O que você está procurando?

GRÁTIS! KIT DE PLANEJAMENTO DE VIAGEM! CLIQUE AQUI!

Quais as principais escolas de samba de São Paulo?

Há alguns anos, as escolas de samba de São Paulo vêm se destacando no Carnaval com alegorias gigantescas, fantasias luxuosas, sambas impactantes e enredos diversificados.

O sucesso é tanto que o público lota as arquibancadas do Sambódromo do Anhembi, na Zona Norte da cidade. Em 2019, são esperados mais de 66 mil espectadores nas duas noites de desfile das escolas de samba de São Paulo.

Em 2018, a grande vencedora foi a Acadêmicos do Tatuapé, que conquistou o bicampeonato com desfile em homenagem ao Maranhão e sua cultura. O primeiro título foi em 2017, depois de um jejum de 65 anos.

O crescimento do Carnaval em São Paulo tem atraído cada vez mais turistas para a capital paulista. Mas você sabe quais as principais escolas de samba de São Paulo? Nesse artigo, trouxemos dicas e informações sobre as agremiações e seus enredos para o Carnaval 2019.

Sobre as escolas de samba de São Paulo

As 14 escolas de samba do Grupo Especial de São Paulo desfilam no Sambódromo do Anhembi, na sexta e sábado de Carnaval, dias 1º e 2 de março.

Entre as principais escolas de samba de São Paulo estão:

  • Império de Casa Verde
  • Mancha Verde
  • Pérola Negra
  • X-9 Paulistana
  • Tom Maior
  • Águia de Ouro
  • Mocidade Alegre
  • Vai-Vai
  • Rosas de Ouro
  • Gaviões da Fiel

Vamos conhecer um pouco mais sobre cada uma delas para você se familiarizar para o Carnaval paulista e ver qual você mais se identifica.

Império de Casa Verde

Criada em 1994, a Império de Casa Verde é considerada a escola com uma das mais rápidas ascensões no Carnaval de São Paulo. Com 3 títulos, o último em 2016, a escola leva para a avenida em 2019 o enredo “O Império Contra-Ataca”.

Mancha Verde

A Mancha Verde, maior torcida organizada do Palmeiras, começou a participar do Carnaval em 1995 como bloco e em 2000 estreou como escola de samba. A Mancha Verde nunca conquistou o título máximo no Grupo Especial, sua melhor colocação foi terceiro lugar em 2018. Nesse Carnaval, a escola levará para o sambódromo o enredo “Óxala, Salva a Princesa! A Saga de uma Guerreira Negra!”

Pérola Negra

A Pérola Negra é uma das escolas de samba mais simpáticas de São Paulo. Fundada em 1973, na Vila Madalena, a escola foi 5 vezes campeã e 3 vezes vice-campeã do Grupo de Acesso, onde permanece desde 2017. Para 2019, a Pérola Negra chega ao sambódromo com o enredo “Da Majestosa África, Tu És Negra Mulher Guerreira, A Verdadeira”.

X-9 Paulistana

A X-9 Paulista nasceu em 1975, no bairro Parada Inglesa, e já conquistou 2 títulos no Grupo Especial, o último em 2000, com o enredo “Quem é você, Café!”. A escola retornou à elite do Carnaval paulistano em 2018 e em 2019 trará o enredo “O Show Tem Que Continuar! Meu Lugar é Cercado de Luta e Suor, Esperança Num Mundo Melhor”.

Tom Maior

Em 1973, em plena ditadura militar, nascia no bairro Sumaré, a Tom Maior. Talvez por isso a escola tenha a diversidade como uma de suas marcas. A Tom Maior é uma escola popular, que faz parte da memória e da vida da cidade. Em 2018, conquistou a melhor colocação no Grupo Especial, o quarto lugar. Para esse Carnaval, a escola chegará ao Anhembi com o enredo “Penso… Logo existo – As Interrogações do Nosso Imaginário em Busca do Inimaginável”.

Águia de Ouro

Na década de 70, as primeiras batucadas da Águia de Ouro começaram a ser ouvidas pelas ruas da capital paulista, mas a escola nasceu em 1976. Apesar de nunca ter conquistado o título do Grupo Especial, a escola teve enredos de destaque. Em 2018, a Águia foi campeã do Acesso. Em 2019, a agremiação retorna ao Grupo Especial com o enredo “Brasil, Eu Quero Falar de Você!”

Mocidade Alegre

Vice-campeã em 2018, a Mocidade Alegre foi criada em 1967. A escola foi 10 vezes campeã no Grupo Especial, entre eles o glorioso tricampeonato alcançado de 2012 a 2014. Em 2019, levará para a avenida o enredo “Ayakamaé; As Águas Sagradas do Sol e da Lua”.

Escolas de samba de São Paulo
Escolas de samba de São Paulo

Vai-Vai

Uma das mais populares escolas de samba de São Paulo, a Vai-Vai, nasceu de um time de futebol dos anos 1920, que animava os campos e as festas do bairro, o “Cai-Cai”. A escola fica em um bairro boêmio da cidade, o Bela Vista, popularmente conhecida como Bixiga, onde até hoje existem lugares com rodas de samba e de choro.  Desde que se transformou em escola, se tornou a maior campeã do Carnaval, conquistando 15 títulos do Grupo Especial, o último em 2015. Com o enredo “Vai-Vai, O Quilombo do Futuro”, a escola vai em busca do 16º título no ano de 2019.

Rosas de Ouro

Criada em 1971 por um grupo de amigos, a Rosas de Ouro desfilou pela primeira vez em 1973, quando já ficou em quarto lugar no Grupo 2. No Grupo Especial, a escola conquistou 7 campeonatos, o último em 2010. No Carnaval 2019, a Rosas chega ao sambódromo do Anhembi com o enredo “Viva Hayastan!”.

Gaviões da Fiel

Uma das mais tradicionais do Carnaval paulista, a Gaviões da Fiel completa 50 anos em 2019. Quatro vezes campeã do Grupo Especial, a escola leva o escudo do Corinthians em seus desfiles e nesse Carnaval chega à avenida com o enredo ” A Saliva do Santo e o Veneno da Serpente”, sendo a última escola a desfilar na segunda noite de desfile, em 2 de março.

E então, agora que você sabe um pouco mais sobre cada uma das escolas de samba, suas histórias e tudo mais, qual delas você vai torcer para vencer o próximo carnaval? Deixe o seu comentário!

Abraço!

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI!

  • Se quiser viajar para o paraíso, o Zarpo tem os melhores pacotes de viagem em resorts e hotéis de tirar o fôlego.
  • Para encontrar a passagem aérea com o menor preço do mercado, não deixe de consultar o site do Kayak que consulta os preços em várias companhias aéreas!
  • Reserve diárias de hotel no mundo inteiro de maneira prática e segura no Booking.com, com opção de cancelamento grátis e sem precisar pagar antecipadamente!
  • Precisa de aluguel de carro? Na RentCars o pagamento é feito em reais, sem cobrança de IOF parcelado sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.
  • E não esqueça do seguro viagem. Na Seguros Promo você usa o cupom VIDADETURISTA5 e ganha desconto de 5% na compra.
  • Para os passeios, ingressos para tours, shows e entradas em museus você pode contar com a WePlann em vários lugares do mundo.
  • Com o cupom VIDADETURISTA da América Chip você ganha 5% de desconto na compra de um chip internacional para viajar conectado o tempo todo.

Ao fazer uma compra com um parceiro através do blog recebemos uma pequena comissão. Ninguém paga a mais por isso e de quebra ajuda o blog a trazer sempre artigos e novidades atualizadas. Obrigado! =)

GOSTOU? COMPARTILHE!

Thiago Cesar Busarello

Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1
Olá 👋
Podemos te ajudar?
Powered by