BAIXE GRÁTIS NOSSO KIT DE PLANEJAMENTO DE VIAGEM! CLIQUE AQUI!

Cidades imperdíveis para conhecer no Canadá

Olá pessoal, no artigo de hoje vamos trazer informações para quem está planejando visitar o Canadá com dicas de cidades imperdíveis para conhecer no Canadá.

Vamos falar de o porquê levar em consideração como próximo destino de viagem, os principais pontos turísticos do Canadá, entre muitas outras informações relevantes.

Por que viajar para o Canadá?

Seja em uma viagem de férias, a trabalho ou estudos, o Canadá é um excelente destino de viagem e vamos enumerar aqui 10 pontos do porquê isso é verdade.

  1. Natureza de encantar os olhos
  2. Segurança
  3. Qualidade de vida
  4. Organização das cidades
  5. Diversidade cultural
  6. Gastronomia
  7. Visto de viagem
  8. Moeda
  9. Intercâmbio
  10. Festivais

1. Natureza de encantar os olhos

De 9 a cada 10 sites que você pesquisar sobre o porquê viajar para o Canadá vão colocar a natureza do país em primeiro lugar, porque realmente a natureza do Canadá é de encher os olhos.

O Canadá é um país enorme, o segundo maior país do mundo, ou seja, de tamanho continental, igual ao Brasil, o que faz com que o turista encontre de tudo por lá, sejam vales, montanhas, lagos, rios, mares e cachoeiras.

A diferença é que é um país muito mais gelado que o nosso, com uma fauna e flora específica. As temperaturas do inverno no Canadá podem chegar a -30 graus Celsius e máximas de 15 graus Celsius, nas cidades mais ao norte. As temperaturas do verão no Canadá podem chegar a 15 graus Celsius e máximas de 35 graus, nas cidades mais ao sul.

A temperatura do Canadá tão diferente proporciona ao turista oportunidades de ver ao vivo animais que você não encontra aqui no Brasil, de ver paisagens com uma vegetação diferente, sejam árvores, flores ou simplesmente a vegetação rasteira, assim como tem a facilidade de ver a neve muito mais facilmente que qualquer outro país.

Que tal ver animais canadenses como alces, caribus, raposas, ursos, esquilos, coelhos, castores, lobos e morsas durante a viagem? Ou então ver flores canadenses como tulipas, magnólias, flores de cerejeira ou de lavanda? Ou então ver florestas inteiras com as folhas vermelhas canadenses (chamadas de poppy)?

Entre os destaques de natureza no Canadá podemos citar as Montanhas Rochosas, com destaque para os parques de Banff e Jasper, sendo que a estrada que liga os dois parques chamada de Icefields Parkway reserva aqueles momentos únicos na viagem que faz você querer parar a cada metro percorrido.

Outro destaque são as Cataratas do Niágara (que eu não acho mais lindas do que as Cataratas do Iguaçu), mas que mesmo assim não deixam de ser lindas.

Para quem gosta do frio, vai curtir Winnipeg, Whistler e toda a Columbia Britânica, conhecer suas estações de esqui e brincar na neve. Outra opção no frio é conhecer os icebergs do Canadá em regiões como Newfoundland e Labrador.

Sem falar na aurora boreal do Canadá que pode ser vista de vários pontos mais ao norte, principalmente o norte da província de Quebec.

Montanhas Rochosas
Planejamento de viagem ao Canadá Oeste – Montanhas Rochosas

QUAL O MELHOR SEGURO DE VIAGEM PARA VOCÊ?










2. Segurança

Não é bom viajar para um destino e andar pelas ruas (mesmo que desconhecidas) sem sentir nenhum medo ou preocupação quanto a roubos, furtos, assédios ou muito mais?

Pois de fato, o Canadá é considerado um dos países mais seguros do mundo (o mais seguro do continente americano).

O Canadá conquistou esse título oferecendo qualidade de vida para seus morados, aplicando leis que funcionam e baixo índice de corrupção.

Os poucos relatos que escutamos são isolados e por isso ainda se faz necessário um cuidado mínimo ao andar pelas ruas, principalmente de batedores de carteira. Dificilmente encontrará assalto a mão armada.

>> Leia também: Dicas para as férias de julho no Canadá

3. Qualidade de vida

A segurança é um dos itens presentes quando se mensura a qualidade de vida de um país, mas ele não é o único, como vemos no Canadá.

Junto dele podemos colocar a oferta de emprego, os programas de saúde para a população, a renda mínima per capita, o transporte urbano, qualidade da educação e manutenção do transporte público.

Literalmente essa é a diferença de países de primeiro e que não vemos aqui no Brasil. Quando visitamos um país como o Canadá o turista leva um choque de realidade e se pergunta: Por que isso não acontece no Brasil também?

4. Organização das cidades

Outro motivo que faz o turista querer conhecer o Canadá é pela organização das cidades. Parece que tudo funciona e existe um respeito entre todos.

Você vê um trânsito fluindo, meios de transporte como ônibus, metrôs e meios de transporte não poluentes, carros parando nas faixas de pedestre, e tudo mais.

Não é à toa que muitos comparam o Canadá com os Estados Unidos (parece que são países irmãos), porém um irmão menos popular, mas da mesma família.

Cidades imperdíveis para conhecer no Canadá
Cidades imperdíveis para conhecer no Canadá
Cupom desconto viagem

5. Diversidade cultural

Pelo fato de ser um país que teve 2 grandes países colonizadores (Reino Unido e França), é comum encontrar muita diversidade cultural.

A começar pelo idioma, já que é um país bilíngue, sendo que no Canadá se falam os idiomas inglês e o francês. Em algumas cidades, prevalece como primeiro idioma o francês (caso de Quebec ou Montreal) e em outros prevalece o idioma inglês (caso de Toronto ou Vancouver).

A diversidade do Canadá também vem do seu antepassado aborígene, assim como vem se misturando com os imigrantes que estão indo morar no país com incentivos para o país continuar crescendo economicamente.

Você encontra esportes do Canadá muito diferentes sendo praticados como o hóquei, hóquei na grama, remo, curly, snowboard e esqui.

Entre os artistas canadenses famosos estão Justin Bieber, Avril Lavigne, Shawn Mendes e bandas como Nickelback.

Entre as celebridades canadenses do cinema estão Keanu Reeves, Ryan Reinolds, Ryan Gosling, Seth Rogen e Elliot Page.

6. Gastronomia

Outra diversidade que deixamos para falar nesse tópico especial é quanto à gastronomia do Canadá, sendo que podemos citar algumas comidas típicas, como:

  • Poutine
  • Maple Syrup
  • Butter Tarts
  • Nanaimo Bar
  • Montreal Smoked Meat
  • Beaver Tail
  • Peameal Bacon
  • Mac N Cheese

Impossível visitar uma das cidades imperdíveis para conhecer no Canadá sem experimentar pratos típicos saborosos como esse.

>> Leia também: Dicas para o aluguel de carro no Canadá

O Poutine é um dos pratos típicos do Canadá
O Poutine é um dos pratos típicos do Canadá

COMPARADOR DE SEGURO DE VIAGEM

7. Visto de viagem

Umas das facilidades de conhecer o Canadá começa pelo visto, que é relativamente menos burocrático de se obter do que o visto estadunidense.

E para quem já possui um visto estadunidense válido ou se já obteve um visto canadense nos últimos dez anos, ainda é possível obter o ETA.

O ETA é uma permissão eletrônica de viagem por via aérea que você pode conseguir de forma online e tem duração de cinco anos, ou até o passaporte expirar.

Se você quer descobrir um pouco mais sobre o ETA, confira https://eta-canadavisa.com.br/ para mais informações.

8. Moeda

A moeda oficial do Canadá é o dólar canadense, uma moeda forte, mas que não é tão forte como o dólar dos Estados Unidos, por exemplo, o que faz com que o seu valor de troca seja muito mais vantajoso.

Por exemplo, no dia que escrevemos esse artigo, vemos que o dólar canadense equivale a R$ 4,44 reais, enquanto o dólar americano equivale a R$ 5,36.

Uma economia de 18% que faz você economizar esse montante logo na partida na hora escolher viajar para uma das cidades imperdíveis para conhecer no Canadá.

>> Leia também: Vale a pena passar o réveillon no Canadá?

9. Intercâmbio

Muitos têm o desejo de morar no Canadá, trabalhar no Canadá ou simplesmente estudar no Canadá, e de fato isso é até relativamente fácil.

O país oferece vários programas de trabalho no Canadá para pessoas vindas do exterior que possuem qualificação, principalmente para quem tem família, já que lá está acontecendo falta de mão de obra qualificada, assim como redução populacional, vide essa reportagem da Você S/A.

O intercâmbio é uma das maneiras mais fáceis de conseguir isso, principalmente para tirar o visto de estudante canadense. Você vai poder estudar e trabalhar no país através de um intercâmbio. Uma das cidades que se destacam nesse sentido é Vancouver.

Visto de estudante para o Canadá
Visto de estudante para o Canadá
Grupo de desconto de viagem

10. Festivais

Outro diferencial do Canadá são os seus festivais (que obviamente acabaram sendo muito prejudicados após a pandemia do coronavírus), mas que ainda assim merecem destaque pensando em um cenário pós-pandemia.

Entre os festivais internacionais do Canadá que merecem destaque estão:

  • Winterlude em Ottawa
  • Quebec Winter Festival em Quebec
  • Festival du Voyager em Winnipeg
  • Festival das Tulipas em Ottawa
  • Canadá Day em Ottawa
  • Montreal International Jazz Festival em Montreal
  • The Calgary Stampede em Calgary
  • Celebration of Light em Vancouver
  • Just for Laughs Comedy Festival em Montreal
  • Edmonton Folk Festival em Montreal
  • Toronto International Film Festival em Toronto
  • Celtic Colours International Festival em Cape Breton
  • Festividades do Natal em Vancouver
O The Calgary Stampede é um dos festivais do Canadá realizado em Calgary
O The Calgary Stampede é um dos festivais do Canadá realizado em Calgary
Dicas para a bagagem

Sugestão de cidades imperdíveis para conhecer no Canadá

Definir a cidade (ou cidades) que você quer viajar no Canadá é algo que não deve ficar de fora do seu planejamento.

Como as cidades do Canadá são distantes entre si dado o tamanho continental do país, faz diferença essa definição.

Nossa dica para uma viagem de férias no Canadá perfeita é escolher uma cidade que tenha os destinos turísticos que você mais gosta ou quer conhecer. É neve? É cultura? É natureza?

A partir da escolha do lugar, você precisa escolher o aeroporto para desembarque e o melhor local para ficar hospedado para depois disso traçar as melhores rotas pelos pontos de interesse da cidade para aproveitar ao máximo a sua estadia.

Um bom planejamento poderá salvar horas de viagem que são tão preciosas quando estamos viajando fora do país.

Para ajudar na escolha, fizemos uma breve seleção de cidades imperdíveis para conhecer no Canadá trazendo as suas principais características.

Muitas dessas cidades canadenses, você já leu nos tópicos ao longo do texto. São elas:

  • Toronto
  • Banff
  • Montreal
  • Niagara Falls
  • Vancouver
  • Ottawa
  • Quebec
  • Calgary

Toronto

Toronto é a maior cidade do Canadá e um grande centro financeiro do país, possui atrações incontáveis para todos os gostos, entre museus, parques e lojas, você encontrará uma cidade vibrante com pessoas de todas as nacionalidades do mundo.

Reserve algum tempo para conhecer de perto a torre CN se não tiver medo de altura, ou que tal visitar a Dundas Square, conhecida como a Times Square canadense.

Em uma cidade tão grande quanto Toronto o que não falta são atrações divertidas para você e toda a sua família.

Toronto é uma cidade que possui várias boas universidades
Toronto é uma cidade que possui várias boas universidades

Banff

Banff, localizada na província de Alberta, é uma cidade turística que nada tem a ver com a cidade acima.

As montanhas rochosas canadenses são um prato cheio para quem gosta do bom ecoturismo, os aventureiros mais corajoso são capazes de desbravar os parques e apreciar de perto todas as deslumbrantes belezas naturais que o país gelado reserva em meio as montanhas.

Os lagos da região são famosos por terem cores acentuadas de esmeralda a azul turquesa, como o famoso Lake Louise, que atrai visitantes de todo o mundo para conhecer as águas esmeraldas.

Montreal

A popular Montreal é a maior cidade da província de Quebec, que apesar de levar o título de maior da província é uma cidade relativamente pequena em que é possível se visitar calmamente, se deliciando pelas belas paisagens, edifícios antigos e arquitetura peculiar.

A cidade é repleta de parques, e em um contraste ente o moderno e o passado, arquitetura inovadora dos edifícios modernos contrapõe o centro histórico local.

Niagara Falls

As Cataratas do Niágara possuem sua parte canadense na fronteira com o EUA, localizada em Ontario, essa joia nacional é uma das atrações mais famosas de todo o mundo.

Para quem não tem medo de se molhar e que conhecer de perto esse espetáculo da natureza, as Cataratas do Niágara devem entrar no seu destino sem medo.

As cataratas do Niágara são um dos destaques do Canadá
As cataratas do Niágara são um dos destaques do Canadá
Para aproveitar melhor a viagem

Vancouver

Vancouver é uma cidade portuária que se localiza no oeste da Columbia Britânica, sendo uma cidade muito procurada pelos intercambistas, mas também ao mesmo tempo apaixonante para os seus moradores.

O destaque fica com sua diversidade cultural e linda paisagem que mistura o litoral com montanhas ao fundo, fazendo essa mistura entre cidade e natureza. As montanhas gélidas são ideais para conhecer a neve.

Entre os pontos turísticos de Vancouver que não podem ficar de fora da lista estão o Stanley Park, a Ponte Suspensa de Capilano, o Queen Elizabeth Park e a Montanha Grouse.

Ponte suspensa de Capilano em Vancouver
Ponte suspensa de Capilano em Vancouver

Ottawa

Ottawa é a capital do Canadá, localizada próxima de Montreal e da fronteira com os Estados Unidos, sendo uma cidade ideal para vivenciar a experiência de um país de primeiro mundo.

Lá você vai encontrar de tudo no que diz sentido a shows, teatros, restaurantes, museus, monumentos, parques e prédios públicos de encher os olhos.

Sem falar nas belezas do canal Rideau que corta a cidade e que no inverno proporciona imagens belíssimas de patinação no gelo.

Entre os pontos turísticos de Ottawa que merecem destaque estão o Parliament Hill, a Galeria Nacional do Canadá, o Museu Canadense de História, o Museu de Guerra Canadense e o Museu Canadense de Natureza.

Ottawa também é uma das cidades imperdíveis para conhecer no Canadá
Ottawa também é uma das cidades imperdíveis para conhecer no Canadá
Cópias de documentos

Quebec

Quebec City é daqueles lugares que parece que você voltou no tempo ao se deparar com lindos castelos e construções coloniais que se mantiveram preservadas ao longo do tempo.

Devido à colonização francesa, carrega consigo particularidades da cultura que parece que você está em um país diferente, caso visitar primeiro cidades como Ottawa ou Toronto.

Não deixe de conhecer lugares como o Chateau Frontenac, a Cidadela de Quebec, as Cataratas de Montmorency, o Palácio Real, as planícies de Abraham, o Museu da Civilização e o Museu Nacional de Belas Artes de Quebec.

Calgary

Calgary é uma cidade que se destaca por ser cosmopolita, ou seja, que veio acompanhando o crescimento econômico do Canadá, principalmente puxada pela indústria do petróleo do Canadá.

Você vai encontrar em Calgary vários arranha-céus que chamam a atenção e permitem tirar fotos lindas de um skyline, principalmente quando visto de colinas mais afastadas do centro da cidade.

Ao se afastar do centro, você também vai se deparar com um ar mais rural, que se mantém também forte em meio à transformação, com destaque para o The Calgary Stampede que é considerado o maior rodeio do mundo.

Não deixe de visitar o Zoológico de Calgary, o Calgary Tower, a tirolesa de WinSport, o Heritage Park Historic Village, o Parque de Prince’s Island e o Glenbow Museum.

Finalizando

Como você viu ao longo do texto, existem motivos de sobra para conhecer as cidades imperdíveis no Canadá citadas no texto.

Não só pelas belas paisagens naturais que a terra gelada ao extremo norte do continente esconde, como também pelas cidades agitadas e pontos turísticos badalados que são de impressionar.

É difícil não cair de amores e se deixar levar pela energia acolhedora e aconchegante do país. A sensação de que ainda há muito a se descobrir nunca vai embora no fim do dia e você sempre terá aquele gostinho de quero mais.

Coloque já o Canadá na sua próxima rota de viagem e conheça todas as maravilhas que só o segundo maior país em território no mundo tem a oferecer.

E não se esqueça do seguro de viagem para o Canadá quando decidir reservar a viagem.

Agora queremos escutar a sua opinião. Qual das 4 cidades citadas no texto você ficou com mais vontade de conhecer? Deixe abaixo o seu comentário!

Abraço e até o próximo texto!

Thiago Cesar Busarello

Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat