BAIXE GRÁTIS NOSSO KIT DE PLANEJAMENTO DE VIAGEM! CLIQUE AQUI!

Sites de compras coletivas de viagens

Os sites de compras coletivas foram a febre do ano de 2011. Muitas e muitas vendas foram feitas através de sites desse tipo. Posso dizer por experiência própria que a novidade foi super interessante. Comprei alguns produtos e serviços através desses sites e que fizeram surgir os sites de compras coletivas de viagens.

Para quem não sabe, os sites de compras coletivas oferecem preços menores na venda de produtos e serviços por conseguirem um grande número de vendas para aquele estabelecimento que acaba ganhando no volume e na queima do estoque.

Então o site de compra coletiva ganha um valor em cima da venda, o estabelecimento ganha na venda do produto ou serviço e o comprador fica feliz por ter comprado mais barato.

Ainda existem sites de compras coletivas?

Infelizmente, esse tipo de site acabou perdendo força de 2015 adiante e os principais sites acabaram fechando suas portas, como foi o caso do Peixe Urbano, Groupon, Reurbano, Clickon e tantos outros.

Os sites que sobreviveram, acabaram adaptando o seu modelo de negócios e hoje oferecem superpromoções, sem considerar as particularidades da compra coletiva, que tinham prazo para para expirar e um volume mínimo de negócios para serem vendidos para o cliente conseguir o desconto.

Na febre dos sites de compras coletivas de viagem era possível comprar pacotes de viagem para toda a família
Na febre dos sites de compras coletivas de viagem era possível comprar pacotes de viagem para toda a família

QUAL O MELHOR SEGURO DE VIAGEM PARA VOCÊ?










Principais sites de compras coletivas de viagens

Assim como aconteceu com os principais sites de compras coletivas que ofereciam preços muito baratos para vender em volume para estabelecimentos como salões de beleza, pet shops, restaurantes e tudo mais, também surgiram sites de compras coletivas de viagens.

Na verdade, não demorou muito para que sites desse tipo se especializassem na área de turismo e viagens. Muitos dos tradicionais sites começaram a oferecer viagens com descontos seja em reserva de hotéis, passagens aéreas, pacotes de viagens, day uses, etc.

Houve inclusive o casos de sites que nasceram especialistas na venda de viagens coletivas focando só nesse nicho, como foi o caso do Hotel Urbano, o maior da área de viagens, além do site Viajar Barato.

Esses sites ainda existem hoje em dia, porém já adaptados à nova realidade, sendo o Hotel Urbano se tornou uma das principais OTAs do Brasil (agências de viagens online), sendo que agora adota o nome de Hurb, sendo inclusive um dos grandes parceiros aqui do blog.

O site Hotel Urbano foi um dos que se adaptou e hoje virou Hurb
O site Hotel Urbano foi um dos que se adaptou e hoje virou Hurb
Cupom desconto viagem

Sites agrupadores

Com a febre dos sites de compras coletivas, também surgiram sites que reuniam todas as ofertas de sites de compras coletivas num único local.

Uma das vantagens de utilizar os sites agrupadores é que eles tinham um local para administrar os cupons de compras coletivas, no qual informavam por e-mail quando o cupom estava perto de expirar e permitiam você fazer comparação entre as ofertas sem precisar se cadastrar em vários sites.

O pioneiro foi o SaveMe que agrupava as ofertas dos maiores sites, permitia a comparação de ofertas, filtros por preço e cidade, além de ordenação pelos maiores descontos ou menores preços.

Esse foi um dos sites que precisou se adaptar com a derrocada dos principais sites de compras coletivas e que hoje se especializou em oferecer cupons de descontos para produtos e serviços, como é o caso de sites similares de cupons, como o Cuponomia, CuponeriaCupom.org.

Outro site similar ao SaveMe foi o Compra Coletiva especializado em cupons de viagens coletivas, porém esse não sobreviveu e hoje foi encerrado, sendo que cupons de viagens você encontra em sites como esses citados no artigo, assim como nós temos aqui no blog uma página com cupons e descontos de viagem dos nossos parceiros.

Também havia surgido um site que disponibilizava local para você vender cupons de sites de compras coletivas que você comprou e que não ia mais utilizar. Era o caso do site Reurbano, mas que acabou encerrando suas atividades junto com a derrocada desses sites.

O Saveme foi um site que precisou se adaptar
O Saveme foi um site que precisou se adaptar

COMPARADOR DE SEGURO DE VIAGEM

Vantagens de sites de compras coletivas de viagens

Assim como qualquer outro serviço, existiam vantagens e desvantagens em comprar em sites de compras coletivas de viagens.

No caso do mundo das viagens, era comum encontrar críticas na internet dos sites de compras coletivas de viagens sobre:

  • Preços que são oferecidos como se fossem com desconto, mas que se você ligasse direto para o estabelecimento era o mesmo preço (ou até mesmo mais barato que o site).
  • Serviços que eram vendidos como diferenciais, mas que na hora de utilizar era o pacote básico daquele estabelecimento.
  • Estabelecimentos que prestavam mal atendimento por terem vendido o serviço mais barato.
  • Entre outros…
Descontos de sites de compras coletivas de viagem
Descontos de sites de compras coletivas de viagem
Grupo de desconto de viagem

E agora, como fica?

Os aprendizados dos sites de compras coletivas de viagens trouxeram lições que valem ser consideradas até hoje quando compramos viagens mais baratas pelos sites.

Vale como regra pesquisar bem sobre o serviço oferecido para não ser surpreendido depois. Nada mais chato que acontecer algo desagradável numa viagem, num momento que você está lá para curtir e relaxar com a família e os amigos.

  • Exija sempre seus direitos de consumidor, independente se o problema foi do site de compras coletivas de viagens ou do estabelecimento do serviço.
  • Cuide para que os cupons que você comprou sejam utilizados de acordo com as regras no ato da compra que muitas vezes têm prazos curtos ou não podem ser utilizados em feriados ou valem somente para uma pessoa.
  • Leia atentamente as regras da compra coletiva antes de efetuar o pagamento. Assim você evita surpresas na hora que vai utilizar o cupom.
  • Evite comprar por impulso, pois muitas vezes você acaba não utilizando o cupom de desconto. Isso já aconteceu comigo duas vezes. Nos afobamos pensando que não viria oferta coletiva melhor, mas sempre vinha.
Cuidados que se deve ter antes de comprar viagem com desconto
Cuidados que se deve ter antes de comprar viagem com desconto
Dicas para a bagagem

Finalizando

Como você viu ao longo do texto, após a febre dos sites de compras coletivas, a maioria dos sites que nasceram naquela época não sobreviveram e os que sobreviveram precisaram se adaptar ao mercado.

Para finalizar, importante falar que além dos sites de compras coletivas, também surgiram sites de serviços de clubes de viagens como o Zarpo que oferecem descontos em serviços exclusivos e diferenciados para quem gosta de viajar e que estão correlacionados aos sites de compras coletivas.

Agora queremos saber a sua opinião e experiências. Você já comprou de sites compras coletivas viagens? Como foi a viagem através desses serviços? O preço compensou realmente o serviço oferecido? E o atendimento, foi tranquilo ou deixou a desejar?

Abraço e até o próximo post!

Thiago Cesar Busarello

Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.

6 comentários em “Sites de compras coletivas de viagens
  • 25/10/2015 em 20:26
    Permalink

    Gostaria de saber como funcionam as compras, se são em grupos, duplas etc.

    Resposta
    • 02/11/2015 em 14:27
      Permalink

      Olá Manoel, as vendas são em grupos e geralmente não se conhece as outras pessoas que estão participando da compra coletiva. O sistema por detrás da compra é que faz o gerenciamento das operações. Abraço!

      Resposta
  • 10/02/2016 em 21:29
    Permalink

    Embora a necessidade de rever os locais de compra coletiva, existem algumas pechinchas!
    😮

    Resposta
    • 14/02/2016 em 20:27
      Permalink

      Olá Lidia, apesar de toda essa facilidade é bem importante pesquisar bem antes para não ser surpreendido depois. Abraço!

      Resposta
  • 26/01/2017 em 11:27
    Permalink

    Já viajei para Porto Seguro pelo Clickon, para Gramado pelo Peixe Urbano e a próxima viagem foi adquirida pelo Hotel Urbano. Eu gostei bastante das minhas experiencias, não tive problemas, geralmente vc compra pelo site e realiza toda a reserva direto com a agencia, deu tudo certo e eu recomendo, claro que vc deve seguir as dicas que foram dadas aqui no blog, pesquisar e ler tudo direitinho, para não deixar passar nada!

    Resposta
    • 15/02/2017 em 21:15
      Permalink

      Olá Laís, que bom que pudemos ajudar, fico muito feliz. Fique à vontade e volte sempre que quiser. Boas viagens. Abraço!

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat