Baixe Grátis nosso Kit de Planejamento de Viagem! Clique Aqui!

Seguro Viagem Quarentena: Tudo o que você precisa saber!

O seguro viagem quarentena é um produto que surgiu durante a pandemia do coronavírus e costuma gerar diversas dúvidas em quem está planejando a sua viagem para os próximos meses.

Será que as seguradoras oferecem um plano que cobre a quarentena? Se eu for diagnosticado com COVID, terei o reembolso dos gastos quando voltar ao meu país de destino?

Essas são apenas algumas perguntas frequentes feitas por viajantes que estão se programando viagem nesse momento de incertezas e não sabem como lidar caso tenham o diagnóstico positivo durante a viagem.

Neste artigo, esclarecemos essas e outras questões sobre as empresas que oferecem essa cobertura, assim como explicamos o que é de fato uma quarentena, quantos dias de isolamento são necessários, o que pode acontecer ao viajar sem alguma proteção e, por fim, os cuidados na hora de contratá-lo.

Continue lendo para saber mais sobre esse produto que surgiu há pouco mais de um ano, mas já se tornou indispensável aos turistas do mundo inteiro.

A quarentena é obrigatória?

A quarentena é obrigatória, portanto fique atento e tenha todas as informações para contratar o seguro correto e adequado voltado ao seu destino.

Muitas regras foram alteradas com relação à assistência médica e a forma como as empresas vendem seus seguros.

Conheça os planos com esse tipo de cobertura para a pandemia, seus detalhes e como ficar realmente protegido. Viaje e curta seu lazer mais tranquilo, informado e escolha com sabedoria.

Aqui você vai encontrar tudo o que você precisa saber sobre o seguro viagem quarentena e COVID, seus direitos e as situações possíveis ao viajar para o exterior enquanto a pandemia ainda não está controlada em qualquer parte do mundo.

>> Fazer cotação de seguro de viagem

O que é considerado quarentena para a COVID?

Você sabe o que de fato é a quarentena por COVID-19? A quarentena é uma medida de saúde pública adotada durante esse período de pandemia, restrita a quem testa positivo para o Coronavírus e para quem teve contato com alguém que testou positivo.

Ela restringe a propagação dos turistas que estão com essa doença infecciosa ou podem vir a manifestá-la, evitando assim uma contaminação maior.

Essa é uma maneira de isolar em um único espaço quem comprovadamente está com a COVID ou está sadio com possibilidades de ter a doença. O objetivo é diminuir a transmissão acelerada.

A pessoa que está nessa situação de quarentena ou isolamento precisa evitar o contato com outras pessoas e também não circular por diversos ambientes fechados.

Lugares com pouca ventilação são os mais perigosos para a propagação da doença, por isso a recomendação é que o quarentenado fique somente em um ambiente.

Esse procedimento não é novo, nem exclusivo para a doença coronavírus, conforme nos informamos com a Seguros Promo. Porém, não se sabe quando exatamente a quarentena passou a ser uma medida sanitária para casos graves, como uma pandemia.

Essa medida é voltada para casos prováveis e confirmados da COVID-19 e suas regras variam entre os países que adotam a quarentena.

Sejam casos leves ou de maior complexidade, todos são submetidos a regra em vigência do país de destino.

Importante saber as condições do local que pretende visitar e as suas normas de isolamento ou quarentena.

E caso acontecer com você, saiba que essa é uma medida importante para frear a proliferação do coronavírus pelo mundo e conhecer o que está sendo feito para controle em meio a essa pandemia altamente contagiosa evita surpresas.

>> Clique aqui para fazer uma cotação de seguro para a COVID-19

Quais as medidas de proteção para a quarentena do coronavírus?
Quais as medidas de proteção para a quarentena do coronavírus?

QUAL O MELHOR SEGURO DE VIAGEM PARA VOCÊ?










Em que situações ela pode acontecer?

Outra dúvida frequente é como a quarentena por COVID-19 acontece: basta entrar em contato com uma pessoa que tenha a doença? O que fazer em meio ao aumento de casos?

Se há suspeita de contaminação, o recomendável é observar o aparecimento de sintomas, manter a vacinação em dia e as medidas de proteção altamente divulgadas, como utilizar máscara e álcool gel.

Em caso de deslocamento e considerando ter um seguro viagem quarentena, diversos países estão revendo suas recomendações e orientações sobre esse isolamento entre os infectados.

É preciso verificar quais são as orientações vigentes no país ao qual o viajante tem interesse de visitar nesse período e saber que existe diferença entre quarentena nos casos de sintomáticos e assintomáticos.

O período de isolamento também muda de país para país, assim como a solicitação de testes no embarque e desembarque e as medidas excepcionais e temporárias da quarentena no destino de viagem, inclusive para auxiliar na decisão de qual seguro viagem quarentena escolher.

Os fatores considerados para as situações em que o isolamento é necessário são o risco de transmissão do vírus e o resultado do teste de antígeno feito quando o turista entra e sai da quarentena.

As variantes do coronavírus também influenciam nessa tomada de decisão dos países, como é o caso da variante ômicron, portanto considere as variantes da pandemia quando o assunto é quarentena e coronavírus.

As orientações locais, nacionais e de países no exterior se modificam a todo tempo para evitar a disseminação maior do vírus e é preciso estar atento às últimas notícias sobre a adoção da quarentena. Em alguns deles, o seguro viagem é obrigatório, conforme você pode ver a lista de países aqui.

Nós indicamos a leitura dos grandes portais de notícia, assim como os sites oficiais dos governos e autoridades como principal fonte de informação, assim como o site da Seguros Promo.

As companhias aéreas também têm suas próprias diretrizes para esse enfrentamento, então procure verificar essas informações antes de viajar na companhia aérea do seu voo.

O mapa do site da International Air Transport Association (IATA) ajuda a informar como está a situação mundial de liberação e medidas de restrição, mas está disponível apenas em inglês.

>> Ler mais informações sobre seguro viagem América do Norte

Quantos dias é o isolamento para COVID-19?

O Ministério da Saúde diminuiu o período de isolamento para infectados por COVID-19 desde que a variante Ômicron surgiu.

Agora, mesmo a taxa de transmissão sendo mais alta, devido ao impacto da quantidade de afastamentos pela infecção, o prazo de isolamento é de:

  • 10 dias: quando o teste der positivo no quinto ou no sétimo dia de sintomas. Nesse caso, o infectado mantém o isolamento até o décimo dia. Ao ficar assintomático e sem usar antitérmicos há mais de 24 horas, ele sairá da quarentena após 10 dias.
  • 7 dias: só após o sétimo dia de início dos sintomas será possível sair do isolamento sem teste se o paciente estiver assintomático (não apresentar nem sintomas respiratórios, nem febre por pelo menos 24 horas). Além de não estar mais usando remédios antitérmicos pelo mesmo período. Após essas verificações, o isolamento termina em 7 dias sem a necessidade de teste comprovando o resultado negativo.
  • 5 dias: o fim do isolamento em 5 dias considera também a falta de sintomas há 24 horas, sem tomar remédios antitérmicos, mas testando negativo com exames de PCR ou antígeno.

Durante a sua viagem, você realizará um teste e, caso seu resultado seja positivo, provavelmente será colocado em quarentena, conforme o Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças (ECDC) recomenda.

Vale verificar se o país de destino impõe o isolamento. Normalmente, o período mínimo de quarentena é de sete a dez dias, caso esteja sem sintomas e vacinado. Assim, avalie o período de isolamento recomendado antes de viajar.

Cada país tem suas regras para o isolamento durante a pandemia
Cada país tem suas regras para o isolamento durante a pandemia
Cupom desconto viagem

Seguro viagem cobre quarentena?

Geralmente, o seguro viagem oferece cobertura contra doenças e acidentes, sendo que epidemias e pandemias são riscos excluídos da apólice.

Após o surgimento do coronavírus, algumas seguradoras acrescentaram a cobertura médica para a COVID, variando entre planos sem custos adicionais e outros mais caros em seu catálogo de produtos.

Já o seguro viagem quarentena é ainda mais raro de se encontrar, apesar de ser uma demanda crescente.

É preciso verificar os riscos cobertos nas condições gerais dos planos e que garantem ao segurado a indenização ou o reembolso em cada caso.

Essas são as cláusulas contratuais elaboradas pela seguradora e que necessitam de um olhar atento antes da contratação e da viagem.

Importante ver o que está incluído no seguro viagem, mesmo que ele tenha a cobertura para COVID, porque isso não garante o reembolso para gastos extras com hospedagem por causa da quarentena obrigatória.

Antes de viajar para o exterior, analise bem os planos e o que é reembolsado de fato.

Há diversas variáveis e um teste positivo para o COVID no retorno ao Brasil pode significar a obrigatoriedade de isolamento e impedir o embarque de volta até que o teste dê negativo.

Já adiantamos que a cobertura para a doença coronavírus muitas vezes não inclui o período de quarentena, sendo necessário verificar com cuidado o que o plano cobre caso o resultado do teste seja positivo para a contaminação por COVID.

As seguradoras precisam especificar o que acontece após o diagnóstico da doença e suas coberturas, inclusive o que estiver relacionado ao cancelamento da viagem, além do reembolso de despesas, pagamentos de hospedagem e remarcação de passagens.

>> Ver preços atualizados do seguro

O que acontece se viajar sem seguro viagem que cobre quarentena?

Atualmente, é um risco viajar sem o seguro viagem quarentena. A falta desta cobertura acarreta prejuízos altos, mesmo que haja poucas opções no mercado.

Após o surgimento da pandemia, os seguros que lançaram planos para se adequar às necessidades atuais, com características novas relacionadas a COVID-19, modificaram a realidade das seguradoras.

Ou seja, ao escolher o seu plano ideal, veja as coberturas médicas em geral, porque a falta de uma cobertura referente a quarentena significa ficar sem assistência.

Atendimentos específicos e o protocolo da seguradora não vão incluir os custos com hospedagem a partir da quarentena, por exemplo.

É importante decidir por um plano que cubra essas despesas e estar atento a cada detalhe do contrato.

Até o momento, a maior parte das empresas com o seguro viagem COVID-19 cobre apenas as despesas médicas e hospitalares, mas não cobre os gastos com acomodações por quarentena obrigatória no exterior.

Em nossas pesquisas, observamos que há diferenças de abordagem das seguradoras após o exame positivo para o coronavírus.

Por exemplo, as empresas SulAmérica, Assist Card e Affinity oferecem planos que cobrem essa situação, caso não tenha indicação de internação hospitalar do segurado.

Cada plano tem suas próprias regras de prorrogação e sua política em caso de hospitalização.

O viajante escolhe perante as coberturas dispostas e as possibilidades de reembolso, atendimento no país de destino, remarcações de passagens e tratamento para a COVID-19.

Observe a seguir a opção oferecida de um plano específico com cobertura destinada a essa peculiaridade: a quarentena e seus possíveis gastos.

É mais do que recomendado viajar protegido com um seguro viagem quarentena
É mais do que recomendado viajar protegido com um seguro viagem quarentena

COMPARADOR DE SEGURO DE VIAGEM

Quais são os planos que cobrem a quarentena?

Realmente, são poucos os planos que ampliaram a sua cobertura e oferecem o seguro viagem quarentena também.

Separamos o principal plano que cobre essa demanda e que foi lançado apenas em 2022.

A assistência específica que vai além da cobertura de gastos com o coronavírus é um plano que a Seguros Promo lançou com a seguradora Assist Card.

Ele foi disponibilizado para o viajante como uma opção ao passageiro que precisa fazer a quarentena durante alguma viagem internacional.

O plano lançado é o AC COVID-19 QUARENTENA e sua contratação garante as coberturas adicionais que contemplam as despesas relacionadas ao isolamento e a COVID-19.

O passageiro que adquirir esse plano passa a ter o direito no país de destino à cobertura dos gastos com despesas médicas e hospitalares por COVID, incluindo diárias de hotel no período da quarentena e remarcação de bilhetes aéreos.

Veja o que está previsto nessa nova apólice:

  • Reembolso dos gastos com diferença tarifária ou multa devido a alteração de datas da passagem aérea;
  • Despesas com hospedagem cobrindo até 10 dias;
  • Caso o passageiro esteja sozinho na viagem ou então ele seja obrigado a prolongar sua estadia por causa do resultado do exame de COVID-19, poderá solicitar um acompanhante familiar com passagem e hospedagem pagas, nos casos de recomendação médica.

Essa cobertura específica é destinada para aqueles que fazem o teste de COVID-19 em até 72 horas antes do embarque no retorno ao Brasil.

Se o resultado do teste for positivo, o turista cumpre a quarentena até realizar um novo teste que dê negativo.

Esse seguro viagem é opcional para quem gostaria de adquirir todas as proteções possíveis e está disponível no site ou por meio da Central de Atendimento.

A identificação deste tipo de plano é “AC COVID-19 QUARENTENA”.

>> Ver preços atualizados do seguro

Vale a pena contratar o seguro viagem quarentena?

Nós recomendamos muito a contratação do seguro viagem quarentena, mesmo que seu valor seja mais caro comparado aos outros que não oferecem esse serviço, devido ao risco de contaminação em diversos países.

A pandemia ainda é uma realidade no Brasil e no exterior e os gastos em moeda estrangeira são altos.

Além disso, o custo de compra dos bilhetes para retorno ao país também pode ser um grande prejuízo para você e sua família.

Vale pesquisar bem as coberturas relacionadas a COVID-19 e a quarentena, lendo as apólices e fazendo a sua análise.

Escolha um seguro que atenda a todas as suas necessidades e contrate o plano que diminui as chances de ter um grande prejuízo.

Assim, nem uma quarentena obrigatória vai acabar com a sua viagem e seu retorno com tranquilidade ao Brasil.

Alguns casos ficaram famosos pela falta de cobertura do seguro viagem quando turistas tentaram retornar ao país e tiveram suas estadias prolongadas, é o que veremos nos exemplos a seguir.

Esses passageiros foram impostos a quarentena obrigatória e o plano contratado não oferecia a cobertura para acomodações nesse período de isolamento, o que causou grande transtorno no fim da viagem.

Por isso, é necessário ter atenção ao que está escrito em sua apólice contratada com relação a todos os custos cobertos, inclusive referentes a quarentena e suas despesas.

Toda a atenção de um viajante é pouca durante a pandemia e isso inclui a contratação do seguro COVID.

Principais perguntas seguro viagem COVID
Principais perguntas seguro viagem COVID
Grupo de desconto de viagem

Casos onde o seguro viagem não cobriu a quarentena

Trouxemos aqui dois casos em que turistas brasileiros precisaram pagar a quarentena com gastos diários altíssimos após teste positivo, mesmo com o seguro viagem contratado.

Eles foram surpreendidos com a negativa da cobertura de suas seguradoras.

Casal pega Covid-19 em viagem e tem gasto diário de R$ 22 mil

Esse casal em questão estava voltando das Ilhas Maldivas e foram impedidos de retornar ao Brasil após testar positivo.

A seguradora se negou a cobrir os custos extras referentes a pandemia e prorrogação da estadia.

O casal Ana Paula Toríbio e João Paulo, moradores do Tocantins, viram o seu sonho virar um pesadelo por não ter um seguro viagem quarentena.

Mas eles não sabiam desse “detalhe” ao voltar das Maldivas e a seguradora não arcou com os custos da quarentena inteira, totalizando um prejuízo de R$ 22 mil, fora do orçamento do casal.

Turistas pagam quarentena, mesmo com seguro COVID

O outro caso que ganhou repercussão foi dos viajantes brasileiros que também estavam nas Ilhas Maldivas e tiveram o mesmo tipo de situação ao tentar retornar ao Brasil.

A engenheira Ananda Justino, de 26 anos, foi surpreendida quando seu noivo testou positivo para COVID.

O seguro viagem contratado da Vital Card tinha apenas a cobertura específica para a COVID em casos de despesas hospitalares e translado do corpo, sem incluir a hospedagem prorrogada devido a quarentena.

Concluindo, como o seu exame deu negativo, foi preciso arcar com as despesas extras de dois quartos, somando R$ 25 mil em 14 dias de quarentena.

São dois casos que exemplificam bem os prejuízos possíveis relacionados a extensão de estadia.

>> Fazer cotação de seguro viagem

Cuidados que se deve ter na hora de contratar o seguro viagem

A contratação de um seguro viagem exige pesquisa e cuidados extras, principalmente após as novidades impostas pela pandemia.

Existem muitas opções no mercado de seguradoras e as apólices definem bem quais as coberturas estão previstas.

Verifique os tipos de coberturas que atendem às suas exigências em cada detalhe, analise o que o local de destino considera obrigatório e tenha cautela ao observar o que o seguro não cobre.

A certeza de uma boa contratação está no custo-benefício na hora da compra, na opção que te deixa mais confortável para viajar com segurança e em possuir todas as informações do seguro de viagem internacional.

Pesquise bem antes de viajar e só depois feche o contrato.

Se o seguro viagem quarentena for importante para você, embarque com a segurança do melhor plano contratado e aproveite o seu destino em qualquer lugar do mundo.

Desde 2020, além do cuidado com despesas relacionadas a acidentes e problemas de saúde já existentes antes da pandemia, devemos redobrar a atenção em nossos dias de folga com a COVID-19 também.

As viagens internacionais merecem uma avaliação criteriosa por destino, tipo de cobertura e valor de cada cobertura.

Facilite a sua escolha usando um site comparativo de preços como o Seguros Promo e encontre o melhor plano para você.

Também verifique quais coberturas são obrigatórias no seu país de destino. Por exemplo, para viajar à Europa, é obrigatório ter um plano de seguro viagem contratado.

Os requisitos para viajar mudam constantemente por causa da pandemia, então se mantenha atualizado e acompanhe as orientações do local para o qual pretende fazer turismo.

>> Ler mais informações sobre o seguro viagem Europa

Durante a pandemia foi comum ver estações de trem vazias
Durante a pandemia foi comum ver estações de trem vazias
Dicas para a bagagem

Finalizando

Esperamos que as informações deste artigo sobre o seguro viagem quarentena e COVID garantam a sua melhor escolha.

Analisar as coberturas, os reembolsos e os valores de um plano sempre teve a sua importância, mas agora é fundamental saber qual seguro contratar em tempos de pandemia e medidas sanitárias urgentes.

Viaje com todas as dúvidas esclarecidas e tenha segurança até o momento de retornar para seu país.

Cuidado com os detalhes de cada plano, principalmente sendo um produto que cubra as despesas relacionadas a COVID-19.

É cada vez mais importante conhecer a política do seguro de viagem de seu interesse e escolher de acordo com as suas necessidades.

Esteja assegurado após o diagnóstico da doença e evite passar por perrengues internacionais durante seus passeios.

A quarentena obrigatória é mais um dos obstáculos possíveis trazidos com a pandemia, então todo cuidado é pouco na hora de ler as apólices.

Cancelamentos, interrupções de viagens e outras situações decorrentes da COVID são os itens de maior atenção por parte do viajante.

Trouxemos as informações mais importantes sobre o seguro viagem quarentena para que sua viagem atenda às novas exigências para entrada e saída de diversos países pelo mundo.

O seguro de viagem evolui à medida que sua demanda cresce. Logo, escolhendo o plano certo, as preocupações dos viajantes diminuem consideravelmente.

Caso tenha qualquer dúvida sobre a vida de turista e queira expandir seus conhecimentos além do seguro viagem quarentena e suas demandas, continue navegando por nosso blog!

Pesquise e descubra dicas novas sobre mais de 100 destinos, ganhando informações para seu planejamento ser ainda mais rico.

Abraço e até o próximo post!

Thiago Cesar Busarello
Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Pacote Passagem Hotel Carro Seguro Ingressos Chip Mala Ônibus Cruzeiro Câmbio Cartão Financ. Conta Guia Fotógrafo
Mais