BAIXE GRÁTIS NOSSO KIT DE PLANEJAMENTO DE VIAGEM! CLIQUE AQUI!

Literatura ao redor do mundo e a cultura dos países

Olá pessoal, hoje vamos trazer um artigo diferente, para nossa reflexão enquanto viajantes. Vamos falar sobre literatura e como a cultura de diferentes países do mundo influenciam o mundo dos livros.

Com a atual situação de pandemia ao redor de todo o mundo, a dinâmica de viagens e a oportunidade de conhecer novos lugares e ter contato com novas culturas ficou mais restrita.

Contudo, há diversas maneiras de conhecer culturas, lugares, histórias e fatos sem precisar sequer sair do conforto de sua poltrona.

Uma delas é a partir de obras importantes da literatura mundial, observando suas histórias e tentando comparar enredos, técnicas de escrita e a estrutura de alguns gêneros textuais ao longo de vários países.

Vamos falar de três das maiores obras literárias de alguns países, mostrar o contexto de um destino turístico a partir delas, assim como mostrar o que é um poema e sua estrutura através de diferentes países e também se estas obras estão em formato de poema ou prosa. Se você é fã de literatura e viagens, curta esse artigo!

Diferenças culturais nacionais

Para começar, vamos destacar o impacto das culturas nacionais na literatura. Cada país tem sua origem, sua formação, seu idioma, sua moeda, suas leis e regras.

A pessoa que nasce e vive ali acaba formando uma visão de mundo daquela perspectiva para então transpor suas ideais no mundo dos livros.

Quando ler um livro, fica muito mais interessante se colocar na perspectiva do escritor, imaginando como ele viveu naquele país, sob aquelas condições na hora de contar uma história.

E quanto mais distante um país do outro, maiores as diferenças culturais, que faz com que um leitor de uma região mais distante absorva muito mais informações e detalhes culturais, mesmo sem visitar aquele país.

Tem pessoas que vem até o blog querer conhecer um destino turístico específico, exemplo, Hungria, Noruega, Malásia, Jamaica ou Peru, simplesmente por causa de histórias que leram em livros e que querem conhecer os lugares que leram nos livros.

O Peru é um dos países com particularidades culturais que aparecem na literatura
O Peru é um dos países com particularidades culturais que aparecem na literatura

QUAL O MELHOR SEGURO DE VIAGEM PARA VOCÊ?










Diferenças culturais intranacionais

Agora vamos olhar uma visão dentro de um mesmo país. Diversos países possuem dimensões continentais e, devido a este fato, diferenças culturais significativas dentro do próprio país que influenciam a literatura nacional.

Brasil

Um grande exemplo disso é o Brasil. É notoriamente sabido que o Brasil é um país com diferenças culturais extremas ao longo de cada uma de suas regiões.

A cultura brasileira atual é fruto de diversos povos, como os colonizadores europeus, a população indígena e também povos aqui escravizados durante o período do império e início da república.

Logo, cada uma destas heranças culturais se manifesta de formas diferentes em vários campos, como a música, a literatura, a dança e até o teatro.

Um dos livros que mais me marcou nesse sentido foi o livro Vidas Secas de Graciliano Ramos, contando as amarguras e sofrimento da seca do Nordeste. Quando fiz viagem para Fortaleza, dei muito mais valor à região.

A Praia de Copacabana do Rio de Janeiro já foi inspiração para músicas e também livros
A Praia de Copacabana do Rio de Janeiro já foi inspiração para músicas e também livros
Cupom desconto viagem

Outros países intranacionais

Ainda, fora o Brasil, temos vários exemplos de países de dimensões continentais que apresentam diferenças culturais significativas dentro de seus territórios, como por exemplo:

Um exemplo que vale a menção é da finada União Soviética, pois após sua queda houve o surgimento de inúmeros países com religiões diferentes e traços culturais diferentes.

É o caso da Rússia, Letônia, Lituânia, Estônia, Geórgia, Armênia, Azerbaijão, Bielorrússia, Cazaquistão, Moldávia, Quirguistão, Tadjiquistão, Turcomenistão, Ucrânia e Uzbequistão.

A URSS serve como exemplo concreto para visualizar como diferentes culturas podem coexistir dentro de um mesmo país.

Às vezes não pacificamente, sendo possível observar guerras civis e culturais em todos estes países em algum momento da história.

Entre os livros que recomendamos nesse sentido é o romance Guerra e Paz de Liev Tolstói, uma das obras mais volumosas da história que conta a história da Rússia na época de Napoleão Bonaparte.

Uma viagem para a Rússia é muito diferente depois de ler um livro
Uma viagem para a Rússia é muito diferente depois de ler um livro

COMPARADOR DE SEGURO DE VIAGEM

Obras clássicas da literatura mundial

Vimos que podem existir diferenças culturais significativas entre os países e dentro de um mesmo país de acordo com regionalismos presentes em seu território.

Agora é hora de vermos algumas obras da literatura mundial que podem nos transportar a diferentes países através de suas páginas.

Odisseia de Homero

Homero é um autor grego que viveu durante o século 8 a.C e é considerado um dos mais importantes autores de toda a história da literatura ocidental.

Seus maiores clássicos são a Odisseia e a Ilíada e ambos são contos épicos que narram a história e combates de Homero e também os fatos que ocorreram durante a Guerra de Tróia, respectivamente.

Ou seja, a Odisseia narra a vida de um grande homem enquanto a Ilíada traz eventos de uma grande guerra.

No caso da Odisseia, temos a história de Ulysses, o rei de uma região chamada Ítaca e de sua jornada ao longo da vida. É interessante notar que ambos contos são épicos e são escritos no formato de poema.

Ou seja, é possível observarmos um padrão de escrita neste período, visto que ambas narrativas são poemas Épicos.

A região onde acontece toda a aventura é a Grécia Antiga, sendo que Ítaca é uma das numerosas ilhas gregas. Quem vai à Grécia depois de ler o livro, curte a viagem de outra perspectiva.

Vista de Santorini na Grécia
Vista de Santorini na Grécia
Grupo de desconto de viagem

A Divina Comédia de Dante Alighieri

Como segunda obra da nossa lista, temos o clássico A Divina Comédia de Dante. Assim como a estrutura da Odisseia, a Divina Comédia também é estruturada no formato de poema.

Contudo, esta obra é dividida em 100 cantos que ao final da obra, totalizarão 140 versos diferentes que nos contam a história do protagonista Dante e de sua busca por sua amada através do Céu, do Purgatório e do Inferno.

Ainda, é essencial ressaltar que Dante, nesta história, é um cavaleiro templário, ou seja, assim como na Odisseia, temos aqui um reflexo de seu tempo e de sua localidade.

A história começa em Jerusalém, que já é por si só um dos locais mais marcantes da história mundial. Quem faz viagem para Jerusalém depois de ler o livro, faz outras analogias dos lugares que visita.

Romeu e Julieta de Shakespeare

Romeu e Julieta é provavelmente o romance trágico mais clássico, mais revisitado e reinterpretado da história da literatura.

De autoria de Shakespeare, esta obra nos conta o relacionamento conturbado entre Romeu Montecchio e Julieta Capuleto devido às diferenças substanciais entre suas famílias.

Nesta obra, vemos um contexto muito mais voltado para a tragédia do que para o conto épico de um herói.

A obra nos traz a impossibilidade de Romeu e Julieta se relacionarem devido a conflitos de interesse entre os Montecchio e os Capuleto, o que por sua vez acaba levando à uma das tragédias mais clássicas das histórias fictícias, a morte conjunta do casal apaixonado.

O local onde aconteceu a história é Verona, na Itália, e não é incomum encontrar fãs que vem do mundo inteiro visitar a cidade só para conhecer a casa do romance.

Sacada de Julieta em Verona na Itália, um dos clássicos da literatura
Sacada de Julieta em Verona na Itália, um dos clássicos da literatura
Dicas para a bagagem

Menções Honrosas da literatura mundial

Além das obras que citamos, há diversas obras recomendadas para quem quer revisitar a cultura e história de outros tempos e outros países, como por exemplo:

  1. Os Lusíadas de Camões: que conta a história de Vasco da Gama até às Índias, percorrendo todo o continente africano em alto mar.
  2. Dom Quixote de la Mancha de Cervantes: que conta as peripécias vividas por Quixote e seu companheiro por terras espanholas.
  3. Orgulho e Preconceito de Jane Austen: história que acontece em uma zona rural da Inglaterra no início do século XIX.
  4. Moby Dick de Herman Melville: que conta a história da baleia que afundou um barco com escombros encontrados no Havaí.
  5. Crime e Castigo de Dostoiévsky: com as histórias de um jovem estudante, pobre e desesperado perambulando pelas ruas de São Petersburgo.
  6. Dom Casmurro de Machado de Assis: história que acontece no Rio de Janeiro durante a época do Segundo Império.
Literatura ao redor do mundo: fonte de inspiração para viagens
Literatura ao redor do mundo: fonte de inspiração para viagens

Finalizando

Devido à situação de pandemia e também graças à alterações legislativas no código de trânsito, a dinâmica de viagens foi comprometida durante este período.

Para satisfazer seus anseios de conhecer outros lugares e outras vivências em plena pandemia, os livros podem ser uma boa alternativa para se viajar e conhecer diferentes culturas sem precisar sair do lugar.

Como você viu no texto, são várias as obras inspiradas por lugares espalhados ao redor do mundo e que hoje influenciam viajantes para suas viagens.

Thiago Cesar Busarello

Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.

Um comentário em “Literatura ao redor do mundo e a cultura dos países
  • 27/07/2021 em 16:35
    Permalink

    Que legal! muita vontade de conhecer esses lugares rs

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat