BAIXE GRÁTIS NOSSO KIT DE PLANEJAMENTO DE VIAGEM! CLIQUE AQUI!

Vida nômade: Dicas para encontrar trabalho remoto e seguir viajando!

Olá pessoal, no artigo de hoje vamos trazer informações para quem deseja ter uma vida nômade, viajando pelo mundo e pagando suas contas através de trabalho remoto.

Vamos trazer nossa opinião sobre o trabalho home office considerando nossa experiência, informações sobre como encontrar trabalho remoto, dicas para o currículo e indicação de cursos.

Também vamos falar sobre os melhores lugares para curtir a vida nômade após encontrar um trabalho remoto nos mais diversos cantos do mundo, como EUA, Europa, Ásia, África, Caribe e América do Sul. Acompanhe!

O trabalho home office veio para ficar?

Se tem uma coisa de bom que a pandemia trouxe para o mundo é a maior flexibilização do trabalho no quesito de ter de estar presencialmente nos trabalhos para executar suas atividades, principalmente quando falamos de trabalhos de escritório.

Durante a pandemia, fiquei por mais de 1 ano full home office em casa e vi o quanto essa prática evoluiu nas empresas para permitir maior segurança de seus funcionários e ajudar na diminuição da propagação do coronavírus.

Adaptação forçada

As empresas adaptaram seus processos de trabalho realizando processos de seleção virtuais, reuniões por videoconferência, acesso aos documentos da empresa remotamente, políticas de segurança, aumento de sua infraestrutura de servidores, troca de equipamentos e maiores planos de internet para suportar todo o tráfego.

Foi uma adaptação forçada, mas que mostrou que é possível e fez essas empresas abrirem horizontes para tornar sua empresa agora não só mais uma empresa local ou regional, mas sim uma empresa global.

O trabalho remoto trouxe benefícios?

Se ao mesmo tempo a empresa teve investimentos, por outro lado também trouxe economia, com redução de aluguel de escritórios, economia de energia, menor gasto com material de escritório, menor desgaste de móveis e equipamentos, redução do quadro de pessoal da manutenção e limpeza, entre outros.

As empresas que deram esse passo agora podem contratar profissionais de qualquer lugar do mundo para trabalhar no seu escritório digital. Muitas vezes funcionários com qualificações que não são fáceis de encontrar no mercado.

Para o colaborador, com certeza aumentou seu gasto de energia, utiliza os seus equipamentos eletrônicos, seu mobiliário e precisou aumentar seu plano de banda larga.

Porém trouxe o conforto da casa, diminuiu o tempo do trânsito para ficar mais tempo com a família, faz suas refeições em casa, entre muitos outros benefícios, em itens que muitas vezes não tem preço.

Será possível trabalhar de fora do país?

Tem um ponto que muitas pessoas já perceberam. Não é mais necessário você estar na sua casa para realizar o trabalho remoto.

Assim que a pandemia estiver mais controlada, com as pessoas vacinadas e fronteiras abertas entre os países, as empresas que permitirem o trabalho remoto poderão estar inclusive em outros países executando seu trabalho.

Você pode fazer uma viagem com a família para um resort e trabalhar do quarto do hotel no horário de trabalho enquanto sua família se diverte. Você pode fazer um intercâmbio de estudos para aperfeiçoar o idioma no exterior, conciliando os horários com o trabalho na empresa.

As oportunidades são infinitas e volto a dizer que isso além de ser bom para o funcionário também é bom para a empresa.

Mantém o profissional motivado, não perde bons profissionais para o mercado no exterior, permite o funcionário trazer ideias para situações e problemas que funcionam melhor em outros países e aumenta os skills de um funcionário que agora é global!

Qual empresa não quer os melhores funcionários e as melhores ideias?

O trabalho home office veio para ficar?
O trabalho home office veio para ficar?

QUAL O MELHOR SEGURO DE VIAGEM PARA VOCÊ?










Onde encontrar trabalho remoto?

Algumas empresas foram mais early adopters ao trabalho home office do que outras, assim como existem aquelas que não tiveram como migrar suas funções para essa modalidade.

Trouxemos abaixo alguns exemplos de empresas que tiveram maior adesão e aquelas que tiveram menor adesão ao home office.

Maior adesão ao home office:

  • Empresas de tecnologia
  • Startups
  • Multifuncionais

Menor adesão ao home office:

  • Empresas de manufatura
  • Empresas do varejo
  • Empresas da logística

Para encontrar trabalho remoto, a dica é procurar empresas que se enquadram no primeiro grupo, como vamos ver a seguir.

Empresas de tecnologia

As empresas de tecnologia são as que oferecem as maiores oportunidades para o trabalho remoto, justamente pela sua essência de ser digital.

É comum essas empresas demandarem de muitos profissionais técnicos da equipe de desenvolvimento de seus sistemas e que veem a escassez de mão-de-obra para um setor em plena expansão.

Ao mesmo tempo, essas empresas também acabam precisando para compor seus times de equipes de marketing, equipes de atendimento e equipes administrativas, aumentando o leque de oportunidades.

Startups

Outras empresas que são destaque no trabalho remoto são startups, que na sua maioria também são empresas de tecnologia, porém não necessariamente precisam ser, mas que trazem a tecnologia como destaque.

É o caso das fintechs, proptechs, edtechs, traveltechs, entre muitas outras techs que oferecem produtos digitais e serviços via aplicativos, sites ou simplesmente ideias geniais revolucionando setores já consolidados.

São empresas que recebem muitas vezes aportes milionários de investidores e que precisam de muitas pessoas qualificadas para dar conta do crescimento esperado para a empresa, não importa o lugar que pessoa esteja entregando o resultado.

Multinacionais

Outro tipo de empresa que se destaca no trabalho remoto são as empresas multinacionais que já carregam na sua essência o DNA de serem empresas globais, onde muito antes da pandemia tinha o conhecimento necessário para realizar reuniões globais, lidar com várias culturas, trazer e levar inovações para os países onde atua.

Os escritórios dessas empresas demandam de muitos profissionais que tenham skills globais, portanto sabem da importância de ter profissionais qualificados com experiência internacional, que sabem falar múltiplos idiomas e conhecem a cultura de outros países.

Dicas onde encontrar trabalho remoto
Dicas onde encontrar trabalho remoto
Cupom desconto viagem

Dicas para o currículo

Para entrar nessas empresas, o primeiro passo é ter um currículo atualizado, sendo que trouxemos 3 dicas para você levar em consideração:

  • Skills de trabalho remoto
  • Adaptação tecnológica
  • Experiências internacionais

Para ajudar, indicamos esse site onde você encontra modelos de currículo prontos para baixar que vão auxiliar na elaboração de um currículo que atenda o perfil das empresas que possuem trabalho remoto.

Skills de trabalho remoto

Existem skills que são essenciais para o trabalho remoto, como a pontualidade, trabalho em equipe, organização e respeito.

Pontualidade para começar seu trabalho no horário combinado e para não atrasar em reuniões e deixar as pessoas do outro lado esperando.

Trabalho em equipe para você realizar entregas com equipes remotas contribuindo com a sua parte, mantendo contato com todos e sabendo o momento para você dar a sua opinião.

Organização para você formalizar o que for alinhado nas reuniões remotas, realizar as anotações, formalizar o que foi dito por e-mail e realizar as suas entregas conforme o acordado.

E entre todas essas, quero destacar o respeito.

Respeito para considerar as particularidades regionais de cada pessoa espalhada pelos mais diversos lugares do mundo considerando sotaques, idiomas, vestimentas e tudo mais.

Respeito pelos eventuais problemas técnicos que o trabalho remoto possa proporcionar como queda de energia ou problemas com a internet.

Respeito pelas particularidades do local onde a pessoa está que podem estar relacionados a barulhos ao fundo de obras, de crianças, da faxina da casa ou do animal de estimação.

Adaptação tecnológica

Ter um currículo que mostre o quanto você está adaptado ao mundo tecnológico fará a diferença de um concorrente.

Mencione suas habilidades e experiências com notebooks, smartphones, redes sociais, bancos digitais e todo e qualquer serviço online que você conhece e utiliza que faça sentido para a empresa onde você está buscando colocação.

É o momento de demonstrar conhecimento, vontade de aprender mais e estar antenado ao que o mundo tecnológico pede.

Experiências internacionais

As experiências internacionais não se limitam ao caso de você ter feito um intercâmbio no exterior ou viagem para fora do país.

Hoje em dia é possível buscar experiências internacionais no sentido de conhecer a cultura de outros países a partir da leitura de livros que contam como é a vida fora do país, de fazer contato com pessoas que moram fora e que podem compartilhar suas experiências, além de praticar a leitura e escrita em outro idioma (que tal praticar entrando em contato com o suporte de grandes empresas globais?).

Seguir viajando é um dos benefícios de uma vida nômade
Seguir viajando é um dos benefícios de uma vida nômade

COMPARADOR DE SEGURO DE VIAGEM

Indicação de cursos para trabalho remoto

Para mostrar que você sabe trabalhar remotamente, nada melhor do que acrescentar ao currículo cursos que demonstram seu conhecimento sobre o assunto. Trouxemos 3 indicações de curso nesse sentido.

  • Trabalho Remoto – Colaboração, foco e produtividade: Um curso realizado pelo Linkedin Learning que traz dicas sobre gestão de equipes virtuais, delegação de tarefas para as equipes, fundamentos de gestão do tempo, entre outros.
  • Curso Online de Trabalho Remoto: Esse é um curso realizado pelo Grupo Aldeia que traz informações sobre o home office de emergência, sobre produtividade e tarefas, equilíbrio e limites, entre outros.
  • Home Office e Trabalho Remoto – Ferramentas e Práticas: Curso da Udemy que já foi assistido por mais de 2 mil pessoas que traz dicas para implantação da cultura do trabalho remoto, de ferramentas para o home office, entre outras ferramentas.

Onde curtir sua vida nômade?

Agora que você já decidiu que quer trabalhar remotamente e viu informações sobre onde e como conseguir o trabalho remoto, vamos ver a indicação de ótimos lugares que permitem ter uma vida nômade sem atrapalhar suas funções.

Vida nômade nos EUA

Os EUA possuem uma das melhores bandas largas do mundo, portanto dificilmente você se preocupará com problemas de internet ou de conexão.

E que tal se você fizer uma trip pelos EUA inteiro? Basta planejar as cidades de parada considerando o critério de locais que possuem internet e locais com silêncio para não atrapalhar suas entregas.

Será possível realizar o trabalho de casas de temporada como o Airbnb, de hotéis ou então cybercafés em destinos que vão da costa oeste até a costa leste americana.

As cidades mais famosas se destacam nesse caso como Miami, Orlando, Nova York, Las Vegas, San Francisco e Los Angeles.

A diferença de horários do Brasil também não é tão distante. Enquanto em Los Angeles o fuso horário chega a ser de 4 horas para trás, em Miami a diferença é de apenas 1 hora, no qual dificilmente você vai se atrapalhar com os horários dos seus compromissos.

Vida nômade na Europa

Quando falamos da Europa, falamos de países muito próximos, mas ao mesmo tempo tão diferentes que vão desde Reino Unido, França, Alemanha, Itália, Espanha ou Portugal.

O nômade na Europa pode conhecer todos eles, aumentando sua pluralidade de idiomas e culturas, além de fotos incríveis.

O fuso horário varia do país escolhido, sendo que fica na média de 5 horas, ou seja, lá o dia começa mais cedo. Você aproveita a manhã para conhecer o país e a tarde e à noite trabalha no seu emprego.

Vida nômade na Ásia

A Ásia é um dos países onde o nômade digital vai sofrer mais no quesito horário para trabalhar com empresas no Brasil, já que lá a diferença pode chegar a 12 horas de diferença.

Ao mesmo tempo, são os países com cultura mais diferentes da nossa e que vão proporcionar a maior riqueza de experiências culturais, gastronômicas, de comportamento e lindas fotos de recordação.

Se o nômade digital não se importar de trabalhar de madrugada, vai curtir principalmente finais de semana incríveis em países como Japão, China, Coreia do Sul, Índia, Tailândia e Indonésia.

Vida nômade na África

Por que não escolher a África como continente para viver sua vida nômade? A África surpreende todo mundo que a visita, seja a turismo ou trabalho.

Eles oferecem programas de intercâmbio incríveis, como é o caso da África do Sul, mais precisamente em Cape Town, no qual pessoas do mundo inteiro estudam em suas escolas.

Sem contar no preço da viagem que torna tudo mais fácil e na receptividade e alegria dos africanos que ficam orgulhosos de receber estrangeiros em seus países.

Também não podemos esquecer de falar que é na África que ficam países de uma história incrível como Egito e Marrocos, além de países que oferecem contato com a vida selvagem como a África do Sul, Botsuana, Tanzânia e Quênia.

A diferença de horário varia de país para país, mas fica na faixa de 4 a 5 horas de diferença do Brasil comprometendo apenas a sua tarde e noite no continente africano.

Apesar da África ser um continente que sofre com problemas de infraestrutura, se engana que o nômade digital vai ter problemas com internet (apenas em regiões do interior mesmo). Porém é fácil encontrar cybercafés com boa internet, além dos hotéis.

Vida nômade no Caribe

Outro destino que merece nosso destaque para curtir uma vida nômade no paraíso são os países do Caribe que oferecem além das lindas paisagens resorts de altíssimo nível.

Já pensou você trabalhar para a sua empresa tendo como fundo o visual incrível do Mar do Caribe, naqueles tons de azul impressionantes com a brisa do mar e o calor como se fosse o Nordeste?

Além do que a diferença de horário não é tão grande para o Brasil, com diferenças que variam de 2 a 4 horas, dependendo do país, que pode ser República Dominicana (Punta Cana), Jamaica, Aruba, Curaçao ou México (Cancun).

Vida nômade na América do Sul

Para quem não quer ir tão longe na sua vida nômade pode aproveitar nossos países vizinhos de continente como Argentina, Uruguai, Chile, Peru ou Colômbia.

O clima aqui já é mais conhecido, assim como os costumes e hábitos são similares. A diferença de horário também não é gritante.

A dica é realizar viagens que duram 1 ou 2 semanas sem comprometer seu trabalho principal, em viagens mais em conta e com poucas horas de voo.

Uma vida nômade permite você conhecer múltiplas culturas
Uma vida nômade permite você conhecer múltiplas culturas
Grupo de desconto de viagem

Finalizando

Como você viu, as oportunidades para trabalhar remoto aumentaram muito a partir da pandemia do coronavírus, tornando a vida nômade muito mais fácil e aceita pelas empresas.

Procuramos trazer dicas para você encontrar trabalho remoto, dicas para preparar seu currículo e dicas onde curtir sua vida nômade. Seja no Brasil ou no exterior.

Agora queremos ouvir a sua opinião. Você gostaria de ter uma vida nômade? Qual destino você escolheria primeiro para começar a aventura? Deixe abaixo o seu comentário!

Abraço e até o próximo post!

Thiago Cesar Busarello

Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat