O que você está procurando?

VOCÊ JÁ VIU OS PREÇOS DAS PASSAGENS AÉREAS APÓS A PANDEMIA? VOCÊ VAI SE SURPREENDER...

O que fazer em caso de bagagem extraviada?

Nesse artigo vamos falar sobre o que fazer em caso de bagagem extraviada. Nada mais chato e inconveniente do que um problema no aeroporto, afinal você só espera que espera que tudo ocorra bem em sua viagem.

Mas, e quando sua mala não chega no mesmo local em você está ou simplesmente está perdida pelos ares? Quando a sua viagem vira um pesadelo e você não sabe o que fazer com o fato de não saber onde está sua bagagem com seus pertences?

Fique tranquilo, aqui você vai aprender o que fazer caso sua bagagem seja extraviada, conhecer as principais causas onde essa situação ocorre e também formas de estar seguro caso a situação aconteça e como acionar seus direitos caso se sinta lesado ou prejudicado.

O que é Bagagem Extraviada?

Assim como os outros problemas de voo (overbooking, voo atrasado ou voo cancelado), o extravio de bagagem também é muito recorrente.

Uma pesquisa de 2017 realizada pela SITA (uma empresa multinacional de TI especializada em serviços para a aviação) revelou que o extravio de 5 malas para cada 1 mil passageiros. Nesse período, o total foi de 22,7 milhões de malas extraviadas. É muita mala, não é verdade?

Bagagem extraviada se dá quando o passageiro chega ao seu destino e sua mala não, seja por engano de algum outro passageiro que pegou sua mala, pela companhia aérea ter perdido no meio do caminho, ou furto da mala.

“Eu já passeio por isso quando viagem a Recife. Fiquei na esteira até o final e nada da mala chegar. É realmente um desespero e a primeira reação natural é não saber o que fazer. Depois a cia aérea encontrou a mala e pude ir até o hotel tranquilamente.”

O que fazer em casos de Bagagem Extraviada?

Se ao desembarcar, você foi até a esteira e ficou um tempo considerável esperando pela sua bagagem e não conseguir localiza-la, o primeiro passo é procurar um funcionário da cia aérea e pedir ajuda.

Comunique o extravio da bagagem despachada imediatamente no balcão da empresa aérea ou de sua representante, preferencialmente ainda na sala de desembarque ou em local indicado por ela.

Para reclamar, apresente o comprovante de despacho da bagagem e preencha o Registro de Irregularidade de Bagagem (RIB), alegando o extravio.

Se a bagagem for localizada pela empresa aérea, deverá ser devolvida no endereço informado pelo passageiro.

“A bagagem poderá permanecer na condição de extraviada por, no máximo, 7 dias no caso de voos domésticos e 21 dias no caso de voos internacionais.”

Se a bagagem despachada não for encontrada ou não for entregue nos prazos acima indicados, a empresa deverá indenizar o passageiro em até 7 dias.

O que fazer em caso de bagagem extraviada?
O que fazer em caso de bagagem extraviada?

Direito a indenização

Você pode ser indenizado caso não receba a sua bagagem dentro do período acima. Existem algumas empresas especializadas em ajudar os viajantes nessa situação.

Uma das que mais gostamos é a E-Consumidores que atua no mercado auxiliando viajantes do mundo inteiro a resolver seus problemas com voos e serem ressarcidos por isso. Inclusive nós fizemos parceria com ela pelos bons serviços oferecidos. Você pode conhecer mais da empresa clicando nesse link.

“Também é direito do passageiro receber da empresa aérea um ressarcimento por gastos emergenciais pelo período em que estiver sem os seus pertences, desde que esteja fora do seu domicílio.”

É importante registrar uma ocorrência na ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) dentro do aeroporto ou no máximo 15 dias após o ocorrido, para não perder seus direitos.

Ressarcimento de despesas

Além da indenização, você pode exigir que a companhia aérea arque com as despesas no período que sua bagagem ainda não foi devolvida. É importante guardar todos os comprovantes das despesas que foram feitas para assim, serem reembolsadas.

A empresa aérea é responsável por definir a forma e os limites diários de ressarcimento e deverá efetuar o pagamento destas despesas em até 7 dias, a contar da apresentação dos comprovantes de compra pelo passageiro.

Porém, se com todos esses procedimentos, a sua bagagem não foi devolvida ou você não recebeu nenhum auxílio da companhia aérea em que comprou o serviço, seu caso pode se transformar em uma indenização.

Novamente nesse caso se faz de importante serviços como da E-Consumidores. Basta informar os seus dados e o problema, esperar a avaliação dos consultores e aguardar o contato para discutir a análise feita.

É comum acontecer de ter bagagem extraviada em aeroportos
É comum acontecer de ter bagagem extraviada em aeroportos

Principais causas de extravio de bagagem

Saiba agora quais são as principais causas de Extravio de Bagagem e fique atento para saber se esse problema já aconteceu com você:

  • Problemas de conexão
  • Perda de identificação da mala
  • Falha da companhia aérea
  • Furto
  • Engano

Vamos ver agora um pouco mais explicado como geralmente acontece o extravio da bagagem durante uma viagem.

1) Problemas de conexão

Esse com certeza está em disparado dentre as causas de bagagem extraviada. Isso ocorre devido a troca de voos muito rápidas, onde o foco da cia aérea é não atrasar nenhum deles.

As cias aéreas são cobradas da ANAC pela pontualidade, porém são muitas as situações que uma cia aérea tem de lidar para manter sua operação em funcionamento.

E é aí, nesse momento de correria que sua mala pode ser deixada para trás. Ficar ainda no balcão de saída do aeroporto e ser levada por engano para outro voo.

Muitos preferem viajar com uma mala de mão do que ter de enfrentar a fila para o despacho da mala, ficar esperando na esteira ou correr o risco do extravio.

Fato é que quanto mais conexões sua viagem tiver, como as viagens internacionais que fazem várias trocas de cia aérea, maiores serão as chances de acontecer o extravio da bagagem.

2) Perda de identificação da mala

É extremamente importante conferir se a tag de identificação da mala está bem presa, pois, caso seja perdida, o funcionário responsável fica sem saber para onde enviar a mala.

Nós sempre etiquetamos nossa mala com uma identificação nossa, em complemento a tag de identificação da cia aérea. É uma forma de precaver que tais situações aconteçam.

Também sempre identificamos nossa mala com um adereço (adesivo, fita colorida, lenço amarrado, etc) para que seja fácil identificar a mala na hora de retirar da esteira, assim como fácil de sinalizar para a cia aérea em caso de extravios.

3) Falha da companhia aérea

No momento entre o check-in e a colocação da bagagem na esteira, a companhia aérea (ou empresa terceirizada) pode se equivocar e simplesmente perder sua mala.

Ou também pode ocorrer algum problema na logística do transporte, que pode acontecer por vários motivos, como uma “simples” falha da companhia, devido à grande quantidade de malas para serem realocadas em curto espaço de tempo.

Fato é que hoje em dia com a pressa comum dos aeroportos e a pressão por resultados nos atendimentos para evitar filas, essa é uma situação que acontece bastante, principalmente nos aeroportos maiores como de São Paulo.

4) Furto

Essa situação super constrangedora pode acontecer no aeroporto (em sua área interna), na esteira ou na parte externa, sendo que simplesmente levam sua mala sem você perceber.

Já foram reportados vários casos desses em reportagens do Fantástico, de quadrilhas dentro dos aeroportos que fazem furtos. Um dos aeroportos mais comuns era o aeroporto de Santos Dumont no Rio de Janeiro.

Por isso sempre tem o lembrete de não levar objetos de valores dentro das malas despachadas. Quando se tem objetos de valor, esses devem ser carregados consigo na mala de mão.

5) Engano

Sim! Muitas pessoas pegam suas bagagens sem antes dar uma pequena conferida. Por isso é tão importante colocar a tag de identificação da mala e uma identificação pessoal sua, como mencionamos anteriormente. Assim, o risco de outro passageiro pegar sua mala por engano é menor.

Outra sugestão é você comprar uma mala diferente das malas comuns que geralmente tem a cor totalmente preta. Você pode comprar uma mala colorida, diferente, para realmente facilitar sua identificação.

Na viagem de lua de mel para o México que fizemos, eu quis garantir de verdade e coloquei uma faixa amarela chamativa. Seriam poucas as pessoas teriam coragem de andar com uma mala como essa.

Seguro de viagem para bagagem extraviada

Um seguro de viagem também serve para ajudar em situações como essa. Se o sinistro acontecer e você de fato ter sua bagagem extraviada, o seguro de viagem te ampara financeiramente com os recursos financeiros enquanto você resolve a situação com a companhia aérea.

Existem algumas empresas que vendem seguro de viagem nesse sentido. Uma das que mais recomendamos é a Seguros Promo. E o bom é que ela vende também seguro de viagem para viagens dentro do Brasil, ideal para aquelas viagens de férias mais longas.

Conclusão

Como vimos, um extravio de bagagem pode resultar em grandes problemas e você começar ou finalizar uma viagem com dores de cabeça.

Nós sempre vamos ficar aqui na torcida para que nenhum dos nossos leitores passem por situações como essa, porém é importante estar preparado caso venha acontecer tal situação.

Nesse artigo trouxemos informações para você estar preparado nesse sentido, conhecendo quais os tipos de extravio, o que fazer em cada situação e como acionar empresas como a E-Consumidores que podem ajudar em caso de indenizações com as cias aéreas.

E se ficar alguma dúvida, não deixe de colocar um comentário aqui embaixo. Abraço e nos vemos por aí!

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI!

  • Se quiser viajar para o paraíso, o Zarpo tem os melhores pacotes de viagem em resorts e hotéis de tirar o fôlego.
  • Para encontrar a passagem aérea com o menor preço do mercado, não deixe de consultar o site da MaxMilhas que consulta os preços em várias companhias aéreas!
  • Reserve diárias de hotel no mundo inteiro de maneira prática e segura no Booking.com, com opção de cancelamento grátis e sem precisar pagar antecipadamente!
  • Precisa de aluguel de carro? Na RentCars o pagamento é feito em reais, sem cobrança de IOF parcelado sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.
  • E não esqueça do seguro viagem. Na Seguros Promo você usa o cupom VIDADETURISTA5 e ganha desconto de 5% na compra.
  • Para os passeios, ingressos para tours, shows e entradas em museus você pode contar com a Get Your Guide em vários lugares do mundo.
  • Com o cupom VIDADETURISTA da América Chip você ganha 5% de desconto na compra de um chip internacional para viajar conectado o tempo todo.

Ao fazer uma compra com um parceiro através do blog recebemos uma pequena comissão. Ninguém paga a mais por isso e de quebra ajuda o blog a trazer sempre artigos e novidades atualizadas. Obrigado! =)

Thiago Cesar Busarello

Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.

Um comentário em “O que fazer em caso de bagagem extraviada?
  • Pingback:Roteiro de Viagem em Buenos Aires - Boa Viagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *