BAIXE GRÁTIS NOSSO KIT DE PLANEJAMENTO DE VIAGEM! CLIQUE AQUI!

América Central

A América Central é um destino perfeito para quem deseja estar em contato com uma natureza exuberante, belíssimas praias banhadas pelo mar azul do Caribe, lindas cidades históricas, gastronomia cheia de sabor e um povo para lá de acolhedor. Tudo isso repleto de cor e vida. Saiba mais sobre esse maravilhoso destino neste artigo.

Principais regiões turísticas

A América do Sul possui clima predominantemente tropical, o que significa que é uma região bastante quente e úmida. Ela também é composta por 12 países divididos em duas regiões: a América Central Continental e a América Central Insular.

América Central Continental

A América Central Continental corresponde a uma faixa de terras composta por sete países que ligam a América do Sul à América do Norte.

Belize

Seja sincero, você já ouviu falar sobre Belize? Sabe onde fica? O pequeno país localizado no nordeste da América Central e que faz fronteira com o México e com a Guatemala ainda não é muito conhecido por turistas brasileiros, mas tem um enorme potencial turístico. O país conta com lindas praias caribenhas, florestas densas, muita biodiversidade, ruínas maias bem conservadas e um povo para lá de acolhedor.

Não deixe de conhecer Ambergris Caye e San Pedro, a maior cidade da região. A atração mais famosa do país é com certeza o Great Blue Hole, uma gigantesca caverna submarina. Um lugar maravilhoso e sem comparação com nenhum outro lugar do mundo. O país também conta com a segunda maior barreira de corais do mundo e podem-se encontrar muitas espécies ameaçadas de extinção no local.

Em Belize também se encontram diversos sítios arqueológicos. Se você se interessa em conhecer um pouco mais sobre, não deixe de conhecer San Inácio, Caracol e Xunantunich. Outras atrações famosas são o Caye Caulker e Placência.

Guatemala

Localizada ao norte da América Central, a Guatemala é o país mais populoso da região. O país ainda não é muito conhecido pelos brasileiros, mas vem chamando bastante atenção dos turistas nos últimos anos. O país conta com paisagens naturais incríveis, vulcões ativos, diversas florestas, lindas praias, ruínas maias, lagos e montanhas, o que faz com que ele seja ideal para quem gosta de ecoturismo.

A principal atração da Guatemala é o Lago Atitlán, de onde se tem uma vista incrível. A reserva natural de Semuc Champey é um prato cheio para quem gosta de fazer trilhas, trekking e outras atividades ao ar livre. Não deixe de aproveitar a oportunidade de mergulhar em suas belas piscinas naturais. Quem deseja conhecer as ruínas maias não pode deixar de visitar Tikal, o sítio arqueológico mais importante do país.

O país também conta com lindas cidades coloniais. A cidade de Antígua é a mais famosa delas e também a cidade planejada mais antiga das Américas. Não deixe de prestar atenção em suas construções e em suas ruínas. Vale a pena conhecer também a capital do país, Cidade da Guatemala. Quanto às praias, as mais legais estão em Livingston.

Honduras

Honduras é o segundo maior país da América Central e é banhado de um lado pelo Mar do Caribe e do outro pelo Oceano Pacífico. O país conta com lindas paisagens naturais, praias paradisíacas, sítios arqueológicos, e uma cultura bastante rica. Entretanto, sua fama não é das melhores. O país é considerado um dos mais pobres e perigosos da América Central e isso faz com que muitos turistas não cogitem a ideia de visita-lo.

As principais atrações do país estão voltadas a sua exuberante natureza. Exemplos disso são as ilhas de Roatan, Guanaja e Utila. Seus recifes de corais são um show à parte. Se você deseja conhecer as ruínas mais, não deixe de visitar a cidade de Copán, onde estão localizados os mais importantes sítios arqueológicos do país, que foram inclusive declarados como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

A maior e mais importante cidade de Honduras é a sua capital, Tegucigalpa. Não é exatamente uma cidade turística, mas ela tem alguns pontos turísticos interessantes como a Antiga Catedral, a Praça Central, museus, restaurantes e outros.

El Salvador

El Salvador é o menor país da América Central e ainda pouco conhecido por grande parte dos turistas. O país conta com belas paisagens naturais, vulcões, praias lindas e ideais para a prática de surf, e uma gastronomia riquíssima. Entretanto, assim como acontece com outros países da região, El Salvador tem a fama de ser perigoso, mas felizmente, muitos turistas estão deixando o preconceito de lado e o país começou a ser mais explorado.

A costa de El Salvador é um show à parte. O país possui excelentes praias para a prática de surf e também possui praias mais tranquilas para quem deseja apenas relaxar e curtir o momento. A praia mais famosa está localizada em El Tunco, queridinha dos surfistas.

Quem deseja conhecer um pouco mais sobre os povos que outrora habitaram a região não pode deixar de conhecer Suchitoto e Joya de Ceren, onde estão localizados os sítios arqueológicos mais importantes da região.  A capital do país, San Salvador também possui diversas atrações interessantes, além de ser ponto de partida para muitos outros passeios bate e volta.

Nicarágua

A Nicarágua é o maior país da América Central e encanta aos seus visitantes com belíssimas paisagens naturais, praias paradisíacas banhadas por aquele mar azul do Caribe e também pelo Oceano Pacífico, vulcões, florestas, montanhas, cidades históricas, sítios arqueológicos, excelente gastronomia e muito mais. O país é um dos mais seguros da América Latina e conta com diversas atrações que prometem agradar aos mais diversos tipos de viajantes.

Se você gosta de praias, não deixe de conhecer San Juan del Sur, onde estão as praias mais famosas do país. Na costa caribenha, as praias mais famosas estão localizadas na Isla del Maíz. Em Nicarágua também há um enorme lago formado por dois vulcões. A vista de lá é incrível. Além disso, no meio desse lago há uma ilha, a Ilha de Ometepe. Uma excelente opção para quem deseja entrar em contato com a natureza.

A cidade mais visitada do país é Granada, não deixe de visitar o seu charmoso centro histórico. Sua principal atração é a Laguna de Apoyo. É possível também conhecer o Vulcão Masaya, um vulcão ativo em que é possível chegar bem perto da cratera e observar a lava borbulhando.

Costa Rica

A Costa Rica é um dos países mais procurados pelos turistas na América Central e não é para menos. O país é repleto de belezas naturais, montanhas, praias lindíssimas, rios, florestas, cachoeiras, vulcões, cidades históricas, e muito mais. Além disso, o país conta com uma excelente infraestrutura. Entretanto, o país é um dos destinos mais caros da América Central e por isso é necessário planejamento.

Poucos países do mundo possuem tanta biodiversidade quanto a Costa Rica. O que não falta no país são opções de parques nacionais e reservas florestais. Se você gosta de praias, não deixe de visitar o vilarejo de Puerto Viejo, muito procurado pelos surfistas, e o Parque Nacional Manuel Antônio, onde as praias são mais tranquilas. Se você gosta de agito, a praia de Tamarindo é perfeita para você.

Se você for do tipo mais aventureiro e gosta de praticar atividades ao ar livre, não deixe de conhecer Monteverde e La Fortuna. Vale a pena também reservar um dia para conhecer a cidade de San José, capital da Costa Rica. Aproveite para dar uma volta pela Avenida Central, conhecer o Teatro Nacional e a Catedral Metropolitana.

Panamá

O Panamá é um dos destinos mais diversificados da América Central. O país, apesar de não ser muito popular entre os brasileiros, atrai a milhões de turistas todos os anos e não é por menos. O Panamá possui atrações para todos os gostos. O país possui lindas praias, cidades incríveis, florestas densas e muito mais.

A principal atração do país é o famoso Canal do Panamá. A magnífica construção liga o Oceano Atlântico ao Oceano Pacífico e é visitada por turistas do mundo todo. A capital do país, Cidade do Panamá, é uma cidade moderna que possui diversas atrações, além de ser um bom lugar para fazer compras.  Não deixe também de conhecer o Panamá Viejo, que foi reconhecido como patrimônio mundial pela UNESCO.

Visite também San Blas, um arquipélago composto por 365 ilhas banhadas pelo Mar do Caribe.

América Central Insular

A América Central Insular, ou Antilhas como também é conhecida, é composta basicamente pelas ilhas que se localizam na América Central.

Cuba

Localizada no meio do Mar do Caribe, Cuba é a maior ilha da América Central. O país possui lindíssimas praias, cidades históricas, paisagens naturais, e muitos outros atrativos que agradam muito aos turistas, entretanto, devido aos problemas políticos que o país enfrentou e enfrenta muitos viajantes nem sequer cogitam a ideia de conhecer a ilha.

A capital cubana, Havana, é o principal destino turístico do país. Para você ter uma ideia, a cidade possui cerca de 900 prédios históricos. Não deixe de conhecer Havana Vieja, um bairro antigo da cidade que foi considerado patrimônio da humanidade pela UNESCO. Outro bairro famoso da cidade é o El Vedado, mais moderno.

As praias de Cuba são lindíssimas! As mais famosas são as de Varadero, Cayo Guillermo, Cayo Santa Maria e Cayo Blanco. Visitar essas praias é um convite ao relaxamento. E falando em relaxamento, uma viagem a Cuba é uma excelente oportunidade de se desconectar um pouco. Isso porque não são todos os lugares que possuem acesso à internet e quando tem, a conexão costuma ser bem lenta.

Jamaica

A Jamaica é um dos destinos mais populares do Caribe entre os turistas e não é à toa. O país oferece paisagens naturais exuberantes, praias paradisíacas, excelente gastronomia e um povo para lá de acolhedor. Difícil é encontrar alguém que tenha viajado à terra de Bob Marley e não tenha se impressionado com os encantos da ilha.

Atrações é o que não faltam na Jamaica! A maioria delas está relacionada à sua natureza exuberante. Não deixe de conhecer a Blue Lagoon, um dos lugares mais lindos da ilha. A região de Ocho Rios é uma das mais famosas entre os turistas e possui diversas atrações, como a James Bond Beach. A Montego Bay é a cidade turística mais visitada e também sedia o Reggae Sumfest, maior festival de Reggae do mundo.

Haiti

Quando se fala em Haiti, a primeira coisa que vem à cabeça de muitos é a imagem de um país extremamente pobre e devastado por catástrofes naturais. Essa ideia faz com que muitas pessoas sequer cogitem a ideia de viajar ao país a turismo, o que é uma pena, pois o Haiti possui muitas belezas que merecem sim serem vistas.

Assim como as demais ilhas da América Central, o Haiti também é repleto de lindas praias, perfeitas para quem deseja dar uma pausa na correria do dia-a-dia e descansar. A região mais visitada pelos turistas é Jacmel, famosa pelas suas praias e também pelo seu Carnaval. Outra atração muito famosa do país é a Citatelle de Ferrier, um antigo forte construído no início do século XIX.

República Dominicana

Localizada ao lado do Haiti, na Ilha Ispaniola, a República Dominicana é um charmoso destino turístico que vem chamando a atenção de viajantes do mundo todo nos últimos anos e não é à toa. O país é repleto de belezas naturais, praias paradisíacas, cultura riquíssima e muito mais.

O destino mais visitado da República Dominicana é a sua capital, Punta Cana. Nela você irá encontrar praias paradisíacas, excelentes opções de hospedagem, vida noturna agitada e boa gastronomia. Santo Domingo também é uma cidade muito visitada da região. Não deixe de conhecer o Parque Três Olhos e o charmoso centro colonial da cidade.

Porto Rico

Porto Rico ou Estado Livre Associado de Porto Rico está localizado a nordeste do Caribe e vem chamando a atenção de muitos turistas de todo o mundo devido às suas incontáveis belezas naturais, sua rica cultura, seu povo alegre e acolhedor e suas praias incríveis.

A maior e mais importante cidade do país é a sua capital, San Juan. Não deixe de conhecer a Vieja San Juan, que é praticamente um museu a céu aberto. A vista de lá é realmente maravilhosa e rende lindas fotos. Visite também a praia do Flamengo, uma das mais bonitas do país.

Principais cidades turísticas

Como você pôde perceber, destinos maravilhosos não faltam na América Central. Há opções para todos os gostos. Saiba mais sobre as principais cidades turísticas a seguir:

Havana

A capital cubana é um dos destinos mais interessantes da ilha e veem atraindo cada vez mais turistas nos últimos anos. A cidade é um prato cheio para quem está em busca de edifícios históricos (são mais de 900), praias, museus e vida noturna agitada.

O bairro mais popular entre os turistas é a Havana Vieja. Observe bem as construções, as cores… Muitos têm a impressão de que a cidade parou no tempo. Não deixe de caminhar pela Plaza de Armas, pela Plaza de la Catedral e seus arredores. Aproveite também para conhecer a fortaleza mais antiga das Américas, o Castillo Real Fuerza. A Plaza Vieja, rodeada por construções antigas e coloridas também é bem charmosa e merece uma visita.

A Calle Obispo é uma rua exclusiva para pedestres e é uma atração turística muito famosa de Havana, quase obrigatória, aliás. O Museo do Rom é uma boa opção para quem gosta da bebida. O centro da cidade também possui atrações interessantes como o Capitólio, o Museo de la Revolución e a antiga fábrica de charutos.

Outro bairro muito popular entre os turistas é o Vedado. Nele se encontram as construções mais modernas da cidade. Nele também se encontra uma das atrações mais visitadas da cidade: a Plaza de la Revolución.  Quem deseja dar uma pausa da correria do dia-a-dia e pegar uma praia, mas não deseja sair da cidade tem que visitar as Playas del Este.

Punta Cana

A capital da República Dominicana está entre as cidades mais visitadas do Caribe e não é para menos.  A cidade é repleta de belezas naturais, praias paradisíacas, excelentes opções de hospedagem, vida noturna agitada, boa comida e muito mais. Quem gosta de agito com certeza vai gostar de Punta Cana.

As praias mais visitadas da cidade são a Playa de Bávaro e as da Ilha Saona. Sabe aquelas praias de areia branquinha e águas cristalinas? Pois é. Parece coisa de cinema. Você também pode aproveitar para conhecer o Cenote Hoyo Azul. Você certamente não irá se arrepender. A Isla Catalina é uma ótima pedida para quem deseja fazer mergulhos pela região.

Dicas para visitar Punta Cana
Dicas para visitar Punta Cana

QUAL O MELHOR SEGURO DE VIAGEM PARA VOCÊ?










Cidade do Panamá

A capital do Panamá vem atraindo e surpreendendo muitos turistas ao longo dos anos. A cidade consegue unir o moderno ao tradicional como poucas. A cidade, que foi apelidada de “Dubai das Américas”, possui diversas atrações que prometem agradar aos mais diversos estilos de viajantes.

A atração mais famosa da cidade e até mesmo do país é, obviamente, o Canal do Panamá. A incrível obra de engenharia permite que muitos navios consigam passar de um oceano ao outro de forma muito mais rápida e fácil que antigamente. Na Cidade do Panamá é possível visitar a eclusa de Miraflores.

Se você gosta de praticar atividades ao ar livre, não deixe de conhecer a Cinta Costera e o Casco Viejo. A cidade também possui diversos centros comerciais com lojas bastante famosas. Muitos turistas brasileiros aproveitam para fazer suas compras na cidade. Entretanto, o preço não costuma ser tão bom como em outras cidades famosas como Miami ou Orlando. Aproveite também para conhecer as ruínas do Panamá Viejo e o Cerro Ancón.

Kingston

Que a capital da Jamaica não é o destino turístico mais famoso do país, isso é verdade. Mas também é verdade que a cidade possui uma variedade enorme de atrações que podem surpreender e muito quem visita a ilha. A cidade é muito procurada por fãs do reggae, já que nela viveu ninguém menos que o próprio Bob Marley. Os fãs do cantor não podem deixar de conhecer o Bob Marley Museum e gravadora fundada pelo cantor.

Não deixe de visitar o Parque da Emancipação e a Galeria Nacional que possui uma incrível coleção de arte. Quem gosta de atividades ao ar livre não pode deixar de conhecer o Parque Holywell e as famosas Montanhas Azuis.

Tegucigalpa

Tegucigalpa, ou Tegus para os íntimos, é a capital de Honduras. A primeira vista ela não se parece nem um pouco com as tradicionais capitais, cheias de edifícios altos e modernos, ao contrário. A cidade, apesar de possuir um território enorme, tem uma energia de cidade pequena, e alguns pontos turísticos bem interessantes, apesar de muitos turistas nem cogitarem conhecer a cidade devido à fama de ser perigosa.

A cidade está localizada em um vale, dá para ter uma vista panorâmica da cidade do Cristo Picacho que está localizado no Parque Nacional El Picacho. Visite também o centro histórico da cidade, que é onde estão as atrações turísticas mais interessantes como a Catedral e o Museu de Identidade Nacional. Vale a pena também visitar a Basílica de Suyapa, que foi dedicada à padroeira de Honduras.

Como viajar na América Central

Existem diversas maneiras de se viajar para a América Central. Saiba mais sobre elas a seguir:

Passagem aérea para a América Central

A maneira mais rápida de se viajar para a América Central é o avião. Impossível determinar exatamente a quantia que você irá gastar com as passagens, pois isso irá depender de diversos fatores como o destino escolhido, a empresa escolhida, entre outros. Uma boa dica é pesquisar em sites que trocam milhas por passagens aéreas e também comprar as passagens com antecedência.

Os principais aeroportos da América Central são os Aeroporto de Panamá Tocumen, Aeroporto de San Juan, Aeroporto de Punta Cana, Aeropoto de La Habana Cuba, Aeroporto de San José de Costa Rica e o Aeroporto de Montego Bay. As principais companhias aéreas são GOL, American Airlines, Latam, Copa e Azul Linhas Aéreas.

Caminho terrestre

É possível também viajar pela América Central por via terrestre. Mas para isso é necessário planejamento. Dentro da América Central é possível viajar de Chicken Bus, ônibus convencional e transfer. A principal empresa de ônibus é o Ticabus.

Aluguel de carro

Alugar um carro também é uma boa opção caso você queira se locomover com mais liberdade dentro de um país. E é mais barato do que muitas pessoas imaginam. Entretanto, algumas cidades da América Central possuem um trânsito caótico e estradas bem ruins. Nestes casos, vale repensar a ideia de alugar um automóvel.

Para alugar um carro, você só precisará apresentar a sua CNH e um cartão de crédito internacional. A idade mínima para alugar um carro é de 21 anos. E muita atenção às regras de trânsito.

Onde ficar na América Central

A América Central possui diversas opções de hospedagem que desde luxuosos resorts até pousada mais simples, hostels e até mesmo aluguel por temporada.

Hotéis na América Central

Nossas sugestões de hotéis na América Central são:

Cresta Inn- Cidade do Panamá. O hotel está localizado no bairro La Cresta, próximo ao centro histórico e oferece acomodações com wi-fi, ar condicionado e cofre. O hotel também possui piscina, hidromassagem, um restaurante, e serviço de traslado gratuito. O preço médio da diária para dois adultos é de R$240,00.

Catalonia Punta Cana- All Inclusive. O resort está localizado na Praia Bávaro e conta com excelentes acomodações, piscina ao ar livre, serviço de spa, e diversas opções de atividades ao ar livre. A propriedade também oferece 10 opções gastronômicas.

Aluguel de temporada na América Central

Outra opção de hospedagem que vem caindo nas graças de muitos viajantes é o aluguel por temporada. É a opção ideal para quem deseja se sentir em casa, ter mais liberdade de horários e ainda economizar. Entretanto, ao escolher essa opção você não terá alguns luxos que só encontrará nos hotéis, como café da manhã, por exemplo.

Gastronomia da América Central

Uma das melhores formas de conhecer a fundo a cultura de um país é através da gastronomia, não é mesmo? Pois na América Central você encontrará uma culinária muito rica, repleta de sabores, cores e temperos.

A boa notícia para quem não gosta ou tem medo de experimentar ingredientes novos é que muitos pratos típicos dos países da América Central têm como base ingredientes que nós costumamos ver por aqui também, como o arroz e feijão, por exemplo. Exemplo disso é o Gallo Pinto, muito consumido na Nicarágua e na Costa Rica e que lembra um baião de dois. Você também encontrará muitos pratos feitos com milho, como as Pupusas e os Tamales.

Seguro de viagem para a América Central

Não é aconselhado viajar para lugar nenhum sem antes contratar um bom seguro de viagens. Apesar de não ser obrigatório para a maioria dos países da América Central, deve-se lembrar que imprevistos podem acontecer com qualquer pessoa e ninguém gostaria que a uma viagem tão sonhada seja arruinada graças a um tornozelo trincado, uma mala extraviada ou um voo cancelado.

Importante ressaltar que para viajar para a ilha de Cuba é obrigatório ter um seguro de viagens. Sem ele você não entra no país.

FAQ – Perguntas e respostas

Que roupas levar para a América Central?

Antes de começar a fazer as malas, é importante se lembrar de que em boa parte da América Central faz muito calor o ano todo. Por isso é bom colocar na bagagem roupas leves, frescas e de cores claras. Não se esqueça das roupas de banho e de colocar protetor solar, óculos de sol, roupas com proteção contra os raios UV, chapéus e etc. Dê preferência a sapatos baixos e confortáveis, pois você vai andar bastante. Em algumas cidades, como na Cidade do Panamá, por exemplo, não é comum ver as pessoas usando shorts e bermudas sem que elas estejam nas praias ou piscinas. Por isso também é bom levar pelo menos um par de calças jeans. Em algumas regiões pode esfriar um pouco durante a noite, então não se esqueça de levar um casaco.

Quais os documentos obrigatórios para viajar para a América Central?

Para viajar para a América Central, é necessário que turistas brasileiros tenham passaporte com validade de, no mínimo, seis meses. Também é necessário ter o Certificado Internacional de Vacinação Contra a Febre Amarela. A vacina tem que ser tomada em até 10 dias antes da viagem. Não é necessário o visto por até 90 dias.

Quanto custa uma viagem para a América Central

Impossível determinar com exatidão a quantia que um turista irá gastar em uma viagem para a América Central. Isso porque os gastos serão determinados por uma série de fatores como o valor das passagens, a data escolhida, as hospedagens, alimentação, entre outros.

Que moeda levar para uma viagem para a América Central

O recomendado é levar uma quantia em dólares quando for à América Central. A maioria dos estabelecimentos das regiões turísticas aceita a moeda americana e não é raro que esses estabelecimentos não aceitem cartões de crédito. Não é recomendado levar o real.

Avatar
Thiago Cesar Busarello

Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat