BAIXE GRÁTIS NOSSO KIT DE PLANEJAMENTO DE VIAGEM! CLIQUE AQUI!

Maître de restaurante – Profissão turismo

Olá pessoal, hoje estamos avançando em mais um post da série sobre as profissões no mundo do turismo. A profissão a ser abordada hoje é uma profissão que não é muito conhecida da maioria dos brasileiros, a profissão de maître de restaurante.

Vamos trazer informações sobre carreira profissional, sobre a qualificação necessária para trabalhar na profissão, qual a remuneração média paga pelo mercado de trabalho, assim como dicas e sugestões para encontrar vagas de emprego.

Sobre a profissão de maître de restaurante

A palavra maître tem origem na França, no qual a grafia correta para escrevê-la é com o acento circunflexo no i. O significado do francês significa mestre, aqueles que todos seguem as ordens e a respeitam.

Não é à toa que dentro de um restaurante, o maître é o responsável por agendar os clientes nos grandes restaurantes, coordenar qual garçom vai servir qual mesa e lidar com a reclamação dos clientes caso algo não saia como o esperado.

O profissional também é o responsável por destinar os clientes nas mesas logo assim que chegam ao restaurante, assim como dividir as mesas conforme a capacidade de atendimento dos garçons de restaurante. O profissional deve evitar sob todas as hipóteses uma super lotação.

Dependendo de qual restaurante o profissional trabalha, o maître é o responsável geral pelo jantar como um todo, inclusive pelo buffet oferecido ao cliente, no qual ele tem contato direto e abertura com chef de cozinha de restaurante, profissão que já falamos aqui no blog na nossa série de artigos.

O principal objetivo do maître é a satisfação do cliente. Ele é o profissional que receberá as queixas e elogios dos clientes. Ele precisa garantir a satisfação e é por isso que será cobrado ao fim do dia dos seus superiores.

É um profissional que trabalha principalmente em grandes restaurantes que possuem padrão elevado no atendimento. Também é comum vê-lo atuando em grandes resorts, hotéis renomados e também em restaurantes de navios de cruzeiros marítimos.

Maître de restaurante - Profissão turismo
Maître de restaurante – Profissão turismo

QUAL O MELHOR SEGURO DE VIAGEM PARA VOCÊ?










Como trabalhar como maître de restaurante

A profissão de maître muitas vezes é confundida com a profissão de gerentes de restaurantes ou supervisores de restaurantes, porém elas tem sua distinção, já que não tratam tão particularmente assim da gestão dos restaurantes, como controles administrativos e contábeis, contratação e gestão de fornecedores de alimentos, e tudo mais.

Para a profissão, o principal conhecimento necessário é o de conhecer o funcionamento de restaurantes. Então é comum que o maître tenha especialização em Gastronomia, assim como especialização em gestão de pessoas, atendimento a clientes e turismo e hotelaria. É uma profissão que requer realmente bastante especialização.

Para o profissional que quer se destacar no setor, a recomendação é cursar o ensino superior de Administração ou de Gestão de Empresas que podem ser realizados de maneira EAD em instituições como a Estácio, Uniasselvi, Cruzeiro do Sul, Anhanguera, Unopar, Pitágoras e Unip. Para pós-graduação, você pode consultar também a Estácio, Uniasselvi, etc. Para ter acesso a bolsas você pode consultar o site da Catho Educação.

Um segundo idioma também é de suma importância, principalmente o idioma inglês, para melhor atender os turistas estrangeiros que são comuns de serem recebidos nos estabelecimentos que trabalham com esse tipo de profissão. Cursos como da Babbel podem ajudar muito nesse sentido.

Uma indicação de curso para quem está começando é o curso do Senac. É um curso EAD de 63 horas para quem quiser se especializar na profissão maître.

Remuneração do maître de restaurante

Com tamanha especialização, o profissional também tem retornos financeiros maiores do que de outras profissões do setor de turismo. O salário do maître inicia na faixa de R$ 2.000,00 e aumenta de acordo com a sua especialização, experiência e estabelecimento onde trabalha.

A profissão também oferece boas opções de gorjetas, principalmente se o profissional atua em restaurantes fora do país, que tem a cultura da gorjeta melhor instituída. É o caso de países como Estados Unidos, Inglaterra, França e Alemanha.

Onde encontrar vagas para a profissão

As vagas para a profissão de maître podem ser encontradas nos tradicionais sites de pesquisa de emprego como Catho, Vagas, Indeed, Jooble, Infojobs ou Empregos. Também podem ser encontradas em redes sociais especialistas como o Linkedin, principalmente se filtrar pelos principais restaurantes e empresas do setor.

A nossa sugestão é você atualizar o currículo nesses sites, deixando as informações o mais completas possíveis, e também se colocando à disposição para novas oportunidades. Também recomendamos acompanhar as vagas anunciadas pelas empresas que você tem interesse de trabalhar. Uma boa opção pode ser a de criar alertas, assim você recebe as notificações de vagas por e-mail ou celular.

Outra dica importante é manter um bom networking profissional com colegas de aula ou amigos de profissão, assim como participando de cursos de formação, palestras e eventos, incluindo os cursos on-line.

Participar de grupos de Whatsapp e comunidades no Facebook também podem ser boas oportunidades para conhecer as vagas antes dos demais candidatos.

Minha experiência com maître de restaurante

Já tive contato com profissionais que trabalham como maître em restaurantes renomados. Me lembro de um maître que conheci durante viagem a Gramado. Ele foi o responsável por agendar nossa reserva, depois nos recebeu na hora que chegamos, pediu nosso nome e nos levou até a mesa reservada.

Fiquei observando esse profissional durante alguns instantes e vi o quanto ele era acionado por todos do restaurante e estava preocupado com o bom atendimento de todos. Depois da visita no restaurante, aproveitei para conversar com ele e pedir mais informações sobre a profissão.

Me lembro até hoje de ele falar orgulhosamente de toda a sua trajetória profissional, da dedicação empenhada e também do cuidado e carinho com os clientes. Um simples elogio ao fim do dia é tão gratificante quanto boas gorjetas.

Onde encontrar vagas para a profissão

As vagas para a profissão de maître podem ser encontradas nos tradicionais sites de pesquisa de emprego como Catho, Vagas, Indeed, Jooble, Infojobs ou Empregos. Também podem ser encontradas em redes sociais especialistas como o Linkedin, principalmente se filtrar pelos principais restaurantes e resorts que trabalham com esses profissionais.

A nossa sugestão é você atualizar o currículo nesses sites, deixando as informações o mais completas possíveis, e também se colocando à disposição para novas oportunidades. Também recomendamos acompanhar as vagas anunciadas pelas empresas que você tem interesse de trabalhar. Uma boa opção pode ser a de criar alertas.

Outra dica importante é manter um bom networking profissional com colegas de aula ou amigos de profissão, assim como participando de cursos de formação, palestras e eventos.

Participar de grupos de Whatsapp e comunidades no Facebook também podem ser boas oportunidades para conhecer as vagas antes dos demais candidatos.

Finalizando

Como você viu ao longo do texto, o maître é o profissional responsável por todo o agendamento e sucesso da jornada do cliente no restaurante e é quem responde pelo sucesso ou o fracasso de um restaurante de grife.

Entendo que é uma profissão que se conquista principalmente com os anos de experiência em restaurantes e com suas especializações, o que demora para se conquistar, mas que vale a esperar, já que é uma profissão extremamente recompensadora e gratificante.

Agora gostaria de ouvir você. Já teve a oportunidade de ser atendido por um maître restaurante? Como foi a sua experiência? Deixe o seu comentário!

Abraço e até o próximo post!

Thiago Cesar Busarello

Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.

11 comentários em “Maître de restaurante – Profissão turismo
  • 26/03/2017 em 09:02
    Permalink

    Quero trabalhar na área. Como faz?

    Resposta
    • 03/04/2017 em 13:34
      Permalink

      Olá Maria, no texto deixamos um link de um curso no Senac para quem quer se especializar nessa profissão de maître. Dá uma olhadinha, o curso é online. Abraço!

      Resposta
    • 08/11/2019 em 02:14
      Permalink

      Eu me chamo Carlos Eduardo e sou Maitre no restaurante e adega Vinito Wine House de Brasília. Essa é uma profissão prazerosa porém muito desgastante e que te toma muito tempo, principalmente com a família.

      Resposta
  • 19/09/2017 em 14:27
    Permalink

    Olá, tudo bem? Como faço para me inscrever para uma vaga de emprego?

    Resposta
    • 01/10/2017 em 20:33
      Permalink

      Olá Carlos, tudo bom? O mais certo é você deixar currículo em restaurantes que tem esse cargo. Você já deixou currículo em algum restaurante? Outras opções para buscar emprego como maître é se inscrever no Linkedin, buscar oportunidades em agências de emprego e também participar de grupos no Facebook da profissão. Espero ter ajudado, abraço!

      Resposta
    • 18/05/2021 em 08:12
      Permalink

      Olá meu comentário e , simples uma profissão linda não existe nada mais prazeroso que ver a satisfação de um cliente satisfeito, sou maitre recém promovido em um restaurante de alto padrão, conquistei com muita luta e dedicação.

      Resposta
  • 14/11/2018 em 01:34
    Permalink

    Olá, gostei muito do artigo acima, quero parabenizar pelos pontos importantes que foram abordados.
    Me chamo Joaquim Moura, sou Maître no Restaurante japonês chamado Sansai, em Macaé – RJ. Comecei na função de Cumim, depois fui promovido a Garçom, depois fui promovido novamente e virei Chefe de Fila e por fim fui promovido a Maître. Hoje trabalho a frente de uma grande equipe, diante de um atendimento maravilhoso, o nosso restaurante é muito bem frequentado. Estou muito feliz com a minha profissão, e estou sempre em busca de novas técnicas e informações para melhorar o meu trabalho e o da minha equipe.
    Gostei muito das informações obtidas aqui.
    Parabéns!!!

    Resposta
    • 15/11/2018 em 17:32
      Permalink

      Olá Joaquim, que história de vida bacana, muito inspiradora. Tenho certeza que vai ajudar muitas pessoas que estão pensando em seguir carreira na profissão de maître. Parabéns pelo seu sucesso. Abraço!

      Resposta
  • 29/03/2019 em 00:39
    Permalink

    Olá, gostei muito das informações acima.
    Já trabalho desde 1981, comecei como cumim, fui promovido a garçom, dai seguir….meu penúltimo emprego, foi de maître em um hotel em Salvador, assumindo o serviço de room service, e também a montagem do cafe da manha… Depois de alguns anos parado, em outras atividades, resolvi voltar ao ramo de restaurante, agora num restaurante de hotel em fortaleza. Me sinto feliz , me relaciono muito bem com os clientes, tenho boa relação com a equipe da cozinha e salão. Tenho desejo de aprender mais sobre a minha atuação, como maître. Obrigado!

    Resposta
    • 07/04/2019 em 13:46
      Permalink

      Poxa, que história de vida bacana Aloisio. Só mostra o quanto a dedicação e o esforço fazem as pessoas chegaram lá. Uma dica para buscar mais informações sobre a profissão é procurar o SENAC mais próximo de onde você mora e ver quais cursos relacionados você poderia fazer. Mas com tantos anos de experiência, garanto que você inclusive poderia inclusive vir a ser um professor para os mais novos. Outra dica é procurar as associações de restaurantes da região, participar dos encontros e trocar experiências com outros profissionais do ramo. Mais uma dica para finalizar é procurar grupos no Facebook e Linkedin e opiniar nos tópicos e discussões do grupo a nível Brasil. Quem sabe até não exista um grupo do Whatsapp onde você pode participar, ficar por dentro das novidades da profissão, ver ofertas de emprego e tudo mais. Espero ter ajudado. Abraço!

      Resposta
  • 15/02/2021 em 08:32
    Permalink

    Olá, Sou Guia de Turismo Regional SC, Mas gostaria de ter uma experiência como Chefe de Fila e Maítre.
    Quanto a ser atendido por um Maítre, na minha cidade uma das pizzaria que frequento o atendimento impecável dos Garçons ou Chefe de fila. Vou me informar certinho. Fica o convite para visitar a minha cidade, ela esta entre as cinco melhores cidades mais visitadas do Brasil. Cidade da Primeira Santa Brasileira Santa Paulina, Nova Trento Santa Catarina, Capital Catarinense do Turismo Religioso, com vários roteiros entre eles Enoturismo, Cicloturismo, Cultural Histórico e muito mais. Qualquer duvida ou informações 48 9 9650 7707 Guia de Turismo e Agente de Turismo.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat