BAIXE GRÁTIS NOSSO KIT DE PLANEJAMENTO DE VIAGEM! CLIQUE AQUI!

Viagem para Cederberg na África do Sul

Olá galera, aqui é a Jessica Bonillo trazendo mais dicas de viagem do nosso intercâmbio na África, no qual vamos falar sobre a experiência de ter feito viagem para Cederberg na África do Sul.

Para quem passa pelo menos duas semanas na África do Sul, alguns roteiros de viagem pelo país já são bem conhecido por nós brasileiros, como a Garden Route e o safári no Kruger National Park.

Mas hoje quero destacar outra viagem incrível e menos popular, pelo menos entre os viajantes do Brasil que é a viagem para Cederberg.

Vamos trazer informações completas Cederberg, como chegar até a região, dicas de hospedagem, entre muitas outras informações.

Principais passeios na África do Sul

Os principais passeios na África do Sul são legais e com certeza também merecem a visita.

Por exemplo, a excelente fama da Garden Route não é em vão: o trajeto em si já é encantador, as estradas são cenários dignos de filme, além de todas as atrações que as cidades ao longo da rota oferecem.

O maior bungee jump de ponte do mundo fica lá, com 216 metros de altura, e é a pedida principal dos mais corajosos.

Para quem quer ter contato mais próximo com animais, outra atividade queridinha ao longo da Garden Route é o Knysna Elephant Park.

Já em Jeffreys Bay, point dos surfistas, também tem outlets de lojas de surf, para quem quiser aproveitar e fazer umas comprinhas.

São inúmeras as possibilidades pelas cidades que fazem parte da Garden Route e também é bem fácil encontrar informações completas do que fazer por lá, assim como a viagem para o Kruger Park, o maior parque de safári do mundo, que fica a 420 km de Joanesburgo.

Mas como eu disse na introdução do texto, hoje vamos falar de um lugar diferente dos passeios comuns que é o passeio em Cederberg, uma região montanhosa localizada a cerca de 200 km da Cidade do Cabo que oferece muito contato com a natureza, longe do agito cosmopolita.

>> Leia também: Como é o réveillon na África do Sul

Por que viajar para Cederberg?

De forma bem resumida e introdutória, Cederbeg é uma região cercada de paredões de montanhas, com um espírito bem menos turístico, conhecido mais por quem mora na África do Sul mesmo.

Um local com muita natureza, paisagem mais selvagem, reservas naturais, trilhas, lugares que possibilitam contato direto com traços de nossos ancestrais, piscinas naturais, noites de céu completamente estrelado, vinícolas e cachoeiras.

Depois de passar alguns meses aproveitando muito as praias de Cape Town, assim como a vida noturna de Cape Town, chegar em Cederberg foi realmente marcante.

A região é visualmente estonteante, assim como a Cidade do Cabo também é, mas com paisagens completamente diferentes, nada urbana, proporcionando um contato muito mais próximo com a natureza.

Um dos caminhos em Cederberg, uma pequena amostra de como é a vista por lá
Um dos caminhos em Cederberg, uma pequena amostra de como é a vista por lá

QUAL O MELHOR SEGURO DE VIAGEM PARA VOCÊ?










Como chegar em Cederberg?

Resposta rápida: carro! Cederberg fica isolada de trechos urbanos e o acesso é feito por carro.

Já vá pesquisando as melhores opções de aluguel de veículo na África do Sul em sites como do Rentcars e dê uma olhadinha nas dicas para você não ser pego de surpresa durante o trajeto:

  • Se possível, alugue um 4×4. As estradas de Cederberg são de terra e cheias de pedras, o que pode dificultar e muito a chegada e locomoção durante a estadia. Lá você vai precisar usar o carro de um ponto a outro, como de sua estadia para uma piscina natural ou cachoeira. É tudo muito distante;
  • Leia direitinho o contrato de locação do carro e avise que você está indo para Cederberg. Existem tipos de locação de veículos em Cape Town que restringem a quilometragem a ser rodada, a distância da cidade que você pode atingir e também se você pode pegar estradas de terra ou não. Por isso é importante citar Cederberg, eles já sabem como é a região;
  • Tanque cheio antes de chegar em Cederberg. Sério, abasteça antes de começar a subir as montanhas. Lá não tem posto de combustível e você, além de rodar bastante enquanto estiver na região, pra sair dela é um caminho grande.

“Como eu sei de tudo isso? Falhando miseravelmente nos 3 pontos acima (hahaha).”

Como comentei no início deste texto, acredito que Cederberg é um dos destinos menos conhecidos por nós aqui do Brasil na África do Sul.

São poucas as informações disponíveis relatadas por brasileiros e muito do que descobri lá, eu não havia lido a respeito antes.

Nós alugamos um carro popular, em uma locadora de carros em Cape Town que havia disponibilidade de veículos com preços mais acessíveis.

Quando entregamos o carro de volta, fomos surpreendidos e tivemos que PAGAR MULTA por termos ido à Cederberg.

Não vimos um dos pontos do contrato que dizia que não poderíamos pegar estrada de terra e, através de um rastreador, eles identificaram que estávamos lá.

“Que este texto te ajude a não cometer o mesmo erro que a gente e você se livre de uma multa!”

Tudo era estrada, montanha e céu. Esta vista foi no caminho de nossa hospedagem para uma vinícola próxima onde nos informávamos sobre como chegar a outros locais em Cederberg
Tudo era estrada, montanha e céu. Esta vista foi no caminho de nossa hospedagem para uma vinícola próxima onde nos informávamos sobre como chegar a outros locais em Cederberg

VAMOS FALAR DE DINHEIRO?

Se precisar de empréstimo para a viagem, existem empresas especialistas em crédito pessoal para ajudar nesse sentido. Para conhecer algumas delas, clique aqui.

Um cartão de crédito internacional ajuda a acumular milhas e evita que você carregue muito dinheiro na viagem aumentando a segurança. Clique aqui para conhecer algumas opções.

Para ter acesso a vários serviços financeiros, gerenciar gastos e pagar boletos durante a viagem você pode criar uma conta digital em sites como esses aqui da lista.

Cuidados na viagem para Cederberg

Cederberg é uma região ampla, montanhosa, com poucas opções até de hospedagem. Não tem um “mercadinho” ou uma conveniência.

Se quiser economizar uma graninha antes de ir, é legal você comprar alguns snacks e até cerveja ou vinho, já que as bebidas que as hospedagens oferecem são um pouco mais caras do que você normalmente pagaria em um lugar mais urbano, como em Cape Town, por exemplo.

Outro ponto para ficar atento, é a hospedagem! Dá uma olhada como foi para gente e anota aí mais algumas dicas importantes.

>> Leia também: As belezas naturais da África do Sul

Hospedagem em Cederberg

Chegamos em Cederberg sem nenhuma hospedagem reservada. Estávamos dispostos a acampar, se fosse o caso, e não queríamos gastar tanto para passar alguns dias lá.

Paramos no primeiro camping que encontramos pelo caminho, depois de rodar bastante dentro de Cederberg e quando perguntamos sobre estadia, a pessoa que estava na recepção perguntou com uma feição um tanto assustada: “Vocês não reservaram? Nem pelo Booking?”.

Oh, God! Não reservamos e também não tínhamos barraca para acampar. Acho que nós estávamos mal acostumados com algumas regiões do Brasil, como Paraty, Ilhabela e Ubatuba, que alugam barracas em campings e outros itens de estrutura. Rsrss.

Essa pessoa que nos recebeu lá na primeira parada conseguiu nos ajudar ligando nas hospedagens vizinhas com o objetivo de encontrar vaga para nós.

“Há muito tempo eu não via um telefone fixo, com fio. Sinal de celular lá é dificílimo, ficamos 90% do tempo desconectados.”

Acho que foi na terceira ligação que a recepcionista conseguiu encontrar uma hospedagem em Cederberg com disponibilidade para nos receber naquele mesmo dia. O conselho aqui é: não conte com a mesma sorte que tivemos, reserve algum lugar antes de ir!

>> Leia também: 8 dicas práticas para viajar para Cape Town

Cederberg Backpack Oasis
Cederberg Backpack Oasis

COMPARADOR DE SEGURO DE VIAGEM

Cederberg Backpackers Oasis

Chegamos no Cederberg Backpackers Oasis que tinha tendas e também alguns quartinhos com banheiro compartilhado, além de área de camping para quem possuía equipamento e piscina para todos os hóspedes.

Acredito que não poderíamos ter ficado em lugar melhor! O Cederberg Oasis oferece refeição (com opções vegetarianas deliciosas, inclusive) e hospedagem a um preço justo.

Lá também são vendidas bebidas alcoólicas e cigarros (nas maquininhas onde você coloca o dinheiro e sai o produto, como as de refrigerantes aqui do Brasil).

Só depois fui entender que boa parte das pousadas e hotéis em Cederberg são mais luxuosos (como é o caso do luxuoso Bushmans Kloof Wilderess Reserve) e, consequentemente, para se hospedar, gastaríamos um bom dinheiro a mais a cada diária.

Fomos recebidos no Cederberg Backpackers Oasis pelo casal de donos do lugar, extremamente simpáticos, receptivos e dispostos a ajudar no que fosse preciso.

Além do espaço ser extremamente charmoso e organizado, a gentileza e carinho deles nos cativou imensamente.

Logo na primeira noite ganhamos uma explicação maravilhosa sobre as estrelas. O céu estava impressionante e parte do grupo ainda viu uma estrela cadente. Pense em um momento mágico!

>> Consultar todas as opções de reserva em Cederberg

Bushmans Kloof Wilderness Reserve
Bushmans Kloof Wilderness Reserve

O que fazer em Cederberg

Com ajuda dos donos da hospedagem e algumas pesquisas em inglês, fomos descobrindo que Cederberg tem muita atração bacana.

No primeiro dia, fomos tentar conhecer uma piscina natural em Cederberg. Tentar, porque não conseguimos. Rsrss. Pegamos as informações de direção para chegar no tal lugar, mas acabamos indo para o lado errado!

Fizemos uma trilha de mais de 1 hora para ir e 1 hora para voltar, chegando a lugar algum, mas ainda assim, estar entre aquelas montanhas, com um visual totalmente “wild” foi sensacional. Sabe aquela história de que o caminho às vezes é mais importante que o destino final? Lá fez sentido, mas só depois.

Na hora fiquei bem brava por termos andado tanto, sem água e sem calçado apropriado, sob um sol escaldante. Depois descobrimos que a caminhada para o lado certo era de apenas 20 minutos. Um lugar lindo onde é possível nadar e saltar das pedras em direção a água!

Um programa imperdível é a visita às “Rock Arts”, pinturas feitas nas paredes de cavernas há pelo menos 5.000 anos atrás pelo povo San (também conhecidos como Bushmen).

Até então, eu nunca havia me interessado por arte rupestre, mas é inexplicável a sensação de estar tão próxima a uma comunicação que foi feita há tantos anos, que foi preservada e que carrega tanto da história da humanidade.

“Fiquei perplexa, emocionada e extremamente grata por viver aquele momento!”

Rock Art de Cederberg, que fica perto das “Stadsaal Caves”, cavernas que também fazem a gente imaginar como era a vida por lá há tantos milênios atrás.
Rock Art de Cederberg, que fica perto das “Stadsaal Caves”, cavernas que também fazem a gente imaginar como era a vida por lá há tantos milênios atrás.

DICAS PARA A BAGAGEM

Importante conhecer as regras de bagagem antes de viajar para não pagar multa ou ser barrado de entrar no avião. Para conhecer as regras, clique aqui.

Se ainda não tem a mala para a viagem, pode fazer uma consulta e cotação de malas de viagem a partir de sites como esse clicando aqui.

Reserve um espaço nas malas para eventuais compras de roupas, presentes ou produtos típicos do destino.

Finalizando

Ao todo, fizemos um passeio de final de semana em Cederberg que valeu muito a pena e recomendamos se você estiver procurando muito contato com a natureza.

Nesse artigo procuramos contar as nossas experiências, principalmente os perrengues de viagem, para que você não passe pelas mesmas situações que a nossa.

Agora de uma coisa é fato! Voltamos para Cape Town repletos de histórias para contar e boas risadas que carrego comigo até hoje.

Lembrando da importância do seguro de viagem para Cidade do Cabo para você ficar coberto durante toda a viagem contra problemas de saúde ou acidentes.

Espero que as dicas e minha experiência de viagem para Cederberg tenham sido úteis e que façam você considerar esse destino tão incrível em sua passagem pela África do Sul!

Até a próxima!

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI!

  • Se quiser viajar para o paraíso, o Zarpo tem os melhores pacotes de viagem em resorts e hotéis de tirar o fôlego.
  • Para encontrar a passagem aérea com o menor preço do mercado, não deixe de consultar o site da MaxMilhas que consulta os preços em várias companhias aéreas!
  • Reserve diárias de hotel no mundo inteiro de maneira prática e segura no Booking.com, com opção de cancelamento grátis e sem precisar pagar antecipadamente!
  • Precisa de aluguel de carro? Na RentCars o pagamento é feito em reais, sem cobrança de IOF parcelado sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.
  • E não esqueça do seguro viagem. Na Seguros Promo você usa o cupom VIDADETURISTA5 e ganha desconto de 5% na compra.
  • Para os passeios, ingressos para tours, shows e entradas em museus você pode contar com a Get Your Guide em vários lugares do mundo.
  • Com o cupom VIDADETURISTA da América Chip você ganha 5% de desconto na compra de um chip internacional para viajar conectado o tempo todo.

Ao fazer uma compra com um parceiro através do blog recebemos uma pequena comissão. Ninguém paga a mais por isso e de quebra ajuda o blog a trazer sempre artigos e novidades atualizadas. Obrigado! =)

Jessica Bonillo
Jessica Bonillo

Jessica Bonillo teve uma experiência incrível quando fez intercâmbio na África do Sul e vem compartilhando suas histórias e experiências aqui no blog.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat