BAIXE GRÁTIS NOSSO KIT DE PLANEJAMENTO DE VIAGEM! CLIQUE AQUI!

Caribe

Viajar para o Caribe é um sonho para praticamente todo mundo, não é mesmo? A lindíssima região localizada no continente americano é uma das principais regiões turísticas que vêm à mente das pessoas quando se pensa em belíssimas praias, paisagens naturais exuberantes, uma excelente estrutura para receber o turista e muito mais.

Entretanto, o viajante que pretende se aventurar por essa região deve se atentar a alguns fatores antes de fechar as bagagens. Saiba mais sobre o Caribe a seguir:

Principais regiões turísticas

Todo mundo já deve ter se perguntado onde fica o Caribe. Chama-se de Caribe toda a região banhada pelo Mar do Caribe, que também é conhecido como Mar das Caraíbas, localizado entre as Américas do Norte, do Sul e a Central.

A região se divide basicamente entre quatro regiões menores: as Pequenas Antilhas, as Grandes Antilhas e as Antilhas Holandesas e o Arquipélago Lucayano. Porém, há de ressaltar que também existem outros países que também são banhados pelo Mar do Caribe, mas fazem parte de outras regiões como é o caso do México, da Colômbia, da Venezuela, entre outros.

Arquipélago Lucayano

O Arquipélago Lucayano, também conhecido como Arquipélago das Bahamas ou Arquipélago das Lucaias, é formado pelas Bahamas e pelo Território Ultramarino Britânico das Ilhas Turks e Caicos. Embora a região esteja localizada tecnicamente no Oceano Atlântico Norte, devido às suas características o arquipélago pode ser considerado como parte do Caribe.

O principal destino turístico do arquipélago são as Bahamas. O país formado por mais de 700 ilhas reúne diversas atrações de tirar o fôlego como praias maravilhosas, paisagens naturais incríveis, resorts impressionantes e muito mais. Devido à sua proximidade com a região da Flórida, nos Estados Unidos, o país é um destino turístico muito comum entre turistas vindos da América do Norte.

Um dos principais destinos turísticos nas Bahamas é a sua capital, Nassau. A ilha possui o maior porto do país, o que faz com que a cidade seja parada de muitos cruzeiros. Além disso, a cidade possui as praias mais famosas do país: a Cable Beach, a Junkano Beach e a Paradise Island, onde está localizado o gigantesco complexo Atlantis Paradise Island. A ilha também é famosa por seus incríveis recifes de corais o que faz com que seja muito procurada para a prática de mergulhos.

Quem está em busca de tranquilidade também encontrará diversas opções de destinos nas Bahamas. A ilha Exuma, por exemplo, reúne praias maravilhosas com aquele mar azul e o melhor: sem muito movimento. Essa tranquilidade somada aos incríveis resorts localizados na ilha faz com que a ilha Exuma seja muito procurada por casais em lua de mel.

Outras ilhas do país que também merecem destaque são: Bimini, Blue Lagoon, Ábaco e Rock Sound.

Outro destino surpreendente na região do Arquipélago Lucayano são as Ilhas Turks e Caicos, ou Ilhas Turcas e Caicos como também são conhecidas. O país é formado por 40 ilhas e é dependente do Reino Unido. O país, apesar de belíssimo, ainda não é muito conhecido pelos turistas, o que está longe de ser algo ruim. O país é famoso por ser um destino sofisticado, com praias de tirar o fôlego e excelentes resorts. Um destino dos sonhos! Entretanto, todo esse luxo tem um preço bem salgado.

A ilha mais famosa do país é a Providenciales. É nela que se encontram as melhores praias, a maioria delas públicas. Há também diversos bares e restaurantes no local. A praia mais famosa de Providenciales é a incrível Grace Bay, considerada como uma das mais belas praias do mundo. Local perfeito para a prática de mergulhos ou, simplesmente, relaxar admirando a paisagem.

Outra ilha muito visitada e a Grand Turk, a capital do país. É nela que se encontram grande parte dos monumentos e atrações históricos do país, afinal, foi nela que Cristóvão Colombo aportou. Não deixe de se maravilhar com as lindíssimas praias da ilha e de admirar as construções construídas em estilo colonial.

Outras ilhas do país que merecem destaque: Salt Cay, North Caicos, Middle Caicos e South Caicos.

Viagem para Bahamas
Viagem para Bahamas

QUAL O MELHOR SEGURO DE VIAGEM PARA VOCÊ?










Grandes Antilhas

A região das Grandes Antilhas é a região mais visitada do Caribe. A região é formada pela Ilha de Cuba, pelas Ilhas Cayman, pela Jamaica, pelo Haiti, pela República Dominicana e por Porto Rico. A região atrai a milhares de turistas todos os anos que estão em busca de suas maravilhosas praias, sua excelente estrutura para receber o turista, gastronomia incrível e muito mais.

Um dos destinos mais badalados das Grandes Antilhas é a cidade de Punta Cana, uma das cidades mais importantes da República Dominicana. O destino é ideal para aqueles que estão em busca de praias incríveis com aquele lindo tom de azul caribenho, vida noturna agitada, bons resorts, culinária deliciosa e muito mais.

A capital da República Dominicana, Santo Domingo, também possui excelentes atrações para quem está em busca de praias, monumentos históricos e muita cultura. Outras cidades dominicanas que merecem destaque são: Península Samaná, Jarabacoa, Bayaguana e Isla Cayo Levantado.

A ilha de Cuba também vem se revelando como um destino turístico repleto de atrações surpreendentes a começar pela sua capital, a cidade de Havana, destino perfeito para quem deseja conhecer uma cidade que parece que parou tempo devido às suas construções, aos carros antigos, entre outros fatores. Não deixe de conhecer a parte antiga da cidade, a Habana Vieja, local que foi considerado como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO e é também onde se localizam a maioria das atrações mais famosas da capital cubana.

A maior ilha do Caribe também é conhecida por suas lindas praias de areia branquinha e águas cristalinas, perfeitas para a prática de esportes aquáticos como o mergulho, stand up paddle e muitos outros, ou apenas para quem deseja descansar apreciando a paisagem que parece um cenário de cinema. Não deixe de conhecer a Santa Maria del Mar, a praia mais famosa de Cuba.

A Jamaica é outro famoso destino turístico localizado na região das Grandes Antilhas. A ilha é conhecida por sua natureza exuberante, suas praias, pelos rastafáris, reggae e Bob Marley. A ilha, apesar de ser repleto de belezas surpreendentes, não é muito comum entre os turistas brasileiros por ser um destino caro e também por ter a fama de ser violento.

As principais atrações da Jamaica estão localizadas fora da capital do país, a cidade de Kingston, que pode até possuir alguns pontos turísticos interessantes, mas as melhores atrações com certeza estão localizadas longe da capital. Destaque para Ocho Rios, Port Antonio, Blue Lagoon, Bond’s Beach e para a incrível Montego Bay.

O Estado Libre Associado de Puerto Rico, nome oficial de Porto Rico, é um território não incorporado aos Estados Unidos. É um destino caribenho surpreendente, repleto de belezas naturais, cultura riquíssima, culinária deliciosa e muito mais. Esse pedaço norte-americano em pleno Caribe certamente encantará aos mais diversos estilos de viajantes.

A capital de Porto Rico, San Juan, possui diversas atrações. Vale a pena reservar algumas horas para conhecer o Centro Histórico de San Juan e também a Old San Juan. Não dá para ir a Porto Rico e não visitar suas praias, não é mesmo? A mais conhecida delas é a Flamenco Beach, localizada na ilha de Culebra. Além da Flamenco Beach também vale a pena conhecer a Playa Azul de Luquillo e a Crash Boat Beach.

Não perca a chance de observar o fenômeno da bioluminescência que acontece em Laguna Grande, em Fajardo. Aproveite a oportunidade para andar de caiaque pelas águas da Laguna Grande e observar esse incrível acontecimento que ocorre em pouquíssimos lugares do mundo.

Dicas para visitar Punta Cana
Dicas para visitar Punta Cana
Cupom desconto viagem

Pequenas Antilhas

As Pequenas Antilhas são um conjunto de ilhas menores localizadas a sudeste das Grandes Antilhas. A lindíssima região do Caribe também pode ser dividida entre Ilhas de Sotavento (mais ao norte) e as Ilhas de Barlavento (mais ao sul). Fazem parte dessa região os países: Antígua e Barbuda, Barbados, Dominica, Granada, São Cristóvão e Névis, Santa Lúcia, São Vicente e Granadinas e Trinidad e Tobago.

Além dos territórios independentes anteriormente citados, também fazem parte da região os territórios não-independentes: Anguilla, Aruba, Bonaire, Curaçao, Saba, Saint Eustatius, Saint Marteen, Guadalupe, Ilhas Virgens Americanas, Ilhas Virgens Britânicas, Martinica e Montserrat.

Um dos destinos mais surpreendentes da região é a ilha de São Martinho. A ilha é, sem dúvida, o destino perfeito para quem deseja conhecer praias belíssimas, uma bem próxima à outra. Além disso, ao visitar a ilha é possível conhecer um pedacinho da França e um pedacinho dos Países Baixos. Isso se deve ao fato de que a ilha é parte holandesa e parte francesa. É o menor território administrado por dois países do mundo.

Cada parte da ilha tem seu charme. A parte holandesa da ilha é onde está localizado o aeroporto mais perigoso do mundo devido à sua localização bem próxima a uma praia bem movimentada. Uma atração bastante inusitada. Os mais baladeiros certamente adorarão conhecer esta parte da ilha, pois esta é famosa por sua vida noturna agitada, seus cassinos, boates e muito mais. É na parte holandesa da ilha também que estão localizados os maiores e mais modernos edifícios.

Já a parte francesa da ilha é conhecida por ser um pouco mais extensa e mais tranquila. É nela que se encontram os melhores resorts, restaurantes de alta gastronomia, e até mesmo praias naturistas.

Outro destino surpreendente na região das Pequenas Antilhas é a ilha de Barbados. A ilha, terra natal da Rihanna, é conhecida por suas incríveis paisagens naturais, suas praias de águas azuis turquesa, seu clima acolhedor e muito mais.

As principais atrações da ilha, e de qualquer outro país do Caribe, são sem dúvidas as suas praias. Mas Barbados não é só isso, não deixe de conhecer o centrinho da ilha, fazer algumas compras (aproveite, pois o país é tax free), conhecer uma destilaria de rum e saborear da gastronomia do país.

A ilha de Aruba é um dos destinos mais populares não somente da região das Pequenas Antilhas, mas do Caribe. É um destino muito procurado por turistas da América do Sul devido à sua localização. A ilha está localizada a apenas 30 km da costa da Venezuela. Aruba é o destino perfeito para aqueles que estão em busca de praias paradisíacas, bons resorts, vida noturna agitada, gastronomia de primeira, cassinos muito mais.

Assim como em grande parte dos destinos caribenhos, as principais atrações turísticas de Aruba são as praias, que são muito procuradas por aqueles que desejam praticar esportes aquáticos tais como mergulho, windsurfe e outros.

Não deixe de dar uma volta por Oranjested, a capital da ilha. Nela você encontrará belos edifícios coloridos, herança da colonização holandesa, bons bares, restaurantes, boates e centros de compras. Aqueles que gostam de fazer compras provavelmente gostarão bastante do centro da cidade, pois ele é repleto de lojas de marcas famosas e a ilha também é uma área livre de impostos.

Aruba
Aruba

COMPARADOR DE SEGURO DE VIAGEM

Caribe Mexicano

O México é um país da América do Norte que, tecnicamente, não faz parte do Caribe. Entretanto, algumas regiões do país são banhadas pelo Mar do Caribe o que fazem com que as praias dessa região sejam tão famosas e tão procuradas pelos turistas. As cidades mais famosas da região são Cancun, Playa del Carmen, Isla Mujeres, Cozumel e Tulum. A região é também uma das mais procuradas por turistas brasileiros.

Engana-se quem pensa que a única coisa a fazer na região é ir à praia. Elas são as principais atrações turísticas da região, obviamente, mas o viajante não deve perder a chance de explorar outros lugares tais como os cenotes, os sítios arqueológicos, os parques temáticos, a segunda maior barreira de corais do mundo, entre outras atrações. Os festeiros de plantão certamente irão gostar da região, que tem a fama de ser bastante animada e com intensa vida noturna.

Impossível falar sobre Caribe Mexicano sem falar sobre Cancun, não é mesmo? A cidade é o destino perfeito para quem deseja aproveitar as lindíssimas praias da região, curtir a noite e muito mais. A cidade é conhecida também por sua excelente infraestrutura para receber o turista.

Bem próxima à cidade de Cancun está a cidade de Playa del Carmen. A cidade é conhecida por suas belíssimas praias, suas paisagens naturais de tirar o fôlego, e sua boa infraestrutura para receber o turista, menos badalada, porém mais tranquila e menos americanizada que a famosa Cancun. Além disso, devido à sua localização, Playa del Carmen é o destino ideal para quem deseja conhecer os parques temáticos, a pirâmide de Chitchen Itza, os cenotes, entre outras atrações da Riviera Maya.

Outro paraíso no meio do Caribe Mexicano que, sem sombra de dúvidas, merece ser conhecido é Isla Mujeres. A ilha está localizada a apenas 13 km de Cancun, cerca de meia hora de barco, e é o destino ideal para quem deseja descansar em meio às maravilhosas praias da região. A Playa del Norte, por exemplo, foi considerada como uma das melhores praias do mundo. Como a ilha é pequena, possível de conhecer em apenas um dia, é muito comum fazer passeios de bate-volta até ela.

Quem não se encanta com o mar do Caribe de Cancun?
Quem não se encanta com o mar do Caribe de Cancun?
Grupo de desconto de viagem

Caribe Colombiano

Assim como outros países como o México, Honduras e Venezuela, a Colômbia não faz parte do Caribe, geograficamente falando. Entretanto, algumas regiões do país são banhadas pelo Mar do Caribe, o que faz com que o litoral norte do país e ilhas como a de San Andrés e Providência possuam aquelas praias maravilhosas de areias branquinhas, águas mornas e cristalinas. Um verdadeiro paraíso caribenho aqui na América do Sul.

A região também é um dos destinos mais acessíveis e também um dos mais procurados por turistas brasileiros. Não que seja barato, pelo contrário, afinal trata-se de uma região caribenha, entretanto não se pode negar que uma viagem ao Caribe Colombiano pode sair bem mais em conta que outras ilhas caribenhas.

A ilha de San Andrés vem conquistando os corações de diversos turistas brasileiros nos últimos anos e não é á toa. O destino encanta aos seus visitantes devido ao seu mar que, dependendo da profundidade e do solo, pode adquirir até sete diferentes tonalidades de azul. Lindíssimo! A ilha também possui a vantagem de ser o destino mais em conta do Caribe, o que é uma maravilha em tempos como esse, com o dólar nas alturas.

O turista que estiver pretendendo conhecer a ilha, não pode deixar de conhecer as praias de Spratt Bright, a mais famosa de San Andrés. Além disso, vale a pena também conhecer a West View, a Ilha Johnny Cay e muito mais. Além das praias, o turista também pode aproveitar para curtir a noite da ilha e também fazer compras, já que a ilha é área livre de impostos.

Quem vai ao Caribe Colombiano não pode perder a oportunidade de conhecer o Parque Tayrona. O parque, que ocupa uma área de 150 km² de área terrestre e 30 km² de área marítima, possui paisagens naturais incríveis. Para conhecer esse pedaço de paraíso localizado na Serra Nevada de Santa Marta é necessário pagar uma entrada.

A Ilha da Providência é mais um destino muito popular da região devido as suas incríveis paisagens naturais, suas águas cristalinas e muito mais. A ilha foi declarada pela UNESCO como Reserva Natural da Biosfera e possui a terceira maior barreira de corais do mundo, o que faz com que ela seja muito procurada por mergulhadores.

San Andrés - Colômbia
San Andrés – Colômbia
Dicas para a bagagem

Principais cidades turísticas

A região do Caribe é considerada por muitos como o destino dos sonhos devido às suas praias maravilhosas, as incríveis paisagens naturais, ao clima tropical e muito mais. Há inúmeras cidades turísticas na região. Saiba mais sobre algumas delas a seguir:

Cancun

A cidade de Cancun é um dos destinos mais populares entre os turistas que pretendem visitar o Caribe e não é á toa. A cidade é o destino ideal para quem está em busca de uma cidade viva, com excelente infraestrutura para receber o turista, vida noturna agitada, gastronomia de primeira, paisagens naturais de tirar o fôlego e, é claro, praias maravilhosas que parecem ter saído de uma pintura.

Atrações turísticas não faltam em Cancun. As principais dentre elas são, obviamente, as praias, as melhores delas localizadas na Zona Hoteleira de Cancun. Não deixe de visitar a Playa Delfines, a mais bonita do país. Quem gosta de praias mais animadas e com boa infraestrutura certamente vai adorar conhecer o local.

A Playa Tortugas também é muito procurada pelos turistas, inclusive, ela costuma ficar bastante cheia em época de alta temporada.  A praia é conhecida pela sua atmosfera agradável e animada. Perfeita para passar um dia com a família, pois as águas são bem calmas. Os mais corajosos podem até se arriscar saltando de bungee jump. Da Playa Tortugas também é possível pegar um ferry para a Isla Mujeres.

Os mais festeiros também adorarão a cidade, pois ela possui diversas casas noturnas, bares e restaurantes para lá de interessantes, os melhores estão localizados bem próximos à Zona Hoteleira da cidade, na Boulevard Kukulcan.

A cidade também possui bons shoppings centers para aqueles que gostam de fazer compras ou até mesmo andar sem nenhum compromisso. Os melhores são o Plaza das Américas, que conta com diversas lojas de marcas famosas, e o Plaza Flamingo, perfeito para quem deseja apreciar da culinária mexicana e também comprar artesanato.

Aproveite também para conhecer as atrações que estão localizadas ao redor da cidade como a cidade de Tulum, a Isla Mujeres, a charmosa cidade Playa del Carmen, a pirâmide de Chichen Itzá, os cenotes e os parques Xel-Há e Xcaret.

Varadero

Localizada na Península de Hicacos, a cerca de 140 km da capital, Havana, o balneário de Varaderos é um dos destinos favoritos de quem visita a ilha de Cuba. O balneário conta com praias maravilhosas, uma boa infraestrutura para receber o turista, bons resorts all inclusive, restaurantes e muito mais. Destino perfeito para quem quer relaxar.

As principais atrações do balneário são, obviamente, os 20 km de praias de areias brancas e aquele mar azul característico da região. As águas das praias são bem calmas e cristalinas. Excelentes para quem gosta de snorkeling. Aqueles que precisam relaxar provavelmente vão adorar a Playa de Varadero. Muito calma, tranquila, limpa e silenciosa. Isso porque não é permitido tocar música alta. Ambulantes também não são permitidos.

Vale a pena conhecer também a Coral Beach. O local é ideal para a prática de snorkeling e mergulho devido à diversidade de sua vida marinha e aos seus recifes de corais. Ela também conta com boa infraestrutura pra receber o turista. Localizada a oeste da península, a Playa Karabelas é ideal para quem está em busca de tranquilidade.

Vale a pena também conhecer a Mansão Xanadú (ou Villa Xanadú), uma mansão construída no início do século XX no ponto mais alto de Varadero. A mansão conta com quatro andares revestidos de mármore italiano, um lindo jardim e até mesmo um campo de golfe. Na mansão hoje em dia funciona o Restaurante Las Américas e o campo de golfe existe até hoje e está aberto à visitação.

Outras atrações de Varadero que merecem destaque são: Cayo Piedras del Norte, a Casa do Rum, a Reserva Ecológica de Varahicacos, a Cueva de Saturno e a Feirinha de Artesanato.

Punta Cana

A cidade de Punta Cana é o destino turístico mais famoso da República Dominicana. A cidade conta com paisagens naturais incríveis, praias de areia branquinha e água cristalina, e uma infraestrutura turística invejável. Destino perfeito para quem deseja relaxar e se divertir muito.

Não deixe de incluir a belíssima Bavaro Beach no seu roteiro. Ideal para a prática de atividades como o snorkeling, o mergulho, entre outras. Nela as águas também não são muito agitadas. Excelente para passar um tempo com a família. Outra praia que merece a visita é a Cabeza de Toro, perfeita para quem deseja curtir um mar tranquilo e bem próximo aos hotéis.

Quem vai a Punta Cana não pode deixar de conhecer a maravilhosa Ilha Saona, conhecida por suas belezas naturais, suas praias de águas cristalinas e mornas e areia branquinha. Foi nessa ilha que foi gravado o filme “A Lagoa Azul”. É possível fazer o passeio até a ilha de duas formas: uma de lancha, muito oferecido pelos resorts, e o outro de catamarã.

Outros pontos turísticos de Punta Cana que merecem destaque são: Dolphin Explore, El Cortecito, Los Corales e Bibijagua.

San Juan

A capital de Porto Rico, San Juan, ainda não é muito explorada pelos turistas, mas acredite: é uma cidade bastante charmosa e cheia de encantos como lindas praias, atrações históricas, um povo bastante acolhedor e simpático, muita cultura, vida noturna agitada, deliciosa culinária caribenha e muito mais.

Não deixe de conhecer a Cidade Velha de San Juan, uma das atrações mais interessantes da capital porto-riquenha, repletas de casarões restaurados que chamam a atenção pela sua arquitetura, fortalezas, muralhas, praças e, é claro, o Castelo de San Cristobal e o Forte de San Felipe del Morro, de onde é possível ter uma linda vista do mar. Visite também a Igreja de São Jose, a Catedral de São Jõao Batista.

Bem próximo à Cidade Velha de San Juan está o Condado, o bairro mais chique de San Juan. Nele estão localizados diversas lojas de luxo, restaurantes, bares, resorts e hotéis. É considerado por muitos como o melhor local para se hospedar da cidade.

A cidade também possui excelentes praias que, sem dúvida alguma, valem uma visita. A Praia Flamenca é uma delas. Ela é conhecida por ser uma das praias mais bonitas do mundo e pelos tanques de guerra que foram abandonados no local. É uma praia bastante tranquila, perfeita para quem deseja curtir o mar sem pressa e fazer uma boa caminhada. Visite também a Praia Tamarinho, ideal para mergulho e snorkeling.

Aproveite também para observar o fenômeno da bioluminescência, que ocorre em apenas cinco lugares do mundo. É possível observar esse fenômeno na Laguna Grande, em Mosquito Bay e em La Parguera. Dentre esses lugares, o mais próximo a San Juan e também o mais concorrido é o de Laguna Grande. Não deixe de reservar o passeio com antecedência.

Outras atrações de San Juan que merecem destaque são: Praia do Condado, Parque Nacional El Yunque e La Barceloneta.

Cartagena das Índias

A cidade de Cartagena das Índias é um dos destinos mais famosos da Colômbia. A cidade é conhecida por suas belíssimas praias localizadas em pleno Mar do Caribe, suas atrações históricas, cultura riquíssima, vida noturna agitada e muito mais.

Atrações históricas não faltam nessa linda cidade do litoral norte colombiano. Grande parte dessas atrações se encontra dentro da Cidade Amuralhada, que é o centro histórico da cidade. Ao visitar essa região, não deixe de observar os casarões históricos e as demais construções.

Não deixe de conhecer o Castelo San Felipe de Barajas, uma das principais atrações não somente da cidade amuralhada, mas de Cartagena das Índias. Impossível não se impressionar com a construção e também com a linda vista do local. Outras atrações imperdíveis dentro das muralhas são: Catedral de Cartagena, Palácio do Governo, Igreja de São Pedro Cléver e a Praça de Bolívar.

Quem vai a Cartagena das Índias não pode deixar de conhecer as praias da cidade. Entretanto, vale ressaltar que as praias continentais da cidade não são tão bonitas, apesar de serem banhadas pelo mar do Caribe. A Playa Bocagrande é um exemplo disso. Quem quiser conhecer aquelas praias banhadas por aquele mar azul turquesa terá que ir à Isla Baru e às Islas Rosário.

Outras atrações de Cartagena das Índias que merecem destaque são: Las Bovedas, o Palácio da Inquisição, o bairro Getsemani e o Convento La Popa de la Galera.

San Andrés

A ilha de San Andrés, no Caribe colombiano, reserva muitas atrações ao turista que a visitar como paisagens naturais incríveis, boa infraestrutura para receber o turista (boa, porém não incrível), vida noturna agitada, povo acolhedor e, é claro, aquele mar azul inconfundível do Caribe.

A ilha vem conquistando os corações de muitos turistas, muitos brasileiros inclusive, por ser conhecida como o destino mais acessível do Caribe. Claro que não se pode falar que San Andrés é um destino barato, mas que o custo-benefício é melhor que o dos demais destinos caribenhos, quanto a isso não há dúvidas.

A ilha de San Andrés também é famosa pelo seu mar de sete cores e tudo relacionado a ele como as suas lindíssimas praias, os cays, e as ilhotas próximas. A ilha é bem pequena, apenas 26 km², então não perca a chance de percorrê-la o que pode ser feito de ônibus, a pé ou então você pode alugar uma bicicleta ou um carrinho de golfe.

Quem vai à ilha não pode deixar de visitar a Peatonal, a praia mais famosa e com a melhor infraestrutura da ilha. Local perfeito para passar umas horas bem agradáveis. Próxima à praia de Peantonal está a pequena ilha de Johnny Cay, considerada por muitos como um dos melhores passeios para se fazer na região e não é à toa: aquele mar azul turquesa faz com que todo mundo caia de amores por essa ilhota. Vale a pena também conhecer o Aquário da ilha.

Não deixe também de visitar a West View, conhecida como uma “piscina no mar” com toboágua, cadeira de praia, banheiros e um bar. É possível também alugar coletes salva-vidas (já que não dá pé no local), snorkel, entre outros equipamentos.

A ilha também é zona livre de impostos, para a alegria daqueles que adoram ir às compras. As melhores lojas da ilha estão no centro, mais especificamente na Avenida Las Américas, Avenida Providência e no Paseo Peantonal. Mas cuidado: às vezes o barato sai caro e você pode acabar comprando um produto falsificado. Dê preferência às lojas maiores e de marcas conhecidas.

Como chegar ao Caribe

Viajar para o Caribe é um sonho para muitas pessoas e não é difícil imaginar o porquê. Quem não gostaria de conhecer aquelas praias maravilhosa de areia branquinha e mar azul turquesa, não é mesmo?

Felizmente hoje em dia existem diversas formas de embarcar para essa viagem dos sonhos. As mais comuns dentre elas são o avião, ideal para quem deseja conhecer ilhas mais próximas uma da outra, e o cruzeiro, opção ideal para quem deseja aproveitar a oportunidade para conhecer várias ilhas em uma viagem só.

Saiba mais sobre as principais formas de se viajar para esse paraíso na terra a seguir:

Passagens aéreas

A principal maneira de chegar aos principais destinos do Caribe é o avião. Você pode encontrar passagens para o Caribe a partir de R$2.800,00.

Os principais aeroportos da região são os aeroportos são: Aeroporto Internacional de Cancun, Aeroporto Internacional Princess Juliana em St Marteen, Aeroporto Internacional de Punta Cana, Aeroporto Internacional V.C Bird em Antígua e o Aeroporto Internacional Lynden Pindling Nassau nas Bahamas.

Caminho terrestre

Alguns destinos no Caribe não possuem aeroportos, como é o caso de Varadero na ilha de Cuba e Cartagena das Índias, na Colômbia. Nesses casos o viajante tem a opção de ir ao destino escolhido através de ônibus turísticos, ônibus convencionais, táxis, aplicativos ou até mesmo alugar um carro.

A maior empresa de ônibus da região é a De Palm Tours.

Aluguel de carro

Alugar um carro é uma opção para quem deseja se deslocar dentro de um destino com maior liberdade, afinal, ao escolher essa opção, o viajante não terá que depender de horário de ônibus e nem terá que pagar uma fortuna em táxis. Além disso, o aluguel é vantajoso para quem deseja ir às compras e conhecer outras cidades turísticas da região.

Porém, há de se considerar as desvantagens do aluguel. Alguns destinos caribenhos, por exemplo, possuem mão-inglesa, o que pode confundir os motoristas que não estão acostumados. Além disso, se você pretende se hospedar em um all-inclusive e não pretende sair muito do hotel, alugar um carro pode não ser vantajoso para você.

Para alugar um carro no Caribe é necessário que você esteja com o seu Passaporte, sua Carteira Nacional de Habilitação, sua Permissão Internacional para Dirigir e o seu cartão de crédito internacional desbloqueado para compras no exterior. Alguns países cobram uma taxa caso o motorista tiver idade inferior a 25 anos.

Onde ficar no Caribe

Opções de hospedagem no Caribe não faltam! Você encontrará opções para os mais diversos gostos e bolsos, desde os mais luxuosos resorts all-inclusive até as pousadas mais simples, hostels e até mesmo aluguel por temporada. Nossas sugestões de hospedagem são:

Hotéis no Caribe

Grand Park Royal Cancún – Cancun – Localizado em um trecho de mais de 500 metros de praia privativa, na área mais bem avaliada de Cancun, esse resort all-inclusive oferece excelentes acomodações com vista para o mar, varanda, frigobar, TV de tela plana e serviço de quarto 24 horas. O hotel também conta com quatro restaurantes, duas piscinas, lounges, spa e academia e estacionamento gratuito. O preço médio da diária para o casal é de R$1800,00.

Hard Rock Hotel & Casino Punta Cana – All Inclusive – Localizado em uma das melhores áreas de Punta Cana, esse resort all inclusive oferece aos suas hóspedes excelentes acomodações contendo Wi-Fi e Tv a cabo gratuitos, banheira de hidromassagem, chuveiros duplos, frigobar, sacadas ou varandas privativas e serviço de quarto 24 horas.

O resort também conta com clube infantil, campo de mini golfe, quadra de tênis, academia, spa, 13 piscinas, bons restaurantes e bares. O hotel também conta com o melhor cassino da região e excelentes opções de entretenimento noturno. O preço médio da diária para o casal é de R$2.000,00.

Hotel Cocoplum Beach – San Andrés – Localizado em frente à praia de Cocoplum, o hotel oferece excelentes acomodações aos seus hóspedes com ar-condicionado, TV a cabo, serviço de quarto e frigobar. O hotel ainda conta com um restaurante, bar, piscina, estacionamento gratuito e serviço de transfer que pode ser organizado 24 horas por dia. O preço médio da diária para o casal é de R$650,00.

Aluguel por temporada

Outra opção de hospedagem no Caribe que vem conquistando a muitos viajantes é o aluguel por temporada. Sem dúvida a opção ideal para quem planeja viajar com bastante gente, deseja se sentir em casa e ter mais privacidade. Além disso, o preço médio da diária do aluguel por temporada costuma ser bem atraente. Você pode encontrar opções de hospedagem a partir de R$115,00.

Gastronomia do Caribe

Ter a oportunidade de saborear da culinária local é uma das melhores experiências de uma viagem, não é mesmo? Conhecer a gastronomia de um país é uma das maneiras mais gostosas se conhecer, de fato, a cultura de um país. O viajante que tiver a oportunidade de saborear da culinária caribenha certamente não vai se arrepender, pois se trata de uma culinária muito rica, diversificada e cheia de aromas e sabores.

A gastronomia caribenha recebeu influência de diversas outras culinárias como a africana, a francesa, a indígena, a espanhola, a portuguesa e a indiana. Ingredientes como os peixes, os frutos do mar, as especiarias, as carnes, e frutas frescas são muito comuns.

Um dos pratos mais consumidos no Caribe são as arepas, uma massa de farinha de milho assada que pode ser servida com os mais variados recheios. Não deixe também de provar o ceviche caribenho, que apesar de ser um prato peruano também é muito consumido na região. Experimente também o peixe crioulo, o keri- keri e o mofongo, um prato feito com banana-da-terra verde muito consumido em Porto Rico.

No Caribe também há diversas sobremesas deliciosas. Não deixe de provar do quesillo, muito parecido com o queridíssimo pudim de pão. Experimente também a rabanada caribenha e o Paseicu e Tentalaria, doces deliciosos feitos de nozes e açúcar.

Quanto às bebidas, as mais comuns são o rum e os licores. Quem nunca ouviu falar sobre o famoso Curaçau Blue e do Curaçau Red, não é mesmo? Experimente também os drinks como a conhecidíssima Piña Colada, bebida feita com suco de abacaxi, leite de coco, leite condensado e rum.

Seguro viagem

Para viajar para os países do Caribe, com exceção da ilha de Cuba, não é obrigatório contratar um seguro viagem. Entretanto, não é recomendado que nenhum turista viaje sem antes contratar um bom seguro, afinal, imprevistos acontecem e ninguém está livre deles.

Ninguém gostaria que alguma emergência médica, uma mala extraviada ou um voo cancelado arruinasse as férias dos sonhos, não é mesmo? Então não se arrisque. Contate já a sua seguradora.

Caso você esteja planejando uma viagem para Cuba, saiba que a contratação de um seguro viagem com cobertura mínima de US$10.000,00 é obrigatória. Sem ele você não embarca no país.

FAQ – Perguntas e respostas

Que roupas levar para o Caribe?

Uma dúvida muito comum entre os viajantes é sobre quais roupas colocar na bagagem, afinal ninguém gostaria de levar roupas demais ou esquecer-se de colocar alguma peça de roupa na mala, não é mesmo? É importante ter em mente o clima do local para o qual você vai e o que você pretende fazer. No caso do Caribe, tenha em mente que a região possui clima tropical e que você, provavelmente, passará boa parte do tempo na praia. É importante levar na bagagem roupas de banho como biquínis, maiôs, sungas, bermudas, cangas e saídas de praia. É interessante também levar roupas com fator de proteção solar, chapéus, bonés, óculos de sol, repelente e protetor solar. Peças de roupas de tecidos mais leves e com cores claras são boas pedidas para aqueles passeios durante o dia. Vestidos, saias, regatas, bermudas e camisas são boas opções para colocar na mala. Nos pés, os calçados mais confortáveis possíveis como sandálias e alpargatas. Para eventos noturnos, festas, entre outros, é bom levar um look mais arrumado. Vestidos, calças e camisas de tecidos leves são boas escolhas. Lembre-se que em alguns lugares não é permitido a entrada caso a pessoa estiver vestindo bermudas.

Quais os documentos necessários para o Caribe?

Para viajar ao Caribe, os turistas brasileiros precisarão apresentar o Passaporte (com no mínimo seis meses de validade) e Certificado Internacional de Vacina. A maioria dos países da região não exige o visto. Os únicos destinos da região que exigem o visto são: Cuba, México e Porto Rico, que é território dos Estados Unidos. Não deixe de conferir a lista de documentos necessários para o destino para o qual você vai no site do Itamaraty.

Quanto custa uma viagem para o Caribe?

Não é possível afirmar com exatidão a quantia que um turista irá gastar em uma viagem ao Caribe, pois isso dependerá de uma série de fatores como as passagens aéreas, hospedagem, destino escolhido, época escolhida, comida, transporte, entre outros. Uma viagem para Punta Cana de uma semana, por exemplo, custaria em média R$ 7.990,00 por pessoa.

Qual moeda levar para o Caribe?

Outra dúvida muito comum entre os viajantes é sobre qual moeda levar. A melhor opção é levar uma quantia em dólar, ele é aceito em todo o território turístico no Caribe, cartão de crédito internacional desbloqueado para compras no exterior e/ou cartão pré-pago. Não é recomendado levar reais para o Caribe, pois a moeda nacional não é aceita em nenhum lugar e não compensa trocar no local. Caso você esteja viajando para a ilha de Cuba, o mais recomendado é que você leve euros ao invés de dólares para trocar por pesos cubanos conversíveis (CUC) quando já estiver no país. A troca é bem mais vantajosa.

Thiago Cesar Busarello

Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat