BAIXE GRÁTIS NOSSO KIT DE PLANEJAMENTO DE VIAGEM! CLIQUE AQUI!

Comandante de navio – Profissão turismo

Olá pessoal! Esse é o último post da série de artigos que fizemos sobre as profissões no mundo do turismo. A profissão de hoje é para falar da profissão de comandante de navio, principalmente daqueles comandantes de navios de cruzeiros e outras embarcações turísticas que podemos conhecer quando estamos viajando.

Vamos trazer informações sobre a carreira profissional, quais as qualificações necessárias, qual a remuneração média para essa profissão, assim como dar dicas onde encontrar vagas de comandante no mercado de trabalho.

Sobre a profissão de comandante de navio

A profissão de comandante de navio é de uma responsabilidade singular. Conduzir grandes embarcações mar afora ou rios afora não é para qualquer um. Ainda mais quando envolve a vida de milhares de pessoas que estão dentro dos navios de cruzeiro para se divertir.

A principal dificuldade da profissão são as condições climáticas, no qual é importante para o comandante do navio saber levar o navio com segurança indiferente o tempo lá fora. Se tem neblina, chuva forte, trovoada, mar agitado, seja o que for, o comandante do navio é o responsável pelo navio.

É uma profissão de grande respeito no mundo náutico, porque todo mundo sabe que não é fácil chegar lá. É necessário preparo, muito estudo e anos de experiência para conduzir as grandes embarcações.

Porém quando se chega lá, automaticamente são grandes as remunerações, sejam elas financeiras ou até mesmo aquelas intangíveis como o prestígio pelos colegas de profissão e pelos turistas que sempre pedem para bater uma foto com o comandante. Isso quando você não é a atração principal em eventos formais preparados pelas cias de cruzeiros, como o Jantar do Capitão.

Comandante de navio
Comandante de navio

QUAL O MELHOR SEGURO DE VIAGEM PARA VOCÊ?










Como ser comandante de navio

Para ser comandante de navio é preciso se formar no curso superior de ciências náuticas. Esses cursos são oferecidos em escolas da Marinha Mercante. Existem somente duas no Brasil: a CIAGA, no Rio de Janeiro e a CIABA, em Belém. Ambas têm vestibulares todos os anos.

É necessário estudar pelo menos 4 anos em regime militar, no formato de internato, sendo que o aluno aprende as disciplinas de náutica, instalação de máquinas, eletricidade, eletrônica e até astronomia.

Após o término dos estudos são necessários mais 6 anos e meio de trabalho para subir na hierarquia náutica. O bom é que a empregabilidade é alta, no qual a única disputa que existe é pelas melhores vagas nas melhores empresas do ramo.

Ainda dentro da experiência de comandante de navio há duas distinções para o profissional:

  • Capitão de cabotagem: para navegar pela costa brasileira e Mercosul
  • Capitão de longo curso: para navegar pelo resto do mundo

Para complementar os estudos, o segundo idioma é pré-requisito fundamental para atender bem os turistas estrangeiros da embarcação. Sites como da English Live e da Babbel ajudam o profissional a ter a qualificação necessária, assim como a se manter atualizado com professores de diversos países.

Para quem deseja ir mais além, também podem se qualificar em uma formação de administração, para ajudar na gestão completa da empresa que presta os serviços náuticos. Esses cursos podem ser realizados de maneira EAD em instituições como a Estácio, Cruzeiro do Sul, Anhanguera, Unopar, Pitágoras, Unip, e Uniasselvi. Para ter acesso a bolsas você pode consultar o site da Catho Educação.

Remuneração do comandante de navio

A remuneração do comandante de navio depende do grau hierárquico e da empresa onde está trabalhando. Graus menores da profissão trabalham mais na parte burocrática, encarregados da documentação de despacho do navio.

Já o grau maior de comandante é quem vive checando se está tudo em ordem e cuida da disciplina interna. Os salários partem de 4 mil reais e podem chegar a mais de 15 mil reais com os anos de experiência.

Além disso, a profissão também oferece inúmeros benefícios, que variam de empresa para empresa, mas que partem de seguro de vida, seguro de saúde, seguro de viagem anual (já que as viagens são constantes), além de refeição e bônus por metas atingidas (integridade do navio, problemas a bordo, cumprimento de horários, etc).

Profissão comandante de navio
Profissão comandante de navio

VAMOS FALAR DE DINHEIRO?

Se precisar de empréstimo para a viagem, existem empresas especialistas em crédito pessoal para ajudar nesse sentido. Para conhecer algumas delas, clique aqui.

Um cartão de crédito internacional ajuda a acumular milhas e evita que você carregue muito dinheiro na viagem aumentando a segurança. Clique aqui para conhecer algumas opções.

Para ter acesso a vários serviços financeiros, gerenciar gastos e pagar boletos durante a viagem você pode criar uma conta digital em sites como esses aqui da lista.

Onde encontrar vagas para a profissão

A vaga de comandante de navio é uma vaga muito especializada. Dificilmente você vai encontrar vagas para comandante de navio em sites como da Catho, Vagas, Indeed, Jooble, Infojobs ou Empregos. Até mesmo sites especialistas como o Linkedin podem ser difíceis de encontrar vagas para essa profissão.

As principais vagas para essa profissão são encontradas a partir de contatos entre os profissionais do setor, principalmente através de indicações. Uma empresa que está precisando de profissionais para a vaga, entram em contato com profissionais que trabalham na empresa e pedem referência. Por isso a importância de manter um bom networking e contato com profissionais do setor.

Mas como manter um bom networking? Participando de palestras, eventos e cursos. Fazer contato com amigos de profissão, participar de grupos do Whatsapp, comunidades no Facebook e tudo mais.

Além disso, pessoas que estão sendo recém formadas, podem contar com o apoio da escola de formação, solicitando a indicação do currículo para as empresas, assim como deixando claro para professores e colegas de aula sobre o interesse de se candidatar para as vagas.

Minha experiência com comandante de navio

Nunca tive contato com um grande comandante de navio. Ainda me falta ter a experiência de realizar um cruzeiro marítimo para ter contato com um profissional de tamanho gabarito. Quando tiver essa oportunidade, farei questão de participar do Jantar do Capitão, perguntar sobre suas aventuras, como foi sua trajetória para chegar até o topo e parabenizar o profissional a bordo.

Olhando de fora, vejo que é uma profissão de alto gabarito e remuneração, invejada por muitos profissionais do setor de turismo. Quantas crianças não gostariam de ser comandantes de navios quando estão brincando com seus barcos de brinquedo? Essa profissão muitas vezes é a realização de um sonho.

Com certeza não é fácil! Com uma empregabilidade ótima e boa remuneração, é possível superar sem problemas o tempo longe da família, que em média duram 3 meses mar adentro com descanso de 3 meses em terra, assim como todas as noites de estudo durante o período de formação.

Além disso, vale destacar que é uma profissão que permite fazer viagens incríveis e conhecer inúmeros lugares pelo mundo. Conhecer os portos de países como Estados Unidos, Espanha, Portugal, Alemanha, Japão, China e Austrália. Quer algo melhor que isso?

Alternativa para trabalhar com turismo

Uma alternativa para quem quer trabalhar com turismo de maneira online e ganhar uma renda extra nas horas livres é fazer esse curso do Maicon Santtos que ensina como montar uma agência de viagens on-line e vender pacotes de viagem para as pessoas a partir de ferramentas digitais.

O curso possui vários módulos que ensina do básico para promover os pacotes de viagem até como conseguir acesso para as ferramentas e sites que permitem você fazer as vendas e assessorar as pessoas que querem viajar. É uma experiência interessante para você testar o mercado e ver como você consegue lidar com os turistas.

>>> Clique aqui para conhecer o curso

Finalizando

Nesse artigo, você conheceu mais sobre uma das profissões mais respeitadas do mundo do turismo. Agora você sabe quanto ganha um comandante de navio, quais os requisitos para se formar na profissão, quais as qualificações necessárias e principalmente quais as suas responsabilidades.

Agora gostaríamos de ouvir a sua opinião. Você já conhecia tudo o que era necessário para se tornar um comandante de navio? Tem interesse de se candidatar no cargo? Deixe seu comentário!

Abraço e até o próximo post!

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI!

  • Se quiser viajar para o paraíso, o Zarpo tem os melhores pacotes de viagem em resorts e hotéis de tirar o fôlego.
  • Para encontrar a passagem aérea com o menor preço do mercado, não deixe de consultar o site da MaxMilhas que consulta os preços em várias companhias aéreas!
  • Reserve diárias de hotel no mundo inteiro de maneira prática e segura no Booking.com, com opção de cancelamento grátis e sem precisar pagar antecipadamente!
  • Precisa de aluguel de carro? Na RentCars o pagamento é feito em reais, sem cobrança de IOF parcelado sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.
  • E não esqueça do seguro viagem. Na Seguros Promo você usa o cupom VIDADETURISTA5 e ganha desconto de 5% na compra.
  • Para os passeios, ingressos para tours, shows e entradas em museus você pode contar com a Get Your Guide em vários lugares do mundo.
  • Com o cupom VIDADETURISTA da América Chip você ganha 5% de desconto na compra de um chip internacional para viajar conectado o tempo todo.

Ao fazer uma compra com um parceiro através do blog recebemos uma pequena comissão. Ninguém paga a mais por isso e de quebra ajuda o blog a trazer sempre artigos e novidades atualizadas. Obrigado! =)

Avatar
Thiago Cesar Busarello

Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.

23 comentários em “Comandante de navio – Profissão turismo
  • Avatar
    03/03/2017 em 06:14
    Permalink

    Estou interessado em participar de uma tripulação Náutica na expectativa de um dia ser um comandante.

    Resposta
    • Avatar
      15/03/2017 em 23:12
      Permalink

      Legal Kevin, acredito que você está no caminho certo. Será bom você primeiro fazer parte de uma tripulação e ter essa experiência, assim saberá se realmente é o que você espera dessa profissão para iniciar os estudos. Boa sorte. Abraço!

      Resposta
    • Avatar
      10/07/2019 em 16:41
      Permalink

      Tinha interesse,mas já tenho 34 anos e gasta no mínimo 10 anos de estudo pra chegar a exercer a função,demora muito…

      Resposta
    • Avatar
      06/11/2019 em 00:27
      Permalink

      Eu tenho 16 anos, e parei no 8° ano do ensino fundamental, eu pretendo voltar a estudar em 2020. Quero muito ser comandante de navio, é um sonho, eu amo o mar e amaria mais ainda estar sempre próximo dele, eu me sinto em paz qnd estou no mar, o barulho das ondas é muito gostoso de ouvir, só que, lendo isso, eu perdi as esperanças, é praticamente impossível pra mim me tornar uma comandante. Estou realmente triste.

      Resposta
  • Avatar
    24/04/2017 em 22:18
    Permalink

    Para ser um comandante de grandes embarcações a algum critério em genero?
    Ainda não vi mulheres sendo comandante.
    É um dos meus objetivos além de ser a profissão que eu mais admiro.

    Resposta
    • Avatar
      29/04/2017 em 11:46
      Permalink

      Olá Merabe, tudo bom?

      Realmente a profissão de comandante de navios é predominantemente ocupada por homens, mas não há nenhum impeditivo pelo gênero feminino. Trouxe um artigo em inglês que mostra a história de mulheres ocupando essa posição. O site é de um museu de marinheiros e conta a história de algumas mulheres nessa posição.

      https://www.marinersmuseum.org/sites/micro/women/timeline/index.htm

      Com certeza você precisará de muita força e dedicação para chegar lá, assim como em qualquer profissão. Torço para que você consiga realizar esse objetivo. Abraço!

      Resposta
    • Avatar
      25/08/2017 em 16:53
      Permalink

      Existem mulheres comandantes sim. Inclusive conheci 2, porém, nenhuma delas trabalham em cruzeiros. Alias, atualmente são muitos poucos oficiais da marinha mercante brasileiros que trabalham em cruzeiros.

      Resposta
    • Avatar
      15/06/2017 em 16:23
      Permalink

      Legal Iranildo! Torço para que consiga alcançar esse cargo um dia na vida. Tudo começa pelos estudos e dedicação. Depois que você estiver mais preparado, as oportunidades acabam surgindo naturalmente. Abraço!

      Resposta
  • Avatar
    01/07/2017 em 02:40
    Permalink

    É verdade que atualmente os recém formados tem enfrentado uma dificuldade para iniciar suas atividades trabalhistas ?

    Resposta
    • Avatar
      02/07/2017 em 20:24
      Permalink

      Olá Caio, na verdade em todas as profissões está acontecendo essa situação, já que as taxas de desemprego no Brasil chegaram a 14% e os que mais sofrem no mercado de trabalho são os jovens por não terem a experiência necessária para entrar nas empresas. O negócio é não desistir, participar de grupos na internet, dizer que está disponível para novas oportunidades, ver vagas de emprego em sites e agências de emprego, oportunidades divulgadas nos sites das empresas, entre outras ações que ajudem a entrar no mercado de trabalho e registrado em carteira. Abraço!

      Resposta
  • Avatar
    03/07/2017 em 11:24
    Permalink

    Tenho experiências com embarcações. Isso ajuda em se tornar um comandante de um navio? Fiquei interessado!

    Resposta
    • Avatar
      29/07/2017 em 10:07
      Permalink

      Olá Marcelo, com certeza ajuda, porque nesse caso você já tem experiências práticas da manutenção e conservação das embarcações. Acaba sendo um diferencial nos processos seletivos.

      Resposta
  • Avatar
    10/07/2017 em 21:04
    Permalink

    Para ser comandante de navio precisa saber inglês, espanhol ou os dois idiomas?

    Resposta
    • Avatar
      29/07/2017 em 10:08
      Permalink

      Olá Vinicius, pelo menos uma das duas vocês precisará saber. Se eu fosse te indicar uma, indicaria o inglês, já que é a língua universal hoje em dia e vai ser mais bem valorizada no mercado.

      Resposta
    • Avatar
      17/06/2019 em 19:25
      Permalink

      Meu sonho é ser comandante de crizeiro mais preciso de ajuda

      Resposta
      • Avatar
        23/06/2019 em 15:43
        Permalink

        Olá Felipe, tenho certeza de que seu sonho vai se tornar realidade. Que tipo de ajuda você precisa? No que podemos ajudar? Abraço!

  • Avatar
    02/02/2018 em 22:06
    Permalink

    Sou CMF comando a embarcação Xaraiés na região de Porto Murtinho MS. Navego Rio Paraguai na área de Turismo de pesca. Queria saber qual o salário de um contramestre fluvial na função de comandante?

    Resposta
    • Avatar
      12/03/2018 em 17:09
      Permalink

      Olá Paulo, fica difícil de dizer quanto é o salário, já que vai depender da preparação e experiência do comandante e também do tamanho da empresa em que ele trabalha. Abraço!

      Resposta
  • Avatar
    26/05/2019 em 11:07
    Permalink

    Estou enteressado em participar de uma tripulação náutica para um dia se tornar um comandante gostaria de saber como prosseguir para poder ser

    Resposta
    • Avatar
      23/06/2019 em 15:42
      Permalink

      Olá Samuel, legal saber do seu interesse. Você já chegou a entrar em contato com a CIAGA e CIABA indicadas no texto para prestar o vestibular? Abraço!

      Resposta
  • Avatar
    10/09/2019 em 20:12
    Permalink

    Muito Boa noite preciosidades terrenas. Eu sou o Luiz Gonzaga PINTO Teixeira, Capitão de Longo Curso da Marinha Mercante Nacional, há cerca de 43 anos de Mar ininterruptos e já comandado mais de 25 navios de diferentes tipos e tamanhos (Arqueação Bruta), navios de até 300 m de comprimento total, conhecemos 71 países, fora algumas cidades que lhes pertencem (exemplo: no Canadá foram mais de 9 cidades, EUA mais de 8 cidades. Etc…mas frustrando-me por nunca ter comandado um Navio de Passageiro, embora já ter feito várias viagens de Cruzeiro como passageiro. Comandamos no Longo Curso (Empreendendo viagens internacionais), comandamos na Cabotagem e países da América Latina (Mercosul), transportando as mais variáveis Cargas, desde a carga derivada de petróleo (navios Tanques), carga geral (navios cargueiros), Carga em grãos e minérios (Navio Graneleiros), Carga sobre rodas, automóveis (Ro-Ro), e embarcações no Offshore (navios de apoio marítimo) em todas as atividades offshore. Mas a vontade grande e esmagadora da maioria dos Comandante é realmente Comandar um Navio de Passageiro (Um Transatlântico), infelizmente nestes 43 anos de profissão, o Brasil não dispunha de nenhum, o último pertenceu ao extinto Lloyd Brasileiro (Possuiu 4 navios de Passageiro), mas este último foi vendido no ano de 1976, justamente no ano que iniciei a minha carreira. Amigos preciosos, neste ano eu me afasto do mar, definitivamente, mas levando em minhas malas o desejo e a frustração de Comandar um navio Transatlântico nacional, mesmo que fosse de Porto Alegre à Manaus. Deixarei esta proeza para os meus sucessores, quem sabe? Como um homem do mar não se despede com um Adeus, eu me despeço com um até breve. Um grande e afetuoso abraço – CLC Comandante PINTO.

    Resposta
  • Avatar
    19/10/2019 em 09:15
    Permalink

    Olá tudo bem eu tenho muito interesse só que eu tenho 31 anos será que compensa ?

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat