BAIXE GRÁTIS NOSSO KIT DE PLANEJAMENTO DE VIAGEM! CLIQUE AQUI!

Melhores lugares para passeio de jeep no Brasil

Que tal conhecer os melhores lugares para passeio de jeep no Brasil? Nesse artigo vamos trazer uma lista completa com boas dicas e orientações.

Vamos falar sobre os benefícios de fazer um passeio de jeep, os modelos de jeep para serem escolhidos para a aventura, além de dicas do que levar em consideração na hora de escolher um lugar.

Conheça caminhos inesperados e ideais para realizar as suas expedições com opções para dirigir o veículo ou contratar um guia para passar por lindas paisagens em lugares tradicionais e com todos os cuidados direcionados por esse artigo.

Assim, descubra cada canto da cidade de destino saindo com grupos de amigos ou fazendo novas amizades nos melhores passeios de jeep pelo seu país.

Por que fazer passeios de jeep?

O turismo ecológico com um veículo 4×4 possibilita um tour passando perto de cachoeiras, passando por praias, por parques e matas e é uma ótima oportunidade de descobrir locais novos e incríveis de uma forma segura, sem levar junto a preocupação se o seu veículo tradicional vai dar conta do recado.

As maravilhas de escolher esse tipo de passeio com o modelo de veículo jeep vai além da aventura. Um dos mais legais é o de combinar com grupos de amigos para conhecer um destino novo e fortalecer as amizades com novas histórias, de uma forma divertida e dinâmica.

Fato é que o jeep é um veículo tão clássico, que é comum encontrar jeeps clubes em cada cidade, assim como agências de viagem locais que oferecem jeep tours nas visitas aos principais atrativos das cidades turísticas.

Prepare-se para passar por lugares como belas cachoeiras e outros lugares famosos da cidade escolhida fotografando tudo e conhecendo locais acessíveis de carro nas regiões visitadas.

O passeio de jeep também é o passeio ideal para perfis de turistas que preferem ver o visual incrível dos destinos curtindo a modernidade e o bem-estar desse veículo, principalmente se escolher modelos mais novos.

Ou seja, para quem gosta de conhecer a natureza e seus pontos turísticos de uma maneira diferente do convencional e mesmo assim tendo conforto e segurança, um passeio de jeep é ideal para acrescentar essa aventura ao planejamento.

Conheça os benefícios de fazer um passeio de jeep
Conheça os benefícios de fazer um passeio de jeep

QUAL O MELHOR SEGURO DE VIAGEM PARA VOCÊ?










Conheça os modelos de jeep para passeio

Agora que falamos dos benefícios de fazer um passeio de jeep, vamos conhecer um pouco sobre os veículos, para você escolher os melhores e mais resistentes carros do mercado com estrutura robusta para fazer trilha.

Para começar, vale dizer que um veículo jeep naturalmente está pronto para a estrada, então siga por caminhos de terra e enfrente-os com modelos pesados para quem curte sair da rotina sujando o carro de lama aos finais de semana.

O jeep é um carro mais resistente que desce trilhas em estradas com montes de barro e terra. Por isso, ele é a preferência para quem gosta de uma aventura e segue o nicho off-road.

Especialmente para as viagens, trouxemos abaixo carros de porte mecânico que passam por terrenos de lama com certa facilidade, modelos ideais para quem curtem um visual imponente com pneu grande e são amantes de trilha:

  • Jeep Ford Willys: um clássico no barro, logo ficou famoso para esse tipo de aventura;
  • Jeep Cherokee: é bom para a cidade e melhor ainda para as trilhas;
  • Troller T4: está preparado para terra, areia ou lama;
  • Jeep Wrangler: é um modelo mais caro, porém perfeito para terrenos irregulares;
  • Jeep Renegade: seu porte de carro off-road suporta bem a aventura em passeios de jeep por sua tração 4×4 e por ser uma opção com satisfatório custo-benefício.

Se o objetivo é manter um hobby para mais de um ano, recomendamos avaliar inclusive a compra de um jeep para passeios em locais próximos da sua casa. Caso contrário, você pode alugar ou andar com donos de jeep das agências receptivas.

Qual modelo de jeep escolher para uma viagem?
Qual modelo de jeep escolher para uma viagem?
Cupom desconto viagem

Como escolher um lugar para um passeio de jeep?

Trouxemos pelo menos 4 pontos para serem levados em consideração na escolha de um lugar para passeio de jeep no Brasil:

  • Acessibilidade do jeep
  • Roteiros prontos para passeios de jeep
  • Distância até a cidade
  • Paisagens e atrativos naturais

Quanto à acessibilidade do jeep, importante escolher um destino que oferece trilhas e formas para acessar seus principais pontos turísticos com um off-road. De nada adiante você comprar ou alugar um jeep e ter a entrada proibida ou inacessível.

Também analise as opções de roteiros oferecidos pela cidade e quantos dias necessários para completar todos os roteiros oferecidos. Existem cidades que oferecem não só uma opção, mas várias opções de roteiros, para você ficar dias viajando e curtindo suas férias.

Com relação a distância até a cidade, importante considerar como chegar ao local dos passeios, qual o aeroporto mais próximo, além de pesquisar sobre as hospedagens do lugar.

A distância dos passeios também garante segurança, principalmente se alguém sofrer um acidente ou então precisar de assistência mecânica.

Para finalizar, leve em consideração quais paisagens e atrativos naturais aquela cidade oferece. São praias, campos, cachoeiras, lagos, montanhas? Cada lugar tem sua particularidade que permitem tirar fotos incríveis de recordação.

Quais os melhores lugares para passeio de jeep no Brasil?
Quais os melhores lugares para passeio de jeep no Brasil?

COMPARADOR DE SEGURO DE VIAGEM

8 dicas de lugares para realizar passeios de jeep

Separamos dicas de 8 das melhores trilhas pelo Brasil, considerando a chegada ao destino e os percursos dirigidos.

Os destinos escolhidos permitem percorrer a natureza e lugares turísticos de jeep 4×4 com um guia ou por conta própria.

São excursões de passeios de jeep para praticar esse esporte de aventura parando para conhecer o lugar que quiser enquanto viaja pelo Brasil.

Passeio de jeep em Pipa (RN)

O passeio de jeep 4×4 em Pipa, no Rio Grande do Norte, é feito por agências de turismo e é um dos melhores atrativos da região com guia pelo Nordeste.

Ele é conhecido como “Camaro Amarelo” e é perfeito para um tour confortável pelas falésias do Chapadão, Praia do Amor, pelas piscinas naturais de Sibaúma com a família e por demais roteiros, como o Rio Catú.

O lugar é paradisíaco e o passeio pode durar até o pôr do sol na Lagoa de Guaraíras.

Procure pelo passeio de jeep na Pipa Aventura, a equipe te busca no hotel e proporciona um dia de aventura pelos pontos turísticos da região.

Os aeroportos mais próximos de Pipa são os de Natal, João Pessoa e Recife, sendo que o desembarque em Natal te aproxima do balneário em 94 km.

Se você quiser esticar as atividades e se divertir mais, aproveite também o arvorismo para ver paisagens fantásticas de um outro ponto de vista.

Mas um dos passeios mais populares e incríveis para realizar o city tour é, sem dúvida, a aventura de jeep mesmo.

Saindo de Natal ou João Pessoa de carro, siga pela BR-101 até Goianinha e, de lá, percorra mais 25 km até a cidade de Tibau do Sul, onde fica o acesso para Pipa.

A região é turística, portanto há diversas opções de hospedagens.

Passeio de jeep em Paraty (RJ)

O Jeep Paraty Off Road é uma das agências de turismo que oferecem esse maravilhoso passeio em Paraty.

Saindo de Paraty, siga para o Parque Nacional da Serra de Bocaina, uma das maiores áreas protegidas da Mata Atlântica. Ou seja, o tour ecológico ocorre em meio à natureza, cercado de belas cachoeiras.

Percorra a estrada do Caminho do Ouro e destilarias de cachaça, além de visitar restaurantes típicos da região no trajeto.

Os aeroportos mais próximos para visitar Paraty são os que se encontram no Rio de Janeiro, Santos Dumont e Galeão. Demore cerca de 3 horas para chegar partindo da cidade maravilhosa.

Portanto, faça os passeios de jeep excelentes do local conhecido como Costa Verde e fique hospedado em pousada ou hotel no Centro Histórico ou escolhendo outra área do município.

Ou seja, há diferentes regiões para hospedagem, mas o maior número de variedades fica no Centro mesmo. Caso queira ficar em praias mais distantes, também é possível achar boas ofertas.

Não perca essa oportunidade e aproveite bem o dia nesse destino.

Passeio de jeep em Urubici (SC)

O Cânion Espraiado em Urubici é um ótimo lugar para realizar o turismo ecológico off-road na Serra Catarinense.

O passeio de jeep faz você se sentir como se estivesse em um filme enquanto sobe a trilha para o Cânion do Espraiado, em Urubici. É uma baita aventura para chegar no paraíso e dar de cara com a imensidão do lugar.

O percurso tem 12 km e é feito em 2 horas com o carro 4×4. Atenção: a experiência é fantástica, mas exige habilidade do piloto.

Caso não esteja pronto para os desafios do caminho, agende um passeio para chegar até lá de jeep e depois curtir uma boa caminhada.

O passeio é agendado com os donos da propriedade onde o cânion está localizado. Chegue ao topo e fique fascinado com a perfeição da natureza vista de cima da montanha.

O aeroporto de Lages é o mais próximo da cidade, a 100 km de Urubici. Mas se você chega de Florianópolis e segue de carro, são 160 km de distância percorridos pegando a BR 282.

A Serra Catarinense do Cânion Espraiado fica mais próxima de São Joaquim (70 km). Os hotéis e pousadas estão situados no centro da cidade e nos arredores, com ambiente familiar e ótima estrutura nesse principal destino de ecoturismo.

Passeio de jeep em Jalapão (TO)

O Jalapão no Tocantins tem diversas excursões para desbravar o local por causa de suas belezas naturais, inclusive impossíveis de serem exploradas sem um veículo 4×4.

Portanto, os passeios de jeep são a melhor forma de viajar pelo Parque Estadual do Jalapão e fazer ecoturismo por lá.

O tour é um dos destinos de sonho de consumo para o off-road e para quem curte conhecer os lugares com uma pitada de aventura durante a expedição sobre quatro rodas.

Viaje pelo deserto de carro partindo da cidade Ponte Alta, um roteiro distante 200 km de Palmas para ter acesso ao Jalapão pela rua asfaltada. Depois, o trajeto começa a ter ares de rally e será preciso ter um jeep para seguir com segurança.

Você pode contratar os serviços de viagem em diversas agências de turismo para completar o roteiro com guias pelo Jalapão e carros 4×4 privados. Alguns pacotes incluem até hospedagem e alimentação.

Então, prepare-se para paisagens estonteantes. Chegue pelo Aeroporto de Palmas e saia da capital do estado Tocantins bem cedo rumo a Mateiros, Ponte Alta do Tocantins (190 km de Palmas), São Félix do Tocantins e Novo Acordo.

O deserto do Jalapão pode ser percorrido com o seu jeep sem pacote turístico ou em uma excursão por cânions e chapadões nesse extremo leste do estado contratado em agências, como a Korubo.

Inclusive, a Korubo oferece a experiência de safári, conhecendo o Jalapão de forma única e se hospedando em tendas fixas à beira do Rio Novo. É uma ótima oportunidade para ficar no meio da natureza.

Passeio de jeep em Ibitipoca (MG)

A Serra de Ibitipoca é o principal atrativo da Zona da Mata Mineira e fazer trilhas nessa riqueza natural é uma aventura impressionante.

A Sauá Turismo oferece roteiros incríveis até o pôr do sol com um 4×4 e guias, portanto espere encontrar circuitos e atrações imperdíveis pelos passeios programados no local.

Ibitipoca é um espetáculo em Minas Gerais em forma de um vilarejo bem pequeno.

Então, conheça a cidade em uma das opções partindo do Rio de Janeiro ou de São Paulo. Do RJ até a Vila são cerca de 260 km percorridos em quatro horas de viagem.

Chegando de avião, é possível chegar pelo aeroporto em Juiz de Fora, a 100 km do local.

Aproveite para visitar a atração imperdível, o pico da Água da Santa, acessível por um jeep tour.

Hospede-se em pousadas como a charmosa Pousada Meu Recanto e a Pousada Sangha Pyara, também excelente.

Passeio de jeep no Vale do Itararé (SP)

Os passeios de jeep pelo Vale do Itararé passam por um roteiro que inclui paisagens como cachoeiras, incríveis paredões, grutas e cânions.

Logo, esse destino também é maravilhoso para realizar expedições e conhecer as atrações naturais da região. Itararé está na divisa entre Paraná e São Paulo.

A maneira mais interessante de explorar a região é com um 4×4. Seja um trilheiro off-road e tenha uma experiência sensacional pelo Vale do Itararé.

A Trilha do Lumber é uma opção para a viagem de ecoturismo, um lugar cercado de árvores que acabam formando um imenso corredor para passar com o jeep e apaixonante para quem gosta de curtir a natureza. Tire fotos incríveis.

Esse é o destino certo para enfrentar estradas nos seus dias de folga ou férias em busca de aventura e com um visual inesquecível em volta.

Antes de partir rumo a essa cidade bem pequena, saiba que Itararé está distante de São Paulo em aproximadamente 340 km.

Por isso, vários turistas preferem fechar uma expedição 4×4 que dura alguns dias saindo da capital e incluindo hospedagem, seguro viagem e guia local.

Passeio de jeep no Caminho dos Cânions (RS)

Aproveite um dos melhores passeios 4×4 no Rio Grande do Sul. O ecoturismo no Caminho dos Cânions é muito procurado para quem gosta de viajar com o seu jeep na região de Cambará do Sul.

Você poderá passar pelas bordas dos cânions Itaimbezinho e Fortaleza com a vista das cachoeiras, muito bonitas e imponentes no local.

Portanto, contrate uma agência como a Guia Aparados da Serra para fazer esse roteiro 4×4 de ecoturismo em pacotes de aventura ou em apenas um dia, aproveitando o deslocamento de 5 horas por 90 km de uma trilha leve.

Os pacotes mais completos incluem hospedagem, além de trekking e off-road. Chegue pelo aeroporto de Caxias do Sul, a 138 km de Cambará do Sul, ou pelo aeroporto de Porto Alegre, mais distante sendo o total percorrido de 195 km até chegar a esse polo do ecoturismo.

Para quem viaja e vem de longe, pode ser mais vantajoso garantir os passeios de jeep, ingressos para os parques e as demais atividades incluídas em um pacote, já que irá realmente ficar hospedado em Cambará do Sul por alguns dias.

Logo, curta esses roteiros clássicos e faça a rota 4×4 passando por cachoeiras, além da caminhada por trilhas.

Passeio de jeep na Chapada Diamantina (BA)

A Chapada Diamantina também é famosa pelas possibilidades de trilhas 4×4 no coração da Bahia.

Ideal para alugar um jeep e aproveitar o melhor passeio para explorar ao máximo o roteiro.

Esse lugar é um paraíso que inclui o Morro do Pai Inácio, continua até a Fazenda Pratinha com grutas incríveis em suas belezas e você ainda conhece diversas cachoeiras, como percorrendo a trilha para a Cachoeira da Sibéria.

Ou seja, a região da Chapada Diamantina tem paisagens maravilhosas entre cavernas, trilhas, grutas e poços fascinantes dentro do estado da Bahia.

O aeroporto mais próximo é o Aeroporto Horácio de Matos, em Lençóis, ao Norte da localidade e uma das principais cidades da Chapada. Porém, tem uma quantidade de voos mais restritos.

Por isso, há a opção de desembarcar em Salvador e percorrer 430 km até Lençóis. A principal via de acesso de carro para a Chapada Diamantina é a BR-324 até Feira de Santana, seguindo por Ipirá na BA-052 e pegando a sequência para a BA-233 até Itaberaba.

Depois, acesse a BR-242 e siga até a entrada para Lençóis, na BA-144. Os hotéis e pousadas no local têm faixas de preço de ‘econômico’ a ‘moderado’, com diversas opções boas principalmente em Lençóis.

Cuidados necessários ao fazer passeios de jeep
Cuidados necessários ao fazer passeios de jeep
Grupo de desconto de viagem

Cuidados necessários

As expedições 4×4 podem ser realizadas em todos esses destinos brasileiros, mas com cuidado e boas práticas para um jeep tour.

Portanto, antes de sair rumo a uma viagem pelo Brasil, considere os itens de segurança abaixo:

Seguro de viagem

A sua segurança nos passeios de jeep é importante e uma das formas de tornar essa viagem de carro mais tranquila desse ponto de vista é garantindo um seguro de viagem online.

Logo, esse cuidado é crucial para a assistência em outros lugares do país enquanto você está curtindo as atividades e, de repente, ocorre algum acidente no caminho.

Com planos como da Seguros Promo, mesmo os mais radicais dos turistas podem viajar com a certeza de que terão ajuda em momentos de imprevistos como esse.

Afinal, se prevenir com relação aos possíveis riscos de uma viagem de aventura off-road é a melhor opção para você e para a sua família.

Condicionamento físico

Normalmente, as trilhas sobre rodas são acompanhadas de um roteiro que envolve caminhadas em parques, estradas ou mesmo pelo litoral.

Assim, o condicionamento físico passa a ser uma condição fundamental para os passeios com trekking em montanhas, por exemplo.

Embora o jeep seja uma escolha confortável para apreciar as trilhas, analise bem o caminho que você vai explorar como visitante para ter certeza se alguma parte do trajeto não contém uma atividade que não condiz com o seu preparo para alcançar o destino.

Alimentação

Outro ponto interessante da viagem é lembrar de levar comida para passeios em lugares distantes, em meio à natureza.

Veja se as paradas de uma excursão incluem a alimentação no pacote ou prepare o seu próprio carro para a aventura sem um guia pela cidade.

O passeio de jeep por lugares novos também precisa de organização para ser um momento apenas prazeroso. Visite destinos e explore caminhos antes desconhecidos.

Portanto, pense nos detalhes antes de partir para regiões maravilhosas de carro 4×4 com tração, rodando muito por cachoeiras, praias e diversos pontos turísticos.

Psicológico

As trilhas off-road de jeep não são para qualquer um, isso porque viajar sobre rodas exige determinação para alcançar até os caminhos mais difíceis.

Ainda mais, iniciar a programação do roteiro com a família precisa de uma maior atenção para garantir a segurança de todos.

Desse modo, fazer os preparativos antes de curtir o destino dos passeios de jeep é lembrar que você deve estar pronto para o turismo de aventura em terrenos sem aderência e que oferecem muita emoção.

Logo, esse tipo de turismo na estrada realmente reserva bastante adrenalina e cria uma experiência nova para os participantes das trilhas.

Equipamentos

Uma aventura dessas precisa de equipamentos como o estepe do veículo, um kit de primeiros socorros, também um kit de ferramentas e toda a revisão do carro deve ser feita.

Não esqueça de verificar se o triângulo de sinalização, o macaco e o gancho de reboque estão bem fixados, já que o carro vai balançar bem nas estradas de terra.

Essas são dicas valiosas para checar antes de viajar de carro, pois os momentos de férias necessitam de um planejamento bem feito e da revisão de equipamentos do veículo, principalmente sendo novato nesse tipo de viagem.

Acompanhamento de guias

Contrate uma excursão na cidade escolhida para aproveitar o passeio de jeep e ser acompanhado por um guia.

Ele saberá as curiosidades do local, sua cultura e passará dicas dos melhores lugares da região.

Um tour pela natureza em locais icônicos do Brasil e de jeep é perfeito para se maravilhar com os destinos sem fazer esforço, se o passeio tiver apenas essa atividade de desfrutar das paisagens sobre as 4 rodas de um carro.

É conforto e diversão enquanto viaja por montanhas, praias ou serras.

Treinamento necessário

Caso você mesmo não tenha o veículo para partir rumo às melhores e mais desafiadoras trilhas, procure um passeio com condutor especializado para aproveitar o turismo de aventura.

Deixe que o guia controle os passeios de jeep em condições diversas e responda às mudanças de terreno a cada quilômetro rodado.

Conclusão

Como você viu, separamos as informações mais importantes sobre esse tipo de tour e ideias de lugares para visitar nos destinos incríveis pelo território brasileiro. Você conheceu vários trajetos para embarcar nesse veículo para vivenciar uma experiência incrível.

Agora que você já descobriu onde realizar os passeios de jeep pelo Brasil e recebeu dicas valiosas sobre esse veículo, os melhores destinos e trilhas, além de praticar a atividade com segurança, está esperando o que para conhecer mais do território brasileiro em um tour 4×4?

As trilhas off-road guardam surpresas em vários cantos do país. Aproveite o dia da melhor forma, já que a natureza aliada ao conforto transforma os passeios em momentos inesquecíveis.

Escolha o seu lugar, faça passeios de jeep e não esqueça de continuar lendo os conteúdos do nosso blog! Temos também artigos que falam de canoagem, passeio de quadriciclo, mergulhos com snorkel, entre outras aventuras.

Thiago Cesar Busarello

Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat