BAIXE GRÁTIS NOSSO KIT DE PLANEJAMENTO DE VIAGEM! CLIQUE AQUI!

O que fazer em Santo Domingo na República Dominicana

Olá pessoal, hoje vamos falar sobre um destino fantástico de se conhecer para quem gosta de viajar para o Caribe, que é o destino de Santo Domingo.

Vamos ver sobre os principais pontos turísticos de Santo Domingo, como chegar até lá, onde ficar hospedado e também o que você deve levar em consideração para a viagem.

Onde fica Santo Domingo

Santo Domingo é a capital da República Dominicana. A República Dominicana e o Haiti dividem uma grande ilha no mar do Caribe, ao lado da ilha de Cuba, sendo que Santo Domingo fica ao sul da ilha.

Muitas pessoas costumam falar que querem viajar para o Caribe achando que se trata de um país.

Na verdade, é uma região e tem esse nome por causa do mar que banha essa região (que é o mar do Caribe) e é formado por vários países, ilhas e estados insulares, entre eles a República Dominicana.

E é justamente no Caribe que fica a cidade de Santo Domingo, a primeira cidade das Américas.

O que fazer em Santo Domingo

Uma ilha está cercada de água por todos os lados e como a cidade de Santo Domingo fica localizada na costa, o mar é um dos seus maiores atrativos.

Mas existem muitas outras coisas para se fazer na cidade e neste artigo você vai descobrir quais são os programas e as experiências que você não pode perder em sua visita à cidade.

Passeio de barco em Santo Domingo

Uma das principais atrações são os passeios de barco em Santo Domingo para conhecer os arredores da cidade e descobrir outros lugares inexplorados e aventuras.

Várias são as opções de empresas e de passeios diferentes que você pode fazer. Os tipos de embarcações também são diferentes.

Três excelentes empresas que oferecem esses serviços, tanto em Santo Domingo quando no vizinho Haiti são Explora Ecotur, Best Vacations F&C Tours e Keep Fishing Charters.

Mergulho em Santo Domingo

Em Santo Domingo, existem vários lugares que favorecem à prática de mergulho, seja para os novatos através do snorkeling, ou então com o mergulho de cilindro para os mais experientes.

Você também vai poder fazer um pequeno treinamento e se aventurar no cilindro no fundo do mar, caso seja iniciante.

Algumas das melhores empresas que oferecem esses serviços, tanto para iniciantes como para os mais experientes, são a Tropical Sea Divers e Ocean Diving.

Alcázar de Colón

O Alcázar de Colón era o palácio do Vice-Rei e hoje abriga o museu mais visitado da República Dominicana que conta a história da vida da família Cólon na ilha.

O local ainda conta com uma vasta coleção de arte. Vale a pena reservar algumas horas para conhecer o local, bater fotos e conhecer mais da vida de Don Diego Colón.

Muita história no Palácio Alcazar de Colón
Muita história no Palácio Alcazar de Colón

QUAL O MELHOR SEGURO DE VIAGEM PARA VOCÊ?










Plaza España

Praticamente todas (senão todas) as capitais de países de colonização espanhola possuem uma praça que geralmente é chamada de Plaza de Armas ou Plaza España.

Santo Domingo também tem a sua, em torno da qual estão algumas das construções mais antigas e importantes da cidade e com esculturas na praça.

É o lugar de onde a cidade começou a ser construída e sempre tem no centro uma estátua de alguém importante para a cidade, neste caso, Nicolás de Ovando, governador da ilha entre 1502 e 1509.

>> Leia também: O que você precisa saber antes de visitar Punta Cana

Fortaleza Ozama

Além das praças, os fortes também eram muito utilizados na época colonial. A fortaleza Ozama, foi construída no início dos anos de 1500.

O que mais chama a atenção é o formato inspirado em um castelo medieval. Nele é possível ver as pedras originais, bem como os canhões. Um lugar cheio de história que merece ser visitado.

Uma das atrações do que fazer em Santo Domingo é a Fortaleza Ozama
Uma das atrações do que fazer em Santo Domingo é a Fortaleza Ozama
Cupom desconto viagem

Panteão Nacional

O Panteão é uma construção usada na Grécia Antiga para adorar os deuses. Na época colonial, o de Santo Domingo foi construído o Panteão Nacional para honrar e guardar os restos mortais dos heróis da época da colonização.

É uma parada obrigatória para os turistas que visitam a cidade. A construção é imponente, de pedra e, mesmo tendo passado por algumas restaurações, mantém a sua origem.

Cidade Colonial

A Cidade Colonial é o centro histórico da cidade, cheio de ruelas, construções importantes, praças. É tão relevante para que em 1992 recebeu o título de Patrimônio Mundial da Unesco.

Você pode ter duas experiências diferentes conhecendo a região, e recomendo que faça as duas, necessariamente nesta ordem.

Faça um tour no Chu Chu Colonial, um trenzinho charmoso que vai te levar aos pontos mais importantes. Depois, a pé, explore as ruelas, passeie pelo local, sentindo seu clima e sua vibração.

>> Leia também: Como é o réveillon em Punta Cana

Faro a Colon

O Faro a Colon é um prédio imenso, todo em mármore branco, construído em 1992 em comemoração aos 500 anos da chegada de Cristóvão Colombo ao Novo Mundo.

É lá onde estão os restos mortais que supostamente seriam do tão famoso desbravador espanhol.

Lá dentro funciona o Museu das Américas, que tem uma página dedicada a cada um dos países do continente, dentre outras atrações.

Catedral de Santo Domingo

A Catedral de Santo Domingo é a primeira igreja das Américas e tem uma arquitetura bem diferente das igrejas mais tradicionais, pois é toda construída em pedra.

Ela não possui uma ou duas torres, como as igrejas construídas posteriormente. Mesmo assim possui uma beleza estonteante e seu interior é impressionante, principalmente se você olhar com esse lance mais histórico e imaginar na época como deve ter sido a sua construção.

Hospital San Nicolas de Bari

O Hospital San Nicolas de Bari não existe mais, mas suas ruínas tornaram-se um dos pontos mais visitados da cidade.

Foi feito em homenagem ao santo de mesmo nome, considerado o padroeiro das curas. Não há muito o que ser visto na verdade, apenas as ruínas, mas é um daqueles lugares onde todo turista que se preze tem que ter uma foto de recordação.

>> Leia também: Que roupas levar para Punta Cana

Avenida Malecón

A Avenida Malecón é a avenida beira-mar, que abriga, dentre outras atrações, o calçadão da cidade, um lugar agradável para dar um passeio no final da tarde, sentindo o clima do lugar.

Por ser uma área de rocha, não há uma praia propriamente dita, uma faixa de areia, por isso não é apropriada para banho.

Mercado Modelo

Mercados modelos geralmente são um excelente local para se conhecer um pouco mais sobre a cultura, os costumes e a gastronomia do lugar.

No de Mercado Modelo de Santo Domingo, é exatamente isso o que você vai encontrar. Os produtos típicos da ilha, como charutos feitos à mão e as lembrancinhas, comidinhas e artesanatos podem estão espalhados por todo o mercado.

Museo del Tabaco

Os charutos da República Dominicana são dos mais famosos do mundo e uma grande tradição no país.

No Museo del Tabaco você vai conseguir entender a história da importância do tabaco para a cidade e o país e ver como eram feitos e ainda são feitos hoje em dia, de maneira totalmente artesanal.

E, para quem gosta, é o presente ideal para se dar após uma visita à cidade.

Vista de uma das ruas de Santo Domingo
Vista de uma das ruas de Santo Domingo

COMPARADOR DE SEGURO DE VIAGEM

Praia de Boca Chica

A Praia de Boca Chica é a mais próxima da cidade, a mais frequentada pelos moradores e também por alguns turistas.

A faixa de areia é extensa, o mar é tranquilo, de um azul claro, porém intenso e temperatura bastante agradável. Local para um banho de mar perfeito, principalmente naqueles dias de calor intenso do Caribe.

Jardim Botânico de Moscoso

No centro da cidade, o Jardim Botânico de Moscoso é um reduto da natureza e da vegetação da ilha.

É um passeio tranquilo, para quem está em busca de um pouco de paz e sossego, em meio à agitação da ilha.

O lugar também possui um lindo borboletário, que faz as crianças (e até mesmo adultos) se perderem nos voos das borboletas e sem saber por onde olhar.

>> Leia também: Conheça os encantos da República Dominicana

Museu Larimar

O Larimar é uma pedra preciosa típica da República Dominicana. Neste museu e fábrica você vai entender como a pedra é extraída das minas no interior do país e como é lapidada e as joias fabricadas.

É uma construção pequena, com uma fachada simples, porém uma história bastante interessante.

Também vai aprender mais sobre essa pedra preciosa para quem sabe comprar ou dar de presenta para alguém quando visitar uma joalheria de Santo Domingo.

Museu de Ambar

O Museu de Ambar fica em um prédio de estilo colonial e conta a história dessa pedra preciosa, bastante encontrada em todo o país.

No primeiro andar há uma joalheria, com belas peças utilizando essa pedra única. Uma atração interessante e que oferece preço 50% mais em conta quando comparado aos preços fora do país.

Parque de Três Olhos

Los Tres Ojos é um parque com belas piscinas naturais. Possui três lagos subterrâneos dentro de cavernas, por isso recebeu esse nome.

É um lugar de uma beleza indescritível, com uma combinação de cavernas e águas cristalinas. Vale muito a pena ser colocado no roteiro de viagem para Santo Domingo.

>> Leia também: Dicas para as férias de julho no Caribe

Calle de Las Damas

A primeira rua pavimentada das Americas foi a Calle de Las Damas. Você tem que andar por ela, sério, é um momento histórico.

Além do mais, é na calle que estão a Fortaleza Ozama e o Panteão Nacional, portanto, você certamente caminhará sobre as suas pedras que, infelizmente, não são mais as pedras originais.

E não esqueça daquela foto de turista tradicional para colocar depois nas redes sociais.

Arquitetura das ruas e dos prédios de Santo Domingo
Arquitetura das ruas e dos prédios de Santo Domingo
Grupo de desconto de viagem

Zoológico de Santo Domingo

O zoológico de Santo Domingo é um dos mais organizados zoológicos do Caribe. O tour pelo zoo pode ser feito em simpáticos trenzinhos.

Os animais vivem em espaços adequados, aparentemente são bem tratados e no site há um compromisso com os cidadãos atestando isso.

Museu de Las Casas Reales

A construção do Museo de Las Casas Reales é imponente com seus vários pátios e foi usada como sede do governo, palácio do governador, do tesouro e do tribunal de justiça.

Hoje abriga um grande museu, que conta a história desde a época das viagens de Colombo, inclusive com réplicas de seus navios. O acervo do museu é impressionante.

Palácio Nacional de Santo Domingo

O Palácio Nacional de Santo Domingo é a sede do governo da República Dominicana e residência oficial do Presidente. O palácio é aberto a visitações previamente agendadas.

Mas, mesmo que não faça o tour, é um daqueles pontos turísticos que todo visitante precisa ver e fazer o seu registro.

E o palácio vale a pena ser visto, porque é uma obra arquitetônica impressionante, com um belo jardim, muito bem cuidado por sinal.

>> Leia também: Como é o Caribe de Los Roques na Venezuela

Esse é o Palácio Presidencial de Santo Domingo
Esse é o Palácio Presidencial de Santo Domingo
Dicas para a bagagem

Aquário Nacional

O Aquário Nacional possui um grande túnel com tubarões e um espaço para interação com peixe-boi.

Não é muito grande, mas também, quem precisa de um aquário quando se está em uma ilha no meio do mar do Caribe?

Diria que essa é uma atração mais para um eventual dia de chuva e para distrair a atenção das crianças.

Monastério de San Francisco

O Monastério de San Francisco já não existe há tempos, mas suas ruínas permanecem na cidade colonial.

Em cada pedra remanescente, um pouco da história do local, que incluem um incêndio e alguns terremotos.

Um belo lugar para fotografias, nos dias que está desocupado. Isso porque, aos domingos, o local é palco de apresentações de merengue.

Calle El Conde

A primeira rua comercial das Américas é a Calle El Conde e é exclusiva para pedestres, sendo que permanece comercial até hoje.

São várias lojas e também bares, restaurantes e cafés. É possível comprar de tudo por lá e vale o passeio para curtir de fato a cidade e voltar com lembranças de Santo Domingo para casa.

É lá também que fica a estátua de Don Bartolomé Colón, fundador de Santo Domingo.

>> Leia também: O que fazer em Cartagena na Colômbia

Monumento Bartolomé Colón na Calle El Conde
Monumento Bartolomé Colón na Calle El Conde

Como chegar até Santo Domingo

Quase todos os destinos mais famosos do Caribe estão em ilhas, entre elas Santo Domingo, por isso as melhores maneiras de se chegar são por avião ou navio.

Passagem aérea para Santo Domingo

Existem voos saindo do Brasil para Santo Domingo a partir de Guarulhos mais especificamente.

A passagem de ida e volta custa entre 4 e 4,5 mil reais, dependendo da época do ano e de alguma promoção.

Minha sugestão é pesquisar nos sites das principais companhias aéreas, assim como em sites como da Max Milhas, que oferecem passagens para Santo Domingo a partir de milhas com desconto.

>> Clique para consultar preço de passagens aéreas com desconto

Caminho terrestre

O caminho terrestre que pode fazer você chegar até Santo Domingo é caso venha de cidades próximas da República Dominicana, como por exemplo, de Punta Cana, destino muito visitado pelos brasileiros.

Uma viagem de Punta Cana para Santo Domingo demora em torno de 2 horas e meia em um trecho de quase 200 km. É um passeio bacana que vale ser feito, assim como vice-versa, você viajar de Santo Domingo para conhecer Punta Cana.

Dentro de Santo Domingo, o trânsito é bastante caótico, com carros indo e vindo de todas as direções, e o barulho interminável das buzinas.

Os dominicanos usam buzina para tudo, até para dar bom dia (brincadeira!). Algo semelhante a Lima no Peru. Tenha cuidado para que o caos do trânsito não acabe atrasando sua programação.

Aluguel de carro

Em meio ao trânsito caótico da cidade, motoristas andando na contramão e pelo acostamento, alugar um carro talvez não seja a melhor alterativa em Santo Domingo, a não ser que você queira adicionar uma dose extra de emoção à sua viagem.

Mas como você pode precisar do carro para ir até Punta Cana ou estará vindo de Punta Cana para Santo Domingo, se você precisar de um veículo consegue facilmente alugar um no aeroporto.

Também há excelentes opções de empresas para fazer isso pela internet, garantindo preços mais em conta nas reservas antecipadas, principalmente em sites como da Rentcars.

>> Fazer cotação de aluguel de carro

Onde ficar em Santo Domingo

A cidade de Santo Domingo tem uma ampla rede hoteleira e as opções de hospedagem são muitas. Vamos conferir algumas possibilidades, pela faixa de preço.

Hotéis em Santo Domingo

Os hotéis de Santo Domingo são modernos, confortáveis e possuem valores justos para o que oferecem, porém nem todos incluem café da manhã, portanto vale a pena ficar atento na reserva.

Vamos ver agora algumas opções, de acordo com os valores da diária pesquisados no Booking, considerando preços para um casal.

>> Pesquisar outras opções de hotéis

Que tal ficar hospedado no Renaissance Santo Domingo Jaraguá Hotel?
Que tal ficar hospedado no Renaissance Santo Domingo Jaraguá Hotel?
Para aproveitar melhor a viagem

Aluguel de temporada em Santo Domingo

Alugueis por temporada são sempre uma boa opção para quem está viajando com um orçamento limitado ou viaja em muitas pessoas.

Um quarto simples pode ser alugado por cerca de R$ 100,00 a diária em sites como do Airbnb. Já uma acomodação mais chique com serviço de hotel pode custar cerca de R$ 250,00.

>> Clique para consultar opções de aluguel de temporada

Gastronomia de Santo Domingo

Uma das especialidades da gastronomia de Santo Domingo é o chicharróns, que parece um torresmo. Outro ponto forte são os pescados, muito bem preparados.

Mas os dominicanos gostam bastante da versão deles do PF (Prato Feito), chamada de bandera dominicana. Consiste em uma porção de arroz e feijão, frango ou carne, salada com abacate e tostones.

Os melhores restaurantes de Santo Domingo estão localizados nos arredores da Plaza de España, vários com mesas ao ar livre e vista para o Rio Ozama.

Seguro de viagem para Santo Domingo

Não é obrigatório fazer seguro viagem para ir a Santo Domingo, mas em se tratando de viagens internacionais, é sempre bom fazer um seguro, afinal, nunca se sabe o que vai acontecer.

Boas opções de planos de seguro de viagem você encontra em sites como da Seguros Promo, que inclusive são parceiros aqui do site pelos bons serviços prestados.

>> Fazer cotação de seguro de viagem

Finalizando

Viajar para Santo Domingo é a certeza de ter aquelas merecidas férias em um lugar paradisíaco, cheio de histórias e lindas fotos de recordação de viagem em meio ao mar do Caribe.

No artigo procuramos trazer os principais pontos turísticos de Santo Domingo, o que fazer em Santo Domingo e também dicas para você planejar a sua viagem.

Não se esqueça de viajar protegido para Santo Domingo com um seguro de viagem América Central e evitar maiores dores de cabeça caso aconteça algum imprevisto.

Agora queremos ouvir a sua opinião. Quais dos lugares de Santo Domingo você gostaria de visitar primeiro? Qual você ficou com mais vontade de conhecer? Deixe abaixo o seu comentário!

Abraço e até o próximo post!

Avatar
Thiago Cesar Busarello

Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat