BAIXE GRÁTIS NOSSO KIT DE PLANEJAMENTO DE VIAGEM! CLIQUE AQUI!

Quais são os benefícios de estudar na Europa?

QUAL O MELHOR SEGURO DE VIAGEM PARA VOCÊ?










Você tem o sonho de estudar na Europa, mas você está duvidando se a experiência vale ou não a pena? Se a resposta a esta pergunta for sim, reunimos neste artigo 7 benefícios de estudar na Europa.

A Europa é um continente muito rico, não só em termos de cultura e gastronomia, mas também em termos de ensino ou mesmo de línguas.

É um pequeno mundo em apenas um continente e também um dos principais destinos para aqueles que querem deixar seu país e ir em busca da aventura de estudar no exterior.

Que tal aprender culinária na França? Estudar inglês falando com moradores da Inglaterra? Fazer uma faculdade em Portugal aproveitando que o idioma é o mesmo do Brasil?

Ao longo do artigo você vai ver todos esses benefícios e ver dicas de como aproveitar ao máximo a experiência.

7 benefícios de estudar na Europa

Estudar no exterior tem sido um conceito muito explorado nas últimas décadas, dados os muitos benefícios que traz para a vida de qualquer pessoa.

Os benefícios não são apenas ao nível de educação, são também ao nível de desenvolvimento pessoal. Uma experiência que contribui muito para o desenvolvimento da pessoa como ser humano.

“Quando a pessoa volta de uma temporada de estudos volta dando muito mais valor para a família, para os amigos, para a sua terra e valorizar coisas que hoje já são comuns onde você mora, mas que fazem muita falta lá fora.”

Vamos ver agora em detalhes 7 benefícios de estudar na Europa:

  1. Conhecer novas culturas
  2. Aprender uma nova língua
  3. Encontrar um novo lugar onde você possa chamar de casa
  4. Fazer novos amigos
  5. Conhecer novas cidades
  6. Ganhar mais autoconfiança
  7. Obter mais oportunidades de trabalho
7 benefícios de estudar na Europa
7 benefícios de estudar na Europa

COMPARADOR DE SEGURO DE VIAGEM

1. Conhecer novas culturas

Ao estudar na Europa, você terá a oportunidade de viver em uma cultura diferente da que você está acostumado.

Você estará vivendo em um país e em um continente diferente do seu, portanto, as diferenças poderão ser significativas. E, claro, não tem que ser algo negativo.

Estudar no exterior traz experiências maravilhosas e também a possibilidade de se imergir em várias culturas.

Na faculdade, você terá a oportunidade de conhecer uma nova perspectiva de métodos de ensino em sua área de estudo, assim como de fazer trabalho com pessoas de outras culturas, o que traz muita diversidade.

Fora da faculdade, você terá a oportunidade de realmente viver e imergir na cultura local. Você poderá desfrutar da gastronomia local, das festividades e da agitação do país onde você se encontra.

“Vai conhecer da história daquele país, dos feriados que eles comemoram, dos costumes por mais bobos que sejam, das leis e qual o nível de rigor para o seu cumprimento, dos medos e preocupações daquela população.”

Enfim, vai ver que o seu mundo é muito pequeno e vai abrir a mente para absorver um mundo novo de novidades.

E não faz diferença se você escolher a Espanha, a Irlanda, a Itália ou qualquer outro país europeu. Fato é que cada país vai trazer tudo isso porque cada país é diferente.

>> Saiba como encontrar um bom seguro de viagem para intercâmbio

2. Aprender uma nova língua

Quando você está estudando no exterior, em um país onde a língua oficial não é o português, a maioria das faculdades ensina em inglês.

Embora a princípio seja uma realidade assustadora para aqueles que não dominam a língua inglesa, representa uma excelente oportunidade de melhorar seu domínio do idioma.

Além disso, quando se está vivendo em outro país, assim como se abraça a cultura, também se abraça a língua do país.

“Você não só pode melhorar seu inglês durante as aulas na faculdade, mas também pode aprender uma terceira língua fora da faculdade.”

Em sua vida cotidiana como estudante no exterior, você terá contato com muitos nativos e esta é uma grande oportunidade de aprender algumas palavras no idioma local.

Desenvolver seu inglês e ainda aprender uma nova língua é um dos maiores benefícios de estudar no exterior.

É uma experiência também altamente valorizada no mercado de trabalho e certamente fará com que seu currículo se destaque dos demais.

>> Conheça 7 das melhores agências de intercâmbio no Brasil

3. Encontrar um novo lugar onde você possa chamar de casa

Viver em outro país é algo completamente diferente de passar férias nesse mesmo país.

Quando você passa apenas alguns dias em uma cidade, você não tem a oportunidade de entender como a cidade funciona ou de conhecer os lugares que só aqueles que vivem lá conhecem.

No entanto, quando você tem a oportunidade de estudar no exterior e morar na cidade onde você está a estudar, a experiência muda completamente.

“Você acaba conhecendo o ritmo da cidade, conhece as pessoas que trabalham no café a que você vai todos os dias, você começa a criar sua própria rotina. No final, você encontra sua nova casa.”

Porém, encontrar um lar para morar quando você estuda na Europa pode ser uma dor de cabeça para muitos, mas não tem que ser para você.

Existem sites como a Uniplaces que ajudam muito nesse pontapé inicial. O site é uma plataforma online de acomodação de longo prazo que ajuda as pessoas a encontrar a uma casa em mais de 40 cidades europeias. Acaba sendo muito útil para encontrar acomodação estudantil, com segurança e rapidez.

>>> Visto de estudante em Portugal: saiba como solicitar

Onde encontrar casa para estudar na Europa
Onde encontrar casa para estudar na Europa

4. Fazer novos amigos

Tão importante quanto encontrar uma casa aconchegante e que atenda às suas necessidades, é realmente fazer novos amigos.

Estas novas amizades podem surgir na faculdade, como seus colegas de classe, em casa, como seus colegas de casa, ou mesmo na vida cotidiana, em uma caminhada ou em uma ida ao café.

Estudar no exterior pode ser um desafio, já que de repente, você se vê em uma nova cidade completamente sozinho.

Conhecer novas pessoas e criar amizades é extremamente importante para tornar esta experiência de estudar na Europa ainda mais enriquecedora.

“Estas novas amizades acabam se tornando sua nova família e você começa a fazer planos e a conhecer pessoas que você acaba mantendo contato para toda a vida.”

Além da companhia que estas novas amizades lhe proporcionarão, esta é também uma ótima maneira de conhecer outras culturas e conhecer outros lugares do mundo, para além daquele onde você está.

>> Confira dicas para tirar o visto italiano

Estudar na Europa dá a chance de fazer muito amigos
Estudar na Europa dá a chance de fazer muito amigos

5. Conhecer novas cidades

A Europa é um continente relativamente pequeno e isso tem suas vantagens, entre elas de encontrar voos de baixo custo para a grande maioria das cidades europeias.

Além disso, os bilhetes de trem para países fronteiriços (ou mesmo dentro do próprio país) são relativamente baratos e geralmente há algumas promoções para os estudantes.

Isto lhe dá a oportunidade de conhecer não só o país onde você está estudando, mas também os países ao seu redor. E que oportunidade incrível. Você já pensou em como é estudar na França e ir passar o fim de semana na Itália?

Além de visitar diferentes países, você também pode visitar inúmeras cidades do país escolhido para estudar. Basta reunir os novos amigos e planejar viagens incríveis pela Europa.

“É a certeza de ter um dos Instagram mais animados e movimentados da timeline levando para casa histórias e fotos lindas da experiência.”

>>  O que tudo é importante na hora de fazer um intercâmbio

Estudar na Europa permite conhecer vários destinos turísticos
Estudar na Europa permite conhecer vários destinos turísticos

6. Ganhar mais autoconfiança

Para muitos dos estudantes que optam por estudar no exterior, é a primeira vez que eles se encontram vivendo sozinhos.

Se a experiência de viver sozinho em si é bastante desafiadora, morar em outro país longe de casa, torna esta experiência ainda mais emocionante.

Durante este tempo como estudante no exterior, você será posto à prova várias vezes. Você vai sentir saudades de casa, sentir que não tem tempo para descansar ou mesmo para fazer a comida.

Mas este é um momento de crescimento. Você perceberá que é mais capaz do que pensava e que pode superar seus desafios por sua conta, mas nunca sozinho. Certamente sua família e seus amigos continuarão a lhe dar o apoio de que você precisa, mesmo à distância.

No final desta experiência, você certamente se sentirá mais confiante sobre você mesmo e sobre a sua capacidade de sobrevivência.

“Você vai fazer sua própria comida, lavar as suas próprias roupas, fazer as compras, agendar seus compromissos, entre eles médico, cabeleireiro, dentista, etc.”

Tudo o que você aprendeu no tempo em que estudou sozinho, é uma bagagem que você vai guardar em sua vida e que certamente o deixará com mais maturidade para lidar com sua vida futura.

>> Confira nossa experiência de comprar chip internacional

7. Obter mais oportunidades de trabalho

Não é segredo que a experiência de estudar na Europa é um excelente propulsor da empregabilidade.

Desde o aprendizado de uma nova língua, até a aprendizagem de novas habilidades, nomeadamente comunicação, resiliência e adaptabilidade, a verdade é que retornamos desta experiência pessoas completamente diferentes.

Toda esta experiência resulta em um currículo muito rico e interessante para as empresas que procuram novos talentos para se juntar a sua equipe.

Além disso, você também terá muito contato com professores que o conhecerão através dos projetos nos quais você se envolverá e isso abre muitas portas.

“Se seu trabalho for reconhecido e destacado dos demais, você poderá receber ofertas de emprego de seus professores, para se envolver em seus projetos, o que impulsionará sua carreira.”

Não importa qual seja sua área de estudo, ter a experiência de estudar na Europa será ótimo para ter em seu currículo e fazer você se destacar da concorrência.

>> Seguro de viagem anual: o que é e como funciona

Oportunidades de emprego para quem estudou na Europa
Oportunidades de emprego para quem estudou na Europa

Finalizando

Ao longo do artigo, expusemos 7 benefícios de estudar na Europa que certamente farão você querer comprar uma passagem de avião agora, fazer suas malas e partir para uma aventura como esta.

Esperamos que o texto tenha ajudado e elucidar e esclarecer algumas questões importantes, sem deixar de pontuar dos desafios e também de quão fantástica é essa experiência.

Agora queremos ouvir a sua opinião. O que você acha: estudar na Europa vale a pena? Você estaria disposto a viver essa experiência?

Se você já estudou na Europa, ou pretende estudar na Europa, qual é o maior benefício que você vê nesta experiência? Conte-nos.

Abraço e até o próximo artigo!

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI!

  • Se quiser viajar para o paraíso, o Zarpo tem os melhores pacotes de viagem em resorts e hotéis de tirar o fôlego.
  • Para encontrar a passagem aérea com o menor preço do mercado, não deixe de consultar o site da MaxMilhas que consulta os preços em várias companhias aéreas!
  • Reserve diárias de hotel no mundo inteiro de maneira prática e segura no Booking.com, com opção de cancelamento grátis e sem precisar pagar antecipadamente!
  • Precisa de aluguel de carro? Na RentCars o pagamento é feito em reais, sem cobrança de IOF parcelado sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.
  • E não esqueça do seguro viagem. Na Seguros Promo você usa o cupom VIDADETURISTA5 e ganha desconto de 5% na compra.
  • Para os passeios, ingressos para tours, shows e entradas em museus você pode contar com a Get Your Guide em vários lugares do mundo.
  • Com o cupom VIDADETURISTA da América Chip você ganha 5% de desconto na compra de um chip internacional para viajar conectado o tempo todo.

Ao fazer uma compra com um parceiro através do blog recebemos uma pequena comissão. Ninguém paga a mais por isso e de quebra ajuda o blog a trazer sempre artigos e novidades atualizadas. Obrigado! =)

Thiago Cesar Busarello

Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *