O que você está procurando?

BAIXE GRÁTIS NOSSO KIT DE PLANEJAMENTO DE VIAGEM! CLIQUE AQUI!

Taxa de Preservação Ambiental em Bombinhas!

Para finalizar nossa série de posts sobre Bombinhas, vamos falar de um assunto polêmico envolvendo Bombinhas: a TPA, que é a Taxa de Preservação Ambiental implantada na cidade.

Segundo informado no site da Prefeitura de Bombinhas, o objetivo da TPA Bombinhas é ter o “crescimento sustentável da cidade focado na preservação da natureza e na qualidade de vida dos habitantes e da população flutuante”. Uma taxa cobrada entre os dias 15 de novembro e 15 de abril de cada ano, período em que há a maior concentração de turistas.

É um assunto polêmico que envolve a prefeitura, moradores, turistas, ambientalistas e especialistas do turismo catarinense. A taxa é cobrada para cada veículo que entra na cidade na alta temporada de Bombinhas com valores a partir de R$ 21,83.

A entrada na cidade antes gratuita passa a ser paga e obrigatória. Foi então que começaram a surgir todas as polêmicas para saber se o dinheiro será empregado no que realmente foi prometido, o funcionamento do sistema, como fica para os moradores locais, se afugentará o turista e tudo mais.

Como funciona a Taxa de Preservação Ambiental

Taxa de Preservação Ambiental em Bombinhas
Taxa de Preservação Ambiental em Bombinhas

Funciona assim: Os turistas gringos param obrigatoriamente no terminal instalado na entrada da cidade para pagar a Taxa de Preservação Ambiental. Os brasileiros não param no terminal. Eles podem seguir adiante e pagar em um dos postos instalados na cidade ou pela internet em um portal exclusivo criado para o assunto.

As placas dos veículos são registradas automaticamente por um sistema de captura de imagens e cadastrados para efetuar o pagamento. Se o veículo identificado não efetuar o pagamento, a Taxa de Preservação Ambiental entra como dívida ativa do município e corre multa de 10%, mais juros de mora de 1% ao mês.

No meu caso, nas duas vezes que fomos, entramos na cidade, não pagamos a taxa no posto de coleta e aguardamos a inclusão no portal fazendo o acompanhamento toda semana. Até hoje a taxa não foi cadastrada para o pagamento. Não sei se o sistema não gravou a placa ou se foi em um período de adaptação do sistema da TPA. Se isso aconteceu com mais pessoas, é dinheiro que o município não arrecadou como o esperado.

Para aqueles que pagaram a Taxa de Preservação Ambiental, foram arrecadados 3 milhões de reais conforme divulgado no balanço do último período. Isso permitiu a instalação de 60 banheiros públicos em todas as praias, 580 lixeiras e limpeza das praias durante o dia. Eu presenciei pessoalmente as benfeitorias na viagem a Bombinhas.

Porém a Prefeitura de Bombinhas poderia ter sido mais esperta em um assunto. As obras de saneamento começaram em plena temporada, o que atrapalhou muito o trânsito da cidade, principalmente em Bombas. Fora toda a poeira ou lama em dias de chuva que os turistas pedestres enfrentaram.

Para finalizar, se a Taxa de Preservação Ambiental em Bombinhas vai continuar eu não sei, mas que ela começou a mostrar benefícios e geraram grandes discussões, isso ela conseguiu fazer. E indiferente às discussões, a taxa virá para colaborar com o futuro de Bombinhas. Será muito bom visitar novamente a cidade daqui a uns anos e ver os frutos da cobrança dessa taxa. Só espero que não vire moda nas cidades turísticas, porquê de taxa nós já estamos cheios!

E você, o que acha da cobrança da TPA? Passou pelo município de Bombinhas desde então?

Abraço!

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI!

  • Se quiser viajar para o paraíso, o Zarpo tem os melhores pacotes de viagem em resorts e hotéis de tirar o fôlego.
  • Para encontrar a passagem aérea com o menor preço do mercado, não deixe de consultar o site do Kayak que consulta os preços em várias companhias aéreas!
  • Reserve diárias de hotel no mundo inteiro de maneira prática e segura no Booking.com, com opção de cancelamento grátis e sem precisar pagar antecipadamente!
  • Precisa de aluguel de carro? Na RentCars o pagamento é feito em reais, sem cobrança de IOF parcelado sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.
  • E não esqueça do seguro viagem. Na Seguros Promo você usa o cupom VIDADETURISTA5 e ganha desconto de 5% na compra.
  • Para os passeios, ingressos para tours, shows e entradas em museus você pode contar com a WePlann em vários lugares do mundo.
  • Com o cupom VIDADETURISTA da América Chip você ganha 5% de desconto na compra de um chip internacional para viajar conectado o tempo todo.

Ao fazer uma compra com um parceiro através do blog recebemos uma pequena comissão. Ninguém paga a mais por isso e de quebra ajuda o blog a trazer sempre artigos e novidades atualizadas. Obrigado! =)

GOSTOU? COMPARTILHE!

Thiago Cesar Busarello

Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1
Olá 👋
Podemos te ajudar?
Powered by