BAIXE GRÁTIS NOSSO KIT DE PLANEJAMENTO DE VIAGEM! CLIQUE AQUI!

Melhores lugares para saltar de paraquedas no Brasil

Olá pessoal, continuando a nossa série de artigos sobre atividades outdoor, hoje vamos falar sobre os melhores lugares para saltar de paraquedas no Brasil.

Vamos trazer detalhes sobre esse esporte de aventura como as modalidades existentes, dicas dos melhores destinos para pular de paraquedas e ainda informações extras para a sua segurança durante a prática.

Aumente o seu conhecimento sobre o salto de paraquedas e veja os principais benefícios de praticar o esporte, além de cidades que oferecem essa aventura única. Os melhores lugares para saltar de paraquedas no Brasil estão neste artigo, então aproveite!

Qual a sensação de saltar de paraquedas?

Um bom paralelo para a sensação de prazer de saltar de paraquedas é compará-la com descer uma montanha russa na velocidade máxima possível, embora essa descrição não chegue perto da sensação de liberdade e da intensidade presente nessa atividade radical.

A velocidade da queda livre é de 220 km/h durante cerca de 40 segundos e o paraquedas leva 4 segundos para abrir.

Ou seja, é uma experiência que exige coragem, mas também é um contato com a natureza que reduz a ansiedade e causa um bem-estar imenso, melhorando o humor e até mesmo a autoestima do praticante.

Através desse esporte radical, você ainda aumenta o seu preparo físico e promove o autoconhecimento. Assim, saltar de paraquedas é uma atividade muito mais profunda do que parece inicialmente.

Fora que rendem fotos incríveis, principalmente se você tiver uma câmera GO PRO e todas as histórias para contar aos amigos e familiares.

8 dos melhores lugares para saltar de paraquedas no Brasil
8 dos melhores lugares para saltar de paraquedas no Brasil

QUAL O MELHOR SEGURO DE VIAGEM PARA VOCÊ?










Quais as modalidades do paraquedismo que existem?

Antes de saber quais são os melhores lugares para saltar de paraquedas no Brasil, importante saber qual a modalidade que você quer praticar, sendo que o salto de paraquedas é dividido em 10 modalidades:

Salto Duplo de Paraquedas

O salto duplo de paraquedas é o estilo mais simples, recomendado para iniciantes na prática, já que você terá o acompanhamento de uma pessoa mais experiente junto.

É a modalidade que você vai saber se gostaria de continuar praticando para que aos poucos possa buscar outra modalidade.

Freefly

É uma modalidade mais recente do paraquedismo, com manobras variadas e técnicas de voo mais complexas que impactam diretamente na velocidade da queda livre.

No Freefly, não existem limites, o que torna a atividade ainda mais radical para atletas.

Normalmente, é realizado por duas pessoas, uma que faz os movimentos e outra que registra o voo.

Freestyle

Esse é o chamado “estilo livre” que nasceu com a evolução das habilidades dos paraquedistas experientes, indo além do simples salto.

Com conhecimento aprofundado das técnicas, os pulos de paraquedas também são realizados em duplas, sendo um nomeado por freeflyer e o outro por cameraflyer.

O freeflyer realiza movimentos artísticos durante a queda livre, que lembram o balé ou a ginástica rítmica a cerca de 200 km/h.

Skysurf

A modalidade do skysurf é literalmente um surf no céu, como o nome sugere, só que com pranchas especiais adaptadas para surfar no ar.

Também é feito em duplas e bem parecido com o surf marítimo. Muito provavelmente você já deve ter visto um vídeo desses na televisão.

Base Jump

A modalidade base jump é voltada para paraquedistas profissionais e experientes.

Extremamente radical, o Base Jump é o salto de morros, prédios, pontes, entre outros pontos, com um tempo de reação muito curto até o impacto.

Ou seja, o tempo para abertura do paraquedas é reduzido e não há espaço para erro.

Cross Country

A modalidade do cross country tem o objetivo de percorrer a maior distância em um terreno possível com o paraquedas aberto.

Depende da força do vento e da habilidade do paraquedista, podendo ser percorrido dezenas de quilômetros durante o voo.

Estilo e Precisão

A modalidade de estilo e precisão é de competição em provas de paraquedismo, então envolve bastante técnica e habilidade em queda livre até conduzir o paraquedas ao solo. 

O paraquedista salta a 7 mil pés de altitude e realiza alguns movimentos acrobáticos em uma sequência de manobras para, depois, pousar em segurança. A sequência é registrada por uma câmara de solo.

Pouso de Alta Performance

A modalidade de pouso de alta performance é chamada também de Swooping e é uma modalidade de baixa altitude muito criativa, onde o paraquedista voa próximo ao solo em um corredor marcado, em posição horizontal e altas velocidades.

Testa a habilidade e conhecimento de técnicas do praticante, além de precisão através de um mergulho com o paraquedas.

Wingsuit

A modalidade de wingsuit é outro estilo de voo em posição horizontal, só que longe do solo e com um macacão que abre como se fossem asas, permitindo o deslocamento rápido e preciso no voo.

O objetivo também é se deslocar por quilômetros com controle sobre o equipamento, sendo novamente indicado para pessoas com maior experiência na atividade.

Grandes Formações

Também chamado de Big Ways, a modalidade de grandes formações é para saltos com mais de 30 pessoas, o que torna os saltos complexos e exigem uma grande sincronia.

Antes do voo, são combinadas as formas geométricas que se quer formar no céu e como cada um participa na formação. Uma prática que de vez em quando também passa na televisão.

O salto duplo de paraquedas é a modalidade ideal para iniciantes
O salto duplo de paraquedas é a modalidade ideal para iniciantes
Cupom desconto viagem

O que levar em consideração na hora de escolher um lugar para saltar?

Para escolher um entre os melhores lugares para saltar de paraquedas no Brasil, alguns critérios precisam ser considerados, como:

  • Estilo de voo
  • Peso mínimo exigido para pular
  • Idade permitida
  • Apoio de guias especializados
  • Habilidades necessárias

Confira se está em uma época boa para voar, pesquise sobre os instrutores que te acompanham, como chegar à cidade da experiência, onde ficar hospedado e o aeroporto mais próximo.

Quanto ao estilo de voo para salto de paraquedas, é exatamente como as modalidades que falamos acima no artigo, sendo o mais indicado para iniciantes o salto duplo de paraquedas.

Quanto ao peso mínimo para salto de paraquedas exigido para pular, o comum é que exista um limite de 95 kg, com uma margem de tolerância de 99 kg. Acima desse peso somente alinhando com a equipe de profissionais.

Quanto à idade permitida para salto de paraquedas, a Confederação Brasileira de Paraquedismo (CBPq) estabelece que o mínimo é de 14 anos, sem idade máxima para o salto.

Quanto ao apoio de guias especializados, verifique a capacitação técnica da equipe de apoio para realizar a prática do paraquedismo, tempo de experiência em voos, assim como a avaliação nas redes sociais.

Por último, sempre considere quais as habilidades exigidas da pessoa que vai praticar o paraquedismo para verificar se é adequado para você. Não corra riscos desnecessários.

8 dicas de lugares para saltar de paraquedas no Brasil

Confira nossa lista e sugestão dos melhores lugares para saltar paraquedas no Brasil e curtir lindas paisagens lá do alto com muita adrenalina.

Salto de paraquedas em Boituva (SP)

O salto de paraquedas é a atração principal da cidade de Boituva em São Paulo, destino já conhecido por paraquedistas e muito procurado por abrigar o Centro Nacional de Paraquedismo, referência internacional da prática.

Se você deseja dar o seu primeiro salto, há 16 escolas de paraquedismo nessa cidade localizada a 116 km da capital paulista.

Além disso, Boituva tem uma excelente infraestrutura de restaurantes, parques, lojas de equipamento e saltos disponíveis durante praticamente o dia todo.

Atletas treinam no local para se superar e bater recordes para o país, portanto o lugar é dedicado ao esporte e um dos maiores da América Latina.

O aeroporto mais perto de Boituva é o Viracopos, em Campinas. Indo de carro e saindo de SP, pegue a saída 116 da Rodovia Castelo Branco. A viagem demora cerca de uma hora e meia.

Para ficar hospedado, a melhor opção é o Hotel Boituva, pois está localizado muito próximo do Centro Nacional de Paraquedismo.

O destino conta um visual deslumbrante do Morro de Ipanema durante o salto, além da vasta área de elevação topográfica da região de Sorocaba.

Divirta-se praticando o Salto Duplo de Paraquedas experimentando a emoção dessa experiência em uma das melhores escolas do Brasil.

Salto de paraquedas em Fernando de Noronha (PE)

O arquipélago com 21 ilhas de Fernando de Noronha em Pernambuco possui uma das mais belas praias do Brasil e até do mundo.

Entre todas as atividades turísticas, o salto de paraquedas é praticamente obrigatório para ver a vista do alto se você for um turista aventureiro.

Para realizar o salto no arquipélago, planeje-se para essa experiência intensa de imersão na natureza muito bem preservada e exuberante.

Pular de paraquedas nesse refúgio paradisíaco é uma oportunidade única, já que o destino marca presença na lista de lugares para a prática de esportes radicais.

Logo, curta as praias e a natureza de um jeito diferente. Fernando de Noronha tem um aeroporto muito pequeno e o arquipélago está a 545 km de Recife e a 360 km de Natal.

No local, você pode se hospedar em pousadas de luxo ou escolher opções mais baratas, que não deixam de ser ótimas e apresentar grande custo-benefício.

Indo do aeroporto de Noronha até uma das pousadas, é bem comum que elas disponibilizem um transfer gratuito para te buscar, passando por outras hospedagens também.

Faça o Salto Duplo por lá, aproveite e seja mais um privilegiado pelo visual conhecido internacionalmente visto do alto em um salto de paraquedas.

Salto de paraquedas em João Pessoa (PB)

A capital da Paraíba é conhecida por suas praias, como as de Tambaú, Cabo Branco e Bessa.

É um destino de tranquilidade e relaxamento nas águas cristalinas, com clima agradável e onde também fica a famosa Ponta do Seixas.

Portanto, saltar de paraquedas nesse território paraibano com a vista das praias de Tambaú e Manaíra, por exemplo, é a junção perfeita das condições climáticas com uma vista de tirar o fôlego!

A geografia é incrível e admirar a paisagem do alto é muito atrativo pela beleza da região.

Então, prepare-se para um dos melhores lugares para saltar de paraquedas no Brasil, indo até o aeroclube de João Pessoa, que tem uma área de 300 mil m².

A praia mais próxima do aeroclube de João Pessoa é a praia de Manaíra, a 2 km de distância.

Assim como o Aeroporto Internacional de João Pessoa está a 14 km de distância. Do centro de João Pessoa até a praia de Manaíra, o trajeto dura apenas 10 minutos.

A praia do Bessa também é próxima, porém é uma região mais residencial, então Manaíra é um bairro com bons hotéis e mais central. Não perca essa oportunidade e conheça as praias do alto!

Salto de paraquedas em Ponta Grossa (PR)

Ponta Grossa é um belo lugar localizado no estado do Paraná que não deixa a desejar quando o assunto é paisagem para saltar de paraquedas. A cidade é exuberante e abriga um dos maiores centros de paraquedismo do Sul do Brasil.

Portanto, a adrenalina dessa atividade está disponível a menos de 100 km de Curitiba, com modernos equipamentos para a prática e que não pode ficar de fora da sua lista pela paisagem natural do local.

A infraestrutura é ótima para saltar de paraquedas e o município é conhecido pelo investimento nessa atividade esportiva e em outros esportes radicais. O aeroporto de Curitiba é o mais próximo de Ponta Grossa.

Então, conte com profissionais especializados nas escolas e com ampla experiência, além de equipamentos de primeira linha e alta tecnologia atraindo interessados do Sul e turistas de outras regiões brasileiras.

Os aventureiros chegam e ficam hospedados em um dos diversos hotéis no Centro de Ponta Grossa, mais recomendado do que ficar na capital Curitiba, que fica a quase duas horas da cidade indo de carro.

Realize um Salto Duplo na região em que o esporte cresce cada vez mais, pois o pico promete paisagens naturais do interior do estado.

Salto de paraquedas no Rio de Janeiro (RJ)

É claro que um dos destinos mais famosos do mundo, conhecido como “Cidade Maravilhosa”, entraria nessa lista como um dos melhores lugares para saltar de paraquedas no Brasil.

Na cidade do Rio de Janeiro, você terá diversos cenários para observar o visual nas alturas, como o Pão de Açúcar e o Cristo Redentor. Portanto, o salto de paraquedas é muito atrativo para ver as geografias únicas e as belas praias.

Nas proximidades do Aeroporto de Jacarepaguá, há escolas especializadas no esporte. O RJ é um destino muito procurado para pular de paraquedas, fazer voos de asa delta e parapente.

Imagine esse momento memorável vendo de cima as atrações turísticas tão cobiçadas por muitos. As paisagens naturais de Resende, no estado do Rio de Janeiro, também são impressionantes e os saltos são realizados nas proximidades do Pico das Agulhas Negras, no Parque Nacional de Itatiaia.

O aeroporto Santos Dumont fica a cerca de 30 km do bairro Barra da Tijuca, onde são realizados os saltos no Aeroporto de Jacarepaguá. Já o aeroporto mais próximo da cidade de Resende é o Galeão.

Resende está localizado ao Sul do RJ, próximo às divisas de São Paulo e Minas Gerais. Há opções diversas de pousadas na cidade.

Salto de paraquedas na Ilha do Mel (PR)

No Paraná, o salto de paraquedas na Ilha do Mel é incrível por causa da vegetação da Mata Atlântica e por ser uma das experiências únicas e exclusivas de saltos realizados de uma ilha. São 35 km de litoral na bastante isolada ilha, onde é preciso pegar um barco para acessá-la.

Menos de 10 ilhas no mundo inteiro oferecem essa atividade esportiva, então veja se não é um dos melhores lugares para saltar de paraquedas no Brasil?

É o destino de ecoturismo perfeito que vai além da tranquilidade do local, com Saltos Duplos para aventureiros que querem mais do que o contato com a natureza.

O aeroporto de Paranaguá é o mais próximo da Ilha do Mel, que é inclusive a localização do salto.

Há diversas pousadas para ficar hospedado na própria região. Aproveite as belíssimas vistas e passeie pela ilha nos centrinhos chamados de Encantada e Nova Brasília.

Os acessos de barco à Ilha do Mel podem ser feitos por Paranaguá ou Pontal do Paraná (praia Pontal do Sul), distantes cerca de 120 km de Curitiba. Encante-se e pratique esse esporte radical na ilha.

Salto de paraquedas em Foz do Iguaçu (PR)

Mais um dos destinos do Paraná com paisagem natural que possuem esse atrativo radical que é saltar de paraquedas.

Foz do Iguaçu marca a fronteira de três países e vai além das cachoeiras espetaculares que todos conhecem.

A experiência de visualizar as Cataratas do Iguaçu do alto é incrível e inesquecível. O cenário em Foz do Iguaçu para os viajantes de cima começa com a decolagem da Estância Hércules, ao lado da usina de Itaipu.

Portanto, o salto é um roteiro diferente do que as pessoas costumam fazer em Foz do Iguaçu, com o turista aventureiro admirando a paisagem das Cataratas do céu.

O Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu/Cataratas fica a 13 km do centro, com os principais voos saindo de cidades como Porto Alegre, Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro.

A cidade tem diversos hotéis para todos os bolsos disponíveis. Na Avenida das Cataratas, fora do centro, a estrutura das hospedagens é mais espaçosa e em meio à natureza.

Então, escolha o seu lugar e salte de paraquedas, essa opção esportiva cheia de adrenalina.

Salto de paraquedas na Serra do Cipó (MG)

A Serra do Cipó está localizada na região metropolitana de Belo Horizonte em Minas Gerais e é um dos melhores lugares para saltar de paraquedas no Brasil também.

Ela é parte de um vasto cenário muito rico de belezas naturais e um belo destino para pular de paraquedas em meio à natureza.

A serra tem inúmeras cachoeiras e para chegar até ela, siga pelo acesso da estrada Real e do Circuito do Diamante.

Encontre com uma flora diversificada e pratique o paraquedismo responsável por atrair ainda mais turistas ao local.

A distância de Belo Horizonte até a Serra do Cipó é de 90 km. Minas Gerais tem muitas belezas para o ecoturismo e se aventurar na Serra é mais uma das opções pelo estado e pelo país.

O aeroporto mais próximo da localidade é o de Confins, em BH, distante quase 2 horas. O salto é realizado no Aeroclube Serra do Cipó, no município de Jaboticatubas – MG, onde fica localizado o Parque Nacional da Serra do Cipó.

Há diversas pousadas para se hospedar na Serra e, mesmo que o distrito seja bem pacato, as hospedagens são de ótima qualidade. A entrada do parque fica a 5 km do centro da cidade, onde ficam os principais serviços em geral.

Essa é a vista da aeronave na hora do salto de paraquedas
Essa é a vista da aeronave na hora do salto de paraquedas

COMPARADOR DE SEGURO DE VIAGEM

Cuidados necessários

A segurança do salto de paraquedas envolve alguns cuidados básicos para saltar com tranquilidade, sendo que o turista deve ficar atento a todos eles antes de se aventurar.

Trouxemos abaixo uma lista do que levar em consideração antes de partir para a prática desse esporte de aventura e radical.

Seguro de viagem

O seguro de viagem para esportistas é mais do que recomendável para quem praticar salto com paraquedas, por isso escolha um plano antes de viajar rumo a essa atividade.

Esse item é muito simples de ser adquirido e é extremamente importante para qualquer destino, já que existem planos que cobrem a prática de esportes no local visitado.

Ele permite viajar assegurado para pular de paraquedas e até mesmo se exercitar em qualquer outro esporte que queira no lugar que irá conhecer.

O seguro viagem funciona para que você fique precavido caso algo aconteça durante a estadia em qualquer cidade brasileira.

É a sua proteção no turismo de aventura que te deixa exposto a riscos variados na prática de esportes radicais.

Você pode acioná-lo a qualquer momento da viagem, seja por causa de uma bagagem extraviada ou até algum acidente/problema de saúde.

Para ver os planos que existem, preços e o que é oferecido, recomendamos o site da Seguros Promo, uma plataforma especializada no assunto e que recomendamos.

Condicionamento físico

É importante preparar-se para o voo também fisicamente, porque a atividade praticada no ar é intensa e a queda livre libera adrenalina.

Saber os limites do seu corpo para garantir a diversão e não se machucar sofrendo alguma lesão durante a prática faz toda a diferença.

Há um esforço muscular que é feito no momento em que você está em queda livre, então se conhecer e saber se os seus músculos estão preparados para executar esse exercício da forma correta é crucial.

Alimentação

Importante não exagerar na alimentação antes do salto e se alimentar normalmente para a atividade física.

Também, é recomendável não ingerir bebidas alcoólicas nas 24 horas anteriores à prática. E com certeza você não vai querer perder nenhuma sobriedade de um esporte tão intenso.

Psicológico

Os fatores psicológicos influenciam muito, porque um praticante extremamente ansioso vai se sentir mal e aumentar os riscos da atividade.

Os aspectos mentais como o medo e as sensações que causam incertezas podem refletir em reações inesperadas e potencialmente inseguras.

Assim, cuidado com os sentimentos que desencadeiam mais do que um frio na barriga e te deixam muito nervoso.

Equipamentos

Os equipamentos necessários para a prática do paraquedismo não são de responsabilidade de praticantes sem experiência e de primeira viagem nesse esporte radical.

Saiba que além do paraquedas, os instrutores utilizam um altímetro (que indica a altura que as pessoas estão em relação ao solo) e todos que vão pular precisam de um capacete, um macacão e o óculos.

Adquira também roupas esportivas adequadas antes de partir para um dos melhores lugares para saltar de paraquedas no Brasil, assim você garante o conforto e plena mobilidade de braços e pernas no ar.

São malhas específicas para as práticas de atividades esportivas.

Acompanhamento de guias

Na verdade, o paraquedismo requer instrutores para passar as orientações corretas e evitar acidentes.

O descumprimento de regras nesse esporte é muito perigoso e decisões precipitadas são a causa da maioria dos problemas nessa atividade.

Saltar de paraquedas sem instrutor só é possível após a realização de cursos de paraquedismo específicos para a sua segurança.

Treinamento/Graduação necessária

Existem cursos de paraquedismo para quem gostaria de saltar sozinho nas escolas que treinam instrutores e atletas.

O primeiro curso indicado foi desenvolvido nos Estados Unidos e é o AFF, sigla para Accelerated Free Fall (queda livre acelerada).

Indicamos partir para o treinamento e graduação somente após ter praticado pelo menos o salto duplo.

O salto livre de paraquedas até a abertura é um dos momentos de maior adrenalina
O salto livre de paraquedas até a abertura é um dos momentos de maior adrenalina
Grupo de desconto de viagem

Conclusão

Como você viu ao longo do texto, procuramos trazer um texto super completo para você que quer praticar o salto de paraquedas.

Agora você já sabe os benefícios causados pela prática, as ótimas dicas de onde procurar realizar essa atividade e tudo o que precisa conhecer antes de partir rumo ao turismo de aventura.

Agora é só decidir qual dos melhores lugares para saltar de paraquedas no Brasil.

Supere os seus medos, curta lugares incríveis e aumente a autoconfiança com esse esporte. Continue lendo o nosso blog e veja outras formas de se divertir viajando!

Thiago Cesar Busarello

Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat