BAIXE GRÁTIS NOSSO KIT DE PLANEJAMENTO DE VIAGEM! CLIQUE AQUI!

Mergulho na Lagoa Misteriosa em Bonito

Para complementar a série de posts sobre a viagem para Bonito e Pantanal, incluímos abaixo novas atividades que foram lançadas em Bonito (MS) após a nossa viagem, entre elas o mergulho na Lagoa Misteriosa.

São atrações que ainda não visitamos, mas sobre as quais pesquisamos intensamente para partilhar essas informações. Colaborou conosco, nos repassando vários detalhes, a equipe da agência Acqua Studio de Viagens, uma agência de turismo local especializada em Bonito e Pantanal.

Sobre a Lagoa Misteriosa

A Lagoa Misteriosa fica na mesma fazenda onde acontece o passeio de flutuação do Rio da Prata, a 54 quilômetros de Bonito, e possui infraestrutura com restaurante, área de descanso e vestiários.

Essa é uma atração que só funciona de abril a setembro, época de temperaturas mais amenas, pois nesse caso específico o clima influencia na qualidade da água. Nos meses de calor as altas temperaturas provocam a proliferação de algas causando o turvamento da água.

Assim que o visitante chega é possível avistar muitas árvores no entorno da sede, e, logo em seguida a recepção e a lojinha de suvenires à direita.

Na recepção o primeiro passo é preencher a ficha técnica informando dados pessoais como nome completo e número de contato. Essa é uma exigência para a documentação do seguro, já que o atrativo oferece seguro de acidentes pessoais em todas as suas atividades, mesmo que o índice de utilização seja quase zero.

Cores impressionantes na primeira vista da lagoa
Cores impressionantes na primeira vista da lagoa

QUAL O MELHOR SEGURO DE VIAGEM PARA VOCÊ?










Mergulho com cilindro na Lagoa Misteriosa

A Lagoa Misteriosa é a única dolina de Bonito onde se pode fazer o mergulho batismo. Listada entre as 7 cavernas mais profundas do Brasil, a verdade é que não se sabe ao certo qual a sua profundidade real, então os números conhecidos são baseados em uma estimativa feita por pesquisadores e mergulhadores que já exploraram o local.

Em seguida o recepcionista nos direciona para o ponto onde é realizado o embarque – no transporte do próprio atrativo – e que leva os visitantes até o prédio que abriga o vestiário da lagoa, que fica a 5 minutinhos da recepção.

Chegando o visitante recebe as primeiras das orientações repassadas pelo guia sobre como funciona a atividade, tempo de duração, distância que será percorrida e outros detalhes.

É nesse lugar também onde é entregue a roupa de neoprene (um macacão com manga comprida e bermuda) e a sapatilha com solado de borracha que são parte do equipamento fornecido pelo passeio para o mergulho com cilindro na Lagoa Misteriosa.

Vista espetacular do mergulho com cilindro na Lagoa Misteriosa
Vista espetacular do mergulho com cilindro na Lagoa Misteriosa
Cupom desconto viagem

A trilha até chegar na Lagoa é de fácil acesso

A trilha é curta, com aproximadamente 600 metros e passa por uma área de RPPN (reserva de proteção natural) com muitas árvores nativas e pequenos animais do cerrado. Prepare-se para caminhar entre de 30 a 40 minutos, depende muito da velocidade do grupo.

Durante esse percurso são feitas algumas paradas rápidas para observação de pássaros e pequenos animais como cotias, preás, tatus… Mesmo com esse tempo de duração, caminhar por essa trilha não exige quase esforço físico, ela é bem plana, e não é uma experiência cansativa.

Ao final dessa trilha chega-se a uma espécie de platô, onde começa uma escadaria de madeira que liga a borda à da dolina. Do topo da escada até o deck da lagoa lá embaixo são 75 metros e 185 degraus de distância.

A escada é longa e a descida é fácil, principalmente porque para baixo todo santo ajuda e porque possui corrimão de segurança para segurar. Para ter noção da quantidade e da distância, é como morar em um prédio de 2 andares e subir de escada.

É preciso destacar aqui que a maioria das pessoas quando lê “escada” ou “muitos degraus” fica de certa forma insegura em fazer qualquer passeio que precise descer ou principalmente “subir muitos degraus”.

No caso da Lagoa Misteriosa em especial, fazer esse pouquinho de esforço certamente valerá muito a pena. Além disso, o guia que acompanha segue o ritmo do visitante, fazendo pausas e aguardando quando necessário!

Ao descer a escada, o primeiro lance é curto e termina em um mirante posicionado para causar impacto. E causa mesmo! À primeira vista a Lagoa Misteriosa é muito mais bonita do que vemos pelas fotos na internet.

“A coloração azul da água é outro ponto que causa espanto tamanha é a intensidade da cor que é ao mesmo tempo muito azul e completamente cristalina.”

Como na Lagoa Misteriosa é possível fazer tanto flutuação como mergulho de cilindro, o grupo só é separado por atividade nesse momento. Nessa etapa quem vai fazer a flutuação desce por uma escada lateral já em direção à água acompanhado pelo guia.

Caminho da trilha da Lagoa Misteriosa
Caminho da trilha da Lagoa Misteriosa

COMPARADOR DE SEGURO DE VIAGEM

Mergulho Batismo com cilindro – incrível!

Nesse momento quem reservou o mergulho é direcionado a um deck de apoio, que fica ao lado, para receber as instruções do monitor (que é um mergulhador credenciado) e recebe todo o equipamento – regulador, cilindro e nadadeiras.

Antes de iniciar a atividade, há um pequeno treinamento dentro da água no intuito de avaliar possíveis dificuldades que a pessoa eventualmente tenha e verificar a adaptação ao equipamento scuba.

Cada mergulhador acompanha apenas 2 pessoas por vez, então o visitante nunca fica sem esse suporte. O Mergulho Batismo na Lagoa Misteriosa é a versão mais procurada de mergulho autônomo nesse atrativo porque não exige experiência anterior nem carteira de mergulho.

Outra razão pela qual essa atividade tem ganho tanto destaque é o fato de entre os mergulhadores profissionais, a Lagoa Misteriosa ser apontada como o principal ponto de mergulho de doce do Brasil.

As restrições também são poucas, mas não é uma atividade recomendada para gestantes ou pessoas com muita dificuldade de locomoção. De um modo geral adultos e crianças a partir de 10 anos podem praticar sem medo.

A duração do mergulho na água é de aproximadamente 40 minutos e pode chegar a 8 metros de profundidade. A experiência é única pois não há nenhum outro passeio parecido com esse, de mergulho em dolina, na região de Bonito.

Na Lagoa Misteriosa você também encontra um mirante com vista para a lagoa
Na Lagoa Misteriosa você também encontra um mirante com vista para a lagoa
Grupo de desconto de viagem

Outras dicas

Uma dica sobre a Lagoa Misteriosa é que como o tempo total gasto para ir do receptivo até a lagoa, fazer o mergulho e voltar, é de mais ou menos 2 horas, dá para combinar essa atração como um passeio a cavalo ou a flutuação no Rio da Prata no restante do dia.

Ao retornar do passeio é bom aproveitar para almoçar no restaurante da fazenda. O almoço é servido no fogão a lenha e oferece muitas opções de pratos regionais. Merece atenção o buffet de saladas com legumes e verduras colhidos diretamente na horta do atrativo.

De sobremesa vale comer o doce de leite tradicional e passar na loja de souvenirs para comprar um doce chamado palha italiana, uma lembrança deliciosa dessa visita.

Finalizando

Vale lembrar que como os passeios em Bonito só podem ser comprados através das agências locais, reservar essa com antecedência facilita a organização da viagem e te deixa com mais tempo para cuidar de outros detalhes como procurar uma boa opção de hospedagem ou até conseguir um valor melhor na locação do carro.

Dessa forma, como você vai reservar sem conhecer, vai precisar de uma agência de turismo de confiança em Bonito. A Acqua pode ajudar nessa etapa e passar mais informações sobre disponibilidade e valores do mergulho na Lagoa Misteriosa e de todos os passeios em Bonito.

Observação: As fotos são do site da Lagoa Misteriosa.

Ficou com vontade de conhecer? Deixe abaixo o seu comentário! Abraço e até o próximo post!

Thiago Cesar Busarello

Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat