BAIXE GRÁTIS NOSSO KIT DE PLANEJAMENTO DE VIAGEM! CLIQUE AQUI!

O que é assistência viagem?

Pode parecer estranho, mas a assistência viagem é algo que as pessoas que viajam muito sempre ouvem falar, mas que existe a muito pouco tempo em vigor, desde março de 2016.

Trata-se de uma resolução baixada pela Susep (Superintendência de Seguros Privados), número 315/2014, que entrou em vigor em março de 2016 e extingue o produto “assistência viagem”, fundindo o mesmo com seguro viagem. Desde então, “assistência viagem” e “seguro viagem” são a mesma coisa, sendo o correto chamar de “seguro viagem”.

O que é o seguro viagem?

Para entendermos melhor, o seguro viagem é o produto tradicional. Consiste na contratação de uma apólice de seguro que prevê indenização em caso de ocorrência de um sinistro.

O sinistro é um evento previsto que gere despesas cobertas pela apólice. Para citar um exemplo, suponhamos que um segurado, durante uma viagem, sofra um acidente e quebre uma perna. Ele deverá procurar um hospital, caso não haja hospitais públicos, e solicitar o tratamento. O pagamento é feito pelo próprio segurado, e posteriormente este poderá solicitar à companhia o reembolso das despesas médicas até o valor máximo previsto para a indenização.

Serviços da assistência viagem

Quando falamos em serviços de assistência viagem estamos nos referindo a situações emergenciais. São aquelas situações em que o segurado precisa de um serviço profissional, para se livrar de uma situação embaraçosa.

Na assistência automóvel é possível contratar um profissional para trocar o pneu do carro que furou no meio de uma avenida movimentada ou um guincho para levá-lo até um local onde a troca possa ser feita.

Na assistência de viagem, os eventos previstos são relacionados a situações que ocorrem exclusivamente numa viagem, que podem gerar despesas ao segurado.

A ideia é tirar o segurado da situação emergencial e evitar que ele seja obrigado a fazer um desembolso. Não havendo credenciados na região, a orientação é o pagamento e posterior solicitação de reembolso.

Alguns desses serviços são: a remoção hospitalar, o traslado do corpo em caso de óbito, assistência jurídica, gastos com medicamentos, etc. Observe que o conceito é desembaraçar o segurado.

O que é assistência viagem?
O que é assistência viagem?

QUAL O MELHOR SEGURO DE VIAGEM PARA VOCÊ?










Um único produto

A resolução atual da Susep teve como principal beneficiário o consumidor. Com a fusão dos produtos, o cliente tem as duas opções em qualquer situação. Tanto ele pode procurar o atendimento médico segundo sua preferência e posteriormente solicitar o reembolso, assim como ele pode usar a rede credenciada, ficando livre de qualquer despesa.

As coberturas básicas são despesas médicas, hospitalares e odontológicas, invalidez permanente total ou parcial decorrente de acidente durante a viagem, morte ou morte acidental.

Essas informações são extremamente valiosas para quem vai viajar e o único propósito deste artigo é esclarecer o leitor sobre um tema que suscita muitas dúvidas, até em função das normatizações recentes.

Indicação seguro viagem

Na hora de contratar o seguro viagem, nossa sugestão é de ter o auxílio de uma corretora de seguros que esclareça o que você está contratando, já que são diversas as coberturas e também as limitações dos planos. É preciso que tudo fique bem claro, para não haver surpresas na hora que você precisar usar o serviço que contratou.

Nós indicamos utilizar os serviços da Seguros Promo. Inclusive nós aqui do blog fizemos parceria com eles pelo bom serviço prestado. A parceria está explicada nesse post, no qual também demos nossa opinião sobre a empresa e a experiência de utilização do serviço.

Abaixo trouxemos a caixa de pesquisa de seguros da Seguros Promo para facilitar a pesquisa da melhor assistência viagem.

No mais, quero desejar desde já uma boa viagem e que você possa trazer grandes recordações de viagem. Fique à vontade para deixar seu comentário que vamos ajudar no que for preciso.

Abraço!

Marcia Nichelatti

Marcia Nichelatti faz parte do time do Vida de Turista no qual já viajou por vários destinos no Brasil, assim como para o México e vem compartilhando suas histórias aqui no blog.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat