BAIXE GRÁTIS NOSSO KIT DE PLANEJAMENTO DE VIAGEM! CLIQUE AQUI!

Motorista profissional – Profissão turismo

Olá pessoal, estamos continuando nossa série de posts sobre as profissões no mundo do turismo, sendo que vamos falar hoje sobre a profissão de motorista profissional e tudo aquilo que envolve essa profissão.

Vamos trazer informações sobre a carreira profissional, quais as qualificações necessárias, qual a remuneração média para a profissão, assim como trazer dicas e sugestões para encontrar vagas de emprego de motorista.

Sobre a profissão de motorista profissional

No turismo, a profissão de motorista profissional é muito comum, já que os motoristas são responsáveis por levar os turistas para os destinos turísticos através de ônibus, micro-ônibus ou vans em serviços conhecidos como transfer.

Os motoristas profissionais também levam os passageiros em viagens de ônibus intermunicipais através de empresas especializadas para organizar excursões e viagem de longa distância.

Assim como em toda profissão, sempre existem os pontos positivos e negativos. Um dos pontos positivos de ser motorista profissional de turismo é que ele está sempre atuando com a alegria das pessoas durante a viagem, conhece pessoas diferentes, faz amizades e também acaba conhecendo inúmeros pontos turísticos, além de receber dinheiro a cada viagem.

Os pontos negativos é que o motorista é o responsável pela segurança dos passageiros e tem de arcar com as consequências se acontecer alguma fatalidade. Quem não lembra do motorista sempre ser um dos principais entrevistados nas notícias dos telejornais quando acontecem grandes acidentes?

Por isso a importância do profissional também ter um bom seguro do veículo que cubra situações como essa. São seguros mais caros que um simples seguro de carro, mas que dão o respaldo necessário nos momentos mais difíceis.

Além disso o motorista profissional tem de ficar sentado por inúmeras horas, o que ao longo do tempo pode causar problemas de saúde, principalmente dores nas costas.

O motorista também é a pessoa que trabalha enquanto outros estão descansando, e isso estamos falando dos fins de semana e feriados, muitas vezes perdendo datas importantes de amigos e familiares. Também acontece do motorista fazer viagem de madrugada, principalmente quando é uma viagem de longa distância.

Motorista profissional
Motorista profissional

QUAL O MELHOR SEGURO DE VIAGEM PARA VOCÊ?










Como ser motorista profissional

O primeiro passo é tirar a carteira de habilitação na categoria D, para conduzir veículo motorizado no transporte de passageiros, cuja lotação exceda oito lugares, excluído o motorista. Para isso deve ter no mínimo um ano na categoria C ou dois anos na categoria B.

Além disso é fundamental ao motorista profissional ter paciência no trânsito e estudar as ruas e lugares em que vai levar os turistas para não perder tempo durante a viagem entre um traslado e outro.

O motorista que quer alcançar outro nível continua se especializando durante toda a carreira, investindo em cursos de mecânica básica para dar suporte ao veículo caso aconteça um imprevisto e participa de cursos de primeiros socorros para ajudar pessoas que possam passar mal durante a viagem.

Além disso esse profissional pode fazer cursos de comunicação, empatia, relacionamento interpessoal e contador de histórias para manter um bom relacionamento com todos. Existem sites como da Udemy ou Learncafé que podem ajudar nesse sentido.

Para quem deseja seguir carreira em grandes empresas é importante estudar o inglês. Existem sites como da English Live ou Babbel que ajudam muito nesse sentido, o que faz toda a diferença, principalmente nas excursões que atendem turistas estrangeiros aqui no Brasil.

Já o motorista que deseja ir além também pode se inscrever para faculdades de turismo e fazer os cursos à distância em faculdades como Estácio, Cruzeiro do Sul, Anhanguera, Unopar, Pitágoras, Unip, e Uniasselvi que são pioneiras nesse sentido. Para ter acesso a bolsas você pode consultar o site da Catho Educação.

Remuneração do motorista profissional

A remuneração do motorista é muito variável por diversos fatores. Se ele é contratado por empresa para prestar o serviço, ele ganha salário registrado em CLT conforme qualquer outro profissional.

Se ele tem meio de transporte próprio e utiliza esse veículo para o transporte dos passageiros, ele ganha uma remuneração diferenciada por oferecer o seu veículo para o transporte.

Se é ele o organizador das viagens de excursão, ganha ainda mais, por ser quem organiza a excursão, organiza o roteiro, leva os turistas e ainda pode receber comissão dos lugares que fizer parceria para levar os turistas.

Mesmo com as variáveis, é possível dizer que a remuneração inicial de um motorista profissional parte de R$ 1.500,00 e aumenta de acordo com a experiência do motorista e todos os fatores mencionados aqui no texto.

Onde encontrar vagas para a profissão

As vagas para a profissão de motorista profissional podem ser encontradas nos tradicionais sites de pesquisa de emprego como Catho, Vagas, Indeed, Jooble, Infojobs ou Empregos. Também podem ser encontradas em redes sociais especialistas como o Linkedin, principalmente se filtrar pelas principais empresas que trabalham com transporte de turistas.

A nossa sugestão é você atualizar o currículo nesses sites, deixando as informações o mais completas possíveis, e também se colocando à disposição para novas oportunidades. Também recomendamos acompanhar as vagas anunciadas pelas empresas que você tem interesse de trabalhar. Uma boa opção pode ser a de criar alertas.

Outra dica importante é manter um bom networking profissional com colegas de aula ou amigos de profissão, assim como participando de cursos de formação, palestras e eventos.

Minha experiência com motorista profissional

Já tive várias experiências com motoristas profissionais. A primeira delas começou quando fiz viagem de ônibus de excursão para Aparecida do Norte junto de toda a minha família. Essa foi a nossa primeira viagem para fora de Santa Catarina e foi quando tivemos o contato e fizemos amizade com o motorista que nos acompanhou durante toda a viagem.

O motorista já organizava excursão fazia 15 anos e conhecia muito bem os pontos de parada e também o caminho para chegar até a cidade, assim como os melhores pontos de estacionamento. Viajar com um profissional assim, passou aos turistas total segurança durante toda a viagem.

Sem falar nas várias experiências e contatos que tive com os motoristas que me levaram diariamente de Timbó para Blumenau, durante os mais de 10 anos que trabalhei nas empresas de software da região.

Nesse caso, senti várias vezes na pele o quão paciente o profissional precisava ser para evitar acidentes, mesmo em um trajeto tão curto, assim como todo o cuidado que o profissional precisa ter para manter seu veículo sempre em dia.

Sem falar nas várias experiências que tive durante viagens nacionais e internacionais, como na viagem de ônibus de linha que fiz para São Paulo, em transfer de aeroportos para hotel, em transfer para destinos turísticos que fiz em Bonito e Cancun, e assim por diante.

A pior delas com certeza é a de motorista de ônibus de linha, já que mesmo sendo viagens intermunicipais para levar os passageiros, considero como a mais entediante e arriscada.

A de motorista de ônibus de excursão já é mais interessante, porém sua remuneração depende exclusivamente do número de excursões que executa ao longo do mês.

A que considero mais atraente em termos de remuneração é a de motorista de transfer, já que não executa viagens tão longas e trabalha diretamente com os turistas nos aeroportos e pontos turísticos.

E sempre que lembro de todas essas experiências de viagem é que vejo que quanto mais conhecimento o motorista tem do lugar, melhor ele consegue atender as expectativas dos passageiros.

Alternativa para trabalhar com turismo

Uma alternativa para quem quer trabalhar com turismo de maneira online e ganhar uma renda extra nas horas livres é fazer esse curso do Maicon Santtos que ensina como montar uma agência de viagens on-line e vender pacotes de viagem para as pessoas a partir de ferramentas digitais.

O curso possui vários módulos que ensina do básico para promover os pacotes de viagem até como conseguir acesso para as ferramentas e sites que permitem você fazer as vendas e assessorar as pessoas que querem viajar. É uma experiência interessante para você testar o mercado e ver como você consegue lidar com os turistas.

>>> Clique aqui para conhecer o curso

Finalizando

Entendo que a profissão motorista profissional é uma profissão essencial para o mundo do turismo. Muitas viagens deixariam de acontecer se não existisse esse profissional.

É a partir dessa profissão que o profissional consegue viajar para vários lugares e lidar diretamente com os turistas, sendo que quanto mais experiente o motorista for, maiores as chances também de receber uma boa remuneração.

Agora gostaria de ouvir a sua opinião. Você tem interesse em trabalhar como motorista profissional? Quais foram suas experiências com motoristas durante as viagens? Deixe seu comentário!

Abraço e até o próximo post!

Avatar
Thiago Cesar Busarello

Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.

16 comentários em “Motorista profissional – Profissão turismo
    • Avatar
      29/04/2017 em 11:47
      Permalink

      Obrigado Luciano. Tenho o blog há mais de 10 anos e realmente buscamos trazer sempre informações úteis e que ajudem as pessoas. Você já trabalha na área como motorista profissional? Conseguiu tirar as informações que precisava aqui no blog? Abraço!

      Resposta
    • Avatar
      17/01/2018 em 17:50
      Permalink

      Me chamo Osmar Santos da silva, e tenho interesse de comprar uma van para fazer este tipo de trabalho.

      Resposta
      • Avatar
        03/02/2019 em 16:43
        Permalink

        Legal Osmar, minha sugestão nesse caso é você entrar em contato primeiro com a prefeitura da sua cidade para saber quais são os procedimentos que a prefeitura exige para você exercer a profissão de motorista sem problemas. Pergunte sobre custos de regularização, quais as documentações exigidas e somente depois disso faça a compra da van, ok? Espero ter ajudado! Abraço!

  • Avatar
    15/05/2017 em 02:18
    Permalink

    Boa noite amigo, estou com algumas dúvidas. Tem um tempo que troquei minha categoria para D. Já dirijo um bom tempo e fiz curso MOPP e coletivo. No momento estou desempregado, mas gostaria de entrar de motorista novamente. As empresas sempre que me chamam para fazer entrevista, a primeira coisa que eles perguntam é se tenho no mínimo 6 meses de experiência ou 1 ano de carteira de motorista profissional. Tenho muito mais que isso. Gostaria de saber se tem alguma chance ou alguma coisa que posso fazer para entrar de motorista. Enfim, estava pesando: se as empresas não estão dando oportunidade para fazer testes, nem nada, estou pensando em comprar um ônibus para trabalhar por conta própria. Quem sabe fazer excursão. Você sabe me dizer quais os tipos de documentos e autorizações para poder fazer excursão? Eu ouvi falar que os ônibus 371, 370 e 400 são carros bons e difíceis de dar problema com manutenção. Se você puder me ajudar ou dar alguma dica eu agradeço, obrigado!

    Resposta
    • Avatar
      23/05/2017 em 00:07
      Permalink

      Olá Deivid, realmente as empresas estão cada vez mais exigentes, mas o importante é não desistir. Em relação a comprar um ônibus e fazer excursões, os documentos e autorizações irão depender muito de cada cidade. Então aconselho você a procurar a prefeitura da sua cidade para esclarecer melhor essa questão e as liberações necessárias. Boa sorte. Abraço!

      Resposta
  • Avatar
    16/03/2018 em 20:33
    Permalink

    OLÁ THIAGO BOA NOITE. ESTOU PARA TIRAR A CNH D.
    SÓ QUE A UM PORÉM, GOSTARIA DE SABER DEPOIS QUE TEMOS A CNH D E VAI DIRIGIR O PRIMEIRO ÔNIBUS NA VIDA, ESTÁ ME TRAZENDO MEDO.
    ISSO É NORMAL?
    DESDE DE NOVO EU TINHA UM DESESPERO MUITO GRANDE PARA DIRIGIR ÔNIBUS.
    AGORA ESTOU TIRANDO A CNH D E PRECISO TRABALHAR, POIS A SITUAÇÃO NÃO ESTÁ
    FÁCIL PRA NINGUÉM.
    ME DÁ UMA DICA POR FAVOR?
    ATENCIOSAMENTE: GEJAIME DE IBIRITÉ- MG.

    Resposta
    • Avatar
      05/04/2018 em 16:27
      Permalink

      Olá Gejaime, entendo que é normal sentirmos medo e termos dúvidas em relação a novidades que vão acontecendo em nossas vidas. Mas nesse caso, nas aulas para tirar a CNH D é que você deve sentir confiança em estar dirigindo o ônibus. Nessa profissão de motorista é necessário ter paciência e bastante responsabilidade com a segurança dos passageiros. Uma dica é conversar com motoristas mais experientes e perguntar como foi o início de carreira deles. Você já chegou a conversar com alguém? Abraço!

      Resposta
  • Avatar
    09/07/2018 em 15:25
    Permalink

    Olá boa tarde!
    Eu gostaria de obter informações a respeito da parte burocrática para ingressar no turismo com meu carro.
    Alguém pode me ajudar com estás informações?

    Resposta
    • Avatar
      26/07/2018 em 18:17
      Permalink

      Olá Cristiano, em que cidade você mora? Você pode começar procurando um contador ali na sua cidade ou então a própria Prefeitura. Eles poderão lhe explicar melhor toda a parte burocrática para os registros necessários. Abraço!

      Resposta
  • Avatar
    17/09/2018 em 00:01
    Permalink

    Eu queria empresa para ser motorista de turismo, como eu consigo uma vaga neste ramo? Eu já tenho experiência no transporte coletivo a mais de dez anos na carteira.

    Resposta
    • Avatar
      21/09/2018 em 15:11
      Permalink

      Olá Paulo, você já tentou deixar seu currículo nas agências de recrutamento? Com sua experiência vai ser mais fácil de conseguir uma oportunidade. Também não deixe de enviar currículo para as agências de viagens receptivas. Elas podem fazer indicações sobre seu trabalho. Abraço!

      Resposta
  • Avatar
    24/01/2019 em 01:42
    Permalink

    Deis de quando era criança q sonhava em trabalhar em uma empresas de ônibus so que não tiver a minha oportunidade ainda. Hoje trabalhor como motoris de ônibus mais em ônibus de banda de forró mais meu sonho mesme e um dia chega a trabalhar em uma empresa de Turismo ou rodoviário

    Resposta
    • Avatar
      03/02/2019 em 16:41
      Permalink

      Que legal sua história de vida João. A experiência que você está tendo de trabalhar como motorista de ônibus de banda de forró, com certeza ajudará em processos seletivos das empresas de turismo ou rodoviário. Você já chegou a enviar currículos para essas empresas? Ou procurar agências de emprego? Abraço e boa sorte!

      Resposta
  • Avatar
    09/02/2019 em 13:13
    Permalink

    Olá Thiago, blz? Gostaria de trabalhar com você de um jeito que será especial para você que terá muitos cliente de viagem. Caso interesse, me chame por favor.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat