O que você está procurando?

VOCÊ JÁ VIU OS PREÇOS DAS PASSAGENS AÉREAS APÓS A PANDEMIA? VOCÊ VAI SE SURPREENDER...

Recreador de hotel – Profissão turismo

Olá pessoal, continuando a nossa série de posts sobre as profissões no mundo do turismo, vamos falar hoje sobre a profissão de recreador de hotel e tudo o que envolve essa profissão, sendo que o profissional dessa área também é conhecido como monitor de lazer.

Vamos falar sobre carreira, quais as qualificações necessárias para exercer a profissão, qual a remuneração média e também dar dicas para encontrar vagas de emprego para recreador.

Sobre a profissão de recreador de hotel

O recreador de hotel é o profissional que faz a elaboração e execução de atividades de entretenimento para animar os turistas hospedados em hotéis e resorts.

Cada recreador tem a autonomia para elaborar sua série de atividades para o dia e o hóspede é quem escolhe se quer participar das atividades, se quer brincar com outros hóspedes e passar o tempo de maneira mais divertida.

Algumas dessas atividades podem incluir atividades dentro da piscina, partidas de vôlei, partidas de futebol, brincadeiras com as crianças, jogos de pergunta e resposta para os adultos, jogos de cartas, bingos e assim por diante.

Geralmente a agenda fica publicada no mural do hall de entrada do hotel ou resort, com papéis de divulgação no café-da-manhã, assim como muitas vezes tem uma agenda para a semana inteira para os turistas se programarem em participar entre um passeio e outro.

O hotel ou resort é quem fornece os equipamentos e brindes muitas vezes distribuídos pelo recreador, sendo que cabe ao recreador administrar a agenda e todas as atividades de recreação infantil, recreação turística e recreação adulta.

Recreador de hotel
Recreador de hotel

Como ser recreador de hotel

A faculdade que regulamenta a profissão de recreador é a de Educação Física, sendo que é possível fazer cursos de formação superior em faculdades como a Estácio, Cruzeiro do Sul, Anhanguera, Unopar, Pitágoras, Unip, e Uniasselvi inclusive de maneira EAD, que foi habilitado para profissionais do setor há poucos anos. Para ter acesso a bolsas você pode consultar o site da Catho Educação.

Também são necessárias habilidades de persuasão, carisma e habilidades motoras, já que muitas das atividades são atividades físicas, principalmente quando envolve dança, alongamentos e esportes.

Assim como é necessária muita criatividade para o recreador elaborar sempre atividades diferentes e empolgantes, pois assim o turista que se hospedar de novo poderá sempre participar de atividades diferentes. Existem sites como da Udemy ou da Learncafé que podem ajudar nesse sentido com cursos de design thinking e elaboração de ideias.

Outra habilidade importante para o recreador de hotel é o de perceber quando uma atividade não está legal e mudar rapidamente para uma atividade mais empolgante. O recreador que for mais esperto nesse sentido ganha pontos com os hóspedes e consecutivamente com os gerentes de hotel responsáveis.

Um segundo idioma, preferencialmente o inglês, também faz toda a diferença na hora de envolver turistas estrangeiros nas atividades, e pode ser diferencial na hora da contratação em hotéis e resorts mais famosos. Sites como da English Live ou da Babbel podem ajudar nesse sentido.

Importante mencionar que o recreador também tem de prezar a segurança dos hóspedes nas atividades propondo atividades de acordo com a faixa etária e habilidades motoras de cada pessoa e monitorando a execução da atividade.

Remuneração do recreador de hotel

A profissão de recreador de hotel não tem grandes salários, justamente pelo fato de não exigir tantas qualificações e não ser tão complexa quanto outras atividades do mundo do turismo.

O salário de recreador gira em torno de R$ 1.000,00 e aumenta de acordo com a experiência e também de acordo com o nível de qualificação do funcionário, principalmente a formação superior e o idioma, conforme mencionado anteriormente.

Podemos dizer que a satisfação do turista é seu maior reconhecimento, além da possibilidade de trabalhar com uma atividade verdadeiramente prazerosa. Quem não gostaria de trabalhar se divertindo com música, jogos e diversão o dia todo?

