O que você está procurando?

BAIXE GRÁTIS NOSSO KIT DE PLANEJAMENTO DE VIAGEM! CLIQUE AQUI!

É possível viajar após cirurgia?

O texto de hoje foi feito em parceria com a AesCare, uma comunidade que promove o compartilhamento colaborativo de informações reais relacionadas à cirurgia plástica, no qual eles vieram trazer informações importantes para quem se programa para viajar após cirurgia.

Fato é que você não se deu conta e aconteceu de a data da sua cirurgia e viagem estarem próximas uma da outra? Ou então você aproveitou as férias de julho ou as férias de verão para fazer a cirurgia e ao mesmo tempo não quer abdicar de viajar? Nesse artigo você vai descobrir se é possível viajar no pós-operatório e qual o tempo médio de recuperação, com detalhes mais específicos sobre cirurgia plástica.

Assim, vai ser mais fácil viajar no pós-operatório, mas continuar com a mente tranquila e o corpo em recuperação. Vamos lá?

Recuperação cirúrgica: informações gerais

Qualquer que seja a cirurgia, incluindo uma cirurgia plástica, ou outro tipo de procedimento que você faça, vai ouvir do médico que a recuperação deve seguir uma linha e um cuidado específico. Isso tudo porque o corpo precisa se habituar àquela mudança, evitando complicações, como a abertura do corte. Como resultado, muitos pacientes acabam adiando férias, desistindo de viagens e preferindo ficar em casa mesmo.

De maneira geral, a recuperação de uma cirurgia plástica costuma durar em torno de três a quatro meses. Porém, algumas podem levar mais tempo e outras menos.

Alguns médicos afirmam que o segredo está nos primeiros cuidados: quando o paciente segue à risca os cuidados básicos durante o primeiro mês, é possível abrir possibilidades mais rapidamente.

Em outras palavras, ao colocar uma prótese de silicone e ficar de molho o primeiro mês todo, por exemplo, você sente menos dores, sofre menos riscos e consegue aumentar a sua movimentação no segundo mês.

A dica é seguir a recomendação médica, seguindo todos os cuidados básicos e garantindo a recuperação completa que o seu organismo precisa para então pensar em viagem.

Dúvidas viajar após cirurgia
Dúvidas viajar após cirurgia

Viajar após cirurgia: isso é possível?

Se você já tem uma viagem marcada e está preocupado quanto a possiblidade de seguir com o plano de viajar, agora chegou o seu momento.

Antes de mais nada, é primordial que você converse com o seu médico sobre a possiblidade de viajar após a cirurgia de acordo com o procedimento que realizou.

Acontece que a cirurgia plástica tem diferentes procedimentos e cuidados, que devem ser levados em consideração independentemente do local onde tenha sido realizado.

Por exemplo, não faz sentido para uma mulher curtir as lindas praias do Caribe se não pode colocar biquíni ou tomar sol não é mesmo? Agora um destino onde a temperatura é mais amena e não expõe a cirurgia, como Portugal, Espanha ou Grécia, por exemplo, podem fazer todo sentido.

Nessa mesma linha de raciocínio, cabe a seguinte questão: qual o tempo mínimo para viajar após uma cirurgia plástica. Em suma, a AesCare informou que você deve esperar pelo menos duas semanas antes de viajar, conforme você pode ver nesse artigo.

Em segundo lugar, há a necessidade de avaliar como você pode seguir com os cuidados durante essa viagem, seja no avião, ônibus ou hotel.

Para ficar mais fácil de entender, pense que a sua recuperação da cirurgia plástica envolve repouso absoluto ou pouca locomoção dos braços.

Dessa forma, o ideal é evitar viagens nas quais você tem que carregar qualquer tipo de item, esteja sozinha ou com crianças de colo ou precise ficar caminhando a todo instante. O ideal é viajar com pouca bagagem e malas mais práticas. Algumas dicas sobre arrumar as malas para carregar menos peso você encontra nesse artigo.

Em terceiro e último lugar, viajar após a cirurgia envolve levar com você todos os itens necessários para a sua recuperação, seja um sutiã sem costura, um travesseiro maior ou ter a medicação necessária.

Com isso, você precisa se preocupar em como levar esses itens, seja enfiando na mala ou mesmo obtendo as receitas dos remédios.

Porque é preciso esperar duas semanas?

Segundo diversos cirurgiões, viajar após a cirurgia, com menos de duas semanas, não é recomendado pois:

  • Tem um maior risco a infecções;
  • Complicações médicas podem demorar mais a serem tratadas com médicos que não acompanharam a sua cirurgia plástica;
  • Duas semanas é o período mínimo de recuperação em relação a cortes e pressões exercidas no corpo.

Dessa forma, viajar após a cirurgia é possível desde que você avise o seu médico, siga as recomendações e dê ao menos 14 dias para o seu corpo descansar do procedimento.

É possível viajar de avião depois de fazer uma cirurgia plástica?

Existem diversos mitos sobre fazer uma cirurgia plástica e viajar de avião, como:

  • Os seios podem cair ou explodir (para casos de silicone);
  • Deslocamento da retina (para casos oftalmológicos);
  • Redução na sensibilidade ou redução na irrigação dos tecidos.

Tudo isso são mitos criados a partir de crenças comuns, inventadas no dia-a-dia. O cuidado, explicam os médicos da AesCare com maiores detalhes nesse artigo, é estar atento ao tempo mínimo de recuperação da cirurgia e da anestesia.

Portanto, a dica geral é sempre esperar ao menos duas semanas para viajar após a cirurgia, seja de avião ou não.

Entretanto, se você precisar mesmo viajar antes disso, a recomendação é esperar ao menos dois dias para cirurgias simples, como colonoscopia, e sete dias em casos de peridural ou raquianestesia.

Casos específicos como drenagem no tórax só podem seguir viagem depois de duas ou três semanas e deslocamento de retina de duas a seis semanas. Essa variação depende de acordo com o gás anestésico que foi utilizado.

A espera mínima para se viajar de avião após uma cirurgia plástica, ou qualquer outra, se deve a possiblidade de ter ficado alguma bolha de ar interna.

Com esse período mínimo de recuperação, é possível eliminar essas bolhas e evitar a expansão provocada pela alteração de altitude. O seguro de viagem é de fundamental importância nesse caso. Não arrisque viajar sem ele, já que você poderá precisar de atendimento médico e sabemos o quão caro é o atendimento fora do Brasil.

Viajar de avião após cirurgia
Viajar de avião após cirurgia

Quais são os cuidados extras ao viajar após uma cirurgia?

Para conseguir viajar após uma cirurgia, seja de avião ou não, é essencial que você tenha atenção quanto aos cuidados extras.

Por exemplo, as empresas podem solicitar formulários médicos, receitas detalhadas ou lista de necessidades especiais, como:

  • Possíveis complicações durante a viagem;
  • Necessidade de cadeira de rodas ou medição de pressão;
  • Possíveis sensações ou sintomas que podem ocorrer durante a viagem.

Com esses dados em mãos, a companhia aérea saberá o que fazer, pode encontrar o melhor local ou horário de embarque e até informar profissionais que estejam mais próximos, por exemplo.

Como já informado anteriormente, todos esses cuidados ao viajar após uma cirurgia devem ser conversados premeditadamente com o médico que realizou a cirurgia plástica ou que acompanha o caso.

Importante: alergias, doenças crônicas, sintomas e demais questões também devem ser informadas na hora de viajar.

Conclusão

É possível viajar após a cirurgia plástica ou outra cirurgia qualquer desde que o cirurgião libere, o paciente respeite o tempo mínimo e tenha cuidados referente a recuperação.

Com isso, você consegue uma viagem mais tranquila, evita possíveis complicações, dores ou desconfortos e pode usufruir dos melhores resultados em menos tempo.

Abraço e até o próximo artigo!

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI!

  • Se quiser viajar para o paraíso, o Zarpo tem os melhores pacotes de viagem em resorts e hotéis de tirar o fôlego.
  • Para encontrar a passagem aérea com o menor preço do mercado, não deixe de consultar o site do Kayak que consulta os preços em várias companhias aéreas!
  • Reserve diárias de hotel no mundo inteiro de maneira prática e segura no Booking.com, com opção de cancelamento grátis e sem precisar pagar antecipadamente!
  • Precisa de aluguel de carro? Na RentCars o pagamento é feito em reais, sem cobrança de IOF parcelado sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.
  • E não esqueça do seguro viagem. Na Seguros Promo você usa o cupom VIDADETURISTA5 e ganha desconto de 5% na compra.
  • Para os passeios, ingressos para tours, shows e entradas em museus você pode contar com a WePlann em vários lugares do mundo.
  • Com o cupom VIDADETURISTA da América Chip você ganha 5% de desconto na compra de um chip internacional para viajar conectado o tempo todo.

Ao fazer uma compra com um parceiro através do blog recebemos uma pequena comissão. Ninguém paga a mais por isso e de quebra ajuda o blog a trazer sempre artigos e novidades atualizadas. Obrigado! =)

GOSTOU? COMPARTILHE!

Thiago Cesar Busarello

Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
1
Olá 👋
Podemos te ajudar?
Powered by