sentir com mais responsabilidade. Também ligue de vez em quando para pedir se está tudo ok com a segurança da casa.
- Se antes deixar uma lâmpada acesa era um meio para afastar bandidos, agora virou o contrário. Luz acesa de dia indica que a casa está sem ninguém. A nova recomendação é não deixar nenhuma luz acesa. Assim como não deixar cadeados do lado externo do portão.
- Feche os registros de água e gás no período que você ficar fora. Dessa forma evitará vazamentos e outros eventuais problemas relacionados.
- Quanto à energia recomendo manter ativa a energia. Uma vez aqui em casa fomos viajar para Penha e a desativamos, sendo que tínhamos carnes dentro de um freezer e as carnes naturalmente se descongelaram. Quando voltamos, a casa estava toda impregnada de cheiro de carne estragada. Foi uma lição para a vida inteira.
- O que recomendo sobre a energia é desativar os eletrônicos da tomada, pois caso exista trovoadas ou descargas elétricas, o que é muito natural na época do verão, estes estarão protegidos.
- Só não desative equipamentos que podem perder configurações padrão, como é o caso de aparelhos de TV por assinatura. Uma vez voltamos da praia e o aparelho não funcionava mais. Ligamos para o serviço da TV por assinatura em Blumenau e eles comentaram de que eles enviavam sinais para o aparelho para verificar se ele permanecia ativo. Caso não recebesse resposta por mais de uma vez, eles desativavam o envio do sinal digital. Perdemos uma hora tranquilamente até resolver o problema.
- Outra sugestão é desligar a campainha, pois deixa em dúvida quem toca apenas para verificar se tem alguém em casa.
- Os lixos devem ser esvaziados para evitar a proliferação de bactérias. O mesmo vale para louças e roupas sujas. Lave todas as roupas antes de viajar.
- As regras básicas de segurança também são válidas. Tranque as portas e janelas conferindo se todas elas estão bem fechadas. Os arrombamentos são mais comuns no fundo da casa. E não deixe chaves reservas espalhadas ou escondidas, como aquelas famosas embaixo do tapete.
- Caso acontecer alguma avaria com equipamentos eletrônicos, procure levar os equipamentos para especialistas. Se o problema for em computadores ou HDs e você correr risco de perder arquivos, pode utilizar aplicativos para recuperar fotos ou arquivos diversos.
Dicas de segurança da casa antes de viajar
Serviços adicionais
Se a região onde você mora tem um histórico de criminalidade, vale a pena contratar o serviço de um vigia. Mas faça a contratação logo, bem antes de viajar, pois na época de fim de ano é muito comum aumentar a procura e você poderá ficar sem. Também é sugerido pesquisar o histórico do vigia. Nas delegacias da cidade geralmente existe um banco de dados de vigias que prestam o serviço.
Vale a pena comprar equipamentos de segurança, como câmeras e alarmes, para implantar na casa. Os preços estão mais acessíveis e ajudam a espantar bandidos. Como geralmente os bandidos agem por impulso é mais comum desistir de casas com sistemas de vigilância.
Quanto à joias e objetos de valor dentro de casa, procure levar tudo que tem valor a um banco e tranque-os no cofre do banco, mesmo que tenha cofre em casa.
Trancar as portas faz parte da segurança da casa antes da viagem
Redes sociais
É comum você querer compartilhar da sua felicidade ao viajar para outras pessoas e divulgar nas redes sociais. Lembre-se que ali existem muitas pessoas olhando e se tiver alguma mal intencionada terá um prato cheio para saber o período que você ficará fora. Não divulgue nas redes sociais publicamente. Só fale com alguns amigos de confiança.
Mantendo essas regras básicas de segurança você ajuda a aumentar a segurança da casa ao viajar e permite voltar de viagem com muito mais tranquilidade ao conforto do lar.
E se acontecer algum furto, não hesite em contatar a polícia militar do seu estado. No meu caso, como moro em Timbó, é a Polícia Militar de Santa Catarina.
Cuidar das postagens nas redes sociais também faz parte da segurança
Finalizando
Agora é a sua vez de participar. O que você faz para a segurança da sua casa? Responda nos comentários! E se gostou do artigo, não deixe de compartilhar nas redes sociais!
Abraço e até o próximo post!
Exatamente o que eu estava procurando, obrigada!
Olá João, que bom que conseguimos ajudar. Abraço!