>>>Dica: Reserve seu hotel com desconto aqui!

Cork é modernidade e tradição na cidade mais cool da Irlanda

A segunda maior cidade da Irlanda é a primeira em muitos quesitos importantes para a população, pelo menos de acordo com os habitantes de Cork, que se referem a ela como “a real capital da Irlanda”. A cidade é liberal, jovem, cosmopolita, e inspira uma devoção em seus habitantes como nenhum outro lugar. Foi duramente atingida pela recessão econômica da Irlanda que teve início em 2007, mas tratou de se reinventar com ruas enfeitadas, trechos revitalizados à beira-mar e um café artesanal a cada esquina.

O compacto centro da cidade de Cork está situado em uma ilha no Rio Lee, cercado por canais e repleto de avenidas georgianas, becos do século XVII, obras-primas modernas (como a ópera) e ruas estreitas repletas de pubs, lojas, cafés e restaurantes, que fazem do conjunto, indiscutivelmente, a melhor cena de gastronomia da Irlanda.

O que chama atenção na cidade é seu estilo de vida descontraído, em que nada dá trabalho. Compacta, simpática e com um senso de humor irônico, Cork faz as coisas do seu jeito, seja nos festivais de jazz como o patrocinado pela Guinness ou nas cervejas artesanais, dois verdadeiros eventos da cidade.

Desenvolvimento a partir do digital

Convivendo com a história de mais de mil anos, há uma Cork moderna e metropolitana, a segunda maior cidade da Irlanda, atrás apenas da capital Dublin. A cidade é reconhecida como um polo de empreendedorismo, inovação, investimento e negócios e tem sido cada vez mais procurada por grandes empresas e startups. Não é à toa que a cidade é sede de oito das dez maiores multinacionais do ramo farmacêutico.

O morador Kieran O’Hea é nativo de Cork e antigo CEO da cidade australiana de Brisbane. Ele criou o Digital Cork, um plano de desenvolvimento para a cidade baseado na economia digital. Em uma entrevista ao site Silicon Republic, O’Hea afirma que a economia digital em Cork pode valer 1 bilhão de euros por ano, superando o turismo. “E ainda tem potencial de crescer 150 milhões de euros por ano e gerar 15 mil empregos no setor nos próximos cinco anos. ”

A sorte dos irlandeses

Há uma expressão em inglês muito famosa na Irlanda chamada “The Luck of the Irish” (a sorte de um irlandês, em tradução livre) e que ninguém ao certo sabe de onde veio, porém extremamente cultuada, inclusive para seus turistas. Algumas pessoas acreditam que o termo surgiu da lenda dos Leprechauns, mas não é certo afirmar sobre isso.

O ditado irlandês diz que quem captura um dos pequenos homenzinhos verdes ganha um pote de ouro, sendo que esses homenzinhos só aparecem na Irlanda! Até hoje nunca se soube de alguém que houvesse capturado um deles e ganhado o pote de ouro…

A expressão Luck of the Irish é tão famosa que virou até tema de um jogo de slot da Betway, o Irish Eyes. No jogo, há uma série de referências à cultura irlandesa, como o Leprechaun, a dama irlandesa e o pote de ouro.

Luck of the Irish
Luck of the Irish

Os passeios tradicionais de Cork

Fazer um passeio em Cork é muito fácil, pois tudo é perto. Se você gosta de arte, pode começar o passeio pela Crawford Gallery, onde artistas irlandeses como Paul Henry, Jack B. Yeats e Dorothy Cross dividem o espaço com Discobolus, o lançador de discos de Atenas do século V.

Uma antiga igreja que se tornou um centro de artes: é o Triskel Arts Centre, que apresenta festivais de música e cinema, shows, exposições artísticas e muito mais. Já o Butter Museum, instalado em uma antiga fábrica de manteiga, documenta a produção e a venda de manteiga na região de Cork, já que o comércio de manteiga era um dos principais negócios da Irlanda no século XVIII.

Mercado de rua em Cork
Mercado de rua em Cork

Comida e bebida de qualidade

A qualidade da comida em Cork é sensacional. Coloque o pé dentro do English Market e você estará no meio do paraíso com queijos artesanais, peixes defumados e chocolates cremosos entre as movimentadas barracas de comida. Sabor, qualidade e inovação dão o tom a uma série de restaurantes como o Café Paradiso e o Café Farmgate, que brilham ao lado de novos points como Electric, Salt, Miyazaki e Elbow Lane.

Cork English Market - IMAGE SOURCE: 'The English Market' - William Murphy, via Flickr (CC BY-SA 2.0)
Cork English Market – IMAGE SOURCE: ‘The English Market’ – William Murphy, via Flickr (CC BY-SA 2.0)

E se você gosta de cervejas artesanais, Cork é um dos melhores lugares para se estar. Assim como as famosas cervejas de Murphy e Beamish, as cervejas locais de Cork ganham destaque, como a Eight Degrees Brewing, Rising Sons e Elbow Lane, entre outras que valem a pena. Para uma grande experiência com as cervejas artesanais, vá até o Franciscan Well Brewery e prove a Blarney Blonde, Rebel Red ou Shandon Stout. Ou já peça uma de cada, e aproveite sua estadia em Cork!

Sua viagem começa aqui!

Reserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opção de cancelamento gratuito e sem pagamento antecipado!

Precisa alugar um carro? Na RentCars a cobrança é feita em reais, sem IOF e em até 12x sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.

Se quiser viajar para o paraíso, o Zarpo tem os melhores pacotes de viagem.

E não esqueça do seguro viagem. Na Seguros Promo você usa o cupom VIDADETURISTA5 e ganha desconto de 5% na compra.

Para os passeios, ingressos para tours, shows e entradas em museus você pode contar com a WePlann.

Ao reservar com um parceiro através dos nossos links recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem. Obrigado! =)

Conteúdo relacionado

Thiago Cesar Busarello

Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.