BAIXE GRÁTIS NOSSO KIT DE PLANEJAMENTO DE VIAGEM! CLIQUE AQUI!

Intercâmbio na América do Norte

Você sonha em fazer um intercâmbio na América do Norte e considera esse o melhor lugar para dar vida a essa experiência?

Confira todos os detalhes sobre estudar no Norte do nosso continente, as melhores universidades, como alcançar a fluência no inglês e comprovar sua proficiência no idioma e informações sobre vistos e oportunidades de trabalho para brasileiros.

Escolhendo o país

O primeiro passo no planejamento do intercâmbio é decidir para qual país você vai. Diferente da Europa, onde decidir o melhor lugar pode levar tempo, na América do Norte vamos focar em dois países: os Estados Unidos e o Canadá.

Essa escolha está ligada aos seus gostos pessoais, nos EUA você pode decidir estudar em lugares quentes, como a Califórnia ou morar em grandes cidades cosmopolitas como Nova York.

Já no Canadá, apesar do clima ameno no inverno, você terá a oportunidade de entrar em contato com um país diversificado e com estruturas de primeiro mundo.

Custos com moradia e deslocamento também devem ser considerados, algumas cidades famosas, como Toronto e NY, possuem um dos custos de vida mais elevados do mundo.

Dicas COMPLETAS para o intercâmbio na América do Norte
Dicas COMPLETAS para o intercâmbio na América do Norte

QUAL O MELHOR SEGURO DE VIAGEM PARA VOCÊ?










Onde estudar?

Outra maneira de iniciar o planejamento do intercâmbio na América do Norte é escolhendo a universidade que você mais se identifica, aquela que oferece o programa perfeito para você.

Uma ótima notícia é que segundo o Time Higher Education, ranking responsável por classificar as melhores instituições do mundo, dentre as 20 melhores colocadas, 15 estão na América do Norte.

A nível de comparação, a faculdade da América Latina e brasileira melhor colocada é a USP (Universidade de São Paulo), ocupando a 200ª posição.

Confira a lista das 15 melhores faculdades da América do Norte e suas posições no ranking:

  • 2 – Universidade de Stanford
  • 3 – Universidade de Harvard
  • 4 – Instituto de Tecnologia da Califórnia
  • 5 – Instituto de Tecnologia de Massachusetts
  • 7 – Universidade da Califórnia, Berkeley
  • 8 – Universidade de Yale
  • 9 – Universidade de Princeton
  • 10 – Universidade de Chicago
  • 12 – Universidade Johns Hopkins
  • 13 – Universidade da Pensilvânia
  • 15 – Universidade da Califórnia, Los Angeles
  • 17 – Universidade de Columbia
  • 18 – Universidade de Toronto
  • 19 – Universidade Cornell

Conheça melhor alguma dessas universidades:

Universidade Stanford

Começando pela melhor colocada, no ranking de 2021 a Universidade Stanford ficou com a segunda posição, atrás somente da Faculdade de Oxford do Reino Unido.

Localizada na Califórnia, no coração do Vale do Silício, Stanford carrega na sua história, iniciada em 1885, a inovação. A instituição foi responsável pelo surgimento de empresas e tecnologias que modificaram o mundo e a forma como nos relacionamos com os aparelhos eletrônicos.

Foram fundadas ou tiveram a ajuda de professores e alunos de Stanford em sua formulação, empresas como: Google, eBay, Netflix, Yahoo, Nike e Tesla.

Porém, estudar em Stanford é uma tarefa complicada, a universidade da grande importância não somente a qualidade de ensino, mas também a qualidade dos estudantes. Sua taxa de aprovação fica na média de 5%.

Esse alto padrão reflete também na divisão dos estudantes, a maioria está em cursos de pós-graduação, sendo os cursos de graduação representados por 40% dos alunos. A proporção de alunos para professores também chama a atenção, a cada 5 estudantes, Stanford conta com 1 professor.

Universidade de Stanford nos Estados Unidos
Universidade de Stanford nos Estados Unidos
Cupom desconto viagem

Universidade de Harvard

Completando o top 3 das melhores universidades do mundo, vem provavelmente a mais famosa. Quando você pensa em ensino superior de qualidade é provável que Harvard seja o primeiro nome a surgir na sua mente. Somente esse fato já diz muito sobre a boa reputação da instituição, mas outros fatos também garantem essa qualidade.

Situada em Massachusetts e fundada em 1636, Harvard conta com um número impressionante de 150 ganhadores de prêmio Nobel que em algum momento tiveram contato com a instituição, um número maior do que o de qualquer outra universidade.

O foco em pesquisa e na aprovação de alunos excepcionais, atraem pessoas de todo o mundo para estudar em seu campus, do total de alunos, 22% são estrangeiros, um excelente indicativo para quem deseja realizar um intercâmbio na América do Norte.

Harvard possui também o maior acervo de livros dos EUA, sua maior biblioteca abriga cerca de 3,5 milhões de obras, de mais de 100 países diferentes, e conta com 92 quilômetros de prateleiras.

Universidade de Columbia

Se o seu motivo de fazer um intercâmbio na América do Norte é estudar ou até morar em Nova York, a Universidade de Columbia é uma ótima opção.

Localizada em Manhattan, próxima ao Central Park, a instituição foi responsável pela formação de grandes líderes como Theodore Roosevelt e Barack Obama.

Cerca de 17 mil alunos da instituição são estrangeiros, oriundos de 156 nacionalidades diferentes, sendo chineses e indianos as principais. Assim como Stanford, a taxa de aprovação da universidade a torna concorrida, somente 5,3% das aplicações são aprovadas.

Alinhada com o pensamento moderno, Columbia oferta diversos programas para quem deseja ingressar em um curso de pós-graduação, entre eles está o inovador mestrado em clima e sociedade, focado na manutenção das mudanças climáticas e seus impactos nas mais diversas sociedades.

Universidade de Toronto

A melhor instituição de ensino do Canadá, fundada em 1827, também conhecida como UofT. A universidade levanta a bandeira das inovações através das pesquisas e da mentalidade de um mundo globalizado, onde essas descobertas podem ser levadas a todos.

Estudar em Toronto é uma boa opção para um intercâmbio na América do Norte não somente pela universidade, mas a cidade, é excelente para imigrantes. Conhecida pela sua pluralidade cultural, Toronto abriga mais de 200 etnias vindas de todo o mundo. Essa diversidade é perceptível na UofT também, cerca de 25% dos alunos são de fora do Canadá.

Outra excelente opção para quem deseja estudar no Canadá é a Universidade da Colúmbia Britânica.

Melhor faculdades de medicina do mundo

Se buscar a profissionalização ou iniciar os estudos na área médica é o seu interesse ao procurar um intercâmbio na América do Norte, você certamente contará com um bom ensino. Entre as 5 melhores escolas de medicina do mundo, 3 são dos EUA, confira lista:

  1. Harvard – EUA
  2. Oxford – Reino Unido
  3. Cambridge – Reino Unido
  4. Stanford – EUA
  5. John Hopkins – EUA
Toronto é uma cidade que possui várias boas universidades
Toronto é uma cidade que possui várias boas universidades

COMPARADOR DE SEGURO DE VIAGEM

Não perca sua vaga, comprove sua proficiência em inglês

Com a instituição escolhida, outro ponto determinante na sua aprovação é a proficiência em inglês. Não basta apenas afirmar que você é fluente em inglês, a comprovação precisa vir a partir de um certificado, e para conseguir este certificado, você deve realizar uma prova.

Existem vários testes disponíveis, algumas instituições aceitam apenas alguns deles, já outras aceitam vários. É importante considerar o alto custo de cada um desses exames, estar preparado é primordial para que você não desperdice dinheiro. Uma ótima opção é realizar um curso preparatório, como o curso para IELTS.

Todos os testes apresentados são realizados em locais de prova credenciados pelas instituições que os formulam e corrigem, você consegue fazer as provas em diversas cidades do Brasil.

As provas atestam a capacidade do candidato em: leitura, escrita, escuta e fala na língua inglesa.

Confira os principais testes de proficiência e como eles funcionam:

IELTS

English Language Testing System (Sistema Internacional de Teste da Língua Inglesa), conhecido como IELTS, é o principal e maior exame da língua inglesa britânica, tem como missão atestar a proficiência no idioma em candidatos para alguma vaga, seja em uma universidade ou em uma empresa.

Aceito em diversas instituições, inclusive todas as citadas no artigo, a prova pode ser feita em três opções a sua escolha: IELTS Academic, IELTS General Training e IELTS Life Skills.

Para um intercâmbio na América do Norte, você deve optar pelo IELTS Academic, essa prova é voltada para o ambiente acadêmico.

Caso você não esteja seguro, ou não saiba qual é o seu nível no inglês, você pode realizar um simulado IELTS gratuito, ele irá te ajudar a mostrar as etapas do aprendizado onde você possui mais dificuldade e precisa reforçar os estudos.

TOEFL

Test of English as a Foreign Language (Teste de Inglês Como Língua Estrangeira) – TOEFL, é o mais tradicional exame de proficiência em inglês. O exame é exigido principalmente em universidades dos Estados Unidos, e pode ser realizado em duas formas.

  • TOEFL ITP – Realizado no papel
  • TOEFL IBT – Realizado no computador

Os dois exames possuem formas de correção e de pontuação diferentes. Por conta disso, é importante notar a nota mínima exigida pela instituição para cada um dos formatos.

PTE Academic

Outro excelente exame é o PTE Academic, reconhecido por sua praticidade. A prova é 100% online e está sempre disponível para realização, basta encontrar um lugar credenciado e marcar um horário para fazer a prova.

O teste ainda não é aceito em todas as universidades da América do Norte, por isso vale a pena pesquisar essa informação na hora da aplicação. Já nos países: Austrália, Nova Zelândia e Irlanda, o exame é aceito em todas as universidades.

OET

Se a sua meta é realizar um intercâmbio nos Estados Unidos na área médica, seja para estudar ou aplicar para uma residência médica, o OET é ideal para você. O exame foi criado e é formulado especificamente para profissionais da área médica.

O certificado emitido para quem passa na prova é aceito, além de universidades, por hospitais e conselhos de medicina de diversos países, como os EUA, o Canadá, Irlanda e Austrália.

CELPIP

O Canadian English Language Proficiency Index Program, possui a mesma função dos exames já citados, atestar a proficiência em inglês. Porém, a prova serve exclusivamente para quem vai estudar no Canadá.

O CELPIP está disponível em duas formas CELPIP General e CELPIP General LS, o segundo avalia apenas a capacidade de escuta e de fala, e é indicado para quem vai apenas imigrar para o Canadá, para você, que deseja realizar um intercâmbio na América do Norte, o exame a ser feito é o CELPIP General.

Fazer intercâmbio na América do Norte é uma ótima maneira de aperfeiçoar o inglês
Fazer intercâmbio na América do Norte é uma ótima maneira de aperfeiçoar o inglês
Grupo de desconto de viagem

Posso trabalhar durante meu intercâmbio na América do Norte?

Essa resposta vai depender do visto que você irá tirar para entrar em algum dos países, mas no geral, sim, você poderá ter um trabalho de meio período para bancar os seus custos no país enquanto estuda.

Se você já possui alguma qualificação e comprovação dela, conseguir um emprego pode ser mais fácil. Entre os empregos para brasileiros no Canadá mais ofertados estão vagas na área contábil, especialista em marketing e gerente de TI.

Caso você não possua nenhuma qualificação, empregos comuns a estudantes em ambos os países, EUA e Canadá, como atendente e operador de empilhadeiras, podem te garantir uma renda.

Outro fator importante a ser considerado é que o tempo de trabalho permitido pelos vistos de estudo e trabalho é de normalmente 20 horas semanais, o que dificilmente suprira todos os seus custos, ao planejar seu intercâmbio na América do Norte, lembre-se de guardar dinheiro para estes momentos.

Como tirar o visto?

Visto de estudante para os Estados Unidos

O processo de imigração para estudantes começa após sua aprovação, com a carta em mãos e o passaporte válido (com data de vencimento de no mínimo seis meses depois de sua viagem para os EUA), você deverá aplicar para o visto de estudante e marcar sua visita à embaixada para entrevista pessoal.

Além desses procedimentos, a comprovação de rendimentos e da capacidade de se manter no país também será requisitada. Por tanto, caso você consiga uma bolsa, leve para a entrevista todos os papéis que comprovam a ajuda financeira cedida pela instituição.

A maior taxa de negação do visto para estudantes ocorre por conta da não comprovação das suas intenções de voltar ao país de origem depois da conclusão do curso. Ofereça provas a partir de um plano de estudos, demonstrando sua vontade de aplicar os conhecimentos no Brasil posteriormente.

>> Passo-a-passo para o visto de estudante para os Estados Unidos

Visto de estudante para o Canadá

A aplicação para o visto é feita no consulado após sua aprovação no curso pretendido. O processo é considerado fácil quando você tem todos os documentos, que são:

  • Comprovação de vínculo acadêmico com a universidade;
  • Comprovação de condições financeiras: é exigida a comprovação de uma renda de no mínimo 1200 dólares canadenses por mês;
  • Comprovação de vínculo familiar: dados dos seus pais, irmãos, cônjuge e filhos.

Outra forma de acessar o Canadá, para estabelecer moradia e não somente realizar um intercâmbio na América do Norte, é o Express Entry. Nessa modalidade, você preenche um formulário como interessado em imigrar para o Canadá, caso seu perfil seja adequado para o país, você receberá um convite para seguir adiante com o processo imigratório. Os requisitos para o Express Entry são:

  • Teste de proficiência em inglês;
  • Obter uma equivalência canadense para o seu diploma de graduação;
  • Ter ocupado em suas experiências profissionais cargos que o governo local considera elegível.

>> Passo-a-passo para o visto de estudante para o Canadá

Os passaportes e vistos fazem parte da documentação da viagem
Os passaportes e vistos fazem parte da documentação da viagem
Dicas para a bagagem

Pronto para o seu intercâmbio na América do Norte?

Como você viu, seja nos Estados Unidos ou no Canadá, realizar um intercâmbio é um fator determinante para o seu futuro profissional.

Além do convívio com o diferente, o contato com amigos de diversos países e a oportunidades de conhecer lugares espetaculares só tem a agregar muitas qualidades a sua vida.

Agora queremos ouvir a sua opinião. Entre os dois países, qual deles você escolheria para fazer os seus estudos? Quem sabe escolheria o México? Deixe abaixo o seu comentário!

Abraço e até o próximo artigo!

Thiago Cesar Busarello

Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat