BAIXE GRÁTIS NOSSO KIT DE PLANEJAMENTO DE VIAGEM! CLIQUE AQUI!

O que fazer em caso de voo atrasado ou voo cancelado?

Não há nada mais inconveniente do que chegar até o aeroporto no horário estipulado, com todos os documentos em mãos, bagagens, e, minutos antes do embarque, descobrir que teve seu voo cancelado ou que você está com voo atrasado.

Infelizmente, essa situação acontece com certa frequência pelos aeroportos de todo mundo, e muitas vezes, as companhias aéreas não sabem de seus deveres para com seus passageiros, e eles, não sabem que podem ser reembolsados ou transformar esse problema em indenização.

Nesse artigo, vamos trazer várias dicas para você se sentir amparado em todo o momento, como lidar com essa situação durante a viagem e os procedimentos que devem ser feitos caso se se sinta lesado.

O que fazer se meu voo estiver atrasado?

Existem algumas regras e direitos que cobrem o viajante caso aconteçam atrasos de voos e que variam conforme o tamanho do atraso do voo.

“Eu mesmo já passei por essa situação diversas vezes, com voos com atrasos menores sem grandes impactos, assim como voos com atrasos gigantes de mais de 8 horas.”

Foi o caso de quando fizemos viagem para o Rock in Rio em 2013 e perdemos o primeiro show da noite com a banda Skank por causa de excesso de neblina no aeroporto de Navegantes.

Veja abaixo as condições de suporte da cia aérea que variam conforme tempo do atraso:

  • Para voos domésticos ou voos internacionais em território brasileiro com atrasos de mais de 1 hora, a cia aérea tem o dever de disponibilizar ao cliente algum meio de comunicação, como telefone e internet.
  • Se o atraso for maior do que 2 horas, a companhia aérea deve fornecer um voucher alimentação para o passageiro, podendo ser almoço, lanche ou jantar, ficando a critério do cliente.
  • Caso o voo esteja atrasado por mais de 4 horas, o passageiro tem o direito de escolher a melhor opção de acomodação na aeronave desde que haja disponibilidade.

O passageiro não é obrigado a aceitar toda e qualquer proposta oferecida pela cia aérea, porém caso seja oferecida uma boa opção, a dica é aceitar.

Optar por hospedagem em hotel ou pousada também pode ser uma alternativa muito viável em casos de atrasos longos, principalmente em caso de pernoite, com direito também a translado até o hotel. Muitas vezes são hospedagens nível Booking.

O que fazer em caso de voo atrasado?
O que fazer em caso de voo atrasado?

QUAL O MELHOR SEGURO DE VIAGEM PARA VOCÊ?










E se meu voo for cancelado, como devo proceder?

Voos cancelados são um grande inconveniente, tanto para o passageiro que contratou o serviço e estava contando com ele, tanto para a empresa que vendeu esse serviço.

“Infelizmente essas situações acontecem, pelos mais diversos motivos, e a companhia aérea deve arcar com todas as consequências e resolver o problema do passageiro da melhor forma possível.”

Conheça alguns dos direitos que você, passageiro, tem no caso de cancelamento de voo:

  • Embarcar no próximo voo, tanto da mesma empresa, tanto de outra companhia (se tiver disponibilidade de assentos);
  • Reembolso total de todo valor gasto;
  • Remarcar o voo para data e horário de sua escolha, sem nenhum custo adicional;
  • Acomodação e/ou hospedagem e translado;
  • Fazer a viagem por outro meio de transporte (táxi, ônibus, van, entre outros).

Eu já tive outras situações de voos cancelados sem nem ao menos ter chegado o dia da viagem. Aconteceu com a GOL quando eu tinha uma viagem marcada para São Paulo.

“A companhia aérea cancelou aquela rota e avisou com antecedência de 15 dias que estaria me realocando para outro voo.”

O horário foi alterado e ficou pior para nós, porém dentro de uma margem aceitável (ficamos com 2 horas a menos para curtir o final de semana na capital paulista).

No fim das contas tivemos de aceitar e era uma situação aceita sem direito a indenização, já que foi avisada com antecedência e a cia aérea deu uma alternativa.

O que fazer em caso de voo cancelado?
O que fazer em caso de voo cancelado?

VAMOS FALAR DE DINHEIRO?

Se precisar de empréstimo para a viagem, existem empresas especialistas em crédito pessoal para ajudar nesse sentido. Para conhecer algumas delas, clique aqui.

Um cartão de crédito internacional ajuda a acumular milhas e evita que você carregue muito dinheiro na viagem aumentando a segurança. Clique aqui para conhecer algumas opções.

Para ter acesso a vários serviços financeiros, gerenciar gastos e pagar boletos durante a viagem você pode criar uma conta digital em sites como esses aqui da lista.

Causas de cancelamento de voo

Descobrir que seu voo foi cancelado é sempre uma frustração: você escolhe o seu destino, planeja toda a viagem e, quando menos espera, é surpreendido com o cancelamento do voo.

Segundo a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), a companhia aérea deve advertir imediatamente os passageiros caso o voo atrase ou seja cancelado, deve mantê-los informados sobre as causas e, também, quais procedimentos seguir.

Existem vários problemas que podem acarretar no cancelamento de um voo, dentre eles podemos destacar como situações mais frequentes:

  • Más condições meteorológicas: névoa baixa, chuva, vento forte e neve são condições que podem restringir o uso das pistas e, dessa forma, atrasar decolagens ou até fechar o aeroporto.
  • Excesso de tráfego aéreo: nos últimos anos mais pessoas passaram a viajar de avião, o que ocasiona maior fluxo de aeronaves no céu, provocando às vezes um congestionamento aéreo.
  • Ausência de tripulação: o voo não poderá decolar até que todos os tripulantes estejam na aeronave.

Existem também algumas variáveis técnicas que influenciam no cancelamento, abaixo as mais comuns:

  • Manutenção em aeronaves: podem ocorrer pela necessidade de trocar um pneu, por problemas elétricos ou realizar abastecimento não previsto.
  • Queda no sistema operacional: se isso ocorrer durante o registro dos dados, será preciso aguardar o tempo necessário para que volte a operar normalmente. A queda no sistema torna impossível a decolagem sem o cumprimento das medidas de segurança.
  • Fiscalização em grandes eventos: grandes eventos como férias, Natal, olimpíadas e festivais de música, precisam ser adequadas ao volume de viajantes e requerem um período de adaptação para não gerar atrasos e cancelamentos.

Assistência ao viajante

É válido lembrar que aqui no Brasil, a companhia aérea tem o dever de oferecer toda a assistência possível para o passageiro, independentemente do motivo que ocasionou o problema. Porém nem sempre as cias aéreas conseguem cumprir com seus deveres.

Existem algumas empresas que são especialistas em ajudar os viajantes a resolverem seus problemas com as cias aéreas. É o caso de empresas como a E-Consumidores que ajudam em casos de reembolso e até mesmo eventuais indenizações.

Basta entrar no site deles, contar um pouco do caso e enviar seus dados para análise. Caso for cabível uma indenização, você será encaminhado diretamente para um especialista que ajudará nos próximos passos.

Seguro de viagem para voos cancelados

Um seguro de viagem também serve para ajudar em situações como essa. Se o sinistro acontecer e você de fato tiver um voo cancelado, o seguro de viagem te ampara financeiramente com os recursos financeiros enquanto você resolve a situação com a companhia aérea.

São várias as empresas que vendem seguro de viagem nesse sentido. Uma das que mais recomendamos é a Seguros Promo. E o bom é que ela vende também seguro de viagem para viagens dentro do Brasil, ideal para aquelas viagens de férias mais longas.

Conclusão

Ter um voo cancelado é realmente uma baita dor de cabeça. Em muitos casos, contudo, essa dor de cabeça pode se reverter em uma boa indenização.

Nesse artigo procuramos trazer informações sobre os seus direitos, tanto para voos atrasados como voos cancelados, assim como trazer dicas sobre os procedimentos a serem seguidos nessas situações.

Caso a sua situação seja mais crítica, a orientação é contar com a ajuda de empresas especialistas como a E-Consumidores. Como podem ser os casos de perda de voos de conexão mais longas vinculados a outras cias aéreas internacionais.

O fato é que o turista está amparado e pode contar com seus direitos nessas situações.

E você, já sofreu problemas com voos atrasados? Ou com voos cancelados? Conte sua história para nós aqui nos comentários e vamos formar uma rede de ajuda para todos os viajantes.

Abraço e até o próximo post!

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI!

  • Se quiser viajar para o paraíso, o Zarpo tem os melhores pacotes de viagem em resorts e hotéis de tirar o fôlego.
  • Para encontrar a passagem aérea com o menor preço do mercado, não deixe de consultar o site da MaxMilhas que consulta os preços em várias companhias aéreas!
  • Reserve diárias de hotel no mundo inteiro de maneira prática e segura no Booking.com, com opção de cancelamento grátis e sem precisar pagar antecipadamente!
  • Precisa de aluguel de carro? Na RentCars o pagamento é feito em reais, sem cobrança de IOF parcelado sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.
  • E não esqueça do seguro viagem. Na Seguros Promo você usa o cupom VIDADETURISTA5 e ganha desconto de 5% na compra.
  • Para os passeios, ingressos para tours, shows e entradas em museus você pode contar com a Get Your Guide em vários lugares do mundo.
  • Com o cupom VIDADETURISTA da América Chip você ganha 5% de desconto na compra de um chip internacional para viajar conectado o tempo todo.

Ao fazer uma compra com um parceiro através do blog recebemos uma pequena comissão. Ninguém paga a mais por isso e de quebra ajuda o blog a trazer sempre artigos e novidades atualizadas. Obrigado! =)

Avatar
Thiago Cesar Busarello

Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.

Um comentário em “O que fazer em caso de voo atrasado ou voo cancelado?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat