Como é o Sambódromo do Rio de Janeiro

Falta pouco para o Carnaval 2019 e muita gente já pensa em arrumar as malas para viajar. Se o seu destino é curtir a folia no Sambódromo do Rio de Janeiro é preciso saber como ele funciona, o que oferece, como é sua estrutura, entre outras informações importantes.

O Sambódromo do Rio de Janeiro fica localizado na avenida Marquês de Sapucaí, foi projetado pelo famoso arquiteto Oscar Niemeyer e tem como nome oficial Passarela Professor Darcy Ribeiro.

Foi construído na década de 80 em apenas 120 dias, sendo que é o primeiro sambódromo do país com 700 metros de extensão, 13 metros de largura e capacidade para receber 72 mil pessoas por noite. Em 1994, o local foi tombado como Patrimônio Histórico pelo Iphan.

Nesse artigo, trouxemos mais dicas para aproveitar a maior festa popular do planeta no Sambódromo do Rio de Janeiro.

Escolha do lugar no Sambódromo do Rio de Janeiro

Uma das dúvidas mais comuns para quem vai para o sambódromo pela primeira vez é saber qual lugar escolher para curtir a festa. Vale lembrar que a festa que toma conta do Sambódromo do Rio de Janeiro durante as noites de desfiles, também invade os arredores.

Você encontra integrantes de escolas de samba fantasiados aguardando para desfilar, outros que já deram seu show na pista e aquelas pessoas que estão ali para curtir os bastidores do samba.

Na área interna, milhares de pessoas se acomodam para aproveitar o Carnaval mais famoso do mundo.

Os números a cada noite de desfile são impressionantes. Pelo Sambódromo do Rio de Janeiro circulam 120 mil pessoas. Dessas pessoas, 72 mil fazem parte do público, 30 mil desfilam pela passarela, 15 mil trabalham na organização, 3 mil fazem a cobertura do evento e quase 2 mil cuidam da limpeza.

O local conta com setores numerados de 1 a 13, divididos em pares e ímpares. Próximo à estação de metrô da Praça Onze está o lado par e perto da Central, o lado ímpar.

Os setores 6 e 13 contam com ingressos a preços populares, mas é preciso chegar cedo para garantir seu lugar. Se você quer ter a melhor visão da passarela, pode escolher os setores 3, 5 e 7.

Já os turistas costumam ocupar o setor 9, conhecido como Arquibancada Turística.

Se preferir assistir aos desfiles de um lugar mais exclusivo e com mais conforto, pode optar pelos camarotes junto a personalidades, além de contar com comida e bebida à vontade.

Tem ainda alguns setores com frisas, que são boxs fechados com cadeiras bem pertinho da pista, assim você pode ter uma visão mais próxima das fantasias.

Os ingressos para o Carnaval você pode consultar em sites de ingresso como o Stubhub. Basta digitar Carnaval Rio de Janeiro que ele vai trazer todas as opções e preços, seja em arquibancada, frisas ou camarotes.

Sambódromo do Rio de Janeiro
Sambódromo do Rio de Janeiro

Como visitar o Sambódromo do Rio de Janeiro

Durante todo o ano é permitido visitar o sambódromo, assim como o Museu do Samba, que fica no mesmo local e a entrada é gratuita.

A partir de dezembro até pertinho do Carnaval, acontecem aos fins de semana os ensaios técnicos das escolas de samba, quando o público também pode participar.

Como chegar ao Sambódromo do Rio de Janeiro

O sambódromo está localizado no Centro, a 10 quilômetros dos bairros de Copacabana, Ipanema e Leblon. É possível acessar o local de carro, ônibus, metrô ou táxi. A recomendação é evitar ir de carro, pois é difícil encontrar lugar para estacionar.

Caso prefira utilizar táxi, o sambódromo tem parceria com duas companhias. Os carros ficam estacionados entre os setores 9 e 11. Outra opção é utilizar aplicativos como Uber e 99 Pop.

A melhor maneira é utilizar o metrô, que funciona 24 horas durante os dias dos desfiles. Para chegar ao sambódromo, pegue o metrô linha 1, desça na Estação Praça Onze e caminhe até a avenida Marquês de Sapucaí. Os trens partem a cada 10 minutos.

Vale lembrar que não é permitido entrar com bebidas em lata, garrafas e sacolas, nem mesmo carregar isopores. Se quiser economizar, pode levar dois vasilhames de 500 ml para colocar bebida.

Bolsas térmicas são permitidas desde que tenham somente 2 alimentos. Nos setores onde estão as frisas e arquibancadas você encontra bares que vendem lanches e bebidas. Já na área externa você encontra barracas que vendem lanches e bebidas.

O sambódromo abre ao público às 19 h, mas caso opte pelas arquibancadas, chegue cedo, já que fora a Arquibancada Turística, não existe numeração. Crianças menores de 5 anos de idade não podem entrar.

Hospedagem próximo a Marquês de Sapucaí

Uma dica que ajuda a economizar tempo e dinheiro é se hospedar próximo a Marquês de Sapucaí. Existem hotéis próximos que permitem inclusive você se deslocar a pé até o local dos desfiles, como o caso do hotel Vila Galé que tem diárias a partir de R$ 259,00.

Outros hotéis próximos são os hotéis Casa da Santa, Hotel Primor, Américas Granada Hotel, Hotel Atlântico Prime, entre outras opções. Leve isso em consideração na hora de reservar hotel para o Carnaval do Rio de Janeiro.

E você, planejando conhecer o sambódromo do Rio de Janeiro? Deixe seu comentário aqui no texto. Abraço!

Sua viagem começa aqui!

Reserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opção de cancelamento gratuito e sem pagamento antecipado!

Precisa alugar um carro? Na RentCars a cobrança é feita em reais, sem IOF e em até 12x sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.

Se quiser viajar para o paraíso, o Zarpo tem os melhores pacotes de viagem.

E não esqueça do seguro viagem. Na Seguros Promo você usa o cupom VIDADETURISTA5 e ganha desconto de 5% na compra.

Para os passeios, ingressos para tours, shows e entradas em museus você pode contar com a WePlann.

Ao reservar com um parceiro através dos nossos links recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem. Obrigado! =)

Conteúdo relacionado

Thiago Cesar Busarello

Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.