BAIXE GRÁTIS NOSSO KIT DE PLANEJAMENTO DE VIAGEM! CLIQUE AQUI!

Melhores lugares para acampar no Brasil

Olá pessoal, hoje vamos falar sobre os melhores lugares para acampar no Brasil para você não ter mais motivos para adiar aquela sua viagem inesquecível.

Neste artigo, vamos trazer dicas de lugares para acampamentos no país, os cuidados necessários para escolher os lugares e informações sobre como acampar em segurança.

Prepare-se como um turista organizado e visite lugares paradisíacos com os seus amigos ou família para curtir o camping ao máximo.

Abra a sua barraca e se depare com paisagens de tirar o fôlego divertindo-se nas suas férias e em momentos de lazer escolhendo um ou vários dos melhores lugares para acampar no Brasil descritos neste post.

Vale a pena acampar em uma viagem?

Existem vários benefícios de escolher a opção de acampamento em uma viagem ao invés das tradicionais hospedagens em pousadas, hotéis ou resorts.

Ao contrário do que muitos turistas podem pensar, escolher um lugar em meio à natureza é uma opção a ser levada em consideração mesmo para quem tem recursos para pagar hospedagens.

Primeiro grande motivo é por causa da aventura, principalmente se estiver acampando com amigos. Aventurar-se com quem mais gosta ou fazer novos amigos em viagem são apenas alguns motivos para acampar.

Acampar é mais do que uma viagem, é um estilo de vida. Quem começa a se aventurar, mesmo que seja com o pontapé inicial para economizar, não quer curtir de outro jeito.

Ficar em um camping permite estreitar os laços com as pessoas com quem você viaja, sejam familiares ou amigos. Ou seja, torna as suas relações mais saudáveis à medida que te conecta com tudo o que está em volta, ao ar livre.

Você passa momentos únicos que guardam o gosto pela liberdade, sentir o ar puro e aproveitar com as pessoas que ama.

Fora os aprendizados de sobrevivência, como escolher um lugar seguro protegido do vento e da chuva, aprender a fazer o fogo (mesmo com recursos artificiais), viver ao relento, escutar os sons da natureza, entre muitos outros.

Para acampar também é preciso de estrutura e planejamento, algo fácil para quem ama camping e sabe que necessita de muita organização. Ou seja, a pessoa também aprende a ser organizada, muito antes da viagem.

E quem acampa com filhos, aproveita esse momento para passar esses ensinamentos para os menores, que levam essa experiência para a vida toda, contando histórias para os seus amigos e guardando muitas fotos de lembrança.

Esteja aberto para essa opção de lazer e sinta um bem-estar maior em suas viagens. É um novo estilo que traz experiências com visuais enriquecedores. Entenda melhor como colocar isso em prática.

Quais os benefícios do acampamento?
Quais os benefícios do acampamento?

QUAL O MELHOR SEGURO DE VIAGEM PARA VOCÊ?










Quais os tipos de acampamento que existem?

Há pelo menos 3 tipos diferentes de campismo para quem pretende curtir os melhores lugares para acampar.

Em alguns casos não é apenas ter uma barraca. Depende de estrutura e organização, oferecendo mais comodidade entre os campings.

Você pode optar por um tipo de acampamento enquanto faz trilhas ou ficar em um trailer, por exemplo.

Vamos explicar melhor essas modalidades para que escolha a sua opção ideal:

  • Camping selvagem
  • Camping livre
  • Camping organizado
  • Camping via trailers ou motorhome

Camping Selvagem

O camping selvagem é o camping primitivo, aquele para quem realmente não tem estrutura alguma, pronto para ser o aventureiro raiz.

É a modalidade para ficar literalmente no meio da natureza, sem estrutura nenhuma de campings tradicionais.

Um tipo de camping para ficar em qualquer lugar para se desligar da vida urbana e sem suporte. Para ter essa experiência, prepare a barraca e leve só o essencial.

O ambiente não tem banheiro e você não terá contato com nenhuma estrutura da cidade, tão pouco energia elétrica. Logo fique sem tomadas por perto e curta apenas o que estiver na sua mochila e em volta.

O ecoturista que optar por essa modalidade pode combinar outras práticas de esporte de aventura, como hiking, ciclismo ou escalada, levando seu equipamento na mochila, por exemplo, e sempre escolhendo um lugar diferente para acampar.

Camping Livre

O camping livre também acaba sendo uma opção de camping em locais onde não tem infraestrutura, mas em locais onde é indicado e permitido o camping.

É o caso de reservas naturais com áreas específicas para a modalidade. Muitas vezes acampamentos ao ar livre, montados à beira de rios ou lagos.

Camping Organizado

O camping organizado é onde você encontra estrutura completa para conhecer lugares novos, que é o tipo mais popular hoje em dia pelo fácil acesso e maior conforto.

Os campistas ficam em uma infraestrutura para o camping, com espaços delimitados possuindo banheiro, luz, churrasqueiras, espaço para fogo e até piscinas.

Alguns têm internet também, o que ajuda no entretenimento à noite e mantém os turistas conectados com outras pessoas caso precisem de ajuda.

Camping via Trailer ou Motorhome

É a opção onde você acampa dentro do seu veículo do tipo trailer ou motorhome, ou seja, aqueles veículos que levam uma miniestrutura como se fosse uma casa.

Hoje em dia até existem variações, como por exemplo, as kombis, onde você não tem estrutura de banheiro, mas encontra kombis adaptadas para o dormitório, mesclando com campings organizados.

Diria que essa opção é ótima para quem gosta de dirigir e economizar, podendo percorrer grandes distâncias, sem precisar de hospedagem.

A grande questão mesmo é a segurança, no qual fica a recomendação de muitas vezes optar por deixar o veículo em estacionamentos pagos.

Melhores lugares para acampar no Brasil
Melhores lugares para acampar no Brasil
Cupom desconto viagem

Como escolher os melhores lugares para acampar?

Você deve levar em consideração pelo menos 5 itens para escolher o melhor lugar para acampar:

  • Estrutura do camping
  • Preço
  • Paisagem
  • Distância até a cidade
  • Atrativos próximos

Com relação à estrutura do camping, basicamente é o que vimos nos tipos de camping que você pode praticar.

Caso opte por campings selvagens ou livres, deve levar em consideração as condições da natureza.

Os terrenos com vegetação rasteira possuem os melhores lugares para acampar, portanto é um ponto a ser observado ao chegar no local. Também dê prioridade ao solo plano e veja se está próximo de alguma fonte de água limpa.

Caso opte por campings organizados, deve levar em consideração tudo o que o camping oferece, como banheiros, churrasqueiras, segurança, etc.

Com relação ao preço do camping, vale a pena fazer pesquisa, principalmente em períodos de muita procura, como a alta temporada de cada lugar.

A diferença chega a ser de até 100% de um camping para outro, muitas vezes do lado, o que faz a diferença se a intenção é viajar com muitas pessoas.

Com relação a paisagem do camping, esse é um diferencial, porque existem campings mais distantes dos principais atrativos turísticos daquele lugar (geralmente mais baratos).

Mas nada melhor do que ficar acampado sabendo que tem um lago ou mar à sua vista, ou então aquelas montanhas lindas que chamam a atenção.

Já com relação à distância do camping até a cidade, faz diferença caso você precise de algum auxílio emergencial, caso precise comprar algo que esqueceu em supermercado, entre outras situações.

Por último, vale levar em consideração campings que ficam próximos dos principais atrativos turísticos para você economizar tempo e dinheiro para o deslocamento.

Ideal é encontrar campings que já tem atrativos turísticos sem precisar se deslocar, como trilhas, acesso a lagos ou praias, entre outros.

Existem vários lugares para acampar na praia no Brasil
Existem vários lugares para acampar na praia no Brasil

COMPARADOR DE SEGURO DE VIAGEM

8 dicas dos melhores lugares para acampar no Brasil

Veja agora dicas de 8 lugares que atendem vários dos pontos acima citados espalhados em várias cidades do Brasil para você escolher qual é o seu local ideal.

Vale a pena fazer uma viagem para ficar acampado no Brasil porque nosso país é riquíssimo em atrações naturais. Portanto escolha o seu destino na praia, no meio de extensas áreas verdes ou mesmo em montanhas.

Acampar em Ilhabela (SP)

A Praia do Sino, em Ilhabela, é uma opção de camping em São Paulo. Seu nome original é Praia Garapocaia e ela é uma das 45 praias do lindíssimo território.

Logo, o Camping Pedra do Sino fica nessa localização de Ilhabela, a 4,1 km ao norte da vila de mesmo nome. É uma excelente parada de frente para o mar, com fácil acesso, já que a avenida está logo ao lado. Fique “hospedado” entre palmeiras, coqueiros e suas águas rasas, aproveitando a luz elétrica e até piscina.

Isso mesmo, há tomadas, uma infraestrutura com bar no camping e restaurante. Mas não é um lugar agitado de Ilhabela como outras praias famosas.

Chegue pelo Aeroporto de São José dos Campos, mais próximo de Ilhabela e por onde você pode pegar um ônibus na Rodoviária até São Sebastião, de frente para a ilha e para pegar a balsa que te leva ao arquipélago.

Acampar em Paraty (RJ)

A Praia do Sono fica em Paraty e é outra das paisagens para acampar no Rio de Janeiro. O camping nesse local existe em diversas opções, por ser um belo ponto turístico no litoral de águas azuis cristalinas e areia branca.

Por exemplo, o clima tranquilo de um dos melhores lugares para acampar se dá devido à localização afastada no final da praia. Ou seja, longe de toda a agitação dos cariocas.

Da mesma forma, não há estradas de acesso à Praia do Sono e não espere ficar próximo a restaurantes ou bares.

Aliás, você pode aproveitar a preservação da natureza e a pouca movimentação no Camping da Ismênia. Simples, mas incrível para curtir dias calmos.

Conte com cozinha compartilhada nesse camping, além de dois banheiros e três chuveiros (dois com água quente).

A Praia do Sono fica a 27 km de distância do centro de Paraty, portanto saindo desse ponto basta seguir as placas que levam a Trindade, uma vila da cidade. Chegando na estrada, vire à esquerda rumo a Laranjeiras, onde os carros ficam estacionados.

A partir daí, siga por uma trilha de 3 km e comece a sua aventura preferida!

Acampar em Canela (RS)

O Parque da Cachoeira fica em Canela, no Rio Grande do Sul. Mais precisamente, no município de São Francisco de Paula, a 18 km do centro da cidade e 25 km de Gramado.

Como o nome do parque sugere, há diversas quedas d’água de variados tamanhos e formatos. O local é uma propriedade privada muito bonita e, por isso, turística.

Aproveite as trilhas para quatro cachoeiras e de todas as intensidades, assim como para chegar em piscinas naturais. Fique hospedado nesse lugar incrível e próximo das águas do rio Cará.

Acesse os espaços tranquilos dos campings em áreas com sombra e infraestrutura de bares/restaurantes perto das acomodações. Além disso, o Parque da Cachoeira tem diversas atividades para curtir com os amigos ou com a família.

Chegue pelo Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, e viaje de carro por aproximadamente 2 horas até Gramado e Canela. As duas são cidades vizinhas e a distância até a capital gaúcha é de 120 km.

Entre uma cidade e outra são apenas 7 km de percurso. Portanto, aproveite a Serra Gaúcha e a sua chamada Região das Hortênsias e fique na área de camping do Parque da Cachoeira.

Acampar no Pantanal da Serra da Bodoquena (MS)

A Serra da Bodoquena é mais um dos melhores lugares para acampar no Brasil, localizada no sudoeste do Complexo do Pantanal.

Esse local é famoso em Mato Grosso do Sul por suas paisagens de grande beleza. Algo mais voltado ao camping selvagem. Excelente ponto para quem busca conexão total com a natureza por ser um destino cercado pela mata.

Bodoquena oferece a possibilidade de visitar e descobrir a flora brasileira em uma aventura sem igual.

Para quem busca infraestrutura, o Refúgio Canaã tem camping, então faça a sua reserva e garanta os seus passeios pelo Pantanal.

Os seus atrativos em meio à natureza são incríveis e o refúgio oferece uma experiência muito boa na zona rural, só não espere tranquilidade, já que a galera que se hospeda nesse camping está em busca de diversão.

Chegue pelo Aeroporto Internacional de Campo Grande ou por Bonito, diretamente no aeroporto da localidade. Isso porque muitos turistas realizam um bate-volta de Bonito até a Serra da Bodoquena, localizada a 70 km da cidade.

É um passeio perfeito e o lugar ideal para acampar e curtir a natureza. Caso opte por sair de Campo Grande, prepare-se para uma viagem de quase 4 horas ao todo e de carro.

Acampar na Chapada dos Veadeiros (GO)

A Vila de São Jorge é um acampamento base para quem visita a Chapada dos Veadeiros com o objetivo de conhecer suas belas paisagens.

A reserva ecológica está no estado de Goiás e é recheada de cânions, rios cristalinos e cachoeiras. Além de minas de cristais.

A vila está localizada na entrada do Parque Nacional e há outros lugares para acampar também em meio ao verde e às trilhas do local.

Se você procura um ponto para relaxar, praticar caminhadas e ficar em campings, esse é o ideal. Construa relações humanas pela região e aproveite o contato com a natureza.

Esse turismo é grandioso e tem um clima maravilhoso. Chegue saindo de Brasília (230 km) ou Goiânia (430 km). O recomendado é desembarcar pelo Aeroporto Internacional de Brasília para depois seguir de carro até São Jorge.

O vilarejo é um dos mais buscados pelos turistas para conhecer o cerrado e guarda um misticismo local que atrai a todos. Assim, o Camping Taiuá é uma das opções com clima zen, pufes e redes. Logo, um dos melhores acampamentos da região.

Coloque na sua lista dos melhores lugares para acampar e volte com a energia renovada da Chapada dos Veadeiros.

Acampar em Cumuruxatiba (BA)

Falando em paisagens incríveis, a Bahia não poderia faltar. Em Cumuruxatiba ou Cumuru, encontre paraísos e acampe nesse vilarejo.

Desfrute do Extremo Sul do estado, na Costa das Baleias, e aproveite a praia. Desse modo, monte a sua barraca na região, de preferência em praias desertas.

A Praia do Píer é perfeita e acampar nela parece cena de filme, já que esse vilarejo tem pouco mais de 4 mil habitantes e é extremamente tranquilo em épocas fora do período de temporada.

Ficando no Camping Aldeia da Lua em feriados, por exemplo, a agitação será maior, embora o lugar seja muito sossegado. Ele fica de frente para o mar, ou seja, imperdível.

Para chegar no local, saiba que Cumuruxatiba é um distrito de Prado. O aeroporto mais próximo é o de Teixeira de Freitas, a 110 km e enfrentando 2 horas de estrada.

Outra opção é desembarcar no aeroporto de Porto Seguro, mas serão 230 km percorridos em mais de 4 horas.

Assim, Cumuruxatiba representa bem a beleza da Bahia. Caso alugue um carro, você pode visitar praias próximas, como Barra do Caí, Corumbau ou as praias da orla norte de Prado. Aproveite muito este destino de viagem!

Acampar em Pancas (ES)

Pancas fica localizado no Espírito Santo, um local onde você pode curtir uma bela vista na Pedra do Camelo. O lugar é lindo e, por isso, é um dos cartões-postais da cidade.

A pedra também é famosa para quem gosta de praticar escaladas, além dos campistas que exploram os diversos cenários naturais do local.

Um local perfeito para viver o momento fazendo esportes radicais e ainda contar com a presença de guias autorizados para te ajudar na natureza e mantê-la preservada.

O acesso para a Pedra do Camelo é feito por trilhas e escalada, então esteja preparado fisicamente.

Para chegar em Pancas e ficar em um dos melhores lugares para acampar, o aeroporto de Vitória está a 175 km de distância, aproximadamente duas horas e meia de carro.

Aproveite esse belo município no noroeste do Espírito Santo e que faz divisa com Minas Gerais. Colatina está mais próximo dos Pontões Capixabas (52 km).

Sua paisagem é única, então você não vai se arrepender de desfrutar no Camping Cantinho do Céu, com estrutura que conta com cozinha e banheiros. A praia está a 200 m de distância e a área verde é maravilhosa para chegar e montar a sua barraca.

Acampar em Carrancas (MG)

O Complexo do Tira Prosa é apenas um dos tantos campings disponíveis em Carrancas, Minas Gerais.

Divirta-se nas cachoeiras da cidade e escolha o seu lugar na área de campismo perto dessas grandes atrações. O complexo é visitado por pessoas de todas as idades por causa dos passeios tranquilos, mas também oferece alguns mais radicais.

O lugar é um hostel/camping localizado a 1,5 km do centro da cidade de Carrancas e perto das cachoeiras. A fazenda é centenária, com muita natureza e tem todos os prazeres de uma zona rural.

Você terá acesso aos poços do local, redário, a área de fogueira, o gramado com árvores nativas e wi-fi. Há um Projeto Agroflorestal em desenvolvimento onde já foram plantadas mais de 3 mil espécies nativas e exóticas, sendo 2 mil frutíferas.

Ou seja, é muito agradável e não está distante da cidade. Para chegar em Carrancas, o aeroporto mais próximo é o de Confins mesmo, em Belo Horizonte. Porém, serão quase 5 horas de viagem de carro após o desembarque.

Se você gosta de ciclismo, aproveite o Circuito da Estrada Real também, com trilhas percorridas principalmente de bicicleta e com uma parte dentro do município.

Quais os cuidados necessários para acampar
Quais os cuidados necessários para acampar
Grupo de desconto de viagem

Cuidados necessários

Os cuidados para acampar são básicos, por isso descrevemos alguns itens essenciais para seguir ao destino preferido com a sua barraca e de forma segura.

Não tenha dores de cabeça no local escolhido para o camping com esse checklist campeão e aproveite uma viagem ao ar livre em segurança.

Seguro de viagem

Para seguir rumo a qualquer destino e conhecer os melhores lugares para acampar, é mais do que indicado o seguro de viagem.

No acampamento, você estará na natureza e sujeito a maiores imprevistos do que em um hotel, mais protegido.

Por isso, além de ser desafiador, esse turismo deve ser aproveitado com todos os cuidados possíveis.

Assim, qualquer problema de saúde ou perrengue que precise de um atendimento médico estará garantido.

Viaje com esse item importante e seja um turista cauteloso conhecendo outros estados com essa opção de turismo que é acampar. Estar em meio à natureza é aproveitar ao ar livre. As melhores opções de seguro você encontra na Seguros Promo.

Condicionamento físico

Normalmente, quem acampa gosta de praticar trekking e fazer trilhas. Logo, é preciso ter um condicionamento físico satisfatório para encarar atividades além do camping.

Portanto, preparar-se para os possíveis exercícios que serão exigidos no caminho é essencial para não ter algum mal-estar.

Andar em ambientes na natureza é mais difícil, então iniciar um trekking ou caminhada – mesmo que seja leve – e depois acampar necessita que o corpo esteja pronto para as atividades.

O cuidado com a sua saúde é fundamental para ter qualidade de vida nas suas viagens.

Alimentação

Dando continuidade a atenção com o corpo antes de viajar, leve na trajetória para o seu acampamento várias frutas e até legumes que podem ser consumidos sem cozinhar.

Uma garrafa de água também é imprescindível. Outra dica é se preparar para fazer as comidas estando em grupo ou solitário em campings que têm esse recurso.

Levar alimentos liofilizados – que não precisam de refrigeração e ficam conservados por mais tempo – é mais um truque. Assim como alimentos semiprontos, do tipo uma sopa para enfrentar dias frios, é o ideal.

Portanto, inclua a categoria alimentação no seu checklist e viaje com enlatados ou todas as opções anteriores, sempre adequando ao seu tipo de camping.

Psicológico

Alguns dos melhores lugares para acampar faz com que turistas enfrentem situações inesperadas, até mesmo de sobrevivência.

Logo, recomendamos que haja um cuidado com o seu psicológico para que viaje com a saúde mental em dia e esteja pronto diante de qualquer imprevisto. O que deve prevalecer é a paixão por experimentar aventuras novas e conhecer lugares lindos.

Afinal, condições extremas são aguardadas por aventureiros e praticantes do camping.

Do mesmo modo, ter essa preparação mental não é algo trivial em uma viagem com riscos assumidos, principalmente se for para aproveitar o tipo de camping selvagem.

Equipamentos

A barraca é o principal material de um camping, mas leve em consideração todos os equipamentos, como sua mochila e saco de dormir.

Veja se a barraca está bem conservada antes de viajar e em todos os seus detalhes. Por exemplo, as cordinhas, espeques, costuras, tecido e armação. Se a costura for selada, observe se não houve perda de silicone.

Lembramos que, se a modalidade escolhida for o camping selvagem, a sua vida estará na barraca e em meio à natureza. Portanto, conte com os melhores equipamentos, confira o teto e o piso e, só depois, siga para o destino identificado.

Acompanhamento de guias

Para conhecer bem um local mais distante e remoto, pode ser necessário contar com guias especialistas na região.

Principalmente se você viaja sozinho ou com um grupo pequeno, é legal ter alguém para alertar sobre problemas e mostrar os melhores caminhos. Não passe sufoco sem necessidade.

Um guia pode ser o seu GPS em um lugar desconhecido, portanto pense se vale a pena curtir sem a contratação de um profissional especializado e que entende dos passeios no local.

Alguns destinos têm guias autorizados para fazer as trilhas mais radicais e depois partir para o acampamento. Assim, a atividade de aventura proporciona uma maior segurança para todos os grupos.

Dicas para camping no Brasil
Dicas para camping no Brasil
Dicas para a bagagem

Conclusão

Neste artigo, trouxemos dicas que te ajudam a se prevenir de acidentes e escolher uma estrutura adequada de camping.

Esperamos que você tenha a oportunidade de conhecer todos dos melhores lugares para acampar no Brasil indicados no texto. Prepare-se para a sua viagem e monte acampamento no seu destino preferido.

Para finalizar, orientamos a como ter os cuidados necessários e até mesmo aproveitar ao máximo os esportes de aventura no caminho.

A atividade de partir para os melhores lugares para acampar e desfrutar do silêncio ou mesmo agitar o camping com os seus amigos é uma experiência incrível! Comente por aqui se ficou alguma dúvida.

Thiago Cesar Busarello

Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat