BAIXE GRÁTIS NOSSO KIT DE PLANEJAMENTO DE VIAGEM! CLIQUE AQUI!

Melhores lugares para passeio de barco no Brasil

Que tal realizar um passeio de barco em lugares incríveis do Brasil? Neste artigo, separamos os melhores lugares para viajar a bordo de uma embarcação a ponto de você querer voltar muitas vezes para repetir a experiência.

Vamos falar sobre as vantagens e benefícios de fazer um passeio de barco, quais as principais embarcações e também trazer dicas e cuidados para garantir que tudo ocorra bem na viagem.

Um verdadeiro passeio pelo território brasileiro com diversão garantida para conhecer não só o litoral, mas também lagos, rios e represas lindas do país.

Por que fazer passeios de barco?

Podemos citar ao menos 4 principais benefícios de fazer passeios de barco na sua viagem:

  • Experiência diferente
  • Fotos incríveis da viagem
  • Chegar a lugares que só os barcos chegam
  • Exclusividade

Começando a falar sobre a experiência diferente, podemos dizer que mais de 50% dos brasileiros nunca andaram de barco, lancha, escuna, jet-ski ou similares.

Quando a pessoa tem essa experiência pela primeira vez, ela abre a mente e horizontes para uma nova oportunidade de viagens até então desconhecida.

Começa a sentir a brisa do vento no rosto, ver o balanço das ondas, observar peixes e animais aquáticos, possibilidade de pescar, entre tantas outras atividades.

Com isso, é comum a pessoa tirar muitas fotos incríveis de recordação da viagem, sejam elas dentro do barco, pulando do barco, vestindo quepe de capitão, pilotando o barco e tantas outras. Quem não quer compartilhar uma foto dessas nas redes sociais?

Mas não é só isso que uma viagem de barco proporciona. Ela também permite você chegar a lugares que só os barcos chegam nos destinos turísticos.

Que tal visitar aquela ilha mais longe do litoral? Ou então chegar até uma praia deserta que tem acesso difícil por trilhas? Quem sabe conhecer cachoeiras em lugares pouco explorados?

E tem outro benefício que poucos consideram, mas um passeio de barco permite muita exclusividade, seja para você navegar no meio do mar ou então em grandes lagos.

Que tal aquele passeio a dois para ter um momento só do casal? Ou então um passeio só com a sua família sem interrupções de ninguém (nem celulares por falta de sinal)?

Essas são vantagens de se aventurar nas águas Brasil afora. Logo, leve a família ou os amigos para viver esses momentos de bem-estar e paz. Ou mesmo celebre em alto mar com quem você gosta.

Conheça os benefícios de fazer passeio de barco
Conheça os benefícios de fazer passeio de barco

QUAL O MELHOR SEGURO DE VIAGEM PARA VOCÊ?










Quais os tipos de barco de passeio?

Quando você for fechar um passeio de barco pelo Brasil, vai precisar considerar os diferentes tipos de barco que realizam o passeio.

Na maioria deles você não será o capitão do navio, já que é preciso habilitação para pilotar a embarcação. Porém se você tem a autorização (conhecida como ARRAIS), pode considerar o aluguel de uma embarcação só para você.

Os tipos mais comuns de passeios de barco na vida náutica são feitos nas seguintes embarcações:

  • Lancha: embarcação movida a motor utilizada para momentos de lazer, de pesca e mergulho. Tem poucos lugares, dependendo do modelo e do tamanho;
  • Escuna: embarcação maior tipo um veleiro e muito utilizada em litorais, especialmente nos destinos turísticos;
  • Pesqueiro: pequena embarcação para os interessados na pesca profissional pelo litoral brasileiro;
  • Trawler: embarcação conhecida por sua segurança, praticidade e conforto nos mares por ser robusta e transportar mais de 10 pessoas, estando adaptado a grandes viagens. Ótimo para quem gosta de praticar a pesca esportiva com comodidade, não sendo muito veloz. Navegue até em águas revoltas e reconhecidamente bravas;
  • Iate: embarcação de luxo a vela ou motor, de grande porte e que carrega o conforto de uma casa;
  • Barco de alumínio: lancha com casco em alumínio para pesca;
  • Jet ski: meio de transporte aquático, normalmente utilizado para fins de lazer;
  • Jet boat: barco movido por um jato de água que é ejetado na parte de trás da embarcação;
  • Veleiro: embarcação pequena, também utilizada por alguns para lazer.
Quais os melhores passeios de barco no Brasil?
Quais os melhores passeios de barco no Brasil?
Cupom desconto viagem

Como escolher um destino para passeio de barco?

Agora vamos ver as dicas para você escolher um destino para fazer o seu passeio de barco. Nós recomendamos que você leve em consideração ao menos 5 itens:

  • Paisagens do local
  • Duração dos passeios
  • Distância até a cidade
  • Manutenção das embarcações
  • Equipe que faz os passeios

O primeiro passo é considerar as paisagens que aquele lugar oferece. De nada adiante você escolher um lugar que não traz lindas paisagens.

Não vale a pena fazer um passeio de barco pelo Tietê, no centro de São Paulo, não é verdade? Muito melhor fazer um passeio de barco pelo litoral de Angra dos Reis.

Outro ponto a ser levado em consideração é a duração dos passeios. Tem passeios que você fica apenas uma hora no barco, já passeios que duram o dia inteiro.

Você deve levar isso em consideração para se programar com relação ao tempo da viagem no destino escolhido e dias que vai ficar hospedado.

Mais um ponto a ser levado em consideração é a distância até a cidade, o que é útil e importante, principalmente se você precisar de assistência médica, se precisar comprar algo para a viagem, entre outros.

Já sobre a manutenção das embarcações, importante escolher destinos com empresas especializadas que cuidam das embarcações para a realização dos passeios. Se existir alguma desconfiança, peça para mostrarem documentos de quando foi feita a última revisão da embarcação.

Também vale a pena buscar referências na internet ou de pessoas conhecidas que já fizeram viagens anteriores para ter esse feedback e viajar mais tranquilo.

Para finalizar, leve em consideração destinos que você sabe que tem equipes preparadas com treinamento e certificados para operar a embarcação.

Caso queira, leve em consideração lugares onde oferece o aluguel do barco em uma agência reconhecida pelo mercado no destino para fazer o seu roteiro preferido pelos mares ou rios.

Essas informações são úteis acima de tudo, porque embarcar no seu destino brasileiro dos sonhos sem um norte é aumentar as chances de uma viagem malsucedida, sem um roteiro programado.

Dicas para passeio de barco
Dicas para passeio de barco

COMPARADOR DE SEGURO DE VIAGEM

8 dicas de lugares para realizar passeios de barco

Vamos ver agora a dica de 8 lugares para realizar passeios de barco com locais que trazem um mix de experiências diferentes.

Destinos que trazem passeios entre ilhas, praias famosas, rios e lagos artificiais para curtir as férias tanto dentro de roteiros tradicionais, assim como para destinos não tão famosos assim, mas que merecem ser levados em consideração, seja pelo litoral ou Brasil adentro.

Os mares pelo litoral brasileiro e os rios também tem muito a oferecer, reservando o encontro com paisagens lindas durante os passeios.

Passeio de barco em Ilhabela (SP)

A agência Kairós Passeios em Ilhabela, localizada em São Paulo, garante o turismo em belíssimas praias, inclusive as mais escondidas.

Analise os roteiros, como visitar a Praia de Castelhanos, Saco do Eustáquio ou do Jabaquara (uma das mais reservadas).

Os serviços da Kairós incluem aluguel de lancha com marinheiro para toda a família ou para o grupo de amigos durante um dia inteiro.

O Caiçara Turismo Ilhabela também oferece passeios e esportes aquáticos no local, tudo disponibilizado com responsabilidade social para os turistas.

Curta de escuna em Jabaquara e na Praia da Fome, ao Norte da Ilha. A duração da atividade é de 6 horas e custa R$ 90.

Chegue em Ilhabela pelo Aeroporto de São José dos Campos, o mais próximo em São Paulo, a 113 km da ilha. É da Rodoviária da cidade que a sua viagem continua, onde saem ônibus para São Sebastião, em frente a Ilhabela.

Leve em torno de 3 horas na estrada escolhendo esse caminho mais fácil. Para pegar a balsa para Ilhabela saindo de São Sebastião, a travessia entre o continente e a ilha no litoral norte de São Paulo dura – em média – 20 minutos.

Há hospedagens para todos os gostos, de camping e pousada, hotel ou mesmo aluguel de casas por temporada. Fique no centro histórico ou concentre-se entre Norte e Sul, perto da sua praia de preferência.

Passeio de barco em Búzios (RJ)

Búzios é realmente linda e andar de barco nesse destino é imperdível, mas é importante escolher uma empresa de confiança para se divertir de modo seguro.

Os passeios em Búzios organizados nas agências garantem um turismo de qualidade por praias paradisíacas, sendo que você pode encontrar várias delas nesse site.

Uma das excursões mais conhecidas é oferecida pela Cupido do Mar que passa por todas as praias do local.

Diversão garantida neste destino paradisíaco com a sabedoria de curtir o verão em ótimos passeios vendo as paisagens de um dos litorais cariocas mais famosos.

Agora que você escolheu e se programou para esse destino sensacional, é hora de saber como chegar em Búzios. A cidade está distante 170 km do Rio de Janeiro e fica localizada na Região dos Lagos.

Chegue de carro começando a sua travessia pela ponte Rio-Niterói, com acesso à BR-101, seguida pela Via Lagos (RJ-124). O trajeto nas estradas costuma levar duas horas e meia, sem trânsito.

Turistas de todo o mundo chegam pelo Aeroporto Santos Dumont e Aeroporto Internacional do Galeão.

Fique hospedado em Búzios mesmo, em pousadas ou hotéis da Região dos Lagos.

Passeio de barco em Natal (RN)

Passar o verão na capital do Rio Grande do Norte usufruindo dos passeios em um barco e até mesmo aproveitando para fazer esportes aquáticos pode ser o ideal para o seu estilo de turismo.

Natal conta com belas praias e paisagens, portanto se inspire contratando esses passeios e programe-os na Marazul Receptivo, por exemplo.

As atividades ao ar livre são as mais interessantes, inclusive andar de catamarã em Maracajaú, conhecendo essa praia por suas águas cristalinas.

Faça o mergulho e veja os recifes de corais, uma ótima oportunidade a 7 km da costa. Descubra cantos da cidade que você não visitaria se não fosse de barco.

Chegue pelo Aeroporto Internacional de Natal e contrate um passeio completo como esse que destacamos. Novos pontos de vista e o acesso a áreas de preservação ambiental só são possíveis por esse meio de transporte.

A cidade do sol é um destino incrível por suas várias praias, então se você está por perto pode se aventurar indo de carro pela BR-101.

Fique hospedado em hotéis de Ponta Negra, caso queira estar no local mais procurado pelos turistas e a meia hora do aeroporto.

Passeio de barco em Salvador (BA)

Navegar pelos mares de Salvador, na maior baía da costa litorânea brasileira e segunda maior do mundo, e até mesmo realizar esportes aquáticos na Baía de Todos-os-Santos (como o mergulho com ou sem snorkel) é uma das melhores experiências de viagem que você poderia ter.

A Baía só perde para o Golfo de Bengala e é um dos passeios de barco imperdíveis pelo litoral brasileiro.

Faça o seu turismo no mar envolto pela Mata Atlântica com a Bahia Ecoturismo e veja os manguezais, restingas e recifes de corais de Salvador de perto.

Essa experiência única remete à época das expedições, portanto escolha a sua embarcação entre iates e lanchas e passeie pela Ilha dos Frades também, a quase duas horas do continente.

Chegue pelo Aeroporto Internacional de Salvador e fique próximo ao seu lugar preferido. Um bairro bastante conhecido é Pituba, com fácil acesso ao aeroporto e ao Centro Histórico.

Aproveite as águas calmas, mornas e cristalinas com sua família ou amigos e conheça uma das 56 ilhas da Baía de Todos-os-Santos. Opções é o que não faltam nas áreas soteropolitanas, entre ilhas super preservadas e mais badaladas.

Salvador tem diversos paraísos, então curta bastante e de barco, mas também considere um bom descanso à noite em hotéis que são um verdadeiro charme.

Passeio de barco no Rio São Francisco (SE)

O Velho Chico possui um dos melhores passeios de embarcação em Canindé de São Francisco.

Navegue pelas águas quase inóspitas no trecho do lago de Xingó e conheça essa área de difícil acesso para ver as belezas da região, como os cânions.

Canindé de São Francisco está a aproximadamente 200 km de Aracaju e abriga corredores estreitos de rochas talhadas para os passeios no rio.

Os corredores surgiram na época da construção da barragem da Hidrelétrica de Xingó, dando origem às águas represadas do Cânion do Xingó, localizado em um vale de 65 km de extensão e profundidade média de 150 metros.

O passeio saindo de Aracaju é distante 200 km até a cidade de Canindé de São Francisco. Navegue a bordo de catamarãs e conheça as belezas naturais ou mesmo cruze os corredores estreitos em pequenas embarcações.

Você chegará ao píer Karrancas, de onde saem as embarcações rumo aos passeios no Velho Chico. Se quiser ficar hospedado na cidade de Piranhas, essa pode ser a sua melhor opção, pois está próximo da hidrelétrica e é um local encantador no estado de Alagoas.

Para ficar perto do Píer, escolha uma das hospedagens em Canindé de São Francisco.

Passeio de barco em Capitólio (MG)

Os passeios de barco em Capitólio são um grande sucesso. Inclusive, este destino é imperdível em Minas Gerais.

No Lago de Furnas, encontre deslumbrantes águas esverdeadas e singulares alugando uma lancha na Top Tour Passeios Náuticos, grande atração do Capitólio.

Esse passeio é famoso também por causa dos imensos paredões rochosos e requisitado por navegar perto de cascatas ao longo do percurso.

Outras empresas locais oferecem esse serviço excelente pelo Lago de Furnas, sendo realmente uma ótima escolha conhecer o maior lago em extensão do Estado.

O “mar de Minas” é um dos maiores lagos artificiais do mundo. Mesmo que a cidade esteja localizada em Minas Gerais, o aeroporto mais próximo de Capitólio é o Aeroporto Estadual de Ribeirão Preto, a 238 km.

Chegue nesse destino desembarcando em Ribeirão Preto e siga de carro por pouco mais de 3 horas de trajeto. Há diversas pousadas ótimas em Capitólio, com grande oferta entre hotéis e casas para aluguel também.

Assim, a região de Capitólio e do Lago de Furnas oferece o pacote completo de passeios inesquecíveis no Brasil pela Serra da Canastra (sua localização) e o conforto de hospedagens de qualidade até para os viajantes mais práticos.

Passeio de barco em Alter do Chão (PA)

Santarém e os arredores de Alter do Chão são todos destinos turísticos inesquecíveis no Pará, por isso muito procurados por todos os brasileiros e que merecem a sua visita.

O passeio de lancha pelo Rio Arapiuns, em Alter do Chão, no estado do Pará, é oferecido pela Selvagem Tours que oferece a estrutura necessária para conhecer esse pedacinho com serviços profissionais.

O Rio Arapiuns é um dos passeios que valem muito a pena, apesar da estrela local ser o Rio Tapajós, mais grandioso.

Entretanto, esse afluente menos conhecido tem lindas praias desertas e cenários inóspitos na região, como a Ponta Grande, Praia do Icuxi e a Praia da Ponta do Toronó.

Você também pode personalizar os seus passeios pelas praias de Alter do Chão. Veja de perto suas águas cristalinas já que, embora não pareça, é bem fácil chegar ao local!

Curta esse roteiro com os passeios de barco chegando pelo aeroporto da cidade de Santarém, a apenas 38 km do lugar.

Portanto, fique hospedado perto das atrações, na vila de Alter do Chão mesmo. Esse é o destino perfeito para sossegar avistando as belezas e sentindo um imenso bem-estar.

Passeio de barco em Fernando de Noronha (PE)

O passeio de barco em Fernando de Noronha não poderia faltar nesta lista estrelada, um destino realmente imperdível de Pernambuco sendo possível fazer o trajeto pelo Mar de Dentro de ponta a ponta.

Viva cada segundo desse paraíso passando pela Praia do Sancho e criando experiências inesquecíveis. É possível desfrutar dos passeios em embarcações, sendo que até mesmo de canoa havaiana é possível navegar.

O passeio de barco é oferecido pela Agência Sérgio Noronha e, se você estiver com sorte no dia, pode encontrar com golfinhos na ilha durante o tour pelo mar multicolor, na Baía dos Golfinhos.

Aproveite Fernando de Noronha com as paradas para banho e observe os cenários repletos de belíssimas formações rochosas. São 3 horas de passeio pela manhã que voam!

O Aeroporto de Fernando de Noronha recebe voos diários e é bem pequeno, mas o avião é a única forma de chegar ao arquipélago que está a 545 km de Recife e a 360 km de Natal.

Fique acomodado em uma pousada próxima da praia que irá visitar com maior frequência, pois existe a possibilidade de ir caminhando para alguns locais.

É importante saber também antes de escolher a hospedagem com qual meio de transporte você irá se locomover e quais atividades pretende fazer, além de passear de barco.

Quais os cuidados para fazer um passeio de barco?
Quais os cuidados para fazer um passeio de barco?
Grupo de desconto de viagem

Cuidados necessários

Agora que você já sabe por quais lugares incríveis navegar pelo Brasil, antes de viajar e curtir esses passeios veja os itens de segurança abaixo e escolha a sua embarcação depois!

Seguro de viagem

Contratar um seguro de viagem é mais do que recomendado para a segurança de qualquer viagem, seja dentro ou fora do Brasil.

O seguro cobre atividades esportivas e de lazer, como é o caso dos passeios de barco, que exigem uma organização maior para que a viagem seja realmente um sucesso e, acima de tudo, segura.

Então, faça a sua contratação em sites confiáveis como o Seguros Promo e curta as férias de maneira sossegada durante todo o período de estadia no local escolhido.

Aproveite ao máximo sabendo que se algo acontecer você terá um plano para te dar assistência na cidade. Aliás, o seguro cobre diversas situações, inclusive para acidentes praticando esportes.

Condicionamento físico

Caso esteja planejando apenas curtir relaxando em alto-mar no barco, você não precisará se preocupar com o seu condicionamento físico para esse momento.

Entretanto, muitos preferem aliar o conforto de navegar ao mergulho livre, que necessita de um preparo maior e de cuidados para interagir com a natureza.

O condicionamento mais importante será o aeróbico para garantir a observação da flora e fauna local subaquática com integridade e segurança.

Para os mais aventureiros pelo Brasil, esportes radicais no mar e em rios também exigem atenção, força e flexibilidade para encarar a resistência das águas.

Alimentação

Leve alimentos que não precisam de preparo para um passeio de barco, já que algumas excursões podem durar um dia inteiro.

Por exemplo, garanta as suas refeições na embarcação com comidas industrializadas do tipo salgadinhos (Doritos, Pringles, Lays) ou opções mais saudáveis, como frutas e barras de proteínas.

Portanto, vá bem preparado e evite alimentos pesados ou gordurosos para evitar algum mal-estar com o balanço do barco.

Esse é mais um item importante do seu checklist. Outra observação: nunca navegue sem se alimentar, principalmente se você for propenso a enjoar em atividades assim.

Respeite o ambiente náutico e não jogue restos de comida na água.

Psicológico

Algumas pessoas não usufruem dessa atividade com a família ou os amigos no seu turismo porque têm medo de nadar e, consequentemente, de realizar os passeios de barco.

Na verdade, esse transtorno psicológico é caracterizado pelo medo excessivo que torna o lazer ideal para muitos, um sofrimento para alguns.

Logo, cenários perfeitos para navegar são deixados de lado por causa da sensação causada ao ter acesso às águas nessas condições, principalmente em barcos pequenos.

Recomendamos que encare os litorais, ilhas, praias paradisíacas e enfrente o medo somente se estiver preparado.

Equipamentos

Alguns acessórios de segurança são obrigatórios dentro do barco (como boias, coletes salva-vidas) e vestir roupas adequadas (que seja leve, corta-vento para um final de tarde e impermeável) são precauções para esse tipo de passeio.

Outros itens pessoais, por exemplo, toalha e conjunto de roupas reservas são de responsabilidade do próprio passageiro.

Não esqueça dos óculos de sol, boné, chapéu ou viseira e de equipamentos para atividades esportivas (pesca, mergulho), caso pratique sem a contratação de uma agência.

Além do protetor solar, indispensável para se expor durante horas em um barco. E uma garrafa de água para manter a hidratação em dia.

Equipe e treinamento

As empresas que oferecem esse serviço de aluguel de barcos têm o seu próprio motorista de barco que faz o passeio.

Nos casos de aluguel de lanchas e jet ski em que o turista tem carteira para pilotagem, algumas empresas alugam somente o equipamento.

Portanto, navegue com responsabilidade ao se aventurar em lugares novos, nas praias ou em lagos.

É importante se informar sobre as condições do local e tirar todas as dúvidas com quem conhece a região. Evite perigos e riscos desnecessários nas atrações turísticas visitadas.

Saiba também qual a velocidade permitida no lugar e respeite os avisos.

Conclusão

Como você viu, os passeios de barco em suas férias ou dias de folga são a atividade perfeita para desfrutar de locais turísticos pelo Brasil, de ponta a ponta do litoral ou mesmo em rios e lagos inesquecíveis.

Uma atividade de lazer ideal para quem gosta de desfrutar de belas paisagens no Brasil curtindo a brisa fresca, os esportes aquáticos, excursões e banhos nas águas mais cobiçadas do turismo mundial.

De fato, o setor turístico brasileiro está recheado de opções para o lazer e diversão dos turistas. Escolha o seu melhor destino com os amigos ou a família e não perca oportunidades imperdíveis!

Além dos passeios de barco, que tal curtir o melhores lugares para snorkel no Brasil ou então lugares para mergulho no Brasil? Se você for do estilo aventureiro, aproveite!

Thiago Cesar Busarello

Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat