BAIXE GRÁTIS NOSSO KIT DE PLANEJAMENTO DE VIAGEM! CLIQUE AQUI!

Palmas – TO

Palmas é a capital mais jovem do Brasil e foi totalmente projetada para receber pessoas e suportar um crescimento sustentável.

A capital do Tocantins fica na região norte do país e tem uma temperatura média de 32 graus que não varia muito durante o ano. De novembro a abril chove bastante, o que ameniza um pouco o clima.

Palmas também tem vários projetos sociais pensados desde sua fundação, além de projetos empresariais, o que ajuda no interesse de empresas em abrir filiais e das pessoas de morar lá, tanto que sua população vem aumentando a cada ano, com mais de 200 mil pessoas, de acordo com dados da Wikipédia.

Mesmo assim, a cidade de Palmas não costuma ser muito procurada por turistas, o que é um erro, pois a cidade tem muita coisa bacana para fazer.

Nesse artigo vamos trazer quais são os principais pontos turísticos de Palmas, informações para você planejar a sua viagem e também dicas para melhor aproveitar os passeios.

O que fazer em Palmas

Imagine o seguinte: uma cidade que foi totalmente projetada para receber pessoas não poderia deixar de pensar em receber turistas, não é verdade?

Existem vários pontos turísticos em Palmas que chamam a atenção de moradores e turistas.

Um dos mais famosos é a Fonte Luminosa que fica toda enfeitada com vários tipos de iluminação e jatos de água que formam imagens e símbolos da cidade. Ela pode ser visitada tanto durante o dia quanto à noite, mas podemos dizer que é durante a noite que ela fica mais bonita.

Outro ponto que merece destaque são as praias de Palmas formadas a partir de um lago de uma represa que foi construída na região como a Praia da Graciosa, Praia do Prata e Praia dos Arnos. Cada praia tem estrutura como banheiros, telefones, bares e restaurantes. Tudo organizado.

Para quem gosta de história, a cidade oferece vários monumentos históricos que retratam a história do Brasil. Entre eles estão o Monumento Dezoito Forte, o Cruzeiro, o Memorial Coluna Prestes e o Marco do Centro Geodésico do Brasil que é caracterizado pelo Palácio do Araguaia.

Em Palmas também o ecoturismo tem muita força e atrais turistas do Brasil e do mundo para conhecer principalmente a região da Serra do Lajeado.

Só para se ter ideia, essa região oferece mais de 100 cachoeiras para serem visitadas e que são ótimas para se refrescar, principalmente no verão.

Além das cachoeiras, existem na cidade ao todo 13 grutas, cavernas e furnas, 8 sítios arqueológicos com pinturas rupestres e 7 mirantes.

Um prato cheio para quem gosta de turismo de aventura. O ideal é reservar ao menos 5 dias de viagem somente para conhecer os pontos turísticos que envolvem a natureza para voltar para casa com lindas imagens e experiências incríveis.

Palmas - TO
Palmas – TO

QUAL O MELHOR SEGURO DE VIAGEM PARA VOCÊ?










Praça dos Girassóis

A Praça dos Girassóis é a maior praça da América Latina e a segunda maior praça pública do mundo.

Um verdadeiro orgulho para a cidade. Só não vá esperando encontrar girassóis por lá. A praça recebeu esse nome justamente porque havia uma grande plantação de girassóis por lá antes da construção, só que as flores nunca foram replantadas.

Nos arredores da Praça dos Girassóis fica a sede dos três poderes do Tocantins e a fonte luminosa que mencionamos acima e que ajuda a deixar a praça ainda mais bonita.

Memorial Luís Carlos Prestes

Projetado por Oscar Niemeyer, o Memorial Luís Carlos Prestes é bem simples e conta em seu acervo com alguns objetos pessoais, fotos e notícias sobre o líder comunista.

O prédio, entretanto, é muito bonito e certamente vale a visita, sendo que ele fica localizado na Praça dos Girassóis.

Museu Histórico do Tocantins

O Museu Histórico do Tocantins é mais conhecido como Palacinho, o local foi a primeira sede do Governo de Tocantins, até que essa fosse levada ao Palácio Araguaia.

Atualmente, abriga uma imponente coleção de objetos característicos do Estado, dentre os quais possuem elementos artísticos, arqueológicos, étnicos, tradicionais e naturais.

Monumento aos Dezoito do Forte de Copacabana

Em frente ao Memorial Luís Carlos Prestes, fica o monumento mais imponente de Palmas o Monumento aos Dezoito do Forte de Copacabana.

Ele foi criado em homenagem aos revolucionários de 1922 que queriam a queda da República Velha e da política do café com leite.

Detalhe para o piso do lugar, igual ao famoso calçadão de Copacabana. Dependendo o dia de sol, vale até um guarda-sol para fingir que está na famosa Praia de Copacabana no Rio de Janeiro.

Monumento Súplica dos Pioneiros

Assinado pelo mesmo escultor do Monumento aos Dezoito do Forte, o Monumento Súplica dos Pioneiros também está localizado na Praça dos Girassóis.

É uma linda homenagem aos primeiros moradores que chegaram à cidade de Palmas e ajudaram na sua construção.

Palácio Araguaia

O Palácio Araguaia é a sede do governo do Tocantins e também fica localizado na Praça dos Girassóis.

O palácio possui visita guiada e é muito interessante para aprender um pouco mais sobre a origem do estado do Tocantins e toda a sua cultura.

Além de toda a história do local, você também vai se encantar com os murais e vitrais e outras obras de arte do local.

Ponte Fernando Henrique Cardoso

Com mais de 8 km de extensão, a Ponte Fernando Henrique Cardoso ficou pronta em 2002.

Também conhecida por Ponte da Amizade e da Integração é um dos principais cartões postais da cidade.

Por ela circulam centenas de veículos por dia, além de ciclistas e pedestres, que usam a construção para a prática de exercícios.

Praia da Graciosa

Quem não tem mar, faz praia no rio e por isso a Praia da Graciosa é parada obrigatória para quem está de passagem.

A praia é muito organizada e possui uma estrutura excelente, com restaurantes e bares por toda a orla, às margens do Rio Tocantins.

Na orla, de pouco mais de meio quilômetro, é possível fazer caminhadas, andar de bike, de patins, passear com o cachorro.

Mas a principal atração do local é de graça e ocorre todos os dias no final da tarde: o por do sol mais famoso (e bonito) do Tocantins.

Ilha da Canela

Quem vai curtir a Praia da Graciosa pode aproveitar para pegar um barco e ir conhecer a Ilha da Canela. A ilha tem uma estrutura com bares e restaurantes.

Uma atração especial fica bem isolada dos banhistas: as piranhas. Mesmo à distância, é possível dar uma boa espiada nesses peixes carnívoros que atacam sem dó nem piedade.

Praia do Prata

Sentar com os pés dentro d’água, tomar uma cervejinha (se for maior de 18 anos), comer petiscos e curtir a vida.  Esse é o cenário que você vai encontrar na Praia do Prata.

Um ótimo programa para curtir em família, com preços justos e um cardápio variado, no qual os turistas também são bem-vindos.

Parque Cesamar

O Parque Cesamar é o maior parque da cidade e é ótimo para caminhadas e corridas.

É frequentado tanto por turistas como também por moradores, que lotam o parque especialmente nos fins de semana para se exercitar e passear com a família.

Dentre as atrações estão um lago com pedalinho, pistas de skate, academia ao ar livre, espaço baby e até mesmo um orquidário. Só tenha cuidado com as capivaras.

Mirante da Serra do Lajeado

O Mirante da Serra do Lajeado fica a pouco mais de 20 km do centro de Palmas. De lá, é possível ter uma vista privilegiada de toda a cidade e vale a visita, principalmente para registrar aquelas fotos com a cidade de fundo.

E, quem curte emoção, natureza e aventura, pode curtir também as trilhas e praticar voo de parapente. Quem não tem coragem, pelo menos pode ver os mais aventureiros.

Feira do Bosque

Nos finais das tardes de domingo, em Palmas, há apenas um lugar para se visitar: a feira do bosque.

Além de vários itens de artesanato, é possível também apreciar várias gostosuras da culinária da região, incluindo crepes, espetinhos, tortas, pasteis, açaí e muito mais, muitos deles com sabores típicos da região.

>> Leia também: Dicas de viagem de ano novo baratas

Feira da 304 Sul

A Feira da 304 Sul é a mais famosa da cidade e ocorre sempre à noite, onde moradores e turistas se misturam.

Os moradores vão em busca de frutas, legumes, queijos, castanhas e várias especiarias típicas do local.

Já os turistas, além de levar lembranças gastronômicas para casa, também vão em busca dos deliciosos pratos como paçoca salgada, chambaril, pastel de frango com pequi e pamonha frita. Dá água na boca só de falar.

Cachoeira do Roncador

A Cachoeira do Roncador não é fácil de se chegar, sendo necessário passar por uma trilha com escadaria de cerca de 70 metros de altura.

Mas o visual lá de cima é incrível, principalmente se você gosta de natureza. E se você for bastante corajoso e não quiser descer as escadas, a dica é descer de rapel.

Para entrar precisa pagar uma taxa, pois ela fica localizada em uma propriedade privada.

Cachoeira Escorrega Macaco

A Cachoeira Escorrega Macaco fica localizada próximo à Cachoeira do Roncador.

O acesso é demorado, passando por uma trilha de aproximadamente 1,5 km. Apesar de ser longo, todo o caminho é bem sinalizado.

No período das chuvas, a queda d’água fica mais forte e para quem gosta é um lugar que dá para fazer rapel também.

Como chegar até Palmas

Partindo de qualquer lugar do mundo, o turista pode pousar no principal aeroporto de Palmas, o aeroporto Brigadeiro Lysias Rodrigues.

De carro, o principal acesso é pela Belém-Brasília Highway (Rodovia Bernardo Sayão). Dos outros Estados do Norte, o acesso é pela Transamazônica (BR-230).

Passagem aérea para Palmas

Partindo de São Paulo, a passagem aérea para Palmas de ida e volta pode ser encontrada por R$ 800,00 (aproximadamente), na baixa estação.

De outras localidades, o valor vai variar de acordo com a distância e a época do ano, mas fica aproximadamente nessa faixa de preços.

Você pode pesquisar os preços atualizados em sites como da Max Milhas que também trazem promoções de passagens para quem deseja comprar viagens somente gastando milhas.

>> Fazer uma consulta de preços de passagem atualizada

Caminho terrestre

As capitais mais próximas de Palmas são Brasília, que fica distante 817 km e Goiânia, que fica distante 890 km.

Saindo da capital federal, o caminho é pela BR-080 e Belém-Brasília Highway (Rodovia Bernardo Sayão).

Por sua vez, ao sair da capital goiana, pegue direto a Rodovia Bernardo Sayão.

Aluguel de carro

As principais locadoras de carro do Brasil possuem lojas em Palmas, sendo que a locação de carro pode ser feita no próprio aeroporto ou então antecipadamente pela internet.

Lembrando que às vezes alugar na chegada do lugar pode sair mais caro. O ideal é alugar antes e aproveitar alguma promoção em sites como da Rentcars.

A cidade é planejada, por isso deveria ser fácil dirigir por lá. O problema é que, por alguma razão, Palmas é uma das capitais mais inseguras no trânsito do país. O índice de acidente é muito alto, conforme dados do Denatran.

>> Fazer cotação de locação de carro

Onde ficar em Palmas

O lugar mais indicado para ficar hospedado em Palmas é no centro da cidade, para facilitar a locomoção para os principais pontos turísticos. Porém existem também ótimas opções mais afastado do centro.

Hotéis em Palmas

Os hotéis em Palmas são bem acessíveis com diárias em torno de R$ 300,00 a diária na baixa estação.

Ótimas opções são o Céu Palace Hotel, o Vivence Suítes Hotel Palmas e o Hotel Girassol Plaza, todos com café da manhã incluso e localizados próximos ao centro da cidade.

Se você quer gastar ainda menos, pode encontrar diárias de hotel entre R$ 150,00 e R$ 200,00, sempre na baixa estação.

Nesse caso, recomendamos o Select Hotel e o Ibis Palmas Avenida JK (esse não inclui café da manhã).

>> Consultar mais opções de hospedagem

Opções de hotéis em Palmas

Aluguel de temporada em Palmas

Para um grupo maior ou uma família com crianças, é possível encontrar um apartamento ou até mesmo uma casa de temporada em Palmas por R$ 100,00 a diária, o que dá apenas R$ 25,00 por pessoa.

Essa com certeza é uma relação custo/benefício muito boa, no qual podem ser encontrados bons quartos e casas em sites como do Airbnb.

Gastronomia de Palmas

Palmas é muito famosa pela sua gastronomia de rua. Come-se muito bem nas feiras da cidade, como na da 304 Sul e Feira do Bosque, que já citamos antes.

Nesses lugares, é possível experimentar o melhor da culinária local. Mas, se você adora conhecer restaurantes, Palmas possui uma gastronomia bastante rica, apesar de ser uma cidade nova.

Para experimentar a gastronomia local, indicamos o Cabana do Lago. Outros restaurantes que valem a pena são o Tabu, Adelaide Bistrô e Quadra Contemporânea.

Seguro de viagem para Palmas

Viajar dentro do Brasil normalmente não requer seguro de viagem. Você pode precisar pagar seguro específicos como, por exemplo, se alugar um carro, ou uma casa por temporada.

Porém para não depender do SUS e buscar um atendimento mais exclusivo caso ficar doente durante a viagem ou vier a se machucar, pode contratar um seguro de viagem para Palmas que possuem valores baixos pela cobertura oferecida em sites como da Seguros Promo.

>> Fazer cotação de seguro de viagem

Finalizando

Como você viu ao longo do artigo, a cidade de Palmas tem muitos pontos turísticos, no qual você pode fazer um passeio super completo com roteiros culturais, de natureza e aventura.

Palmas realmente surpreende. Então agora é hora de planejar a viagem e conhecer a mais nova das capitais do Brasil! Depois é só voltar aqui e contar para nós nos comentários como foi a experiência! Abraço e até o próximo post!

FAQ – Perguntas e respostas

Como chegar de Palmas até o Jalapão?

Saindo de Palmas, siga pela TO-030, até a altura de Santa Teresa do Tocantins. Depois, o caminho é pela TO-130 até Ponta Alta. Essa parte do trajeto é de asfalto, depois segue por estrada de terra e areia. De Palmas até o Parque Estadual do Jalapão a distância é de 160km.

O que fazer em Palmas em 1 dia?

Comece seu dia bem cedo na Praça dos Girassóis. Lá aproveite para explorar bem o local e conhecer o Monumento dos Dezoito do Forte. Visite o Memorial Coluna Prestes (como é conhecido) e o Palácio Araguaia. Para o almoço, escolha um restaurante onde possa apreciar um prato com pequi, típico da região e de sobremesa, um doce de de buriti. À tarde, aproveite para curtir a Praia da Graciosa e a Ilha da Canela. Não deixe de curtir o por do sol por lá. Se der tempo, antes de ir embora ou se for dormir na cidade e sair no outro dia de manhã, dê uma passada na Feira da 304 Sul para comprar algumas coisas típicas da região e comer várias delícias da região.

Quanto custa uma viagem para Palmas?

Palmas é um destino considerado barato dentro do Brasil. Como vimos pelos preços das hospedagens (média de R$ 300 a diária) e das passagens aéreas (R$ 800,00), é uma viagem que vale a pena ser feita. Com relação a alimentação, depende muito do seu estilo. Mas é possível comer comidas típicas em uma feira por R$ 30,00, mais ou menos.

Que roupas levar para Palmas?

Palmas é uma cidade quente, por isso o ideal é levar roupas frescas e confortáveis. Abuse dos shorts, bermudas e camisetas. E, nós pés, tênis, sempre, especialmente se você for passear pela região da Praça dos Girassóis. É claro que, se a sua programação incluir as praias, ilhas e cachoeiras, não deixe de levar roupas de banho. E, é claro, não esqueça o filtro solar.

Quais passeios para crianças em Palmas?

Palmas é uma excelente cidade para curtir com toda a família. Todos os programas e ponto turísticos que citamos neste artigo podem ser feitos com crianças e elas certamente vão gostar. Lembramos apenas de ter cuidado com crianças nas cachoeiras. Certamente, os favoritos da garotada serão a Praia da Graciosa e a Ilha da Canela.

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI!

  • Se quiser viajar para o paraíso, o Zarpo tem os melhores pacotes de viagem em resorts e hotéis de tirar o fôlego.
  • Para encontrar a passagem aérea com o menor preço do mercado, não deixe de consultar o site da MaxMilhas que consulta os preços em várias companhias aéreas!
  • Reserve diárias de hotel no mundo inteiro de maneira prática e segura no Booking.com, com opção de cancelamento grátis e sem precisar pagar antecipadamente!
  • Precisa de aluguel de carro? Na RentCars o pagamento é feito em reais, sem cobrança de IOF parcelado sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.
  • E não esqueça do seguro viagem. Na Seguros Promo você usa o cupom VIDADETURISTA5 e ganha desconto de 5% na compra.
  • Para os passeios, ingressos para tours, shows e entradas em museus você pode contar com a Get Your Guide em vários lugares do mundo.
  • Com o cupom VIDADETURISTA da América Chip você ganha 5% de desconto na compra de um chip internacional para viajar conectado o tempo todo.

Ao fazer uma compra com um parceiro através do blog recebemos uma pequena comissão. Ninguém paga a mais por isso e de quebra ajuda o blog a trazer sempre artigos e novidades atualizadas. Obrigado! =)

Avatar
Thiago Cesar Busarello

Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.

12 comentários em “Palmas – TO
  • Pingback:Rotas e destinos turísticos | Vida de Turista

  • Avatar
    23/09/2010 em 13:16
    Permalink

    palmas é muito lgl em dezembro eu vou conhecer pela primeira vez

    Resposta
    • Avatar
      16/06/2013 em 11:49
      Permalink

      Que ótimo Cleia. Estou aguardando seu retorno aqui no site para contar todas as novidades e o que você viu de bom em Palmas. Abraço!

      Resposta
  • Avatar
    22/07/2011 em 21:42
    Permalink

    Brasil maravilhoso!

    um dia saiu aqui do RS pra conhecer a caçulinha! 🙂

    Resposta
    • Avatar
      16/06/2013 em 11:50
      Permalink

      Legal Lara. Tem de sair mesmo, afinal o Brasil é muito grande e muito belo. Sou muito a favor de conhecer nosso país antes de sair pelo mundo. Fica feio ir lá pra fora e dizer que não conhece nem o Cristo Redentor no Rio de Janeiro, não é verdade? Abraço!

      Resposta
  • Avatar
    06/11/2011 em 22:31
    Permalink

    Em que site eu encontro alguma foto dessa “fonte luminosa”?

    Resposta
    • Avatar
      16/06/2013 em 11:52
      Permalink

      Olá Silvia, uma boa opção de pesquisa é no Google Images, mas também você pode encontrar fotos de Palmas no Flickr, Picasia e Panoramio. Abraço!

      Resposta
  • Avatar
    13/04/2017 em 20:29
    Permalink

    Estou indo a Palmas pela primeira vez e gostaria de dicas de lugares dentro da cidade para conhecer. Estou indo a trabalho, mas pegarei um feriado na sexta-feira e ainda terei o sábado a tarde e o domingo inteiro para desbravar. Grato.

    Resposta
    • Avatar
      01/05/2017 em 19:28
      Permalink

      Olá Bruno, legal, acredito que você vai conseguir explorar bastante a cidade nesse feriado. As sugestões de passeio imperdíveis são a Cachoeira do Roncador, o Parque Cesamar, o Palácio Araguaia, a Praça dos Girassóis, a Praia da Graciosa e a Ilha Canela. Recomendo também você não perder a Churrascaria Portal do Sul que tem carnes excelentes e o Restaurante e Pizzaria Fogão a Lenha. Espero que goste!

      Resposta
  • Avatar
    04/06/2017 em 21:29
    Permalink

    Olá
    Moro em Brasília e estou indo pra aí passear dia 17 com volta prevista para dia 20 de junho 2017
    queria dica de locais na cidade para conhecer e passear.
    Obrigado pela atenção.
    Abraço

    Resposta
    • Avatar
      05/06/2017 em 22:58
      Permalink

      Que legal Vanderlei! Vão ser 4 dias de passeio pela capital mais nova do Brasil! Minha sugestão é você conhecer cada um dos pontos turísticos de Palmas indicados no texto. Tenho certeza de que você voltará para casa com muitas histórias para contar. Abraço!

      Resposta
  • Pingback:O que fazer em Palmas, a capital mais jovem do Brasil?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat