Baixe Grátis nosso Kit de Planejamento de Viagem! Clique Aqui!

O que há para fazer em Guarapari fora das praias?

Enviar no WhatsApp
Copiado!

Olá pessoal, hoje vamos falar sobre a cidade de Guarapari no Espírito Santo e o que pode ser feito no destino além das praias.

Vamos falar sobre os principais passeios na cidade, dar dicas de parques aquáticos, de cachoeiras, de parques e de pontos turísticos da cidade para serem visitados.

Também vamos dar dicas do que fazer em Guarapari à noite, assim como trazer dicas de quando você deve evitar uma viagem para Guarapari.

Por que visitar Guarapari?

Os destinos brasileiros de frente para o Oceano Atlântico são famosos pelas suas diversas praias, a temperatura agradável da água e o clima tropical, perfeito para curtir umas férias maravilhosas.

Guarapari não é uma exceção. É um município no estado do Espírito Santo com mais de 100 mil habitantes e 30 praias para todos os gostos. A cidade fica próxima de Vitória e Vila Velha, sendo que Vila Velha é uma cidade vizinha.

Estima-se que mais de 700 mil pessoas visitam este destino anualmente devido à variedade de praias e sua proximidade com as montanhas do estado, algumas das quais atingem uma altitude de até 1.000 metros.

As principais praias de Guarapari são:

  • Praia do Morro: é a praia mais movimentada e famosa da cidade, com uma extensa faixa de areia e muitas opções de bares, restaurantes e comércios em seu entorno.
  • Praia da Castanheira: essa praia é mais tranquila e preservada, com águas calmas e cristalinas e um ambiente natural belíssimo.
  • Praia dos Namorados: é uma praia pequena e charmosa, com uma atmosfera mais romântica e ideal para casais. Suas águas são tranquilas e cristalinas, e há várias barracas de praia que oferecem petiscos e bebidas.
  • Praia das Virtudes: essa praia é famosa pelas suas falésias de tons avermelhados, que criam um cenário único. Suas águas são agitadas e propícias para a prática de surf.
  • Praia de Setiba: essa praia é mais afastada do centro de Guarapari, mas é muito procurada por suas águas cristalinas e sua beleza natural preservada.
  • Praia de Bacutia: essa praia é bastante procurada pelos jovens, devido à sua agitação e aos bares e restaurantes que ficam próximos à faixa de areia. Suas águas são calmas e propícias para a prática de esportes aquáticos.

>> Leia também: Melhores lugares para mergulho no Brasil

O que fazer em Guarapari além das praias

O que fazer em Guarapari além das praias

O que fazer em Guarapari além das praias

Porém o objetivo do texto é trazer atrações além das praias de Guarapari, por isso confira abaixo quais são as outras atividades que você pode fazer em Guarapari explorando a cidade ao máximo.

Passeio pela cidade de Guarapari

A cidade de Guarapari foi fundada em 1569, na era colonial, e ainda há vestígios de sua fundação.

Com uma rica história para contar, ela faz deste destino um lugar interessante para admirar sua arquitetura que combina o antigo com o moderno.

Na parte mais moderna da cidade, é possível passear pela Avenida Bacutia, que é um centro gastronômico e cultural onde há shows de música ao vivo e a possibilidade de saborear pratos típicos locais.

Mercado Municipal de Peixes

Outro lugar para visitar é o Mercado Municipal de Peixes, que está localizado na orla do rio Guarapari e oferece a venda de frutas e peixes frescos de todos os tipos.

É um lugar para comprar pratos feitos e observar as espécies do Oceano Atlântico que depois são distribuídos nos restaurantes do lugar. Para os amantes de camarões e ostras, este é o melhor lugar para comê-los bem frescos.

Igreja da Antiga Matriz

Na parte histórica da cidade, é possível visitar a Igreja da Antiga Matriz. É uma igreja que data de 1585, uma das mais antigas do Brasil, razão pela qual foi declarada Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

A sua origem remonta à época jesuíta e é o único prédio que sobreviveu intacto desde a sua fundação. A metros da Igreja Antiga Matriz estão as ruínas da Igreja de Nossa Senhora da Conceição, cuja construção nunca foi concluída, mas serviu como atração turística.

Poço dos Jesuítas

Outro ponto de interesse é o Poço dos Jesuítas, que foi o lugar onde os sacerdotes tiraram água da nascente para abastecer o povoado inteiro.

Este poço foi construído no século XVI e ainda permanece intacto no centro histórico, apesar do valor que essas terras têm.

>> Leia também: Melhores lugares para voo de parapente no Brasil

Gastronomia em Guarapari

A gastronomia de Guarapari consiste principalmente em peixe e tudo o que deriva de produtos que vêm do mar. O prato mais famoso e imperdível é a moqueca.

Trata-se de um filé de peixe preparado com cebola, pimentão picante, tomate, coentro e malagueta. Todos estes ingredientes são cozidos com leite de coco e óleo de palma, formando uma espécie de guisado com muito sabor e tendo o peixe como ingrediente principal.

Outros pratos típicos locais são a torta capixaba, a caranguejada e muma de siri, que são muito populares entre os habitantes de Guarapari.

A Moqueca Capixaba é um dos pratos típicos do Espírito Santo

A Moqueca Capixaba é um dos pratos típicos do Espírito Santo

Degustação de bebidas típicas

Outra opção para fazer em Guarapari se você estiver cansado do sol e da praia, é um passeio por diferentes fábricas de cerveja, cachaça e licores.

A Reserva do Gerente é uma pequena destilaria que produz bebidas artesanais e oferece um tour para explicar o processo de fabricação da cerveja, assim como uma degustação de cervejas frias e destilados de cana de açúcar usados nas famosas caipirinhas.

Parques aquáticos de Guarapari

A principal atração de Guarapari, além das atividades na praia, são os parques aquáticos que ficam a apenas alguns minutos da cidade.

Destacam-se Acquamania, que oferece escorregas e piscinas onde é possível passar um dia inteiro de diversão, e as Termas Internacionais do Espírito Santo, com enormes piscinas e cachoeiras para diversão e relaxamento.

Ambos os parques têm opções tanto para adultos quanto para crianças. Eles têm áreas exclusivas para crianças, e opções para comprar comida e bebida.

>> Leia também: Melhores lugares para arvorismo no Brasil

Toboáguas do Parque Aquático Acquamania em Guarapari

Toboáguas do Parque Aquático Acquamania em Guarapari

Cachoeiras de Guarapari

A aproximadamente 16 quilômetros ao oeste da cidade se localiza a Cachoeira de Buenos Aires, uma série de cachoeiras naturais na região serrana do Espírito Santo.

É um lugar ideal para passar o dia em contato com a natureza e caminhar ao longo do rio até chegar à cachoeira principal, onde é possível descansar em uma piscina de água transparente com uma queda d’água de 10 metros que lhe proporciona um cenário incomparável.

Para esta excursão de dia inteiro é importante trazer roupas leves, uma cadeira ou uma espreguiçadeira, água para se hidratar e alimentos. Pode ser uma opção interessante também considerar acampar ali próximo, ao invés de fazer uma viagem de bate e volta.

Parque Estadual de Guarapari

O Parque Estadual Paulo César Vinha é uma reserva natural de mais de 1500 hectares que combina todos os tipos de atrações: praia, lagoa, dunas, selva, pássaros, macacos e répteis.

A principal atração é a Lagoa Vermelha, que recebe sua cor do sedimento que ali se instala. Para chegar até lá é uma caminhada de 40 minutos, mas vale a pena. A praia do Parque Estadual é diferente das demais praias de Guarapari porque tem ondas ideais para a prática de surf.

É também uma boa opção para os amantes da fotografia, pois é possível ver aves tropicais e lagartos de todos os tipos. É recomendável levar todos os alimentos e bebidas necessárias para o dia, e não esquecer do uso de protetor solar.

Parque Municipal de Guarapari

Outro lugar que vale a pena visitar é o Parque Natural Municipal Morro da Pescaria. Este é um morro de fácil acesso que oferece uma vista panorâmica inigualável da península mais proeminente de Guarapari.

A caminhada no parque municipal pode ser feita com crianças, pois a dificuldade é baixa, e é possível observar todo tipo de animais, como macacos, lagartos e caranguejos.

O Morro da Pescaria é um dos lugares para serem visitados, pois permite ver toda a cidade de Guarapari e as duas baías que se formam a partir desta península rochosa.

Tem também um segredo no seu interior, a praia Ermitão. É uma pequena baía por onde entra a água do mar, formando uma praia com rochas e areia, ideal para passar um dia inteiro com a família.

>> Leia também: Vale a pena passar o réveillon em Vitória?

Entrada do Parque Municipal Morro da Pescaria em Guarapari

Entrada do Parque Municipal Morro da Pescaria em Guarapari

Vida noturna em Guarapari

Guarapari tem uma vida noturna próspera que atrai visitantes de todo o Brasil. Da música ao vivo à culinária local, Guarapari tem algo para todos. Aqui estão algumas ideias para o que fazer em Guarapari à noite.