Onde encontrar vagas para a profissão

As vagas para a profissão de recreador de hotel podem ser encontradas nos tradicionais sites de pesquisa de emprego como Catho, Vagas, Indeed, Jooble, Infojobs ou Empregos. Também podem ser encontradas em redes sociais especialistas como o Linkedin, principalmente se filtrar pelos principais hotéis e resorts do setor.

A nossa sugestão é você atualizar o currículo nesses sites, deixando as informações o mais completas possíveis, e também se colocando à disposição para novas oportunidades. Também recomendamos acompanhar as vagas anunciadas pelas empresas que você tem interesse de trabalhar. Uma boa opção pode ser a de criar alertas.

Outra dica importante é manter um bom networking profissional com colegas de aula ou amigos de profissão, assim como participando de cursos de formação, palestras e eventos.

Minha experiência com recreador de hotel

As principais experiências que tivemos com recreadores de hotel aqui no blog foram em resorts que ficamos hospedados, como é o caos dos resorts Águas de Palmas Resort em Governador Celso Ramos, o Fiesta Americana Resort ou o Royal Solaris Resort em Cancun, assim como o Rio Quente Resorts em Rio Quente.

Em todos eles tinham agendas de atividades programadas para o dia todo, sendo que era possível se inscrever nas atividades logo pela manhã e aparecer no local e horário combinado para aquela atividade. Então o recreador chegava, organizava a brincadeira e todos podiam participar.

Eu me lembro de ter participado de algumas atividades em todos os resorts porque vale a pena e é muito divertido participar, seja com crianças ou somente adultos.

Uma das atividades que participei foi a de concurso de caipirinha, no qual o desafio era fazer a melhor caipirinha para um grupo de jurados provarem e votar pela melhor.

Outra atividade que participei foi do futebol entre os hóspedes, no qual foram formados dois times e o recreador era o juiz da partida mediando a brincadeira entre todos.

Confesso que muito do mérito da minha participação nessas atividades foi do incentivo do recreador do hotel que tinha o perfil de ficar chamando para a participação nas atividades, porque a tendência natural é a pessoa querer ficar relaxada, deixando muitas vezes de fazer as atividades.

Profissão de recreador
Profissão de recreador

Alternativa para trabalhar com turismo

Uma alternativa para quem quer trabalhar com turismo de maneira online e ganhar uma renda extra nas horas livres é fazer esse curso do Maicon Santtos que ensina como montar uma agência de viagens on-line e vender pacotes de viagem para as pessoas a partir de ferramentas digitais.

O curso possui vários módulos que ensina do básico para promover os pacotes de viagem até como conseguir acesso para as ferramentas e sites que permitem você fazer as vendas e assessorar as pessoas que querem viajar. É uma experiência interessante para você testar o mercado e ver como você consegue lidar com os turistas.

>>> Clique aqui para conhecer o curso

Finalizando

O recreador de hotel é um profissional de suma importância para os hotéis e resorts por tornarem a experiência do hóspede nesses locais ainda mais marcantes e especiais. Muitos amigos ou a família vão voltar para casa lembrando da participação nessas atividades, assim como ter fotos registradas das brincadeiras.

Nesse artigo, procuramos trazer informações base sobre essa profissão, principalmente sobre a formação necessária, sobre a sua remuneração e também formas de conseguir empregos de recreador de hotel.

Agora queremos ouvir a sua opinião. Você já conhecia a profissão de recreador de hotel? Já viu essa profissão durante as viagens que você teve a oportunidade de fazer. Tem interesse em trabalhar como recreador? Deixe abaixo o seu comentário!

Abraço e até o próximo post!

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI!

  • Se quiser viajar para o paraíso, o Zarpo tem os melhores pacotes de viagem em resorts e hotéis de tirar o fôlego.
  • Para encontrar a passagem aérea com o menor preço do mercado, não deixe de consultar o site da MaxMilhas que consulta os preços em várias companhias aéreas!
  • Reserve diárias de hotel no mundo inteiro de maneira prática e segura no Booking.com, com opção de cancelamento grátis e sem precisar pagar antecipadamente!
  • Precisa de aluguel de carro? Na RentCars o pagamento é feito em reais, sem cobrança de IOF parcelado sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.
  • E não esqueça do seguro viagem. Na Seguros Promo você usa o cupom VIDADETURISTA5 e ganha desconto de 5% na compra.
  • Para os passeios, ingressos para tours, shows e entradas em museus você pode contar com a Get Your Guide em vários lugares do mundo.
  • Com o cupom VIDADETURISTA da América Chip você ganha 5% de desconto na compra de um chip internacional para viajar conectado o tempo todo.

Ao fazer uma compra com um parceiro através do blog recebemos uma pequena comissão. Ninguém paga a mais por isso e de quebra ajuda o blog a trazer sempre artigos e novidades atualizadas. Obrigado! =)

Thiago Cesar Busarello

Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.

10 comentários em “Recreador de hotel – Profissão turismo
  • 26/09/2017 em 15:52
    Permalink

    Adorei! Gostaria muito de trabalhar nesta área e de passar por esta experiência. Faz um ano que eu sou formada em educação física. Bjs.

    Resposta
    • 01/10/2017 em 20:14
      Permalink

      Que legal Lindete! E você já se candidatou para alguma das vagas de recreador? Deixou currículos nos resorts e hotéis? Foi chamada para alguma entrevista? Abraço!

      Resposta
  • 16/10/2017 em 00:34
    Permalink

    Muito bom o texto, parabéns! É bem isso mesmo, rsrss.. Eu trabalho como recreadora de hotel e me formei em lazer e turismo. Ao mesmo tempo que é legal ver que é um trabalho de feeling, também vejo mais formação para isso nos dias de hoje. E posso dizer o quanto a cozinha está supervalorizada nos hotéis… Enfim, eu gostei, vou voltar aqui mais vezes. 🙂

    Resposta
    • 29/10/2017 em 21:47
      Permalink

      Olá Giovana, que bacana, muito bom receber relatos de quem trabalha com a profissão de recreador de hotel. Essa questão de chef de cozinha estar valorizado, concordo plenamente contigo. É uma outra ótima opção para a pessoa trabalhar com turismo. Abraço e volte sempre!

      Resposta
  • 23/01/2018 em 20:20
    Permalink

    BOA NOITE! Adorei seu post, simples e objetivo. Estou em busca de uma outra profissão e achei interessante. Pena que o salário não seja tão atraente.

    Resposta
    • 07/02/2018 em 19:29
      Permalink

      Olá Gerusa, realmente essa profissão deveria ser mais bem remunerada. Mas ao mesmo tempo deve ser gratificante ver a alegria e satisfação dos turistas. Abraço!

      Resposta
  • 14/02/2018 em 21:48
    Permalink

    Não é necessária nenhuma formação em específico para trabalhar como recreador de hotel!
    Onde você tirou essa informação? De acordo com o CREF (Conselho regional de Educação física) para trabalhar com recreação precisa ser formado em Educação física.

    Resposta
    • 12/03/2018 em 16:42
      Permalink

      Olá Rafael, de fato nos equivocamos nessa informação. Já fizemos a devida correção no texto. Abraço!

      Resposta
  • 18/09/2018 em 16:32
    Permalink

    Adorei seu post! Sou acadêmica e tenho um trabalho que envolve essa profissão. Preciso saber como é feito o planejamento do lazer, da recreação, quando se possui hóspede com alguma necessidade especial e/ou mobilidade reduzida.
    Existem atividades específicas para pessoas com alguma necessidade especial?
    O lazer e a recreação é feita juntamente com todas as pessoas?
    Caso for positiva sua resposta, quais as precauções que são tomadas?
    Quais as atividades são mais direcionadas às crianças?
    Existem brinquedos adaptados para tal recreação?

    Resposta
    • 21/09/2018 em 15:21
      Permalink

      Olá Paula, acredito que a melhor pessoa para responder nesse caso seja uma pessoa que trabalha especificamente em hotéis. No nosso caso, somos um blog de turismo que fala de viagens e hotéis de maneira em geral, não conseguimos ajudar de maneira tão específica. Abraço!

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *