Baixe Grátis nosso Kit de Planejamento de Viagem! Clique Aqui!

Melhores lugares para corrida no Brasil

Olá pessoal, no artigo de hoje vamos trazer dicas sobre os melhores lugares para corrida no Brasil, para que você possa unir a paixão de viajar e praticar corrida, esse esporte que é tão popular e ganha novos adeptos a cada dia.

Vamos indicar 8 destinos para correr no Brasil e trazer peculiaridades sobre a corrida, assim como os cuidados necessários para a prática do esporte durante a sua viagem.

Também vamos trazer dicas sobre o que levar em consideração na hora de escolher um lugar, quais são os benefícios dessa atividade, principalmente para quem gosta de viajar e aliar o seu lado esportivo ao perfil turístico. Esse post é perfeito para cuidar do corpo e da alma no destino que desejar.

Leia até o fim e conheça os melhores lugares para correr em cada cantinho do país. Prepare-se com todo o cuidado e corra!

Por que praticar a corrida?

Correr traz diversos benefícios: emagrece, tonifica o corpo e ajuda a manter a saúde. Ainda mais, trabalha a resistência dos músculos da coxa e te deixa em forma.

Mas a prática do esporte vai além, auxiliando mentalmente e melhorando o humor, o aprendizado, a memória e o raciocínio, segundo o estudo realizado pela Universidade de Kentucky.

Ou seja, já é super comprovado pela ciência que a prática do exercício da corrida regularmente cuida da boa forma, da saúde e também beneficia o cérebro.

Então, por que não aprimorar as suas habilidades, além das suas medidas estéticas, correndo em destinos turísticos de encher os olhos?

Quais são os melhores lugares para corrida no Brasil?

QUAL O MELHOR SEGURO DE VIAGEM PARA VOCÊ?










Quais são os melhores lugares para corrida no Brasil?

Quais os tipos de corrida que existem?

Podemos dizer que existem ao todo 5 tipos de corrida, no qual a escolha da modalidade que você vai querer viajar para praticar vai depender do seu perfil e gosto. Os tipos de corrida que existem são:

Corrida de Pista

A modalidade de corrida de pista é de competição e para quem é atleta, sendo o atletismo mais tradicional. Aquela que vemos nas Olimpíadas, disputadas principalmente em estádios fechados.

Corrida de Rua

A modalidade de corrida de rua é a mais comum praticada pelos atletas amadores e a que mais se encaixa com o perfil de um viajante. Ela acontece principalmente nas vias urbanas e parques, ideal para quem pretende se movimentar ainda hoje fazendo algum esporte.

Corrida Cross Country

Complicando um pouco a atividade, também existe a modalidade de corrida cross country que é um tipo de corrida utilizada em competições oficiais com percursos feitos no gramado, entre outras diversas categorias.

Pode ou não ter obstáculos naturais durante as provas e as distâncias variam dependendo da categoria escolhida.

Geralmente o adulto masculino corre 12 km e o perfil adulto feminino e juvenil masculino correm 8 km. Já o juvenil feminino corre 6 km. O adulto feminino e masculino prova curta percorrem a distância de 4 km.

Corrida em Montanha

Como o nome sugere, a corrida em montanha é o percurso cheio de subidas e descidas, com ou sem obstáculos naturais. Para ser, de fato, uma corrida de montanha, o percurso precisa ter um mínimo de altimetria acumulada tendo como base o nível do mar.

Corrida Trail

A característica da corrida trail é o intenso contato com a natureza. Ela ocorre em trilhas, florestas, parques e praias, também com obstáculos naturais.

Os benefícios de praticar corrida são vários e aumentam ainda mais viajando
Cupom desconto viagem

Os benefícios de praticar corrida são vários e aumentam ainda mais viajando

Como escolher um lugar para viajar para correr?

Para planejar uma viagem rumo aos melhores lugares para correr é preciso levar em consideração ao menos 5 itens:

  • Escolha da modalidade
  • Escolha da melhor época
  • Apoio de equipe técnica
  • Distância da cidade
  • Paisagens a serem vistas

Quanto à escolha da modalidade, ela faz toda a diferença na escolha do lugar para viajar. De nada adianta viajar para a capital de um estado, cheia de prédios, para querer praticar trail, por exemplo.

Portanto a primeira avaliação é se o lugar escolhido vai ter as características que você quer experimentar na viagem.

Quanto à melhor época para visitar a cidade turística, o mais importante é analisar se o clima vai estar bom para corrida, com menos incidências de chuva ou frio ou calor extremo, por exemplo.

Quanto ao apoio de equipe técnica, é importante para as modalidades mais afastadas, para que você receba a orientação necessária sobre os lugares para serem percorridos, garantir que existe uma estrutura adequada e também receber suporte e apoio durante a execução da atividade.

Quanto à distância da cidade, é importante para você economizar tempo na viagem considerando o aeroporto mais próximo, em qual cidade vai se hospedar e a distância de hospitais e farmácias caso precise de ajuda.

Quanto às paisagens a serem vistas, o mais bacana de viajar para praticar corrida é ter novas vistas, pausar rapidamente para fotos, voltar para casa cheio de histórias para contar, e paisagens com muito verde, lagos, rios, mares, montanhas e lugares históricos ajudam muito nesse sentido.

8 dicas de lugares para corrida no Brasil

Vamos ver agora as dicas de 8 lugares para corrida no Brasil em que o treino de corrida é praticado para quem quer viajar, mas não abre mão de aliar o turismo com uma vida mais saudável.

Correr é uma atividade que pode ser feita em praticamente qualquer lugar, com variáveis como o ambiente. Conheça os destinos abaixo, saiba como chegar nas cidades, hidrate-se e mantenha a boa forma, além da saúde mental, aonde você for!

Os destinos que incluem dicas dos melhores lugares para correr no Brasil e trazem opções para quem ama corrida e gostaria de variar o seu treino enquanto viaja.

Saiba quais são as suas alternativas de viagem ou apenas mude o horário e o percurso perto de casa. A prática de exercícios em outra direção é transformadora!

Corrida no Parque Ibirapuera – SP

O Parque Ibirapuera está localizado na zona sul de São Paulo e é muito comum encontrar praticantes de corrida nesse local.

Com certeza, é um dos melhores lugares para correr em SP até para quem está começando. Ele fica aberto das 5 h até 0 h e maratonistas também treinam neste parque.

Conte com ambulantes vendendo comida e água de coco dentro do Parque Ibirapuera, ideal para se manter nutrido durante a prática do esporte. A dica é pegar o amanhecer do dia ou pôr-do-sol para as melhores paisagens e temperaturas.

Fica próximo de aeroportos, como Congonhas (apenas 30 minutos de percurso) e ele é sempre bem movimentado, oferecendo várias opções de trajeto, sejam curtos ou longos.

A estação de metrô mais perto do Parque Ibirapuera é o acesso da estação AACD-Servidor, na linha 5-lilás. A pista principal tem 3 km, perfeito para quem ainda corre pouco.

As entradas do parque estão no endereço Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n (portões 2, 3 e 10), Av. IV Centenário – portões 6 e 7A e Av. República do Líbano – portão 7.

Entre os hotéis por perto do parque, estão o Mercure São Paulo Ibirapuera Privilege (em Moema), o Mercure São Paulo Moema Times Square e o Ninety Hotel (no Jardim Paulista).

Aproveite o percurso no Ibirapuera para a realização de qualquer tipo de treino.

Corrida na Lagoa Pampulha – MG

Para quem ama corrida e está em Belo Horizonte, a Lagoa da Pampulha abriga uma das mais importantes competições do país, a Volta Internacional da Pampulha.

A Lagoa tem uma pista para corrida com extensão de aproximadamente 18 km e está localizada na região de Pampulha, com um visual incrível no município de Belo Horizonte.

Chegue em qualquer horário para curtir esse lugar. Relaxe após a corrida e conheça a cidade de BH, com vários pubs, bares e restaurantes para se divertir.

O aeroporto perto de Pampulha é o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte (Confins), distante 24 km. A Lagoa está em uma área segura e sempre movimentada, além de bem iluminada.

Conte também com uma boa sinalização pela Lagoa. Apenas leve a sua garrafa de água, porque no local não existem muitos pontos de venda. Ou escolha comprar algo para se hidratar na região.

Saiba também que o conjunto arquitetônico modernista da Pampulha foi eleito um Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Como curiosidade, a Lagoa foi formada pelo represamento de um riacho.

Desde o centro da cidade, são 13 km de percurso para chegar ao local, normalmente com bastante trânsito. Os melhores hotéis perto da Lagoa de Pampulha são o Royal Boutique Savassi, Hotel Fasano e o Savassi Hotel.

Corrida na Lagoa Rodrigo de Freitas – RJ

No Rio de Janeiro, um dos melhores lugares para correr é a Lagoa Rodrigo de Freitas. Ela tem uma pista de corrida boa e a prática é feita em cerca de 7,5 km de comprimento. É bem comum encontrar várias pessoas correndo, principalmente no final de semana.

Espere por movimento ao chegar na Lagoa Rodrigo de Freitas, inclusive durante a noite, já que a região também possui vários bares e restaurantes ao redor.

Sua localização é na Avenida Epitácio Pessoa, no bairro Zona Sul. A distância aproximada da Lagoa para o Aeroporto Galeão é de 22 km.

O local é muito frequentado por famílias que fazem passeios e brincam ao redor da Lagoa. Assim, é recomendado chegar cedo para correr.

Você ainda pode andar de pedalinho nesse lugar incrível, para variar a atividade da corrida.

Só não mergulhe na água, mas passeios de bicicleta e piqueniques também são bem-vindos no entorno. Contemple paisagens belíssimas de vários pontos no bairro Ipanema.

Então, chegue cedo ou em um final de tarde para se exercitar pelas duas avenidas que margeiam a Lagoa: Borges de Medeiros (pegando os bairros do Jardim Botânico, Gávea e Leblon) e Epitácio Pessoa (fica na área de Ipanema).

As opções hotéis no Rio de Janeiro para curtir a Lagoa Rodrigo de Freitas são o Ibis Nova America, o Windsor Copa Hotel e o Vila Galé Hotel.

Corrida em Gramado – RS

Gramado é conhecida pela sua gastronomia, mas a corrida está entre os encantos da cidade. Inclusive, há diversos locais para correr e muitas provas agendadas no local.

Mesmo que você fique por um período curto em Gramado, é possível treinar em corridas de rua, por trilhas e vales, além de ao redor do Lago Negro em um trajeto de 750 metros.

Ou seja, turistar em Gramado pode ser muito mais divertido para quem gosta de lugares para correr.

A estrada que liga Gramado à Canela também é muito atrativa, embora não seja um trajeto tão plano para corrida. Mesmo assim, não é complicado percorrer esse caminho para os adeptos do esporte, tendo aproximadamente 9,2 km. É uma excelente pista pela Av. das Hortênsias e a Av. Don Luiz Guanella.

A prática pela estrada consiste em seguir uma reta só e se deparar com inúmeros museus no percurso, além de lojas e restaurantes. Escolhendo esse trajeto, você conhecerá essas duas cidades lindas do Rio Grande do Sul.

O aeroporto mais próximo fica em Porto Alegre, a 135 km. Logo, saindo de Porto Alegre e de carro, pegue a Via Novo Hamburgo – BR-116 (até Novo Hamburgo), RS-239 (até Taquara) e RS-115. Esse é o caminho mais rápido.

Fique hospedado nos lindos hotéis e pousadas de Gramado ou alugue um apartamento por temporada em Gramado. Nossa dica de hotéis são o Laghetto Stilo Vita, o Tri Hotel Le Chateau e o Bella Gramado.

Corrida pela orla de Maceió – AL

Quem mora em regiões litorâneas e é esportista está acostumado a correr na praia. Em Maceió, capital de Alagoas, a paisagem é bem privilegiada e os atletas treinam de tudo com essa vista: triathlon, natação e até corrida de rua pela extensão de 35 km de litoral.

Há faixas adequadas para corredores e pistas para as práticas de atividades físicas, então a cidade abriga diversas provas de corrida e Ironman. Ainda é possível fazer ciclismo como uma outra alternativa turistando na cidade.

Como exemplo de roteiro, a Praia de Pajuçara à praia de Ponta Verde tem 10 km de distância, pertinho do mar para se refrescar depois.

O Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares fica a 25 km da orla urbana e quase todas as opções de hospedagem ficam em Pajuçara, Ponta Verde, Jatiúca e Cruz das Almas. Esses são os principais bairros. As dicas de hospedagem são o Palms Ponta Verde, o Ritz Suites Home Service e o Hotel Brisa Suites.

Corrida na Beira-Mar Norte de Florianópolis – SC

A Beira-Mar Norte fica em Florianópolis e é um local ideal para quem gosta de praticar esportes com as lindas vistas do litoral catarinense.

Com uma vista diferenciada, a Beira-mar Norte tem 7 km de comprimento e possui um calçadão amplo, além de ser a principal via de ligação entre as praias do Norte, as praias do Leste da ilha e o centro da cidade.

Há bastante espaço para caminhadas e corridas. Inclusive o local tem ciclovia delimitada também. Só não é possível se banhar nessas águas, pois são poluídas.

Essa é uma área bastante valorizada em Florianópolis e está em torno da Baía Norte, de frente para o continente. Assim, no local, você pode ficar hospedado em grandes hotéis.

O aeroporto de Florianópolis fica ao sul da ilha e a 14 km do local. Caso você esteja no Sul do Brasil e queira esticar até a capital catarinense, saindo de carro de Curitiba, são mais de 300 km de distância.

Saindo de Porto Alegre, prepare-se para 470 km pelas estradas. Todas as autoestradas do trecho Curitiba-Florianópolis-Porto Alegre cobram pedágio.

Algumas das hospedagens de ótima qualidade disponíveis são o LK Design Hotel Florianópolis, o Blue Tree Premium Florianópolis e o Majestic Palace Hotel.

Corrida em Foz do Iguaçu – PR

Outro local que é superfamoso para o turismo também é um dos melhores lugares para correr no Brasil. Se você está planejando visitar Foz do Iguaçu e ainda se exercitar por lá, está no caminho certo!

As principais pistas de corrida/caminhada também já abrigaram maratonas internacionais e tradicionais até as famosas Cataratas.

O Calçadão da Avenida Paraná possui piso emborrachado para diminuir o impacto e diversas árvores no percurso, o que mantém a temperatura bastante agradável.

Inclusive, a Av. Paraná é um importante eixo da cidade. A pista só não é tão extensa, tendo 1 km de distância. Ela fica no segmento entre as ruas República Argentina e Duque de Caxias.

Você pode optar por correr pela rodovia, na Av. das Cataratas, também conhecida como Corredor Turístico de Foz do Iguaçu. Essa avenida é bem sinalizada e relativamente afastada do tráfego, com a extensão de 2,5 km e largura de 2 metros.

Foz do Iguaçu está situada no extremo oeste do Paraná, a 760 km de Curitiba. O aeroporto fica dentro da zona turística, a 20 minutos do centro e próximo a principal atração: as Cataratas do Iguaçu.

A zona turística abriga várias hospedagens, sendo que podemos indicar como hospedagem em Foz do Iguaçu o Falls Galli Hotel, o JL Hotel by Bourbon e o Golden Park Internacional.

Corrida na Serra da Bodoquena – MS

A corrida na Serra da Bodoquena não é para principiantes, então você precisa ser um atleta para participar de um percurso de corrida trail em montanha.

É um percurso com inúmeros trilhas em meio a mata e lagos e treinos em terrenos arenosos. Portanto, o trajeto é de alta dificuldade em Mato Grosso do Sul, com distâncias de 12 km e 21 km.

As corridas oficiais são nas categorias Individual Masculino e Individual Feminino e em todo o percurso você se depara com a natureza nas trilhas e trechos íngremes, um verdadeiro desafio nas montanhas da Serra da Bodoquena.

Para conhecer essas trilhas em estradas de chão batido e cruzando com pedras e rios rasos pelo caminho, chegue pelo aeroporto em Campo Grande e siga de carro pela BR-262, passando por Terenos, Aquidauana até o município de Miranda, onde é feita a ligação pela rodovia MS-339. O trajeto é todo pavimentado e a distância é de 270 km.

Há opções de hotéis em Bodoquena mesmo, como o Hotel Águas de Bodoquena, Recanto 3ELLL e, para quem quiser ficar em uma casa com belas paisagens, o Hotel Fazenda Cachoeiras da Serra da Bodoquena. Aproveite a vista dos costões e a beleza natural do lugar.

Lista de dicas para viajar e praticar corrida no Brasil

COMPARADOR DE SEGURO DE VIAGEM

Lista de dicas para viajar e praticar corrida no Brasil

Cuidados necessários

Quando se trata de aliar o turismo ao esporte, alguns cuidados básicos são necessários.

Após escolher um dos lugares para correr pelo Brasil, atente-se aos itens abaixo e garanta a sua melhor performance com segurança nos treinos!

Seguro de viagem

O seguro viagem é um recurso barato para a sua viagem e que recomendamos que seja adquirido para que você fique tranquilo em qualquer destino do país.

Isso porque atividades físicas ao ar livre deixam o turista exposto a riscos de saúde e do próprio ambiente. Então, o seguro de viagem para turismo esportivo é super relevante para quem vai praticar corrida em um local desconhecido.

Nossa recomendação é contratar esse item pelo site Seguros Promo e ficar assegurado enquanto estiver viajando, com diversas proteções disponíveis nas opções de planos variados oferecidos pela plataforma.

Condicionamento físico

Outro cuidado mais do que necessário para o atletismo e a corrida é estar preparado fisicamente para a atividade.

Comece a correr de forma progressiva e sinta a sua evolução para não comprometer a saúde. Praticar corrida é um excelente exercício, mas deve ser realizado de acordo com o seu condicionamento físico.

Prepare-se conscientemente no início da prática para não se cansar demais e, de fato, ter somente benefícios como a melhora cardiorrespiratória e os cuidados com o fortalecimento dos ossos, ligamentos e músculos.

Assim, você verá somente vantagens para o seu corpo e para a saúde.

Alimentação

Hidrate-se sempre e escolha alimentos saudáveis antes de partir rumo a um dos lugares para correr destacados.

Bebidas isotônicas também são ótimas para o pós-treino e para aumentar a sua hidratação. Logo, opte pelos melhores alimentos que contém carboidratos com alto índice glicêmico, como pão branco, mel, arroz e batata/inhame.

Adicione proteínas à sua dieta, por exemplo, carnes magras, ovos e queijos. A preparação antes, durante e depois do exercício é fundamental, mesmo que você não vá competir e seja apenas um corredor nas suas horas vagas.

Psicológico

Já mostramos neste artigo que a corrida tem a capacidade de ajudar o cérebro a cada treino ou prova de competição.

Mas ela também te deixa mais forte psicologicamente, sendo uma poderosa ferramenta de autoconhecimento enquanto exige resiliência em grandes percursos e dosa a competitividade.

Mesmo para trajetos curtos, visitar lugares para correr e constatar o aumento da disposição física a cada quilômetro melhora a sensação de bem-estar. Então, a corrida traz uma série de sintomas positivos para a mente e pode te beneficiar com muitas lições de vida.

Equipamentos

A corrida só precisa de um tênis adequado, de roupas para a prática de exercícios físicos e de uma garrafa de água sempre te acompanhando.

Em dias de sol, lembre-se também de carregar um boné ou viseira e óculos de sol. Respeite os seus limites e aproveite os melhores lugares para correr com tudo o que for necessário para a prática do esporte.

Acompanhamento de guias

Caso você não conheça bem o lugar onde vai realizar a atividade, é importante contar com um acompanhante que saiba quais são os caminhos ideais para não se perder e por motivos de segurança.

Essa dica é válida principalmente nos tipos de corrida cross country, corrida em montanha e corrida trail, sendo mais do que recomendado uma equipe especialista.

Treinamento necessário

O treinamento físico e a sua preparação para a corrida são fundamentais para a prática segura e eficaz. É muito comum ficar empolgado no início e não tomar cuidado em ter um treino saudável, de acordo com o seu ritmo.

Faça uma avaliação física antes de começar a correr e realize os treinos evitando riscos desnecessários e indo até o seu limite.

Vá devagar e planeje ao longo do tempo a sua intensidade no treino e o volume diante das suas metas.

Veja quantos dias da semana é possível realizar a atividade ou se você já consegue correr todos os dias. Se sim, isso é saudável para os seus músculos e articulações?

Converse com um especialista e não eleve o risco correndo de forma inadequada.

Dicas de 8 lugares para correr no Brasil
Grupo de desconto de viagem

Dicas de 8 lugares para correr no Brasil

Conclusão

Neste artigo, você conheceu os melhores lugares para corrida no Brasil com dica de percursos demarcados ou livres e ainda aprendeu mais sobre o esporte!

Como dicas extras, trouxemos os cuidados e os benefícios que a atividade traz para uma prática mais consciente e saudável.

O contato com a natureza precisa de atenção às suas características no ambiente, seja para qualquer tipo de corrida que você for fazer.

Esperamos que você esteja pronto para viajar e curtir em qualquer cidade o tanto de lugares que o Brasil tem para oferecer, entre eles essa lista de parques incríveis e cachoeiras.

Abraço e até o próximo artigo!

Thiago Cesar Busarello
Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Pacote Passagem Hotel Carro Seguro Ingressos Chip Mala Ônibus Cruzeiro Câmbio Cartão Financ. Conta Guia Fotógrafo
Mais