Baixe Grátis nosso Kit de Planejamento de Viagem! Clique Aqui!

GDS (Global Distribuition System)

GDS são mega sistemas cuja função é a intermediação eletrônica, como meio de comunicação, entre as agências de viagens e as companhias aéreas, hotéis, locadoras de veículos, operadoras, etc.

Oferecem de maneira prática a possibilidade de você efetuar reservas e também fazer a emissão de todos esses produtos da área do turismo, facilitando a venda para a agência de viagens. Existem três principais GDS no mundo, veja abaixo.

Principais GDS

GDS - Amadeus

QUAL O MELHOR SEGURO DE VIAGEM PARA VOCÊ?










GDS – Amadeus

Agregadores de conteúdo

Além desses existem outros agregadores de conteúdo turístico, que se tornam com um foco um pouco mais regional, como por exemplo no Brasil:

Agregador de conteúdo - CMNET
Cupom desconto viagem

Agregador de conteúdo – CMNET

Esse tipo de GDS foram e ainda são úteis para as agências de viagens, mas vêm perdendo força para sistemas de distribuição na internet a partir de sistemas com o uso de tecnologia de webservices que outras empresas e os próprios GDS vêm desenvolvendo, além da disponibilidade do site dos próprios fornecedores de serviços prestados como as cias TAM (agora LATAM), GOL, AZUL e Avianca.

Algumas empresas fornecem de uma maneira prática, rápida e eficiente o conteúdo disponibilizado dos GDS, fornecedores e agregadores de conteúdos turísticos facilitando e muito a vida dos agentes de viagem. Mais sistemas desse tipo você pode ver no post que criei: Sistemas de Turismo.

Qualquer dúvida que surgir também, deixe seu comentário.

Abraço!

Thiago Cesar Busarello
Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Comentários:
Rodrigo disse:

Oi, achei teu blog pelo Google, tá bem interessante gostei desse post. Quando der dá uma passada pelo meu blog, é sobre camiseta personalizada, mostra passo a passo como criar uma bem maneira. Até mais.

Gabriel Szpoganicz disse:

Olá,gostaria de saber mais sobre o seu sistema de reserva, qual API ele usa? WS, Amadeus, Galileo? Aguardo.

Thiago disse:

Rodrigo,
Legal a dica.. Quem sabe um dia a gente venha a criar camisas do blog Vida de Turista e daí entro em contato contigo.. 😉
Abraço..

Thiago disse:

Gabriel,
O nosso sistema de reservas utiliza Amadeus e Sabre, companhias TAM e GOL, conteúdo da Cions e CMNet e sempre estamos melhorando o mesmo com novos agregadores de conteúdo.. 😉
Abraço,
Thiago

Adriano disse:

Olá , gostaria de saber se existe alguma forma te der uma agência de viagens sem ter o número do IATA !

Thiago Cesar Busarello disse:

Olá Adriano, é possível abrir agência de viagens sem ter o número IATA e emitir passagens aéreas das cias aéreas no Brasil sem esse código. Porém a partir do momento que você tiver um faturamento acima de R$ 30.000,00, algumas cias aéreas brasileiras exigirão o código IATA.

Já para emissão de passagens aéreas internacionais, o código IATA será obrigatório. Então é importante avaliar o foco e público-alvo que você quer atingir.

Sugiro também ler esse material do Sebrae para abertura de agências de viagens, já que lá tem um material bem completo sobre o assunto: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ideias/como-montar-uma-agencia-de-turismo-receptivo,7c887a51b9105410VgnVCM1000003b74010aRCRD

Espero ter ajudado,
Abraço e boa sorte!

Cassandra disse:

Olá, acho que este site está um pouco incompleto. Explica só o básico. Eu tenho uma dúvida. Queria saber quais as vantagens ou benefícios que os GDS trouxeram ás organizações turísticas? Gostaria que me respondessem o mais rápido possível. Obrigado. 🙂

Thiago disse:

Olá Cassandra..
Com certeza.. O objetivo do post é justamente esse.. Dar um gostinho de quero mais para as pessoas conhecerem e correrem atrás.. 😉
O assunto de GDS daria quase um livro.. Hehe..
Acredito que a principal vantagem é o aparato tecnológico que elas davam para as agências que chegavam a ser desde sistemas a computadores, servidores, etc..
Em troca elas ganhavam nas vendas exclusivas daquelas agências com elas..
Você ainda vê grandes agências de viagens com contratos exclusivos com GDSs específicos..
O problema dos GDS é que eles oferecem preços mais caros para cias aéreas nacionais, pois as cias aéreas nacionais boicotaram os GDS, visto as taxas excessivas cobradas pelos mesmos..
Fora todo processo de internacionalização, que os principais GDS são de fora do país..
Eu que trabalhei com sistemas assim, sei da burocracia que é pra conseguir algo deles..
Vai caber ver o que a agência precisa pra saber se deve utilizar GDS sim ou não..
Espero que tenha ajudado..
Abraço..

Fernando disse:

Gostei do site. Também tenho um site focado em viagens. Abraços.

Thiago disse:

Legal Fernando..
Interessante o formato do Bicho Turista..
Tenho certeza que fará um grande sucesso..
Se precisar de alguma coisa, me avise..
Abraço..

Rafael disse:

Thiago boa tarde!!!
Conheci a tempos atrás uma sistema de reserva online GO Global Travel, que tinha no seu patamar de reservas a oportunidade de se confirmar reservas de aéreo, hotel, serviços e locação de carro. Tudo feito no sistema da Go Global de forma online. Depois não li, ou ouvir falar deste sistema de reserva online. Você conhece ou já ouviu falar, gostaria de retornar o contato com esse ou outros tipos de sistemas similares.
Aguardo noticias.

Thiago disse:

Olá Rafael..
Não conhecia a Go Global Travel, mas me parece ser uma empresa idônea, pois trabalha com grandes marcas como Intercontinental Hotéis, Comfort Inn, StayBridge, Hilton, entre outros.. Pelo que li também ela é uma companhia de Israel e fez parceria com a Amadeus, onde acredito que agora somente se encontra a tecnologia dela dentro do sistema Amadeus com o produto Symphony, conforme press release..
Com relação a outros sistemas similares, recomendaria você ler meu post sobre Sistemas ou Softwares de Turismo que contém várias informações sobre produtos da área..
Espero que tenha ajudado..
Abraço..

Celia disse:

Olá Thiago, descobri o seu blog através do Aquela Passagem e gostei muito. Queria saber como posso ter acesso a um GDS ou outra ferramenta de consulta a voos (sem ser o Matrix, que já utilizo). Sou da área de informática e amo viajar. Vivo fuxicando sites atrás de passagens mais baratas. Tem que ser profissional de turismo? Ou posso pagar o acesso a uma ferramenta dessas? Obrigada, Celia.

Thiago Cesar Busarello disse:

Olá Celia,
A única maneira de ter acesso ao GDS é entrando em contato com eles e informando a sua necessidade.
É difícil encontrar sites abertos que permitem consultas via comandos dos próprios GDSs.
Até porque uma ferramenta GDS é cara. As agências que tem contrato via ferramenta GDS geralmente tem grandes volumes de vendas.
Abraço,
Thiago

Bruna disse:

Olá, pretendo montar uma agência de Viagens. Você poderia me auxiliar se encontro algum site com dicas, ou mesmo um curso que ensine os primeiros passos, as siglas e tudo o que eu preciso saber pra montá-la. Aguardo resposta.
Obrigada.

Thiago disse:

Olá Bruna,
Minha sugestão é você entrar em contato com o Sebrae da sua cidade. Geralmente o Sebrae tem informações básicas para ajudar no início de qualquer empresa, inclusive focando no segmento do negócio que você quer abrir.
Abraço,
Thiago

Viviane disse:

Oi Thiago, parabéns pelo post. Estava fazendo uma pesquisa sobre GDSs e encontrei ele. Tenho algumas dúvidas, poderia me ajudar? Como os GDSs captam os dados de reservas dos hotéis? Eles estabelecem algum tipo de contrato ou comunicação padrão? No caso se eu tiver um webservice com informações de vários hotéis, tem como fazer este webservice se comunicar com os GDSs para troca de informações? Num post anterior vc disse que trabalha com um sistema de reservas integrado a vários outros serviços, como este sistema se comunica aos demais? E por fim, como posso consultar informações dos GDSs ou de outros webservices como o CMNet? Li algo sobre um padrão XML de comunicação, baseado no padrão OTA (OpenTravel Alliance). Agradeço desde já.

Att,

Viviane

Thiago disse:

Olá Viviane,

Essa mecânica por trás dos GDSs não conheço exatamente como funciona.

Acredito que os GDSs tenham sistemas integrados (via webservice) com os sistemas dos hotéis. Como os GDSs focam nas redes hoteleiras maiores, ou seja, dificilmente se integram a hoteis ou pousadas específicas, é garantida a disponibilidade e reserva sem haver furos na hora de fechar a venda.

Com certeza existe contrato com as redes hoteleiras fechando a parceria para disponibilizar os quartos e hotéis disponíveis.

Sobre os webservices, conforme mencionei acima, acredito que seja exatamente dessa forma. A integração dos sistemas que trabalhava era toda via webservice.

Com relação ao como, você deverá entrar em contato com os próprios GDSs, no qual deverá existir um contrato e eles disponibilizarão os manuais para você fazer a integração com os sistemas deles.

Abraço,
Thiago

Regina Lotti disse:

Gostei da informação do sistema GDS. Tenho curso superior de turismo, mas não tive a oportunidade de conhecer tal ferramenta. Onde posso fazer um curso desses? Moro em Goiânia. Muito obrigada.

Thiago disse:

Olá Regina,

Para buscar cursos sobre uso dos GDSs eu recomendaria:
– Acessar os sites dos GDSs e ver se existem documentação e treinamentos disponíveis on-line
– Entrar em contato com a ABAV do seu estado solicitando indicação
– Entrar em contato com agências de viagens maiores
– Buscar cursos on-line no Youtube
– Ou mesmo pesquisando nos sites de busca

Abraço,
Thiago

Tiago Morais disse:

Olá Thiago, gostaria de te pedir ajuda para um trabalho sobre o sistema GDS, gostaria de saber quais os sistemas de informática mais utilizados no mundo inteiro, as características individuais de cada sistema, o que fazem e quais as suas funções. Se puderes me ajudar… Abraço!

Thiago disse:

Olá Tiago,
Os GDSs mais famosos são os que listei acima.
Como estou fora do mercado de desenvolvimento de sistemas nessa área há algum tempo, podem ter surgido outros, mas eu começaria entrando nos sites desses e buscando ali as informações que você precisa.
Abraço,
Thiago

Santuche disse:

Bom dia Thiago, estou trabalhando no desenvolvimento de um sistema para agências de viagens que faz consulta aos voos disponíveis das cias aéreas e estou tendo dificuldades em obter informações sobre como fazer tal acesso. Você poderia me ajudar?

Thiago disse:

Olá Santuche,
Essa é uma ajuda muito específica e complexa. Minha primeira orientação para quem está iniciando é entrar em contato com a área de informática das cias aéreas e buscar a documentação necessária para fazer a integração das informações.
Depois entrar em contato com os GDS e prosseguir da mesma maneira. Lembro que o suporte não era fácil vindo deles, mas com um pouco de insistência conseguíamos as informações.
Abraço,
Thiago

Andrea disse:

Boa tarde, prezado Thiago. Meu nome é Andrea Nunes sou estudante de turismo e estou fazendo um trabalho sobre GDS.
Navegando pela internet achei o contato. Queria muito uma ajuda, por gentileza, a história completa do GDS, e o diferencial dele na operação turística.
Qual a fonte que eu posso achar sobre as informações acima, de um modo complexo.
No aguardo, desde já, muito obrigada!

Thiago disse:

Olá Andrea,
O resumo encontrado na Wikipedia pode lhe ajudar com as informações básicas:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_de_reservas_por_computador
As informações mais complexas você pode buscar nas páginas dos próprios GDSs que devem ter seu histórico, funcionalidade e depois você pode comparar um com o outro analisando as diferenças de cada um.
Na Wikipedia em inglês tem informações mais completas:
http://en.wikipedia.org/wiki/Computer_reservations_system
Abraço,
Thiago

Marcos Rogerio Camatti disse:

Boa tarde!

Por gentileza, estou procurando banco de dados em que eu possa acessar para integrar no módulo de Estimativa de Despesas de Viagem que estamos desenvolvendo dentro do nosso sistema interno.

Vamos desenvolver um módulo, onde possamos de forma ágil buscar informações sobre (pelo menos) empresas e linhas e horários aéreas, empresas, linhas e horários rodoviárias, locadoras, modelos e tarifas de locações de carros e também cadastros de hotéis por cidade.

Nosso pensamento agora é de integrar com alguma ferramenta já disponível no mercado, pois caso nós mesmos nos responsabilizemos por alimentar o banco de dados, posso incorrer em muitos erros, e inclusive, talvez o maior problema, em muita manutenção.

Por isso, te peço por gentileza, se possuir informações sobre banco de dados que possam me dar estas informações, gostaria que me repassasse.

Muito obrigado!

Marcos Rogerio Camatti.

Thiago disse:

Olá Marcos,
Desconheço um banco de dados tão específico e rico em informações como esse para você utilizar no seu projeto.
Digo mais, as informações que você busca mudam constantemente e poderá levar a uma análise ou tomada de decisão errada se você olhar friamente para dados históricos.
Para você ter uma idéia, os preços das passagens aéreas mudam toda hora. Como formar uma base robusta e confiável dessa maneira?
Sobre a integração, minha sugestão é começar entrando em contato com os GDS e verificando como eles podem lhe ajudar nessa empreitada.
Abraço,
Thiago

Claudia disse:

Olá, queria um resumo sobre GDS, o mais rápido possível.

Thiago disse:

Olá Claudia,
Para complementar as informações do post que criei acima, sugiro ler o artigo da Wikipedia:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_de_reservas_por_computador
Abraço,
Thiago

Janice disse:

Olá Thiago! Olha, parabéns pelos posts viu!! Fiquei bem feliz em encontrar teu blog ao buscar “GDS” você tens conteúdos muito interessantes para nós, Gestores de Viagens.
Tenho uma pergunta, você tens conhecimento do sistema de SelfBookin Lemontech? Obrigada!

Thiago disse:

Obrigado Janice!
Não tenho conhecimento do Selfbooking da Lemontech. Somente da Benner que era a empresa do qual trabalhava.
Abraço,
Thiago

Thiago disse:

Olá Celia,

Sem problema quanto a troca do nome.

A única maneira de ter acesso ao GDS é entrando em contato com eles e informando a sua necessidade.

É difícil encontrar sites abertos que permitem consultas via comandos dos próprios GDSs.

Até porque uma ferramenta GDS é cara. As agências que tem contrato via ferramenta GDS geralmente tem grande volume de vendas.

Abraço,
Thiago

Francisco disse:

Bom dia Thiago! Primeiramente gostaria de parabenizar pelo teu blog. Estou com dificuldade de encontrar empresas tipo cmnet para cadastrar uma locadora de veículos. Você conhece alguma? Ou outras alternativas sem ser RDcard porque eles só fazem a integração com GDS se comprar o software de locadora o qual já possuo, somos uma frota pequena de 20 carros.
Obrigado.

Thiago disse:

Olá Francisco,
Fora os GDSs, desconheço um sistema que integre a frota de locadoras de carros.
É mais comum existirem sites próprios que oferecem o serviço, como a Rent Cars (http://www.rentcars.com.br/).
Abraço,
Thiago

Caio Ferreira disse:

Parabéns Thiago! Seu artigo é a única referência boa sobre GDSs que encontrei em português.
Pretendo desenvolver um sistema para agência de turismo online. Estou pesquisando muito, mas está difícil encontrar informação de como tudo funciona. Pelo que vi, eu como desenvolvedor, posso me cadastrar no GDS e ter acesso a API. Isso procede?
E depois as agências que utilizarem meu software que irão pagar para o GDS o uso? Você sabe quanto custa e como funciona mais ou menos isso para agência?
A agência tem acesso ao GDS direto ou é apenas a operadora?
Desde já, obrigado! Se puder dar uma consultoria paga via telefone ou Skype ia ser muito útil para mim. Sei que você está fora do mercado e mesmo pagando não espero obter todas as respostas… Se animar, entra em contato pelo meu e-mail.
Obrigado, Caio.

Thiago disse:

Obrigado pelo comentário Caio. Estou fora há muito tempo e esse é um mercado que muda muito, tanto por vias de legislação, como por necessidades de mercado, afinal é um setor bem competitivo. Veja o exemplo que em aproximadamente 5 anos não existe mais as cias aéreas BRA, Varig, Webjet, OceanAir e Trip. Ou faliram ou foram compradas pelas grandes. Deixa eu ver se consigo te ajudar nas respostas.

Como desenvolvedor você não tem acesso ao uso do GDS. Você tem acesso somente a API de desenvolvimento. Eles até passam um usuário de testes, mas pela experiência que tínhamos, eles nunca funcionavam 100%. Então nós utilizávamos o acesso da agência de viagens (usuário e senha) para fazer as simulações. Nesse caso, todas as reservas que você faz são oficiais. Tem de ter uma agência de viagens muito parceira, pois falhas vão acontecer, como esquecer reserva ativa, cobrar taxa de cancelamento, etc.

Quanto à parte comercial, as agências pagarão o GDS a partir do valor negociado por contrato. Pode ser por transação, por licença de uso mensal, etc. Não faço idéia de valores.

Utilizando as ferramentas do próprio GDS a agência tem acesso para fazer reservas e compras de bilhetes. Algumas delas são on-line, outras off-line e outras que permitem reservar utilizando os códigos do GDS, afinal comandos GDS são bem antigos e tem muitos agentes de viagens que pegaram essa época e fazem reservas muito rápido a partir deles gerando produtividade para a agência.

Espero ter ajudado.

Abraço,
Thiago

Caio Ferreira disse:

Valeu pela resposta Thiago!

Anne Fernandes disse:

Tenho muita vontade de aprender a dominar os sistemas Sabre e Amadeus. Você sabe onde eu posso fazer esses cursos no RJ?

Thiago Cesar Busarello disse:

Olá Anne!

Infelizmente não conheço cursos atualizados sobre os GDS porque estou fora da área por um tempo. Mas de repente com uma agência de viagens mais famosa você consegue um contato.

Quem sabe até procurando pessoas pelo Linkedin que tenha feito cursos do tipo.

Outra coisa, já consultou o material do próprio site dos GDS ou vídeos no Youtube sobre o assunto?

Abraço e obrigado pela visita!

Lucas disse:

Bom dia Thiago, veja se consegue dar uma força: Tenho uma agência de Marketing Digital, recentemente fui procurado por um prospect com a seguinte demanda “Quero um site igual ao Decolar.com”…
Estou com bastante dificuldade para orçar a parte de busca e compra de pacotes, o que você sugere? Pelo que tenho visto o caminho é fazer a parceria com Sabre ou Amadeus, porém eles estão perdendo mercado, certo? Qual seria o outro caminho?
Abraços.

Thiago Cesar Busarello disse:

Olá Lucas, com certeza não é um caminho fácil. O mercado se espalhou muito recentemente.

Sites como Booking.com, Decolar.com, Hoteis.com, entre outros, cada um tem seu sistema próprio de busca e venda de hotéis. Isso dificulta o desenvolvimento de plataformas únicas de busca.

Minha sugestão é fazer parceria somente com uma ou duas delas, com um dos grandes GDS e com todas as cias aéreas nacionais.

Assim já terá um bom volume de dados para trabalhar nos resultados da busca e o sistema não ficará lento na pesquisa, que é a lentidão que está acontecendo com sites como CVC e Submarino Viagens.

Luis Fernando disse:

Poderia me ajudar… Estou com algumas ideais, porém a minha intenção não é vender passagem e sim oferecer os voos e suas respectivas conexões. Tem alguma coisa Free ou consumir do próprio aeroporto?

Thiago Cesar Busarello disse:

Olá Luis, desconheço serviços de qualidade que ofereçam consultas de voos e conexões para desenvolvedores. Quem sabe entrando em contato com o desenvolvimento da própria Infraero você consiga o material para o seu trabalho.

David Dias disse:

Gostaria de aprender sobre os sistemas. Tem algum curso em SP para quem ainda não entrou na área?
Grato.

Thiago Cesar Busarello disse:

Olá David, realmente não conheço cursos especialistas e atualizados na área. Mas de repente na busca de cursos em perfis do Linkedin ou em contato com agências de viagens maiores você consiga o nome de bons cursos de GDS em São Paulo.

Lukeno Pedro disse:

Por favor, eu estou começando a estudar sobre GDS. Gostaria de saber qual é a diferença em geral entre o GDS e a Internet. Quando surgiu o GDS? Ele também é plataforma digital?
Por favor, me ajudem!!

Thiago Cesar Busarello disse:

Olá Lukeno, os GDS são sistemas oferecidos pelas empresas para você consultar voos, fazer reservas e emitir passagens, além de outras funções. As versões mais recentes utilizam a internet como base para fazer todos os procedimentos, ou seja, ela é de fundamental importância para o funcionamento operacional dos GDS, sendo seus procedimentos todos digitais. Eles existem faz cerca de 20 anos aproximadamente. Espero ter ajudado! Abraço!

Italo Osório disse:

Thiago César mandei mensagem pra você no direct do instagram. Preciso muito conversar com você, aguardo retorno.

Thiago Cesar Busarello disse:

Olá Italo, fui procurar no instagram, mas não encontrei sua mensagem. Abraço!

Jadielson Lima disse:

Olá, estou com planos de abrir uma pequena agência de viagens em uma cidadezinha do nordeste. Poderia me passar maiores informações de como fazer para ter o GDS. Pelo que vi, com o GDS eu já posso abrir a agência, não é?
Mas a pergunta é, onde consigo o GDS? Preciso procurar o contador para obter o CNPJ? Por favor se puder me orientar passo a passo de como fazer do início ao fim eu ficarei muito grato à você.

Thiago Cesar Busarello disse:

Olá Jadielson, o GDS é o sistema que faz a comunicação com hotéis, companhias aéreas, entre outros prestadores de serviços, facilitando a venda de pacotes, viagens e passeios para as agências de viagens.

Para abrir uma agência e obter todas as inscrições e registros necessários, o ideal é procurar um contador na sua cidade, pois cada estado e cidade têm leis municipais e particularidades específicas para cada atividade, onde o contador já está acostumado com a burocracia.

Você também pode procurar o Sebrae mais próximo para buscar informações sobre abertura de agência de viagens onde eles vão lhe informar sobre os tipos de agência que existem (operadora ou consolidada) e dependendo do tipo de agência que você abrir pode ser que não precise de um GDS, mas sim trabalhe com um sistema já pronto de uma grande empresa que se filiar. Espero ter ajudado. Abraço!

monica disse:

como faço pra mim adiqueirir esse sistema de GDS pra minha agencia

Thiago Cesar Busarello disse:

Olá Monica, você já chegou a entrar em contato com o Sabre, Amadeus ou TravelSpan? O que foi que eles informaram a você? Abraço!

Pacote Passagem Hotel Carro Seguro Ingressos Chip Mala Ônibus Cruzeiro Câmbio Cartão Financ. Conta Guia Fotógrafo
Mais