Baixe Grátis nosso Kit de Planejamento de Viagem! Clique Aqui!

Vídeos online e comércio eletrônico no turismo

Olá pessoal, hoje vamos falar sobre a crescente demanda de vídeos online e comércio eletrônico no turismo após a pandemia.

Fato é que nos anos de 2020 e 2021, o turismo no Brasil, assim como no resto do mundo, passou por uma crise complicada. As restrições de viagens afetaram o setor, e a solução foi usar o mundo digital como resposta.

Foram vários os artigos publicados aqui no blog que falaram dos impactos do coronavírus, como o artigo sobre formas de viajar sem sair da quarentena, novas diretrizes do turismo pós pandemia e segurança de viagem em época de coronavírus.

E como tudo na vida, sempre existe um lado negativo, mas também um lado positivo de toda situação. O lado positivo é que a pandemia trouxe inovação, com mudanças que estão se consolidando e vão se consolidar muito nos próximos anos.

É o caso das agências de viagens virtuais e os vídeos online que são dois elementos interessantes, e foram amplamente utilizadas por turistas, museus e até mesmo cidades, inclusive naqueles momentos de restrição mais concisos.

Impactos do comércio eletrônico no turismo

Segundo informações oficiais da Agência Brasil, o comércio eletrônico focado no turismo cresceu cerca de 150% em comparação com 2020.

A reportagem mostra que foram analisados mais de um bilhão de acessos, e quase todos em agências de viagens ou sites focados em compra de passagens aéreas, sendo que as vendas online ainda tiveram um crescimento de 4%, apesar do momento de crise que afeta o país.

A taxa também mostra que o e-commerce conseguiu ganhar espaço entre as pessoas que buscam um destino de viagem.

Atualmente, uma pessoa que deseja conhecer a França, por exemplo, pode procurar por informações completas e preços de passagens sem sair de casa. Informações essas que você encontra também em blogs como o Vida de Turista.

Um computador com internet é suficiente para planejar uma viagem, inclusive podendo comprar tudo em poucos cliques.

É possível comprar passagens aéreas, reservar hotéis, alugar carros, comprar passeios, seguro de viagem e contratar guias de viagem, tudo de maneira online.

Antes da pandemia isso também era possível, sendo que se intensificou muito mais para praticamente todas as agências de viagens com ferramentas que foram evoluindo e transformando digitalmente o mercado.

Isso chamou a atenção de muitos turistas, pois essa facilidade acaba incentivando o gasto com destinos mais caros. Agora você encontra informações de viagem sobre a Tailândia, sobre as Ilhas Maldivas ou sobre Dubai em poucos cliques.

Por exemplo, sites como Skyscanner e Decolar, estão entre os mais acessados do Brasil no setor de agências de viagens digitais, mas também encontra outros sites de agências famosas como CVC, Fly Tour ou Maringá Turismo, que não eram tão digitais, agora sendo muito digitais.

Crescimento no comércio eletrônico no turismo pós pandemia

QUAL O MELHOR SEGURO DE VIAGEM PARA VOCÊ?










Crescimento no comércio eletrônico no turismo pós pandemia

Impactos dos vídeos online no turismo

Os vídeos online também cresceram na mesma proporção que o e-commerce, porém, a principal diferença entre os dois é a variedade que esse formato de conteúdo possui.

O audiovisual pode ser usado como ferramenta de propaganda, principalmente por agências de viagens, cidades e até mesmo museus, assim como também é uma opção para acompanhar um tour virtual.

Está ficando cada vez mais comum ter lugares, como galerias e espaços culturais, que oferecem visitas totalmente digitais utilizando a tecnologia de streaming.

Além do uso como ferramenta de marketing digital ou de visita virtual, os vídeos online também ganharam espaço entre os turistas criadores de conteúdo.

A ideia é usar esse formato para compartilhar a experiência que teve em alguma viagem, seja ela atual ou do passado.

Atualmente, por exemplo, com a ajuda de algumas ferramentas, é possível criar vídeo com fotos e música online grátis. Ou seja, um usuário pode fazer um álbum de fotografia interativo, e publicá-lo nas redes sociais para compartilhar com as pessoas.

Essa é uma tendência que está transformando alguns canais do YouTube em uma boa fonte de informações para conhecer todo tipo de destino turístico. Afinal, o mais comum é que as pessoas tenham roteiros de viagens diferentes umas das outras.

Uma forma de entender essa tendência é observar o crescimento de alguns canais focados totalmente em viagem. Esse é o caso do canal Via Infinda, do youtuber Eliezer Tymniak.

O criador de conteúdo teve um grande crescimento nos últimos dois anos, e atualmente possui mais de 1 milhão de inscritos. O principal motivo é esse aumento no consumo de vídeos online sobre destinos turísticos.

>> Leia também: Como viajar para o exterior com o coronavírus

Crescimento dos vídeos online no turismo pós pandemia
Cupom desconto viagem

Crescimento dos vídeos online no turismo pós pandemia

Vídeos no comércio eletrônico do turismo

A próxima tendência vão ser os vídeos gerados pelas próprias agências de viagens apresentando os destinos para os clientes, o que os turistas vão encontrar lá ao comprar o pacote e tudo mais.

Isso já começou a acontecer, como é o caso da agência Agaxtur, onde a Patty Leone que é esposa do Aldo Leone (dono da agência) publica seus vídeos no Youtube e Instagram, ajudando a divulgar os locais que são oferecidos aos clientes.

Enquanto estava escrevendo o artigo, ela estava divulgando um dos navios da Costa Cruzeiros que é o navio Costa Diadema, que substituiu o navio Costa Smeralda, na temporada de cruzeiros 2021/2022 no Brasil.

Outra alternativa para essa tendência é buscar parcerias com outros blogueiros e canais do Youtube para construir uma parceria e ser o rosto e a marca da agência, incorporando os vídeos já construídos ou criando novos vídeos em parceria, aproveitando a audiência já alcançada dos blogs.

Os blogs e vídeos criam empatia, compartilham experiências, mostram o que há de verdade no lugar, o que ajuda na hora das vendas de cada pacote de viagem.

Tendência dos vídeos online no turismo

COMPARADOR DE SEGURO DE VIAGEM

Tendência dos vídeos online no turismo

Finalizando

O turismo passou por uma grande mudança com a crise que afetou o Brasil e o mundo, e algumas das soluções que aconteceram no setor devem se manter pelos próximos anos, pois foram positivas, como é o caso dos vídeos online e comércio eletrônico.

A internet causou impacto em várias áreas e não seria diferente com as viagens. Por isso, seja com os vídeos online ou com o comércio eletrônico, é importante acompanhar todas as mudanças que estão acontecendo nesta área.

Agora queremos ouvir a sua opinião. Como você enxergou o crescimento dos vídeos de viagem online após a pandemia? E o crescimento do comércio eletrônico? Você comprou viagens por meio de agências de viagens digitais? Chegou a comprar alguma viagem por causa de vídeos que assistiu online? Deixe abaixo o seu comentário!

Abraço e até o próximo post!

Thiago Cesar Busarello
Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Pacote Passagem Hotel Carro Seguro Ingressos Chip Mala Ônibus Cruzeiro Câmbio Cartão Financ. Conta Guia Fotógrafo
Mais