BAIXE GRÁTIS NOSSO KIT DE PLANEJAMENTO DE VIAGEM! CLIQUE AQUI!

Melhores lugares para voo de parapente no Brasil

Olá pessoal, dando continuidade à série de artigos que falam sobre atividades outdoor, hoje vamos falar sobre os melhores lugares para voo de parapente no Brasil.

Vamos falar sobre os lugares onde voar de parapente e por que essa experiência é imperdível, além de tão popular quanto o paraquedismo.

Conheça mais sobre o parapente e descubra algumas dicas bônus no final para aproveitar esse voo levando em consideração todos os cuidados necessários para tirar o máximo de proveito dessa aventura.

Esteja seguro para curtir tranquilamente e realizar o seu sonho com todos os benefícios que a prática traz.

É uma atividade de adrenalina, então leia até o fim e prepare-se para os melhores lugares para voar de parapente no Brasil.

Por que voar de parapente?

O voo de parapente permite saltar de montanhas e planar acima de onde você saltou, do local que serviu de base.

Toda essa experiência é detalhadamente controlada pelo parapente por meio de fios conectados durante o voo, o que te deixa planar na imensa vela.

As vantagens do voo livre de parapente são inúmeras, sendo uma excelente opção de exercício que traz benefícios para o corpo e para a mente, trabalhando em sintonia.

O esporte de voo de parapente cria momentos únicos que fazem bem à saúde enquanto você contempla a natureza.

Para quem curte adrenalina, essa aventura é uma ótima opção e ainda é uma atividade de turismo sustentável, pois não usa combustível, não polui e não prejudica o meio ambiente.

A protagonista é a vista do voo de parapente, onde você vê a montanha e as paisagens de um ângulo totalmente novo. Por isso escolher um bom lugar para a prática faz toda a diferença.

E é a própria natureza que define se a prática será realizada ou não, pois depende do vento, chuva, entre outros fatores climáticos.

O parapente é um voo dinâmico e você controla a sua direção em circunstâncias favoráveis no voo livre, pelas correntes de ar e sentindo que pode manter-se por um longo período.

Voe ao lado dos pássaros em um ambiente silencioso que te aproxima da natureza, proporciona benefícios para a sua saúde como aumentar a sua força e aliviar o seu estresse.

Tire fotos lindas durante todo o percurso, principalmente se você tiver uma câmera GO PRO e todas as histórias para contar aos amigos e familiares.

Sem contar nas amizades que se faz com outros praticantes melhorando a confiança e sentindo a liberdade de voar.

Ou seja, faça uma atividade esportiva que colabora com o planeta e ainda libera adrenalina nas alturas.

Quais os benefícios de voar de parapente?
Quais os benefícios de voar de parapente?

QUAL O MELHOR SEGURO DE VIAGEM PARA VOCÊ?










Quais são as modalidades de parapente existentes?

Podemos categorizar o voo de parapente em pelo menos 4 modalidades, como vamos ver a seguir:

  • Voo duplo
  • Voo simples
  • Cross Country
  • Acrobático
  • Ascendente dinâmico

Voo duplo

O voo duplo é uma modalidade utilizada como voo demonstrativo e também está presente em campeonatos e torneios.

É uma ótima opção para quem gostaria de experimentar a prática e sentir a sensação do voo de parapente com o piloto para adquirir confiança, sem que seja necessário fazer um curso para ter habilidades específicas no esporte.

É o tipo de voo indicado para iniciantes, no qual pode ser feito junto da companhia de guias experientes, contratando o serviço de locais que oferecem a aventura.

Voo simples

O voo simples é o tipo de voo normal de parapente, quando atletas amadores ou praticantes mais experientes aproveitam o voo do parapente para simplesmente curtir um dia lindo de sol com bons ventos e apreciando lindas paisagens.

É quando o atleta já se torna corajoso o suficiente para deixar o voo duplo e partir para o voo simples, desde que tenha os cursos e preparações necessárias.

Cross Country

O cross country é a categoria mais popular em competições de voo de parapente. O principal objetivo é voar a maior distância no menor intervalo de tempo possível.

Pilotos praticam essa modalidade normalmente em competições, já que o objetivo é ser o melhor, utilizando de todas as técnicas possíveis do equipamento e experiência de voo para chegar lá.

Acrobático

O voo de parapente acrobático é uma modalidade de competição onde são avaliadas as acrobacias, sendo extremamente radical para os pilotos e exigindo muita técnica.

Realmente elas são aplicadas somente em competições, quando o atleta já está em um grande nível e com muitas horas de voo, já que ela tem também seus riscos.

Ascendente dinâmico

O voo de parapente do tipo ascendente dinâmico é popularmente conhecido como lift e é o voo realizado em encostas ou com obstáculos de altura razoável.

Ele aproveita o desvio para cima do vento ao passar por uma montanha, serra, morro e até prédio e utiliza a corrente ascendente resultante para permanecer voando.

Quais modalidades de parapente existem?
Quais modalidades de parapente existem?
Cupom desconto viagem

O que levar em consideração na hora de escolher um lugar?

Existem alguns fatores para serem levados em consideração na hora de escolher um lugar para voar de parapente. São eles:

  • Segurança
  • Condições climáticas
  • Melhor época
  • Distância das cidades e hospitais
  • Peso mínimo exigido para pular
  • Idade permitida
  • Apoio de guias especializados
  • Habilidades necessárias

Primeiramente, considere a segurança do lugar onde você quer praticar o voo de parapente. Existem obstáculos ao descer a rampa? A rampa está em boas condições? Você tem clareza sobre o seu ponto de chegada?

Com relação às condições climáticas, importante observar se existe vento suficiente para sustentar o parapente no ar, se o vento não está jogando o parapente para baixo, se existe risco de trovoada e tudo mais.

Quanto à melhor época para visitar um lugar, considere se existe muita concorrência nas pistas de voo, se é uma época de muito frio ou calor, se existe risco de neblina e se você tem mais horas de sol disponíveis.

Quanto à distância das rampas até às cidades, importante saber como chegar à cidade, qual o aeroporto mais próximo da localidade e os melhores lugares para hospedagem. A distância até hospitais também deve ser calculada, já que estamos falando de um esporte de aventura.

Quanto ao peso mínimo para salto de paraquedas exigido para pular, o comum é que exista um limite de 100 kg. Acima desse peso somente alinhando com a equipe de profissionais.

Quanto à idade permitida para salto de paraquedas, a Confederação Brasileira de Voo Livre (CBVL) estabelece que o mínimo é de 14 anos, sem idade máxima para o salto.

Quanto ao apoio de guias especializados, saiba que o prazer de planar de parapente pela primeira vez está em ter um piloto para te acompanhar nessa prática esportiva de voo livre considerado um esporte radical.

Quanto às habilidades necessárias, essas se fazem mais necessárias quando você já estará operando sozinho o parapente. Fora isso, é só questão de curtir o voo.

Escolher um dos melhores lugares para voar de parapente no Brasil também leva em consideração qual o aeroporto mais próximo e a cidade em que vai se hospedar. Essas pesquisas são tão importantes quanto saber se o local é certificado para a prática.

8 dicas dos melhores lugares para voar de parapente no Brasil

Agora que você já conhece quais as modalidades existentes e dicas do que levar em consideração para escolher de um lugar, vamos ver uma seleção de 8 dos melhores destinos.

Voe de parapente e experimente a sensação dessa prática em que você fica planando no ar em um dos locais descritos abaixo.

Voo de parapente em Areia Branca (RN)

O vento em Areia Branca é responsável por gerar energia elétrica. Só por esse motivo é possível entender como as condições são boas para a prática no município.

Mas além disso, o lugar tem uma incrível paisagem com vista das dunas e do mar.

A praia Ponta do Mel é a mais procurada da região para quem pretende realizar essa atividade.

Tem um difícil acesso e, por isso, é desconhecida por parte dos turistas, porém é exatamente nesse ponto da costa do Rio Grande do Norte que o sertão e a vegetação da Caatinga se encontram com o mar.

Ponta do Mel possui menos de 6 mil habitantes no município de Areia Branca e a cidade de Mossoró é considerada a capital da região.

Então, é recomendável chegar em Areia Branca por Mossoró, há aproximadamente 60 km do local de carro. Inclusive, a cidade tem o Aeroporto Municipal de Mossoró Dix-Sept Rosado.

A pousada Costa Branca está localizada em uma falésia e é uma opção de hospedagem que oferece conforto, com vista para a praia Ponta do Mel.

Voo de parapente em Balneário Camboriú (SC)

Balneário Camboriú já é conhecido pelas belas praias, baladas, enormes arranha-céus, mas poucos sabem que é lá que fica o Morro do Careca, um morro com 80 metros de altitude litorâneo e que permite voos tranquilos e seguros de parapente.

Para quem procura aventura e lindas paisagens em Santa Catarina, esse é o ponto em Balneário Camboriú, sendo que podem ser feitos voos duplos tranquilamente.

Ou seja, é a oportunidade perfeita para experimentar o esporte pela primeira vez com pilotos experientes por aproximadamente 15 minutos sem se arrepender.

Chegue a Balneário Camboriú pelo Aeroporto de Navegantes, a 16 km do local. O ponto Morro do Careca está localizado na divisa de Balneário e Itajaí. O acesso principal de carro é pela BR-101, seja pelo Norte ou pelo sul da cidade.

Há alguns hotéis próximos ao Morro do Careca, portanto são a melhor opção de hospedagem. Aproveite a vista de todos os atrativos e pontos turísticos da cidade do alto, o ângulo mais privilegiado.

Voo de parapente em Socorro (SP)

O Pico da Cascavel é um dos melhores lugares para voar de parapente no Brasil e um local incrível presente na Estância de Socorro em São Paulo.

Veja o pôr-do-sol que mais atrai os aventureiros, oferecendo a 1200 metros do nível do mar várias opções de esportes radicais.

Ele é um dos pontos turísticos mais visitados para a prática de paraglider em Socorro, próxima a cidade de São Paulo.

Outro ponto é o Mirante da Pedra Bela Vista, procurado para saltar de parapente ou asa-delta. É o local mais alto da cidade com uma vista maravilhosa a cerca de 1250 metros de altitude, ideal para ver toda a cidade do vale.

A prática nesse lugar é ideal para todos, inclusive para iniciantes, cercado pela Serra da Mantiqueira. Também ideal para saltar com um instrutor de voo e aproveitar essa experiência.

O aeroporto mais próximo de Socorro é o de Campinas, a 119 km. De carro e vindo de São Paulo, pegue a BR-381, Rodovia dos Imigrantes e BR-146. A cidade está localizada a 135 km da capital paulista.

Há diversas pousadas e chalés para hospedagem em Socorro mesmo, mas você pode optar por alugar alguma acomodação por temporada, com uma diversidade de chácaras e sobrados à disposição.

Voo de parapente em Nova Petrópolis (RS)

Voe de paraglider no Ninho das Águias, na cidade de Nova Petrópolis no Rio Grande do Sul, conhecida como Jardim da Serra Gaúcha.

Essa região é cercada por montanhas e os morros e picos são ideais para fazer o voo, por isso um dos locais mais populares do país para saltar de parapente.

O Ninho das Águias está localizado na região noroeste de Nova Petrópolis e é o melhor ponto para essa atividade.

Localiza-se a 8 km do centro da cidade (com 3 km de asfalto e 5 de estrada de chão) e possui rampas gramadas, assim como de concreto, todas em ótimas condições.

Nova Petrópolis está a 30 km de Caxias do Sul. Aproveite voos que podem alcançar até três mil metros de altitude e acesse o Ninho das Águias pela BR-116, na altura do KM 181, para quem vem de Porto Alegre.

Curta a vista de toda a região muito bonita da natureza da serra. Em Caxias do Sul, tem o Aeroporto Hugo Cantergiani, distante 32 km, mas recebe poucos voos diários. Então, o outro aeroporto mais próximo fica em Porto Alegre, a 106 km.

De carro, vindo de Porto Alegre, acesse a cidade pela BR-116 e RS-235. Fique hospedado em um dos diversos hotéis e pousadas ou alugue um apartamento de temporada.

Voo de parapente em Governador Valadares (MG)

Faça um voo duplo nesta cidade do interior de Minas Gerais e tenha uma ótima experiência. Governador Valadares é um dos melhores lugares para voar de parapente no Brasil e o paraíso do voo livre.

Procure um local com instrutores preparados e aproveite o palco de alguns campeonatos com ótimas características meteorológicas. Inclusive, o mundial de parapente já ocorreu nessa cidade.

É recomendado voar ao entardecer no melhor ponto da região, o Pico do Ibituruna, com o visual do sol se pondo a cerca de 1.200 metros acima do nível do mar. A paisagem é espetacular e conta com mais de dez rampas naturais e de madeiras para os saltos.

Voe também mais alto e a longas distâncias por mais tempo por causa da formação de térmicas duráveis em uma experiência inesquecível. O aeroporto mais próximo está em Ipatinga, distante 95 quilômetros.

Você pode partir do aeroporto de Belo Horizonte, conhecido como Confins (CNF), que fica a 228,6 quilômetros de Governador Valadares.

De carro e a partir de BH, espere demorar quase 5 horas para chegar no destino. Há diversos hotéis na cidade para você ficar hospedado.

Voo de parapente em Castelo (ES)

A rampa de Ubá está localizada em Castelo e é a mais famosa do local. Castelo já foi quatro vezes palco da Copa Mundial de Parapente e já sediou campeonatos brasileiros.

Portanto, não é à toa que está listado aqui como um dos melhores lugares para praticar o esporte não só no Espírito Santo, mas também no Brasil inteiro.

O lugar é desejado por todos os praticantes porque está a cerca de 950 metros de altitude e tem peculiaridades relacionadas ao voo livre, ganhando popularidade no mundo inteiro por suas formações térmicas, boas condições de voo e vários pousos no decorrer do sítio de voo.

Permite decolagens simultâneas e possui uma paisagem belíssima, além de recepção hospitaleira proporcionada na Rampa Ubá. Sobrevoe montanhas dos sonhos, precipícios, cachoeiras e todas as suas atrações provenientes da natureza.

Castelo está ao sul do Espírito Santo e as principais rotas para chegar a Castelo são pelos municípios de Cachoeiro de Itapemirim e Venda Nova. De avião do Rio de Janeiro para Vitória, você demora 45 minutos.

Depois, vá de Vitória a Cachoeiro do Itapemirim (aproximadamente 390 km) e siga até a estrada para Castelo (35 km).

A cidade de Castelo também tem ótimos hotéis e pousadas para que você fique hospedado antes de partir rumo à Rampa de Ubá.

Voo de parapente em João Pessoa (PB)

A rampa da Praia do Sol em João Pessoa é uma das mais visitadas, porque os ventos paraibanos tornam o local um bom ponto para os voos de paraglider.

Não é à toa que João Pessoa na Paraíba é ótimo para iniciantes pelas condições de vento fortes e ideais.

Para voar de parapente, há três excelentes rampas para salto na cidade, onde é possível sobrevoar com segurança mais de mil metros de altitude em voo livre pelos mirantes, mar, coqueiros vistos de cima e as falésias coloridas que são famosos pontos da Paraíba.

Aproveite o vento limpo e sem turbulência a 40 metros de altitude e desnível, com lift bom e voando com segurança.

O acesso para a Praia do Sol é feito pela Avenida Escritor Ramalho Leite, estrada de asfalto, mais cerca de 2 km de estrada de terra até a área da rampa e qualquer carro consegue acessar.

A rampa fica localizada a cerca de 20 km das praias de Tambaú e Cabo Branco. Inclusive, também é onde ficam localizadas boa parte das hospedagens de João Pessoa.

O aeroporto de João Pessoa fica no município vizinho de Bayeux, a 23 km da zona hoteleira de Tambaú. De carro ou táxi, são 40 minutos de viagem.

Voo de parapente no Rio de Janeiro (RJ)

A Pedra Bonita, no Rio de Janeiro, é um dos melhores lugares para voar de parapente no Brasil. Provavelmente, é o destino mais popular e um dos picos mais famosos até do mundo para praticar o voo.

Assim, a Pedra Bonita é parte da Floresta da Tijuca, também um belo ponto turístico. A rampa está entre as mais conhecidas para a modalidade de voo livre entre os adeptos do esporte.

Existem várias excelentes rampas no Rio de Janeiro. A Pedra Bonita está localizada no Parque Nacional da Tijuca e tem quase 600 metros de altitude.

É possível ver a famosa Pedra da Gávea e outros principais pontos turísticos, como o Corcovado e a vista incrível do Morro dos Dois Irmãos.

Esse lugar é fácil de acessar e está entre os bairros da Barra da Tijuca e São Conrado. O parque tem várias trilhas de acesso. A subida por trilhas dura uns 30 minutos.

Para o acesso de carro ao parque pela Zona Oeste ou Sul da cidade, a melhor opção é através da Estrada da Canoa.

Já para acessar o parque pela Baixada Fluminense ou Zona Norte, pegue o Alto da Boa Vista. As melhores opções de hospedagem estão na Barra e em São Conrado, perto da Pedra Bonita.

Melhores lugares para voo de parapente no Brasil
Melhores lugares para voo de parapente no Brasil

COMPARADOR DE SEGURO DE VIAGEM

Cuidados necessários

Antes de voar de parapente, importante tomar cuidado com as medidas de segurança que são motivos de preocupação para serem levadas em consideração e evitar estresse antes, durante e depois da prática.

Abaixo trouxemos uma lista de cuidados para que a sua viagem seja um sucesso do início ao fim. A atividade esportiva exige a cabeça limpa, então preste atenção nos itens devidos ainda no planejamento.

Seguro de viagem

Torne a sua viagem de aventura mais assegurada com a contratação de um plano de seguro viagem.

Esse item é muito simples e barato de ser adquirido e o seguro viagem para esportistas é extremamente importante no seu planejamento para qualquer destino.

É um dos cuidados a se ter, principalmente na escolha de um plano que cubra algo inesperado que possa acontecer durante a atividade.

O turismo de aventura guarda diversas surpresas boas, mas devemos pensar que esportes nos deixam expostos a riscos e precisam de um seguro de viagem certo para as nossas necessidades.

O seguro pode ser acionado a qualquer momento da viagem e oferece diversas proteções, entre elas cobertura contra despesas médicas, cobertura contra problemas com a mala de viagem ou problemas com voos.

Um local que oferece os planos e tem nosso aval é o site da  Seguros Promo, um dos especialistas no assunto e que recomendamos.

Condicionamento físico

Antes de começar a prática em um dos melhores lugares para voar de parapente no Brasil, saiba que é preciso ter um condicionamento físico mínimo para a atividade de voo livre.

Recomendamos exercícios para os braços e as pernas, já que as pernas dão a força e velocidade para o impulso com o parapente e os braços dão a força necessária para guiar o parapente.

Além disso, o cuidado com o corpo e o descanso são condicionamentos corporais importantíssimos para não atrapalhar a sua capacidade de voar e diminuir os riscos do esporte.

Alimentação

Recomenda-se evitar alimentos que sejam gordurosos e pesados, assim como bebidas alcoólicas na noite anterior ou antes do seu voo.

Mas também não voe com o estômago vazio. Consuma alimentos leves e beba muita água antes de partir para essa aventura.

Psicológico

O piloto de parapente precisa ter em mente que o seu estado psicológico deve estar em dia com o seu estado emocional estando liberado de qualquer preocupação, por ser um fator de peso sentir estresse ou inquietude durante a prática.

Para que o voo seja seguro, a cabeça precisa estar limpa e com pensamentos livres de distrações de qualquer tipo. O mínimo de falta de foco já é o suficiente para desencadear erros durante a atividade do parapente.

Equipamentos

Os equipamentos necessários para o parapente são acessórios que apoiam o atleta no manuseio e condução antes, durante e depois do voo.

O velame é um dos mais importantes no esporte, pois é o principal responsável pela manutenção do paraquedas no ar, por isso, deve ser escolhido com muito cuidado.

O paraquedas de reserva é de utilização obrigatória e o arnês cuida do conforto do piloto, oferecendo uma proteção traseira adequada.

Outros equipamentos essenciais são o capacete, o altímetro (indica a altura do parapentista em relação ao solo) e luvas.

A faca é uma ferramenta de sobrevivência, caso fique preso em meio ao nada e precise cortar as cordas do paraquedas.

O fato de voo é outro acessório importante que protege o corpo do parapentista das condições climatéricas. Além de botas e óculos de sol.

Acompanhamento de guias

O acompanhamento de um instrutor no voo de parapentes é essencial para quem nunca fez um curso especializado ou é iniciante.

Durante o voo, o instrutor alerta para os cuidados na hora de voar e entende se o vento está mais forte do que deveria ou, antes, se é a época ideal para o voo.

Ao chegar ao destino, procure por guias especializados e conhecidos da região, que possuam quantidade de horas de voo suficientes para o passeio.

Treinamento/Graduação necessária

Para quem quer ser piloto de parapente independente, importante saber que a graduação é necessária.

E para ser aluno é preciso ter tido instrução ministrada por instrutores homologados pela ABP.

O praticante precisa preencher os requisitos necessários, executar treinamentos e ter noções básicas de equipamento.

Cuidados necessários com os equipamentos do voo de parapente
Cuidados necessários com os equipamentos do voo de parapente
Grupo de desconto de viagem

Conclusão

Como você viu ao longo do texto, saltar nas alturas de paraglider é incrível e os melhores lugares estão no Brasil.

Neste artigo, trouxemos os melhores lugares para voar de parapente no Brasil, os cuidados necessários para saltar com completa segurança e mais informações sobre a prática e suas características.

Seja iniciante ou experiente, todos precisamos de dicas incríveis antes de curtir ao máximo esse esporte radical. Portanto, cuide-se e escolha o local ideal para você, sua família ou amigos usufruírem desse momento sem riscos desnecessários.

Fique atento às características de cada um e prepare-se para viajar a um destino ideal para você e seus acompanhantes.

Os destinos desse post são imperdíveis, então esteja preparado e vá pelo caminho mais seguro. Consulte-o sempre que precisar antes de partir rumo a esse turismo de aventura.

O turismo no Brasil guarda novidades incríveis para ingressar nesse esporte ou conhecer cada vez mais locais novos prontos para a prática.

Descubra qual é o seu canto preferido, se jogue para voar de parapente e sinta finalmente a sensação de adrenalina que a atividade proporciona.

Viaje de maneira consciente e curta lugares incríveis contemplando a natureza. Gostaria de saber além do que os melhores lugares para voar de parapente no Brasil? Continue lendo o nosso blog e veja diversas opções de cachoeiras brasileiras!

Thiago Cesar Busarello

Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat