O que você está procurando?

JÁ BAIXOU NOSSO KIT GRÁTIS DE PLANEJAMENTO DE VIAGEM? CLIQUE AQUI!

Calendário de feriados 2020

Quando se inicia o ano novo é comum corrermos para encontrar um calendário para planejar as viagens do ano. Por isso, sempre trazemos aqui no blog um calendário com o calendário de feriados 2020 sugerindo as melhores datas para viajar em 2020.

O ano de 2020 será muito bem servido de feriados, diferente de 2019 que foi um ano com pouquíssimos feriados prolongados. Muitos feriados esse ano que permitem feriadões incríveis já que ficaram colados ou muito próximos dos finais de semana, como você vai conferir ao longo do texto.

Ao todo vão ser 11 feriados em 2020, sendo que o primeiro é sempre o dia 01 de janeiro, dia da Confraternização Universal. Nos demais feriados, pelo menos 6 deles caem colados ao fim de semana, como é o caso do feriado de Sexta-Feira Santa, Independência do Brasil, Nossa Senhora Aparecida e Finados.

Grupos de feriados 2020

Existem 2 grupos de feriados para levar em consideração:

  • Os feriados religiosos que nunca caem em finais de semana como os feriados de Carnaval, da Páscoa e de Corpus Christi.
  • Os feriados cíveis que possuem dia do mês e da semana que podem variar conforme o ano, como os feriados de Tiradentes, Independência e Proclamação da República.
Dicas para aproveitar o calendário de feriados
Dicas para aproveitar o calendário de feriados

Feriados religiosos

O bom dos feriados religiosos é que sempre é possível programar viagens de até 4 noites o que permite inclusive viajar para destinos fora do país mais próximos como Uruguai, Argentina e Paraguai.

O que sempre muda em cada ano é o dia exato que eles caem, já que eles estão associados ao calendário lunar. Por exemplo, a Páscoa é celebrada no primeiro domingo depois da primeira lua cheia após a virada da estação do verão para o outono.

Vários feriados religiosos assumem a data da Páscoa como referência, por exemplo, o feriado de Carnaval, o feriado da Sexta-feira Santa e o feriado de Corpus Christi.

Viagens mais longas podem sempre ser planejadas para viajar em feriados religiosos, e assim programar para aproveitar principalmente o primeiro semestre do ano.

Feriados cíveis

Já os feriados cíveis sempre mudam de dia da semana, já que eles tem dias específicos da agenda. O mais importante é acompanhar ano a ano em que dias da semana eles caíram.

No ano de 2020, é um ótimo ano para os amantes de viagem, já que os feriados cíveis caíram próximos aos finais de semana e também vão permitir viagens mais longas, dessa vez aproveitando principalmente

O único feriadão 2020 que não poderá ser aproveitado no ano é o da Proclamação da República, em 15 de novembro, que caiu em um domingo.

Confira abaixo o calendário de feriados 2020

Abaixo está o calendário de feriados 2020 para você se planejar e programar as viagens do ano:

  • 01/01/2020 – Quarta-feira – Confraternização Universal
  • 24/02/2020 – Segunda-feira – Carnaval
  • 25/02/2020 – Terça-feira – Carnaval
  • 10/04/2020 – Sexta-feira – Paixão de Cristo
  • 12/04/2020 – Domingo – Páscoa
  • 21/04/2020 – Terça-feira – Tiradentes
  • 01/05/2020 – Sexta-feira – Dia do Trabalho
  • 11/06/2020 – Quinta-feira – Corpus Christi
  • 07/09/2020 – Segunda-feira – Independência do Brasil
  • 12/10/2020 – Segunda-feira – Nossa Sra Aparecida – Padroeira do Brasil
  • 02/11/2020 – Segunda-feira – Finados
  • 15/11/2020 – Domingo – Proclamação da República
  • 25/12/2020 – Sexta-feira – Natal
Calendário de feriados 2020
Calendário de feriados 2020

Sugestão para aproveitar os feriados 2020

Para feriados curtos, a dica que vale é você viajar para perto e viajar para longe nos feriados longos. Só não viaje para muito longe para não perder dois dias do feriado em deslocamento, um na ida e outro na volta.

Dicas boas são viajar para dentro do país, como o Rio de Janeiro, São Paulo, Florianópolis, Foz do Iguaçu e Salvador, os principais destinos turísticos do país em 2020.

Para feriados de meio de semana, uma dica também é aproveitar para fazer viagens curtas. Sabe aquela cachoeira do interior que você ficou de visitar? Aquele teatro, museu ou zoológico que todo mundo fala e você nunca foi? Aquele morro com uma vista incrível da cidade? Pois é, opções não faltam para o turismo local na sua região.

Já para feriados longos, de 4 a 5 dias de folga, dá para esticar a viagem para um lugar mais longe, que tenha águas termais, como Caldas Novas, ou então para praias mais distantes ou até mesmo para países vizinhos como a Argentina, Chile, Uruguai ou Paraguai. De preferência saindo à noite no dia anterior ao primeiro dia do feriadão.

Calendário de feriados 2020
Calendário de feriados 2020

Lugares para aproveitar os feriados 2020

O primeiro feriado de destaque é o feriado de Carnaval. Apesar de não ser feriado nacional, muitos brasileiros tiram folga e esticam os dias para aproveitar os dias de folia. Em 2020, o Carnaval vai acontecer no dia 25 de fevereiro, onde a viagem pode começar já no dia 21 de fevereiro. As sugestões de lugares que dou é conhecer o Carnaval de Recife e de quebra aproveitar para conhecer a história de Olinda e a praia de Porto de Galinhas.

Outro feriado que merece destaque é o feriado de Tiradentes que vai cair em uma terça-feira no dia 21 de abril. Uma ótima oportunidade para viajar ainda no sábado para passar alguns dias em um resort próximo da sua casa. Se precisar de sugestões, o nosso parceiro Zarpo pode ajudar.

Mais um feriado de destaque é o feriado de Corpus Christi que vai cair em uma quinta-feira. Minha sugestão aqui é você negociar com o chefe para esticar esse feriado e fazer uma viagem mais longa, inclusive se o dólar favorecer até lá, para fora do país, já que fora do país não existe esse feriado e os preços acabam sendo interessantes. Uma sugestão poderia ser Maracaibo na Venezuela ou então Ushuaia na Argentina.

Um feriado similar é o feriado de 12 de outubro, caindo na segunda-feira. Sugiro vir aqui para a minha região e conhecer a Oktoberfest. Uma festa que acontece em Blumenau regada a muito chopp, música, gastronomia e tradição alemã. De quebra passear por Balneário Camboriú e o Vale Europeu.

Calendário de feriados
Calendário de feriados

Dica 01: Arriscar a reserva do hotel

Os preços de passagens aéreas e hotéis e pousadas ficam sempre mais caros quando se tem feriados.

Então segue uma dica que sempre funcionou comigo para economizar: não comprar a reserva antecipadamente para viagens perto de casa (até 3 horas de viagem de carro) e viajar mesmo assim para o lugar no feriadão, arriscando encontrar (ou não) hotéis e pousadas disponíveis.

Por que? Porque nem sempre os hotéis e pousadas tem seus estabelecimentos lotados nos feriadões justamente pelo preço maior cobrado dos turistas.

Então, se você chegar no dia da viagem e perguntar na recepção sobre reservas, poderá verificar a disponibilidade e negociar diretamente no balcão um preço mais em conta (quem sabe até com upgrade de quarto).

Aconteceu comigo quando fiz viagem para Bombinhas e para Governador Celso Ramos, já que eu moro em Timbó, tudo em Santa Catarina. Ambos os lugares não davam 3 horas de viagem de carro.

Então se não tivesse hospedagem disponível por um preço acessível, passaríamos o dia na cidade e retornaríamos de noite (viagem de bate-volta), o que nunca aconteceu. Sempre conseguimos negociar e aproveitar bons preços nas pousadas e hotéis.

É uma negociação sadia e boa tanto para o turista quanto para os hotéis que assim não ficam com o quarto vazio em uma época “gorda” para eles.

Calendário de feriados
Calendário de feriados

Dica 02: Comprar antecipadamente ou em cima da hora

Assim como nós enxergamos oportunidade para aproveitar o calendário de feriados 2020, as agências de turismo também enxergam e começam a bloquear hotéis e assentos em passagens aéreas. Como assim Thiago?

Funciona mais ou menos assim: as agências de viagem sabem que vai acontecer um bom volume de procura de pessoas para viajar nos feriados e elas já compram agora as passagens aéreas e reserva de hotéis por um preço menor, mesmo sem ter comprador, e montam os pacotes de turismo em cima desses preços para oferecer aos clientes.

Nesse caso, quando o feriado estiver chegando próximo e bater aquela vontade viajar, o turista que procurar por conta própria as opções disponíveis em sites de hotéis e cias aéreas, ele vai se assustar com o preço da viagem.

Porém se procurar com a agência, ela ainda vai encontrar pacotes de viagem com preços justos, porém claro, não tão baratos como se o turista tivesse se planejado com antecedência e comprado no mesmo período que a agência de turismo comprou. Deu para entender? Se não deu, deixem um comentário que vou tentar explicar um pouco melhor sobre o assunto.

Fato é que a dica que dou para aproveitar os feriados de 2020 é comprar por conta própria tão cedo quanto as agências de viagem ou então deixar para comprar bem em cima da hora com as agências, porque nesse caso elas vão estar oferecendo descontos tentadores para não perder o dinheiro investido no bloqueio do hotel e assentos de avião.

Calendário de feriados
Calendário de feriados

Conclusão

Para quem gosta de aproveitar cada feriado para viajar, não vai poder reclamar de 2020. Um ano em que vamos ter muitos feriados colados nos fins de semana e que vai permitir viajar para longe para aproveitar bem essas datas.

Bem, é isso que queria deixar aqui para você também viajar nos feriados de 2020 e não ficar só em casa sem fazer nada. Por isso, olhe o calendário de feriados 2020 e aproveite!

E você, qual feriado vai querer aproveitar em 2020? Acredita que vai conseguir viajar em algum deles? Escreve aqui nos comentários para nós!

Abraço e até o próximo post!

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI!

  • Se quiser viajar para o paraíso, o Zarpo tem os melhores pacotes de viagem em resorts e hotéis de tirar o fôlego.
  • Para encontrar a passagem aérea com o menor preço do mercado, não deixe de consultar o site do Kayak que consulta os preços em várias companhias aéreas!
  • Reserve diárias de hotel no mundo inteiro de maneira prática e segura no Booking.com, com opção de cancelamento grátis e sem precisar pagar antecipadamente!
  • Precisa de aluguel de carro? Na RentCars o pagamento é feito em reais, sem cobrança de IOF parcelado sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.
  • E não esqueça do seguro viagem. Na Seguros Promo você usa o cupom VIDADETURISTA5 e ganha desconto de 5% na compra.
  • Para os passeios, ingressos para tours, shows e entradas em museus você pode contar com a WePlann em vários lugares do mundo.
  • Com o cupom VIDADETURISTA da América Chip você ganha 5% de desconto na compra de um chip internacional para viajar conectado o tempo todo.

Ao fazer uma compra com um parceiro através do blog recebemos uma pequena comissão. Ninguém paga a mais por isso e de quebra ajuda o blog a trazer sempre artigos e novidades atualizadas. Obrigado! =)

Thiago Cesar Busarello

Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *