O que você está procurando?

GRÁTIS! KIT DE PLANEJAMENTO DE VIAGEM! CLIQUE AQUI!

Mala, mochila ou bolsa: Qual o ideal para cada tipo de viagem?

Nesse artigo vamos falar sobre a escolha de mala, mochila ou bolsa para a viagem. Dizem que pessoas que costumam viajar muito se tornam mais sociáveis, comunicativas, autoconfiantes e adaptáveis. Descobrir novos lugares pode ser o segredo para uma vida mais longa e feliz, afinal, todo viajante ama intensamente seu destino, assim como a jornada que o leva até a parada principal.

Viajar é um dos hobbies mais comuns entre as pessoas, independente da idade. Dados do Anuário Braztoa 2019, da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo, revelam que o número de embarques de passageiros em 2018 atingiu a marca de 6,5 milhões, uma alta de 17% em relação a 2017.

Também em 2018, a maioria dos brasileiros (77,1%) optou por destinos de viagem dentro do país. Ainda assim, 1,5 milhões de pessoas viajaram para fora do Brasil, o que resultou em um crescimento de 23,3% na escolha de destinos internacionais, comparado ao ano de 2017. No nosso caso, em 2018, fizemos nossa viagem de lua de mel para Cancun, ajudando nas estatísticas.

Seja em terras estrangeiras ou tupiniquins, os números mostram que viajar está no DNA brasileiro. Não importa o destino, estamos sempre prontos para embarcar em uma nova descoberta. Para isto, contar com a ajuda de agências de viagens e até mesmo buscar informações em portais de turismo, como é o caso do Vida de Turista, ajuda no planejamento, a comparar valores e fazer escolhas com segurança.

A escolha entre mala, mochila ou bolsa

Entre os itens que precisam estar no checklist está a bagagem. Especialmente quando a sua viagem envolver companhias aéreas, já que estas estão em constantes mudanças das normas de embarque e despacho de malas. Mas, e então, o que levar? Mala, mochila ou bolsa de viagem?

Você pode seguir os seguintes tópicos para decidir qual tipo de bagagem levar:

  • Quantidade de dias da viagem
  • Destino turístico
  • Roteiro de viagem
  • Momento de vida

Podemos dizer que 70% da escolha já fica nos dois primeiros itens acima, afinal fica muito mais fácil decidir depois de definir a quantidade de dias e o destino da viagem sobre que tipo de bagagem carregar.

Mala, mochila ou bolsa para a viagem?
Mala, mochila ou bolsa para a viagem?

Quantidade de dias

Quanto à quantidade de dias, não existe milagre: quanto mais dias você ficar fora viajando, maior será a necessidade de roupas para levar para cobrir a viagem. É muito comum ver em viagens de intercâmbio para a Europa aquelas malas tamanho GG para comportar quase um guarda-roupas inteiro para quem vai ficar fora de casa por 6 meses ou 1 ano. Já em viagens mais curtas, como as viagens de férias de final de ano, basta uma mala de menor porte.

Escolha do destino

Quanto à escolha do destino, se o destino for um lugar de frio, como o Canadá, você precisará de mais agasalhos e roupas de inverno que ocupam volumes maiores na bagagem. Já se o local for um destino de verão, como o Caribe, o volume de roupas será menor, ajudando a ter uma bagagem mais leve e mais prática.

Roteiro da viagem

Quanto ao roteiro da viagem, se sua viagem inclui muitas mudanças de cidades ou de hospedagens; ou se é uma viagem com o objetivo de compras; ou depende de deslocamento por meio de trens, ônibus, metrô, ou ainda percorrerá distâncias a pé, o ideal é optar pela bolsa de viagem.

As bolsas de viagem contemplam amplo espaço e podem ser encontradas em diferentes versões: com rodas, expansíveis e multiuso, o que lhe oferece ainda mais uma opção, fazer uso da bolsa de viagem como mochila, o que a torna ainda mais prática e versátil.

Já se seu roteiro é menos aventureiro, com poucas ou apenas uma parada; dispõe de comodidade e você irá passar muito tempo hospedado no mesmo lugar, então a mala de viagem é a melhor escolha.

Elas são encontradas em diferentes tamanhos – pequeno médio e grande – o que ajuda na organização das roupas e se você estiver fazendo uma curta viagem de avião, por exemplo, não precisará despachar a bagagem. Mas para isso verifique com a companhia aérea as dimensões e peso permitido para a bagagem de mão.

Momento de vida

Quanto ao momento da sua vida, ele impacta na quantidade de itens que precisa levar na bagagem. Por exemplo, se você está viajando com crianças, vai precisar guardar roupas extras, alimentos e brinquedos, que acabam ocupando espaço e mudando a escolha da bagagem perfeita.

Finalizando

Agora sim, você está pronto para escolher sua bagagem (optando entre mala, mochila ou bolsa) e desbravar o desconhecido ou quem sabe despertar um novo olhar sobre algum lugar já visitado. Viajante que é viajante está sempre disposto a cruzar fronteiras, porque sabe que o mundo é grande demais para ficar em um só lugar. Partiu?

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI!

  • Se quiser viajar para o paraíso, o Zarpo tem os melhores pacotes de viagem em resorts e hotéis de tirar o fôlego.
  • Para encontrar a passagem aérea com o menor preço do mercado, não deixe de consultar o site do Kayak que consulta os preços em várias companhias aéreas!
  • Reserve diárias de hotel no mundo inteiro de maneira prática e segura no Booking.com, com opção de cancelamento grátis e sem precisar pagar antecipadamente!
  • Precisa de aluguel de carro? Na RentCars o pagamento é feito em reais, sem cobrança de IOF parcelado sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.
  • E não esqueça do seguro viagem. Na Seguros Promo você usa o cupom VIDADETURISTA5 e ganha desconto de 5% na compra.
  • Para os passeios, ingressos para tours, shows e entradas em museus você pode contar com a WePlann em vários lugares do mundo.
  • Com o cupom VIDADETURISTA da América Chip você ganha 5% de desconto na compra de um chip internacional para viajar conectado o tempo todo.

Ao fazer uma compra com um parceiro através do blog recebemos uma pequena comissão. Ninguém paga a mais por isso e de quebra ajuda o blog a trazer sempre artigos e novidades atualizadas. Obrigado! =)

GOSTOU? COMPARTILHE!

Thiago Cesar Busarello

Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1
Olá 👋
Podemos te ajudar?
Powered by