Desfrutar de música ao vivo

Uma das melhores coisas a fazer em Guarapari à noite é conferir a cena musical ao vivo. Há muitos bares e clubes em toda a cidade que recebem apresentações de música ao vivo, desde a música tradicional brasileira como samba e forró até estilos mais contemporâneos como rock e pop.

Um ponto popular da música ao vivo é o P12 Guarapari, que apresenta uma mistura de DJs, bandas regionais e nacionais brasileiras. Outra grande opção é o Multiplace Mais, que tem uma grande pista de dança e abriga alguns dos maiores nomes da música brasileira.

Dance a noite toda

Para aqueles que procuram festa, Guarapari tem vários clubes que oferecem diferentes estilos e atmosferas musicais. Os mais famosos são o Multiplace Mais e o Pedreira Adventure Park, que possuem várias pistas de dança, sets de DJs e shows de luzes.

O Multiplace Mais é um enorme complexo que recebe concertos, shows e eventos ao longo do ano. O clube tem vários bares, pistas de dança e áreas VIP, e é um dos lugares mais populares para se sair em Guarapari.

Porém a casa nesse momento está fechada e conforme informado no Instagram, eles devem retornar as suas atividades em 2024.

O Pedreira Adventure Park é outro clube popular, localizado na cidade vizinha de Guarapari. O clube é conhecido por suas pistas de dança ao ar livre e seu cenário único, com um palco embutido na lateral de uma colina.

Há também um zipline e outras atividades de aventura no local, tornando-o um ótimo lugar para passar a noite inteira.

>> Leia também: 12 dos melhores lugares para trekking no Brasil

Esse é o clube P12 Guarapari para curtir a noite na cidade

Esse é o clube P12 Guarapari para curtir a noite na cidade

Quando você deve evitar Guarapari?

Enquanto Guarapari é uma bela e popular cidade de praia, há certas épocas do ano que você pode querer evitar por causa do mal tempo ou fugir das multidões.

Aqui estão alguns momentos em que você pode querer considerar outros destinos:

Fuja da estação das chuvas

A estação chuvosa em Guarapari acontece normalmente de março a setembro, no qual também é o período do outono e inverno. Durante este período, o tempo pode ser imprevisível, com chuvas fortes e trovoadas, além do frio.

Isto pode tornar difícil desfrutar da praia ou de atividades ao ar livre, e muitos restaurantes e lojas também podem fechar devido ao tempo.

Fuja do carnaval em Guarapari

O Carnaval é um grande evento no Brasil, e Guarapari não é exceção. A cidade recebe vários eventos de Carnaval durante toda a semana, incluindo desfiles, festas e concertos.

Embora este possa ser um momento divertido e emocionante para visitar, também pode ser muito concorrido e caro.

Muitos hotéis e restaurantes podem exigir uma estadia mínima ou cobrar tarifas mais altas durante este período, e as ruas podem ser repletas de foliões e música alta.

Se você está procurando férias tranquilas é melhor evitar visitar Guarapari durante o Carnaval.

Fuja dos feriados públicos

Os feriados públicos no Brasil também podem ser uma época agitada em Guarapari, já que muitas pessoas aproveitam os longos finais de semana para viajar.

Isto pode resultar em preços mais altos para acomodações, praias lotadas e tempos de espera mais longos em restaurantes e atrações.

Se você está procurando umas férias mais relaxadas e acessíveis, é melhor evitar visitas durante os feriados públicos.

>> Leia também: 8 dos melhores lugares para slackline no Brasil

Finalizando

Como você viu ao longo do texto, Guarapari é, sem dúvida, uma cidade que vive do turismo e de suas belas praias, mas também tem um grande leque de atividades para fazer e visitar.

Seu calor humano, o bom trato do turista e os pontos de interesse deste destino, a colocam dentro de uma ótima opção para aqueles que desejam descansar em um lugar tranquilo e rodeado de belezas naturais.

Guarapari oferece história, gastronomia, entretenimento e cultura dentro de um ambiente natural sem igual e com praias paradisíacas.

Agora queremos ouvir a sua opinião. Você já conhece as praias de Guarapari? Ou então os outros pontos turísticos de Guarapari citados no texto? Deixe o seu comentário!

Abraço e até o próximo post!

Thiago Cesar Busarello
Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacote Passagem Hotel Carro Seguro Ingressos Chip Mala Ônibus Cruzeiro Câmbio Cartão Financ. Conta Guia Fotógrafo
Mais