BAIXE GRÁTIS NOSSO KIT DE PLANEJAMENTO DE VIAGEM! CLIQUE AQUI!

Sommelier – Profissão turismo

QUAL O MELHOR SEGURO DE VIAGEM PARA VOCÊ?










Olá pessoal, hoje vamos continuar nossa série de artigos sobre a profissão turismo, sendo que vamos falar hoje sobre a profissão de sommelier e tudo o que envolve essa profissão.

Vamos trazer informações sobre a carreira profissional, sobre quais as qualificações necessárias para se tornar sommelier, sobre a remuneração média paga para o profissional, assim como dicas para encontrar vagas de emprego.

Sobre a profissão de sommelier

A palavra tem origem na França e remete muito a uma profissão lá do passado. Antigamente este profissional trazia a carga de vinhos para os reinos e provava da bebida antes dos reis para mostrar que ela não estava envenenada, assim como para mostrar que era bebida de boa qualidade.

Hoje, o sommelier é o profissional responsável por cuidar da carta de bebidas de restaurantes, bares, importadoras e lojas especializadas, sejam essas bebidas vinhos, uísques e até mesmo cervejas.

A profissão é principalmente conhecida por cuidar dos vinhos de restaurantes, no qual o sommelier de vinhos é bastante requisitado para trabalhar em restaurantes renomados do mercado.

Como dissemos, a profissão evoluiu com o tempo e hoje também existe o profissional sommelier de saquê, sommelier de cachaça e sommelier de cerveja, sem falar nos especialistas em uísques e bourbons.

Em cada um dos casos, o profissional é o responsável pela escolha, compra, recebimento, guarda e até prova das bebidas antes que sejam servidas ao cliente. A profissão é regulamentada pela Lei 12.467, de 26 de agosto de 2011.

Sommelier
Sommelier

COMPARADOR DE SEGURO DE VIAGEM

Como se tornar um sommelier

Ser um bom sommelier requer estudo e investimento financeiro para conhecer, estudar e provar das bebidas e vinhos que vai servir. A indicação é fazer cursos profissionalizantes como os cursos da Associação Brasileira de Sommeliers ou os cursos da Sommelier School.

Entre os temas abordados no curso da Associação Brasileira de Sommerliers estão os fundamentos do vinho, o conhecimento sobre os países e o conhecimento sobre a prestação de serviço.

Já os da Sommelier School abrangem duas formações: os da ISG (International Sommelier Guild) que prepara os alunos para serem “Master of Wine” e “Master Sommelier International”, indicado para quem busca uma carreira de alto nível

Também eles oferecem um curso de sommelier padrão da instituição que é um curso mais simples, mas que ao mesmo tempo prepara o profissional para os fundamentos da profissão.

Outros cursos de sommelier existem pelo Brasil, principalmente oferecido por profissionais que já trabalham naquela região, sendo que recomendamos procurar também essas opções mais próximas da sua cidade para economizar e ser mais fácil provar as diferentes bebidas que são ensinadas nos cursos.

Como formação superior, é indicada a formação em Gastronomia que podem ser realizados de maneira presencial ou EAD em instituições como a Estácio, Cruzeiro do Sul, Anhanguera, Unopar, Pitágoras, Unip, e Uniasselvi. Para ter acesso a bolsas você pode consultar o site da Catho Educação.

Também é super indicado um segundo idioma, principalmente o inglês para assim melhor atender os turistas estrangeiros e não passar sufoco quando precisar atender alguém de fora do país. Sites como da English Live ou da Babbel ajudam nesse sentido.

Remuneração do sommelier

A remuneração da profissão varia de acordo com sua formação, especialização, experiência e o local onde trabalha. É possível afirmar que o salário de sommelier inicial fica na faixa de R$ 1.200,00 e pode chegar até R$ 5.000,00.

Como o mercado de trabalho desta profissão também existe lá fora, se houver grande especialização e conseguir trabalhar como sommelier fora do país, o salário pode ser multiplicado em até 4 vezes. Nesse caso, é necessário mostrar uma vasta experiência para conseguir as vagas lá fora. As principais vagas lá foram ficam em países como Estados Unidos, França, Alemanha e Itália.

Profissão de sommelier
Profissão de sommelier

Onde encontrar vagas para a profissão

As vagas para a profissão de sommelier podem ser encontradas nos tradicionais sites de pesquisa de emprego como Catho, Vagas, Indeed, Jooble, Infojobs ou Empregos. Também podem ser encontradas em redes sociais especialistas como o Linkedin, principalmente se filtrar pelos principais restaurantes e resorts que trabalham com esses profissionais.

A nossa sugestão é você atualizar o currículo nesses sites, deixando as informações o mais completas possíveis, e também se colocando à disposição para novas oportunidades. Também recomendamos acompanhar as vagas anunciadas pelas empresas que você tem interesse de trabalhar. Uma boa opção pode ser a de criar alertas.

Outra dica importante é manter um bom networking profissional com colegas de aula ou amigos de profissão, assim como participando de cursos de formação, palestras e eventos.

Participar de grupos de Whatsapp e comunidades no Facebook também podem ser boas oportunidades para conhecer as vagas antes dos demais candidatos.

Minha experiência com sommelier

Tive contato com um profissional do ramo durante um curso que abordava a “viagem no mundo dos vinhos” da rede de supermercados Cooper da cidade de Rodeio aqui em Santa Catarina e pude conhecer mais do trabalho deste profissional.

Achei bacana o fato do profissional conhecer toda a parte técnica da plantação da uva, da colheita e da geografia dos países, sendo que esta acaba sendo uma característica principalmente de enólogos e não de sommeliers.

Também achei bacana o fato deste profissional repassar no curso para todos os presentes as técnicas de degustação, os tipos de vinhos e a combinação de comidas para cada tipo de vinho numa harmonização perfeita.

Nesse momento foi que percebi que não conhecia nada sobre vinhos e tampouco sobre o quanto de conhecimento e experiência eram necessários para apreciar essas bebidas.

Ele nos mostrou sua responsabilidade na seleção de vinhos, cervejas e outras bebidas que faziam parte da adega das redes do supermercado e também toda a negociação envolvida com fornecedores.

São essas características que destacam um profissional que vai além e é o que recomendaria para todas as pessoas que estão querendo trabalhar com a profissão.

Alternativa para trabalhar com turismo

Uma alternativa para quem quer trabalhar com turismo de maneira online e ganhar uma renda extra nas horas livres é fazer esse curso do Maicon Santtos que ensina como montar uma agência de viagens on-line e vender pacotes de viagem para as pessoas a partir de ferramentas digitais.

O curso possui vários módulos que ensina do básico para promover os pacotes de viagem até como conseguir acesso para as ferramentas e sites que permitem você fazer as vendas e assessorar as pessoas que querem viajar. É uma experiência interessante para você testar o mercado e ver como você consegue lidar com os turistas.

>>> Clique aqui para conhecer o curso

Finalizando

Entendo que a profissão sommelier é uma profissão realmente interessante para quem gosta do mundo dos vinhos, cervejas e outras bebidas. Uma profissão diferenciada que não oferece tantas oportunidades no mercado, mas que faz uma grande diferença para estabelecimentos de alto nível que buscam atender a um público mais exigente.

Em restaurantes, o profissional precisa estar bem preparado para não saber menos que esses clientes mais exigentes e por isso a formação na área é um ponto crucial para quem deseja seguir carreira na profissão.

Agora queremos ouvir você. Tem interesse de trabalhar como sommelier? Já teve experiência com um profissional do setor? Deixe abaixo o seu comentário!

Abraço e até o próximo post!

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI!

  • Se quiser viajar para o paraíso, o Zarpo tem os melhores pacotes de viagem em resorts e hotéis de tirar o fôlego.
  • Para encontrar a passagem aérea com o menor preço do mercado, não deixe de consultar o site da MaxMilhas que consulta os preços em várias companhias aéreas!
  • Reserve diárias de hotel no mundo inteiro de maneira prática e segura no Booking.com, com opção de cancelamento grátis e sem precisar pagar antecipadamente!
  • Precisa de aluguel de carro? Na RentCars o pagamento é feito em reais, sem cobrança de IOF parcelado sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.
  • E não esqueça do seguro viagem. Na Seguros Promo você usa o cupom VIDADETURISTA5 e ganha desconto de 5% na compra.
  • Para os passeios, ingressos para tours, shows e entradas em museus você pode contar com a Get Your Guide em vários lugares do mundo.
  • Com o cupom VIDADETURISTA da América Chip você ganha 5% de desconto na compra de um chip internacional para viajar conectado o tempo todo.

Ao fazer uma compra com um parceiro através do blog recebemos uma pequena comissão. Ninguém paga a mais por isso e de quebra ajuda o blog a trazer sempre artigos e novidades atualizadas. Obrigado! =)

Thiago Cesar Busarello

Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.

4 comentários em “Sommelier – Profissão turismo
  • 05/02/2017 em 18:26
    Permalink

    Eu quero me especializar e atuar nessa área. Moro no estado do Espírito Santo, mas nunca ouvi falar de uma escola aqui perto da minha cidade.

    Resposta
    • 15/02/2017 em 20:51
      Permalink

      Olá Johener, tudo bom? Você já tentou fazer curso de sommelier online? Vi que tem vários na internet para começar, inclusive esse aqui da iPED.

      Resposta
    • 24/08/2019 em 14:18
      Permalink

      O SENAC oferece o curso de Sommelier (eu fiz) e é reconhecido. Verifique a unidade da sua cidade ou as mais próximas.

      Resposta
  • 23/01/2020 em 14:05
    Permalink

    Nossa seu fosse mais jovem adoraria trabalhar como Sommelier me tornar uma profissional nesta área

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *