Baixe Grátis nosso Kit de Planejamento de Viagem! Clique Aqui!

Qual a diferença entre SIM e eSIM? Vale a pena o eSIM?

Enviar no WhatsApp
Copiado!

Olá pessoal, tudo bem? Hoje vamos abordar aqui no blog uma dúvida da tecnologia dos chips internacionais que apareceu nos smartphones a pouco tempo e que impacta o viajante na escolha do chip para se manter conectado durante toda a viagem. Vamos falar sobre a diferença entre SIM e eSIM, se vale a pena o eSIM e qual deles levar em viagem.

O que é o SIM

O SIM (Subscriber Identity Module) é o cartão físico que você coloca em seu aparelho celular e que o identifica como um assinante.

O chip funciona mais ou menos como um cartão de identidade telefônica que permite suas atividades nas redes de sua operadora. É integrado a um cartão UICC (universal) que exige uma conexão com a internet.

Ele é o cérebro de seu dispositivo, o chip da sua linha telefônica onde são armazenados dados relevantes, como serviços, contatos e o número de seu telefone.

É considerado um dispositivo inteligente, que permite seu contato internacional por meio de um convênio com sua operadora.

O que é o eSIM

O eSIM é um chip com tecnologia mais atual, que já vem embutido em seu dispositivo móvel, soldado à placa mãe, o que representa a grande diferença entre SIM e eSIM.

É conhecido como SIM Virtual, fabricado dentro do hardware, sem necessidade o inserir ou remover. Para funcionar, basta que ele tenha suporte de rede e seja habilitado por uma operadora.

E o legal é que você pode mudar de operadora na hora que quiser, pois o plano de dados pode ser alterado na memória do eSIM em poucos minutos.

Uma grande vantagem do eSIM é que ele não pode ser removido, e assim fica mais fácil localizar seu aparelho se você o perder ou ele for roubado ou furtado.

Além do mais, por ser digital o chip é inquebrável e pode ser utilizado em conjunto com um novo chip que pode ser inserido em seu dispositivo para que você tenha uma segunda linha.

>> Ver planos de chip internacional eSIM

Qual a diferença entre SIM e eSIM?

Qual a diferença entre SIM e eSIM?

Por que viajar conectado para fora do país?

Fazer uma viagem internacional ganha mais qualidade e prazer quando você viaja conectado.

Isso porque, mesmo fora do seu país de origem, viajando a trabalho ou a lazer, você pode continuar interagindo com seus amigos e familiares, e por meio de mensagens, chamadas telefônicas, e até mesmo enviar fotos quase que em tempo real.

Já pensou estar perdido e não ter acesso ao mapa de Nova York por não ter um plano de dados no celular? Ou então querer informações sobre os melhores passeios de Londres, mas estar sem acesso à internet durante a viagem?

Outra vantagem de viajar conectado é a possibilidade de manter seus contatos profissionais em dia, não perdendo nenhum detalhe de seus negócios enquanto está em outro país.

>> Leia também: Por que comprar eSIM de viagem para Nova York

Quais as formas de se manter conectado fora do país?

Para se manter conectado fora do país você tem três opções:

Conexão via roaming internacional

É aquela que você faz pela sua operadora, que altera sua rede de origem para a rede do país para onde você vai viajar.

A vantagem é que você mantém o seu número e pode receber ou fazer ligações durante a viagem internacional, o que pode sair supercaro, dependendo do plano que contratar. Não é incomum usar o roaming fora do país e voltar com uma conta de USD 500 para pagar.

Uma das operadoras mais procuradas para o roaming internacional é a operadora Claro que oferece planos para chips internacionais virtuais.

Conexão via Wi-Fi local

A conexão via Wi-Fi é uma opção gratuita, ideal para quem não quer gastar muito com comunicação.

Hotéis, restaurantes e outros locais próximos dos lugares que visita oferecem o serviço de Wi-Fi, com o qual você pode fazer ligações, ler e responder mensagens e ainda acessar suas redes sociais algumas vezes ao dia, para atualizá-las com suas fotos preferidas do local onde se encontra.

Entretanto, é bom saber que você vai passar muito tempo offline e ficar sem os contatos que costuma ter devido às dificuldades que pode encontrar.

Isso porque nem todos os locais que visita oferecem Wi-Fi gratuito, e assim você terá que se deslocar até o lugar mais próximo onde tem Wi-Fi disponível para fazer os seus contatos, o que pode ser péssimo se ocorrer uma emergência.

Conexão via chip internacional

A conexão via chip internacional pode ser interessante para quem viaja para diversos países. Isso porque você não precisa adquirir um chip local de cada país por onde passa, e mesmo assim pode receber e fazer ligações para outros países de forma mais econômica.

O chip internacional pode ser comprado pela internet, o que é uma grande praticidade, pois ele chega até você em poucos dias, sem necessidade de você sair de sua casa.

Além do mais, você ainda tem a opção de escolher se quer só habilitar o seu celular para internet ou para ligações. Pode também optar pelos dois.

>> Fazer cotação de preço para chip internacional

Por que comprar chip internacional antes da viagem?

Por que comprar chip internacional antes da viagem?

Quais as principais opções para chip internacional?

Os chips para uma viagem internacional podem ser escolhidos entre as opções de SIM e eSIM. Vamos ver agora cada diferença entre SIM e eSIM para cada uma das opções:

Opção 1: via chip físico (SIM)

Como já mencionamos acima, o chip físico SIM é mais econômico, e por ser pré-pago, você tem a vantagem de contratar somente para o tempo que realmente vai precisar, sem muitos vínculos desnecessários.

Entretanto, o chip SIM também apresenta algumas desvantagens, dente elas:

  • Tempo de espera: Dependendo do site onde você adquirir seu cartão SIM, a espera é de 7 a 15 dias, então é preciso comprá-lo com certa antecedência.
  • Você paga o frete: Se a sua opção foi comprar o chip SIM antes da viagem e recebê-lo ainda no Brasil, o valor do frete fica entre 10 e 18 dólares, dependendo da região onde você mora. Agora, se você optar por receber seu chip no hotel onde estará hospedado no exterior, o frete fica mais caro. Por exemplo, se você estiver nos EUA, o valor do frete fica entre 6 a 25 dólares e o chip chega entre 2 a 5 dias úteis após a compra.

>> Leia também: Chip físico, chip digital ou chip virtual para a viagem?

Opção 2: via chip digital (eSIM)

O chip digital eSIM é a mais recente novidade no mercado de chips para viagens internacionais.

É proveniente do sim card para roaming internacional (voz e dados no exterior) recentemente virtualizado, passando a ser um chip eletrônico, que oferece a opção eSIM via QR Code.

Com o eSIM você ativa seu smartphone para conexão internacional, sem trocar o chip físico.  Basta ler o QR Code que você recebe após a compra para ter conexão no exterior.

E quando estiver de volta ao Brasil, é só inverter a operação com simples clique na área de ajustes do seu celular e o seu SIM card virtual ficará hibernando até sua próxima viagem, sem prazo de validade.

Confira outras vantagens do eSIM, já também considerando a diferença entre SIM e eSIM:

  • Você pode contratar o seu plano do eSIM antes ou durante a viagem.
  • Os novos aparelhos de telefones móveis estão chegando ao mercado já essa nova tecnologia.

>> Ver preço atualizado de chip eSIM

Nossas dicas e experiências para comprar chip internacional

Nossas dicas e experiências para comprar chip internacional

Resumo das principais diferenças entre SIM e eSIM

Para facilitar o entendimento das principais diferenças entre SIM e eSIM, fizemos a lista a seguir com 7 das principais diferenças:

  1. O SIM é um cartão físico enquanto o eSIM é um cartão virtual;
  2. O SIM permite seu contato internacional por meio de sua operadora, enquanto o eSIM pode ter um plano pré-pago;
  3. O eSIM é um chip com tecnologia atual que já vem embutido em alguns aparelhos e é acessado de forma virtual;
  4. O eSIM não precisa ser inserido ou removido;
  5. O eSIM permite que você mude de operadora na hora que quiser, em poucos minutos;
  6. Como é um chip virtual não pode ser removido, e assim fica mais fácil localizar o aparelho em casos de perda, roubo ou furto;
  7. O eSIM pode ser utilizado em conjunto com um novo chip e proporcional um segunda linha.

Aparelhos que suportam chip digital (eSIM)

O único requisito para você ter um eSIM em seu aparelho celular é que ele seja compatível com a tecnologia. Confira os aparelhos compatíveis com o chip eSIM, já considerando que modelos da mesma categoria em versões mais novas tendem a vir já com essa tecnologia.

Aparelhos da Samsung que suportam eSIM

  • Galaxy S20;
  • Galaxy S20+;
  • Galaxy Note 20;
  • Galaxy Note 20 Ultra;
  • Galaxy Z Flip;
  • Galaxy Fold;
  • Galaxy S21 5G;
  • Galaxy S21+5G;
  • Galaxy S21 Ultra 5G.

Aparelhos da Apple que suportam eSIM

  • iPhone XR;
  • iPhone XS;
  • iPhone XS Max;
  • iPhone 11;
  • iPhone 11 Pro;
  • iPhone 12 Mini;
  • iPhone 12 pro;
  • iPhone 12 Pro Max.

Aparelhos da Motorola que suportam eSIM

  • Motorola Razr

>> Leia também: Nossa experiência ao comprar chip internacional

Um chip eSIM pode ajudar muito em uma viagem internacional

Um chip eSIM pode ajudar muito em uma viagem internacional

Afinal, vale a pena contratar o eSIM para viagem?

Se você faz questão de viajar conectado o tempo todo e não quer gastar uma exorbitância, vale a pena contratar o eSIM quando for viajar.

Além de facilitar a aquisição de planos mais em conta, o chip virtual ainda economiza o seu tempo, além de proporcional outras inúmeras vantagens, como usar os dados para:

  • Acessar aplicativos de transporte;
  • Consultar o mapa da cidade para se localizar;
  • Encontrar restaurantes, pontos turísticos e outros lugares que queira conhecer;
  • Manter o fluxo de seu contato com familiares e amigos;
  • Trabalhar de forma remota sem depender de Wi-Fi gratuito.

Onde comprar o eSIM

Uma opção que pode ser muito prática e mais barata é o eSIM Airalo, que permite a compra de dados móveis temporários para viagens ao exterior.

Já falamos sobre essa empresa nesse artigo trazendo informações completas sobre ela, os serviços e planos oferecidos, assim como um passo-a-passo para fazer a compra.

Com o eSIM você não precisa colocar um chip físico em seu aparelho, isso é, não precisar trocar seu chip e pode ter uma segunda linha ativa, exclusiva para uso de dados em outros países. Assim você usará um chip físico e um virtual, sendo essa a principal diferença entre SIM e eSIM.

A incorporação de um chip virtual ao seu telefone ou tablet por meio de um código QR, permite que você tenha à sua disposição seu número de telefone e plano de dados, o que possibilita sua conexão a uma rede de celular para dados, textos e chamadas.

Finalizando

Se você chegou até o fim deste artigo, é porque deseja planejar sua viagem ao exterior, mantendo-se conectado com o Brasil, de forma prática e econômica. E agora já sabe a diferença entre SIM e eSIM!

Assim sendo, compartilhe este post com seus amigos e familiares, e assim todos terão o privilégio de poder optar por um chip que realmente atenda às suas necessidades quando estiverem fora do país, tornado a viagem mais econômica e prazerosa.

Importante não esquecer do seguro de viagem internacional que é tão importante e recomendado quanto o chip de viagem em uma viagem ao exterior.

Abraço e até o próximo artigo!

Thiago Cesar Busarello
Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacote Passagem Hotel Carro Seguro Ingressos Chip Mala Ônibus Cruzeiro Câmbio Cartão Financ. Conta Guia Fotógrafo
Mais