Vale a pena fazer cruzeiros fluviais?

Os cruzeiros fluviais têm atraído a atenção do público brasileiro, mas você sabe qual a diferença de um cruzeiro marítimo para um cruzeiro fluvial? Quais os benefícios que os cruzeiros fluviais oferecem? Como funcionam as acomodações? E se vale a pena fazer um cruzeiro fluvial? Neste artigo, vamos esclarecer todas as suas dúvidas sobre o assunto.

Diferente dos cruzeiros marítimos, com capacidade para mais de mil passageiros, os cruzeiros fluviais podem transportar em média 150 pessoas. Por ser um número menor, a experiência é mais intimista, tornando a presença de todos passageiros do navio mais próxima.

Os navios fluviais geralmente têm dimensões semelhantes, sendo em média 4 andares e 110 metros de comprimento. Já as paradas nos destinos turísticos são mais longas para o turista explorar bem a região.

No caso das acomodações dos navios, como o número de passageiros é reduzido, o atendimento é mais personalizado. Em média, as empresas costumam deixar um tripulante disponível para cada 3 passageiros, independentemente da localização e tipo da cabine.

Na Europa, os cruzeiros fluviais são bastante procurados e os turistas costumam ficar encantados com os inúmeros castelos, vilarejos históricos e vinhedos que são vistos pelo caminho. Um exemplo pode ser visto nesse texto que fala sobre um cruzeiro no Rio Reno que nossa correspondente Gabriela fez durante sua viagem para a Europa. O perfil do público geralmente são casais, grupos de amigos e pessoas que já conhecem muitos lugares.

Os cruzeiros fluviais de luxo, que oferecem uma experiência all inclusive, tanto pelo Rio Negro e Rio Amazonas, quanto pelos rios europeus, também vem ganhando espaço. Companhias como AmaWaterways e Uniworld oferecem roteiros de luxo pelos rios Danúbio, Douro, Danúbio, Reno e Sena, incluindo saídas com programas especiais para amantes de vinhos.

Os cruzeiros fluviais oferecem uma experiência ótima, conforto, bom atendimento, atrações e, no final, uma experiência turística única.

>> Clique para conferir as melhores opções!

Vantagens dos cruzeiros fluviais

Segue abaixo um resumo das vantagens de se fazer um cruzeiro fluvial:

  • Mais convivência com outros hóspedes;
  • Maior interatividade com a região que se está visitando;
  • Ancoragem muitas vezes feita no centro da cidade;
  • Cabines para ocupação dupla e tripla;
  • Pernoites nos destinos permitem passeios mais demorados ou até mesmo deslocamentos de trem ou carro;
  • Foco na gastronomia, atividades culturais, além de passeios e experiências fora do barco;
  • Encontrar navios exclusivos para brasileiros em roteiros europeus e a principal vantagem é que os serviços são 100% em português;
  • Há pacotes em que refeições, bebidas, passeios, taxas e até gorjetas já estão incluídos.

Dicas de cruzeiros fluviais

Segue algumas opções de cruzeiros fluviais para fazer no Brasil e no exterior:

Cruzeiro fluvial pelo Brasil

Um dos poucos navios que fazem cruzeiros no Amazonas brasileiro é o Gran Amazon, da Iberostar. Os itinerários oferecidos pela empresa são de 3, 4 ou 7 noites, navegando pelos rios Negro, Solimões e Amazonas. Os hóspedes podem conferir o encontro das águas do Rio Negro e Rio Solimões, participam de caminhadas, pesca de piranhas, entre outras aventuras pela Amazônia, sendo uma experiência enriquecedora para todos.

>> Clique para conferir essa e outras opções!

Cruzeiros fluviais
Cruzeiros fluviais

Cruzeiro fluvial pela França

Duas das regiões mais belas da França são Borgonha e Provença e podem ser conhecidas de navio. Banhadas pelos rios Saôna e Ródano, é possível fazer visitas a vinhedos e castelos que ficam às margens dos rios, fazendo com o que o roteiro envolva belas paisagens e gastronomia em perfeita harmonia.

>> Clique para conferir essa e outras opções!

Cruzeiro fluvial pela Holanda e Bélgica

Uma opção de cruzeiro pela Holanda e Bélgica envolve 9 cidades e dezenas de histórias. O navio parte de Amsterdã e vai até Bruxelas passando pelos principais rios da região. No caminho ainda é possível conhecer as cidades de Roterdã e Antuérpia.

>> Clique para conferir essa e outras opções!

Cruzeiro fluvial pelo Leste Europeu

Explorando as margens do Rio Danúbio, o segundo rio mais longo da Europa, as localidades visitadas durante os 10 dias a bordo são diversas: Praga, Viena e Budapeste são apenas algumas delas. Um roteiro encantador repleto de monumentos antigos e paisagens lindas.

>> Clique para conferir essa e outras opções!

Cruzeiro fluvial pela Rússia

Um cruzeiro fluvial que passa pela Rússia é o cruzeiro que parte de Moscou e vai até São Petersburgo. A quantidade de cultura que você vai conhecer durante 13 dias de passeio é enorme, além de levar lindas fotos na bagagem. O objetivo principal dessa viagem é mostrar uma Rússia que você nunca viu antes.

>> Clique para conferir essa e outras opções!

Uma ótima companhia que vende cruzeiros fluviais é a LogiTravel com parceria com cruzeiros nacionais e internacionais. Inclusive nós fizemos parceria com eles pelo bom serviço prestado. Você pode conferir a parceria a partir desse link.

Abaixo trouxemos a caixa de pesquisa de cruzeiros da LogiTravel para facilitar a pesquisa dos cruzeiros de navio.

Reservar cruzeiros LogiTravel

Espero que tenham gostado das dicas e que ajude na sua viagem em um cruzeiro fluvial. Desejo desde já uma ótima viagem! Abraço!

Sua viagem começa aqui!

Reserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opção de cancelamento gratuito e sem pagamento antecipado!

Precisa alugar um carro? Na RentCars a cobrança é feita em reais, sem IOF e em até 12x sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.

Se quiser viajar para o paraíso, o Zarpo tem os melhores pacotes de viagem.

E não esqueça do seguro viagem. Na Seguros Promo você usa o cupom VIDADETURISTA5 e ganha desconto de 5% na compra.

Para os passeios, ingressos para tours, shows e entradas em museus você pode contar com a WePlann.

Ao reservar com um parceiro através dos nossos links recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem. Obrigado! =)

Conteúdo relacionado

Thiago Cesar Busarello

Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.