Baixe Grátis nosso Kit de Planejamento de Viagem! Clique Aqui!

Chip físico, chip digital ou chip virtual para a viagem? Qual escolher?

Enviar no WhatsApp
Copiado!

Se você quer ficar sempre conectado à internet durante aquela viagem internacional que tanto sonhou, investir em um bom chip para garantir suas fotos e comunicação é essencial. Vem comigo para avaliar qual é o chip que atende melhor suas necessidades entre as opções de chip físico, chip digital ou chip virtual para a viagem.

Vamos falar sobre as diferenças entre eles, quais aparelhos suportam a nova tecnologia do eSIM, quais os planos mais comuns e onde comprar chip físico e onde comprar chip digital.

Para que serve um chip internacional?

Um chip internacional serve para você ficar conectado com todas as pessoas que deseja, mesmo que esteja do outro lado do mundo, seja por mensagens ou ligações internacionais.

É ele que permite a consulta de informações úteis da viagem, como localização, horários e preços de pontos turísticos, restaurantes, farmácias e outros lugares que deseje ou precise se encaminhar.

Além de ser excelente para tirar dúvidas ou obter informações dos lugares que quer visitar no país onde está, como localização, horários, preços e outros detalhes dos restaurantes ou outros pontos turísticos que deseja conhecer.

Nós aqui do blog consideramos o chip internacional como uma ferramenta indispensável para você curtir sua viagem internacional com mais facilidade, sem ter que ficar procurando pontos de WiFi gratuitos para atualizar suas redes sociais, enviar fotos, sem perder a conexão com as pessoas que ama ou que precisa estar em contato frequente por motivos profissionais.

Já pensou estar perdido e não ter acesso ao mapa de Nova York por não ter um plano de dados no celular? Ou então querer informações sobre os melhores passeios de Londres, mas estar sem acesso à internet durante a viagem?

Por que comprar chip internacional antes da viagem?

Por que comprar chip internacional antes da viagem?

Quais tipos de chip internacional existem?

Existem vários tipos de chips internacionais, sendo eles o chip físico (SIM), chip digital (eSIM) e chip virtual (eSIM), cada um com suas finalidades, vantagens e preços.

Chip físico (SIM)

O chip SIM é um cartão de plástico com dados de internet que é inserido em seu celular. Pode ser usado em chamadas de voz em diversos países. Ou seja, ele é um segundo chip para ser acoplado ao seu celular que habilita a função internacional.

Quem possui duas bandejas de SIM, consegue manter o chip da sua operadora (VIVO, TIM, CLARO) e adicionar o chip físico internacional. Os aparelhos que não possuem dual chip, precisam retirar o chip da operadora e adicionar somente o chip físico internacional durante a viagem.

Várias são as empresas que vendem o chip físico, oferecendo muitos benefícios, inseridos em diversos planos. Entre elas podemos citar a América Chip, a Simpremium e a Casa do Chip.

Dependendo do plano do seu SIM você pode enviar mensagens por SMS e fazer ligações internacionais, mesmo estando fora do país.

O custo de um plano de chip internacional físico vai de R$ 59,90 a mais de R$ 400,00, de acordo com a quantidade e velocidade de internet e serviços que contratar, com ou sem ligações ilimitadas.

Algumas empresas enviam seu chip físico a qualquer endereço localizado no Brasil, e assim você pode chegar ao destino escolhido já com o SIM liberado. Importante considerar o custo do frete e o tempo de espera para a chegada do chip internacional na sua casa.

Chip físico SIM ou chip digital eSIM pra viagem?

Chip físico SIM ou chip digital eSIM pra viagem?

Chip digital (eSIM)

O chip digital eSIM é uma tecnologia mais avançada, que chegou para substituir o chip físico SIM, pelo qual é possível ativar um plano celular por meio de uma operadora, sem usar o SIM físico.

Ele possui apenas 5 milímetros de tamanho e não é vendido separadamente do aparelho, pois já vem soldado na placa do seu celular, geralmente smartphone, smartwatch ou tablets.

O eSIM permite efetuar funções que não são possíveis com o chip físico, tanto na questão de segurança quanto de utilidade.

Desde que o seu eSIM tenha suporte de rede e seja habilitado pela operadora durante a aquisição de um plano, você dá permissão para que ela ative seu aparelho celular ou tablet, sem necessidade de um cartão SIM físico.

Por meio de um QR Code você se conecta com uma rede de celular e tem acesso a chamadas, envio de textos SMS e uso de dados.

Uma das grandes vantagens é que, apesar de ser um chip menor, o eSIM possui uma memória maior que a do chip físico, podendo chegar a 512KB de memória (tradicionalmente um SIM tem 64 ou 128 KB).

Outra vantagem é que você não precisa pagar pelo frete do chip físico e não precisa esperar dias para habilitar o seu aparelho para viajar para fora do país.

Em caso de roubos, os ladrões também não tem como jogar o chip fora. Será necessário reconfigurar um novo chip, no qual eles não vão ter acesso às suas informações para fazer a troca.

A maioria das empresas que vendem chip físico, como a América Chip, a Simpremium e a Casa do Chip estão migrando seus planos para a venda de chip digital (eSIM), porém agora enfrentam a concorrência com empresas internacionais, como a Airalo e a Holafly que antes não entravam no Brasil devido à burocracia, necessidade de acesso à logística local e tudo mais.

Agora essas empresas trazem toda experiência, tecnologia e negociações internacionais já firmadas para oferecer planos competitivos para o mercado brasileiro.

Qual a diferença entre chip físico, chip digital e chip virtual?

Qual a diferença entre chip físico, chip digital e chip virtual?

Chip virtual (eSIM)

O chip virtual eSIM é o mesmo que o chip digital eSIM. É apenas uma questão de nomenclatura, mas que confunde quem não conhece a diferença entre elas.

Importante dizer que no seu plano de telefonia móvel do Brasil, as operadoras de telefonia, como a Vivo, a Claro e a Tim autorizam a migração para o eSIM sem qualquer custo para o contratante.

No caso de chips internacionais eSIM, o mais comum é a contratação de planos de outras operadoras especialistas em conectividade internacional, como é o caso de empresas como a Airalo.

O chip eSIM permite regravações, isto é, se você desejar, pode mudar de operadora que modificará o plano de dados de seu chip virtual em alguns minutos.

A grande vantagem e SIM no quesito segurança é que o chip não pode ser removido, e assim fica mais fácil de localizar seu celular em caso de roubo, furto ou perda, uma vez que a conexão com a rede não sofre interrupções.

>> Leia mais: Qual a diferença entre SIM e eSIM?

Chip digital ou virtual para uma viagem internacional

Chip digital ou virtual para uma viagem internacional

Quais aparelhos suportam eSIM?

Como é uma tecnologia recente, nem todos os aparelhos celulares são compatíveis com o eSIM, sendo necessário você fazer a consulta se o seu aparelho tem a tecnologia antes da contratação do serviço para a sua viagem.

A Samsung e a Apple são as primeiras parceiras da GSMA (Sistema Global para Comunicações Móveis), a qual apoiou e definiu o padrão deste chip virtual no mundo inteiro.

Os aparelhos aptos para o eSIM até a criação deste artigo são esses listados abaixo, porém à medida que novos aparelhos forem lançados, a tendência é que todos passem a utilizar somente eSIM:

Aparelhos da Samsung com eSIM:

  • Galaxy S20;
  • Galaxy S20+;
  • Galaxy Note 20;
  • Galaxy Note 20 Ultra;
  • Galaxy Z Flip;
  • Galaxy Fold;
  • Galaxy S21 5G;
  • Galaxy S21+5G;
  • Galaxy S21 Ultra 5G.

Aparelhos da Apple com eSIM:

  • iPhone XR;
  • iPhone XS;
  • iPhone XS Max;
  • iPhone 11;
  • iPhone 11 Pro;
  • iPhone 12 Mini;
  • iPhone 12 Pro;
  • iPhone 12 Pro Max.

Aparelhos da Motorola com eSIM:

  • Motorola Razr

Importante levar em consideração que os modelos de aparelhos das marcas vão evoluindo com o tempo e a lista acima pode estar desatualizada conforme os novos lançamentos.

Quais os planos mais comuns para chip internacional

Quais os planos mais comuns para chip internacional

Quais os planos mais comuns para chip internacional?

A primeira definição de qual plano escolher para o chip internacional é decidir se vai utilizar o plano da sua operadora ou contratar um plano de chip internacional de uma empresa especialista.

Plano da sua operadora (roaming internacional)

O uso dos planos da sua operadora é possível na contratação de um serviço de roaming internacional, ou seja, se você vai viajar para o exterior e não quer abandonar seu chip nacional, o roaming da sua operadora (Vivo, TIM ou Claro) pode ser uma opção, pois permite que, independentemente do lugar para onde vá, seu chip nacional continua funcionando.

Porém essa opção é a mais cara existente no mercado. Não é incomum voltar para casa com um valor em conta para pagar superior a USD 500,00 pelo uso do roaming internacional durante uma viagem.

Até então as operadoras de telefonia não davam muita bola para oferecer um plano diferente, porém com a vinda dos planos de chips internacionais por outras empresas, elas começaram a oferecer alguns pacotes pós-pagos para viagens internacionais, com preços e benefícios variados.

Ainda assim, na nossa opinião, esse serviço não compensa, já que as parcerias internacionais das operadoras brasileiras não são tão eficientes como das empresas especialistas na venda dos chips internacionais, como é o caso da empresa Airalo, por exemplo.

Planos de empresas especialistas em chips internacionais

Existem muitas empresas que passaram a atender de forma muito assertiva as necessidades dos viajantes fora do país, fazendo parcerias com operadoras de telefonia globais que atendem múltiplos países e passando a oferecer planos específicos para essas necessidades.

Entre as empresas especialistas que oferecem esses planos estão:

No artigo aqui, trago o destaque para a Airalo. Sendo a primeira loja de eSIM do mundo, a Airalo dá acesso a chips de celular virtuais, que possibilita que você baixe instale pacote de dados digitais de mais de 190 países e regiões, permanecendo conectado em qualquer lugar do mundo que tenha como destino.

Ela tem filiais em mais de 10 países, cobrindo 4 continentes, sendo que ela mudou a forma de se conectar dos viajantes devido à nova tecnologia eSIM. Por isso vale a pena considerar os planos delas.

>> Leia também: Nossa experiência para compra de chip internacional

Qual plano de chip internacional escolher?

Qual plano de chip internacional escolher?

Qual plano de chip internacional escolher?

Na nossa opinião, a melhor opção é escolher um plano de chip internacional de uma empresa especialista e fugir do roaming internacional para evitar surpresas na conta.

Como consideramos que essa é a melhor opção, trouxemos abaixo a orientação para escolha de um plano considerando os planos para chip internacional mais comuns, tomando como base os planos da Airalo, que é uma das especialistas em planos eSIM.

Escolha do destino

A primeira opção para escolha de um plano para um chip internacional é a escolha do destino. Os preços variam muito, por exemplo, entre o mercado americano e o mercado europeu.

Se você decidir fazer uma viagem para os Estados Unidos ou então uma viagem para a França, os preços e serviços acabam sendo diferentes (inclusive as operadoras do chip).

>> Leia também: Por que comprar eSim de viagem para Nova York 

Escolha do pacote de dados

Para cada destino existe um plano de dados oferecido que pode ser contratado de acordo com a necessidade do viajante.

O viajante quer se manter conectado quase a viagem toda postando fotos, vídeos, acessando mapas e tudo mais? Nossa recomendação é contratar um plano de dados com pelo menos 5 GB de dados.

O viajante quer apenas fazer consultas rápidas em sites na internet, ler notícias nos intervalos da viagem ou responder whatsapp, um plano de 2 GB é suficiente.

Claro que tudo depende também da quantidade de dias da viagem. Se for uma viagem mais longa de 15, 20, 30 dias, sugiro contratar pelo menos 5 GB.

Escolha se vai precisar do pacote de voz

O pacote de voz para fazer e receber ligações internacionais não vem habilitado por padrão. Se ele se faz realmente necessário, é necessário contratar o serviço no plano escolhido.

Confesso que com a popularização das ligações via Whatsapp, essa função vem caindo em desuso, sendo mais comum o seu uso apenas para quem realmente precisa receber ligações no seu número de telefone e não pode ser via Whatsapp.

Escolha entre chip físico (SIM) e chip digital (eSIM)

No fim das contas, a escolha entre o chip físico (SIM) e o chip digital (eSIM) vai depender se o seu aparelho de telefone suporta a nova tecnologia, assim como a avaliação do preço dos planos no momento da compra (já considerando frete), assim como sua disponibilidade em esperar os dias para chegar em casa.

Nossa orientação aqui no blog é que se o seu aparelho suporta a tecnologia eSIM, não tem por que contratar um plano de chip físico. Os benefícios atrelados à segurança, facilidade de configuração, não precisar manusear múltiplos chips, compensa o investimento.

Um chip eSIM pode ajudar muito em uma viagem internacional

Um chip eSIM pode ajudar muito em uma viagem internacional

Onde comprar chip físico (SIM)?

Considerando que o seu aparelho ainda não seja compatível com eSIM, você ainda vai precisar de um chip físico (SIM) para a sua viagem internacional. E você pode fazer a compra antes de viajar ou durante a viagem.

Antes da viagem

Os chips físicos podem ser comprados antes da viagem através das empresas especialistas, em aeroportos ou então em lojas de conveniência no destino da viagem.

Entre essas opções, as empresas especialistas são a melhor opção na nossa opinião. Elas entregam os chips físicos no conforto de casa, sem que você precise ir até a loja, desde que sejam compradas com a antecedência necessária.

Entre as empresas especialistas podemos citar a América Chip, a Simpremium e a Casa do Chip.

Durante a viagem

Adquirir um chip físico do tipo SIM Card Internacional durante a viagem tem suas vantagens, mas também muitos pontos negativos. Os chips podem ser encontrados nos aeroportos e lojas de conveniência espalhadas pela cidade.

Comprando um chip durante a viagem você leva vantagem no preço, porque o chip costuma ser barato no exterior. Por outro lado, comprar um chip internacional em outro país pode ser algo burocrático, que exige documentos diferentes dos que você tem.

Você também pode ter dificuldades com o idioma, além de que poderá perder muito tempo para procurar. Se tem algo que nós aqui do blog odiamos perder é tempo de viagem (tão escasso) com burocracias.

Viajamos tão pouco, não é verdade? Temos de aproveitar ao máximo o tempo aproveitando a viagem e não resolvendo problemas.

Onde comprar chip digital (eSIM)?

Considerando que o seu aparelho telefone seja compatível com eSIM e que tenha ficado claro que essa é a nossa indicação e recomendação para a viagem, vamos ver os locais que você pode fazer a compra do eSIM antes e durante a viagem.

Antes da viagem

A verdade é que você vai encontrar opções de planos de chip digital eSIM e seus preços em sites como da Airalo, fazendo a compra antes ou durante a viagem.

Basta entrar no site, escolher o destino, a quantidade de dias, a quantidade de dados e fazer a compra do eSIM necessário, recebendo por email o QR Code para fazer as configurações.

Durante a viagem

Foi viajar e esqueceu do chip internacional? Com a tecnologia eSIM você faz a contratação do serviço na hora, habilitando o serviço via QR Code disponibilizado por email.

Não é mais preciso se deslocar até uma loja para fazer a compra, perdendo tempo precioso da viagem.

>> Leia também: Conheça mais sobre a Airalo

Finalizando

Se você chegou até o final deste artigo, entendeu as diferenças entre chip físico (SIM), chip digital (eSIM) e chip virtual (eSIM), sendo que nossa recomendação é o chip digital por todas as facilidades.

Importante não esquecer de contratar um seguro de viagem internacional que é tão importante quanto o chip internacional.

Se o artigo foi útil, lembre-se de compartilhar com conhecidos, parentes e amigos que também pretendem viajar para o exterior e, por certo, vão querer ter um bom chip para comunicar-se.

Afinal, viajar tranquilo, com conexão garantida e mais em conta, só aumenta o nível de satisfação no passeio. Compartilhar não custa nada e fará bem a outras pessoas.

Thiago Cesar Busarello
Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacote Passagem Hotel Carro Seguro Ingressos Chip Mala Ônibus Cruzeiro Câmbio Cartão Financ. Conta Guia Fotógrafo
Mais