O que você está procurando?

JÁ BAIXOU NOSSO KIT GRÁTIS DE PLANEJAMENTO DE VIAGEM? CLIQUE AQUI!

Erros mais comuns que brasileiros cometem ao dirigir em outros países

Uma das melhores experiências ao viajar é ir e vir livremente, sem impedimentos, aumentando sua visão de mundo e as fronteiras do seu mapa pessoal. Principalmente os brasileiros, que adoram viajar para expandir os horizontes, mas que por alguns descuidos, cometem erros ao dirigir em outros países, como esses erros mais comuns que trouxemos nesse artigo.

Nesse caso, vale mencionar que o aluguel de veículos costuma ser o preferido para quem opta por viajar de forma mais autônoma, tranquila e desimpedida.

Como dirigir em outros países requer cuidado e pode levar a alguns enganos, especialmente para quem não conhece bem a região ou as leis de trânsito locais, conheça os erros mais comuns que os brasileiros podem enfrentar ao dirigir em outros países.

Erros mais comuns dos brasileiros
Erros mais comuns dos brasileiros

Confusão com a mão inglesa

As diferenças de costumes ao volante merece muita atenção. Em alguns países, como o Reino Unido, Nova Zelândia e Índia, o volante vai do lado direito do carro e as vias são invertidas em relação à norma brasileira, ou seja, tudo acontece à esquerda do condutor.

Pare e pense. Se você pretende ir para a direita, terá que entrar na pista da esquerda; se o roteiro seguir para a esquerda, você terá de entrar na pista mais próxima. Você vai precisar de calma e atenção dobrada, por isso, enquanto seu cérebro se adapta, reduza a velocidade.

Dirigir na mão inglesa
Dirigir na mão inglesa

Dirigir em regiões de conflito

Em Israel, estrangeiros não possuem autorização para fazer travessia de balsas e também não podem atravessar fronteiras com carros alugados.

Assim como os estrangeiros podem se dar mal em certas regiões do Rio de Janeiro, o mesmo pode acontecer com um carro de Israel que entra nos territórios palestinos. A cor da placa é diferenciada por cor: as placas amarelas identificam motoristas israelenses e as placas dos palestinos são verdes ou brancas.

Leia com atenção os termos e condições antes de confirmar a sua reserva de carro em Israel, pois não há seguro de aluguel de carros em áreas de conflito.

Dirigir em regiões de conflito
Dirigir em regiões de conflito

Dirigir sem bafômetro na França

Se você for viajar de carro pela França, certifique-se de adquirir seu próprio bafômetro. Desde 2012, o bafômetro deve estar dentro do carro junto com um “comprovante de não embriaguez”. O resultado mostrado depois de usar o equipamento deve ser mantido com o motorista e apresentado assim que solicitado por uma autoridade de trânsito.

Dirigir sem bafômetro
Dirigir sem bafômetro

Fumar enquanto dirige

Assim como é proibido dirigir e falar ao celular no Brasil é proibido fumar e dirigir na Grécia. Por isso, fumantes que querem dirigir entre as principais cidades gregas devem acalmar os ânimos até a próxima parada e evitar multas por causa do cigarro.

Além dos guardas locais que fazem blitz e monitoramento constante, também você pode ser punido por câmeras instaladas em locais estratégicos e ter de pagar a multa depois de finalizada a viagem.

Fumar enquanto dirige
Fumar enquanto dirige

Esquecer de colocar corrente na roda

A neve é um dos maiores atrativos de viajantes brasileiros, mas também é um dos motivos que gera muita insegurança, afinal nem todo mundo se sente bem para dirigir com as estradas cobertas de gelo. Em algumas vias dos Estados Unidos, terá placas sinalizando “snow chains required ”, ou seja, as correntes de neve são obrigatórias.

Se você planeja visitar um destino com neve, como Tahoe por exemplo, você precisa avisar a locadora. Neste caso, terá que locar um carro 4×4 ou um veículo que tenha os pneus apropriados para neve, lembrando que nem todo 4×4 tem.

Para tornar sua viagem ainda melhor, é necessário saber alugar o carro ideal para sua viagem e destino.

Dirigir na neve
Dirigir na neve

Considerações finais

Em terras estrangeiras, na pressa para ter uma experiência incrível, escolhemos o primeiro serviço que vemos, mas isso pode acarretar em um grande número de problemas.

Esse é o principal erro dos brasileiros ao dirigir no exterior e se não receber todas as orientações na hora de alugar um carro poderá ter problemas na devolução do veículo

Uma dica de local para escolher as melhores locadoras é fazer a reserva do carro pela RentCars. Inclusive eles são parceiros aqui do blog pelos bons serviços oferecidos, além do grande número de opções de carros e o layout intuitivo. Trouxemos abaixo uma caixa de pesquisa para ajudar a encontrar a melhor opção.

Rentcars Locação de Carros

E você, se lembra de algum problema ou situação enfrentado ao dirigir fora do país? Deixe aqui embaixo nos comentários!

Abraço e até o próximo post!

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI!

  • Se quiser viajar para o paraíso, o Zarpo tem os melhores pacotes de viagem em resorts e hotéis de tirar o fôlego.
  • Para encontrar a passagem aérea com o menor preço do mercado, não deixe de consultar o site do Kayak que consulta os preços em várias companhias aéreas!
  • Reserve diárias de hotel no mundo inteiro de maneira prática e segura no Booking.com, com opção de cancelamento grátis e sem precisar pagar antecipadamente!
  • Precisa de aluguel de carro? Na RentCars o pagamento é feito em reais, sem cobrança de IOF parcelado sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.
  • E não esqueça do seguro viagem. Na Seguros Promo você usa o cupom VIDADETURISTA5 e ganha desconto de 5% na compra.
  • Para os passeios, ingressos para tours, shows e entradas em museus você pode contar com a WePlann em vários lugares do mundo.
  • Com o cupom VIDADETURISTA da América Chip você ganha 5% de desconto na compra de um chip internacional para viajar conectado o tempo todo.

Ao fazer uma compra com um parceiro através do blog recebemos uma pequena comissão. Ninguém paga a mais por isso e de quebra ajuda o blog a trazer sempre artigos e novidades atualizadas. Obrigado! =)

GOSTOU? COMPARTILHE!

Thiago Cesar Busarello

Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1
Olá 👋
Podemos te ajudar?
Powered by